Notícias

Dispositivos iOS já vendem mais do que PCs com Windows

Eu, como usuário antigo de Mac, lembro-me muito bem da hegemonia absoluta que computadores com Windows tinham na década de 90. Eles dominavam 95% do mercado, e tinha que ser muito corajoso e aventureiro para ousar usar um sistema diferente naquela época. Amigos e parentes, quando viam meu Mac, geralmente comentavam “ah, esse é aquele computador que não roda programas de Windows…“.

O tempo passou e muita coisa mudou. Como Jobs previu, a era pós-PC chegou (em muito, graças ao iPhone) e as pessoas começaram, pouco a pouco, a quererem usar cada vez menos o PC de mesa. E isso hoje se traduz em números de aparelhos.

Na apresentação dos resultados fiscais da Apple esta semana, as vendas de iPhone e iPad no último ano superaram aquelas de PCs com Windows (também chamados de Wintel, Windows+Intel). Isto é um momento histórico, que marca a passagem definitiva de “era”  no mundo da informática (palavra que também está bem velha). Estamos definitivamente caminhando para um mundo em que os computadores de mesa tendem a não fazer mais parte do nosso cotidiano, algo impensável no início deste século.

Este dado impressiona ainda mais se considerarmos que o iOS não é o sistema móvel mais usado atualmente. O Android ultrapassou os PCs em números ainda em 2012, e com a confirmação de que o segundo maior sistema móvel (em termos de números de usuários) também vende mais que computadores, é de se imaginar quanto tempo as pessoas ainda continuarão comprando computadores normais.

Esta transformação começou naquele dia histórico de 9 de janeiro de 2007, em que Jobs foi ousado em dizer a frase “Hoje, a Apple está reinventando o telefone“. Ali nascia o celular que traria, pela primeira vez, a possibilidade de termos nas mãos um mini-computador capaz de fazer centenas de coisas, influenciando um mercado inteiro.

Em 2010, escrevi aqui um texto sobre o rumo natural da Apple migrar o sistema do Mac para o iPad. Isso ainda não aconteceu, mas o mundo está claramente se encaminhando para esta direção. E espero que a Apple já esteja se preparando para isso.

Tags
Mostrar mais

Ale Salvatori

Applemaníaco desde 1995, quando precisou aprender a usar um Mac em uma semana para conseguir um emprego em uma agência de publicidade. Acha que a Apple não é mais a mesma depois da saída do Gil Amelio.

Artigos Relacionados

  • ickz

    É fácil vender mais celular/tablet que computador, visto que nem todos trocam de computador todo ano. Fora que celular cada um tem o seu, com o computador nem sempre é assim.

    • Danilo

      Droga,Cheguei atrasado,você disso justamente oque eu ia dizer.. ¬¬

    • Felipe

      Cheguei atrasado também, ia falar isso. Filas todos os anos pra comprar IPhone (sinceramente, algo totalmente desnecessário, mas as pessoas fazem, então ok né). PC dura no mínimo dois anos, e se quiser da pra fazer upgrade trocando algumas peças.

      • André Silva

        Meu notebook de trabalho comprei em 2010 e continuo usando até hoje. Quando comprei (nos EUA) era uma configuração top de linha. Desde então apenas fiz update no Windows, estou há anos sem precisar formatar e ele continua extremamente rápido. Inclusive inicia até mais rápido que meu notebook gamer de casa.

        E essas pesquisas desconsiderão também as centenas de milhares de computadores que são usados em empresas e que não são atualizados com tanta frequência. Servidores então, não devem nem entrar na listagem.

    • Fato. Aplausos pra você!

  • Leonardo VimpriO

    Agora o windows vai sentir o gosto amargo que o linux sempre teve. Pc vai ter win 7, Server e Samba.

    • Wesley de Souza

      HAHAHAHAHA
      Muito ingênuo de sua parte pensar desta maneira.
      Por mais que aparelhos móveis tenham vendido mais no ano passado do que PCs, a industria jamais fará esta troca. Esta crescente ‘troca’ de PCs por Smartphones, deve-se a usuários que visam um ‘upgrade pessoal’. O consumismo imposto a nós faz com que, em grande maioria, troquemos nossos telefones todos os anos, diferentemente de PCs. Porém, a industria (Publico alvo principal da Microsoft) jamais fará este tipo de troca. Caso isto venha acontecer, será dentro de décadas, dependendo das inovações que os Smartphones nos trouxerem.

      • Não concordo, na minha opinião antes de 2020 isso se concretiza. Só vai restar a Microsoft o público corporativo, mas a hegemonia do passado em que ela estava presente em tudo que é casa, esta acabando, a presença dela nos lares só vai continuar restrita ao XBOX. Por mais que o Windows 10 seja bom, ninguém mais quer desktop.

        • Felipe

          Ninguem? Então no seu trabalho você vai ficar olhando pra baixo mexendo em um IPad? Desculpa, mas ainda tem milhões de coisas que um PC é muito melhor.

          • Leia bem o que eu escrevi 🙂

            ” Só vai restar a Microsoft o público corporativo”

          • Gaius Baltar

            A parte informática do meu trabalho (área de saúde) é feita em 90% em iPad/iPhone. E os 10% restantes não andam longe de serem sanados através de adaptadores biométricos e radiográficos feitos especificamente para iDevices.

        • Raphael Marques

          Nem o meu e nem o seu Smartphone Roda Crysis.

          • Mas sempre vai haver exceções. Eu também jogo no PC, ressuscitei depois de anos sem, bateu a saudade. Somos minoria que ainda montara desktop pra jogar.

      • Leonardo VimpriO

        Ingênuo não Wesley, o que eu disse tem respaldo, todos aqui e ninguém precisa ser perito sabe que a ascensão da venda de notebook se deu ao acesso a internet, orkut, msn, etc. Hoje ninguém vai compar para navegar na internet, quem tem usa que não tem irá comprar um celular. Windows vai restar para empresas e quem quer fazer trabalho de faculdade ou no máximo ver seus filmes.

        Outra coisa que também não se esperava é celulares com enormes espaços em GB, um usuário normal que é a grande maioria não precisa mais de 10 GB, Serviço na nuvem sim é o futuro.

      • José G. Branco Neto

        A MS está a anos se moldando para se tornar “popular” com a Apple de diversas formas, se você é atualizado na área deve saber. E afirmar que a indústria JAMAIS fará essa troca é imprudente já que os aparelhos estão mudando e muitos nem precisa da antiga CPU, está tudo incorporado próximo a tela, mais leve e muito mais rápido. Você acha que isso não pode mudar também?

    • A vingança é um prato que se come cru… quantas décadas esperei por esse dia ! 😀

      E o pior é que com o NADELLA, a Microsoft mudou, melhorou, de uns 2 anos pra cá, inacreditavelmente eu passei a gostar dela. De qualquer forma, acho que ela vai ladeira a baixo nesse nicho de uso pessoal, só resistirá nos videogames e em soluções corporativas.

  • Num passado recente, um corretor de imóveis destacava na planta de um apartamento, o escritório, a área dedicada ao computador. Os projetos de apartamentos tinham isso….

    Num passado recente, tu ia numa loja de móveis, e lá estavam móveis prontos e projetos, tudo prevendo o lugar da CPU, o espaço do desktop….

    A quanto tempo não se vê mais isso ? Esse espaço sumiu, este tipo de móvel sumiu….

    Quem ainda senta na frente de um desktop em casa ? Pela minha percepção, aos poucos as pessoas foram substituindo pelo tablet e telefone, os computadores foram ficando defasados, sucatearam, e ao invés de trocar, as pessoas se dão contam que não usam mais e se livram da tralha…

    A não ser para jogos (que o videogame na sala substitui para a maioria das pessoas) ou para quem realmente trabalha em casa. De resto, desktop é para poucos que ainda preferem.

    • ViNi

      Se você quiser jogar com qualidade, precisa de um bom PC. E CPU é o processador, não o gabinete.

      • Tu leu o meu último parágrafo? 🙂

        E a CPU fica onde na maioria dos desktops ? Muito preciosista este seu ComeNtário.

        • ViNi

          Sim, eu li. Fica na placa-mãe. 🙂

  • Arley Martins

    Eu troco de notebook a cada 3 anos e de celular a cada 2 anos se sair algum celular que realmente se destaque. Estou com um iphone 5S e a unica diferença pra iphone 6 que vi foi o tamanho da tela, então vou pegar o iphone 6S por causa do tamanho da tela e claro, terá um desempenho bem acima do iphone 5S.

    • Teus notebooks não devem ser Apple, se for para um Macbook tu vai passar a trocar a cada pelo menos 5 anos a até 10 anos. Um Macbook só precisa ser trocado quando gastam as teclas, pois o hardware dura mais que o desgaste físico da carcaça 😀

      • Arley Martins

        Sempre usei note DELL, eu trabalho nele o dia todo e acho que aguenta bem 3 anos. Tenho um Macbook air 13 modelo 2012 e ta novinho, porem tem tela pequena, pouco HD e é muito visado pra roubo e muito caro pra se comprar aqui no brasil(o que tenho comprei nos USA), então deixo em casa pra uso pessoal, porem ele esta novinho, parecendo que saiu da caixa. Vou usar ele mais uns 3 ou 4 anos.

      • pois é, MacBook se troca a cada 10 anos, porque durante esse tempo, você faz upgrade e dura pra caramba.

        • ViNi

          Sim! Pois Macs possuem peças boas. Um note “bem montado” dura tanto quanto um Mac, custando um pouquinho menos. Uma das coisas que eu gostaria de ver em um Mac é uma GPU legal (GTX 980m e etc). Intel HD Graphics não dá, né?

    • Murilo Herrmann

      para concordar contigo, troquei o 5S pelo 6 e a únicacoisa que notei foi o aumento da tela 🙁
      recomendo meeeesmo que espere o próximo 😉

      • Troquei do 5S para o 6+ e de fato, a mudança é o no aumento da tela, mas é uma mudança de comportamento gigante. Efetivamente larguei o iPad de mão e passei a consumir muito mais conteúdo no telefone e a jogar mais também, abandonei o Civilization que jogava no iPad e pude passar a jogar no telefone.

        E fora a bateria… no 5S era ele e o cabo de força acompanhando no dia a dia. Agora no 6+ ele sai carregado de casa pela manhã e chega na hora de dormir com carga ainda 🙂

  • Anderson Santos

    só aqui não ta funcionando a materia nova do Fast Shop? ‘-‘

    • Marcelo Walter

      Aqui também nao está funcionando.

  • Juliano Nieckel

    *off topic*
    Agora fui checar a App Store e vi que, lá embaixo, junto à Apple ID, tem um botão “Resgatar”. Nunca tinha reparado nele, então me pergunto se não é novo… Seria coisa relacionada à GiftCards? Pois, até onde sei, isso não é possível ainda na loja brasileira. Se alguém puder ajudar, agradeço 😉

  • barbazul

    “Eles dominavam 95% do mercado, e tinha que ser muito corajoso e aventureiro para ousar usar um sistema diferente naquela época.”

    gente

  • Rodrigo

    Ficarei com medo só quando MAC vender mais que PC. Smartphone vender mais é totalmente natural. Matéria tendenciosa.

  • Jean Lavallé

    Coisa mais ingênua comparar Desktops com Tablets. A maioria esmagadora das pessoas tem no mínimo um desktop, e depois tem o Tablet. Até porque nem se compara a flexibilidade de um Desktop.

    Ainda mais com a filosofia de vida fechada da Apple, não chega perto da versatilidade do Wintel. Eu vou no site boadica, coloco mais um pente de memória e uma placa de vídeo, e a máquina dura mais 2 anos.

    Mesmo o Mac é muito bonitinho, o desktop que ´parece só um monitor. Ah, mas eu quero mais um HD. Ah, mas eu quero mais memória. Dançou, SE puder fazer isso, vai pagar uma fortuna.Estou fora, não recomendo Mac para ninguém. Só se for rico.

    • Edwardz Daniel

      O.o

  • Alex iPilot

    Não sei… Mas comparar vendas de dispositivos iOS e Android com vendas de PC’s ou Mac’s me parece comparar “maçãs com bananas”… Nem falo da diferença em utilização, nem falo da diferença de preço, mas vejamos a frequência de compra e troca de celulares… É MUITO MAIOR do que a frequência de computadores…
    Exercício: quantos celulares as pessoas de sua casa compraram nos últimos 8 anos? Quantos computadores (completos, sem contar upgrades de placas) foram comprados nesses 8 anos?

  • Alex iPilot

    Acredito que o futuro (que já começou) é a integração. Morre o desktop e assume o laptop que se transforma em tablet… Tenho um DELL que a tela touch Full HD rebate e ele vira um tablet, com i7, 8Gb de ram, 500HHD híbrido, 8h de bateria na internet e rodando vídeos, boot do Win 8.1 em 4 segundos… O futuro já chegou!

  • Júlio Nevez

    5S muito dourado esse da foto, hein!! 🙂

  • Rubens Mateus Padoveze

    Também ia falar isso, fora age as vezes quem tem celular tem tablete e atualiza os dois mais rápido que os computadores. É computadores entrou o Surface? Será que com Continuam do Windos 10, que você terá PC na mão para muitos serviços corporativos e de faculdade esse tipo de comparação ficará válida?
    E ai será que entrou Linux?

  • Raphael Marques

    Outros blogs de tecnologia postam uma perca de vendas nos dispositivos IOS e perca de valor de mercado em $40 bi, você na mesma data posta uma noticia justamente ao contrário. Das duas,uma. Você deve ter uma loja que vende produtos Apple e lucra junto com a mesma nas vendas, ou é um apaixonado pela marca e faz exatamente o que mostra o video do Atila Iamarino no Nerdologia 66.

  • vai demorar MUITO para o iPad substituir o Mac.

  • Heiki

    O iPhone para mim é insubstituível e o iPad é muito bom, principalmente para leitura ou para viagens. Mas dizer que eles podem substituir a usabilidade e os recursos de um desktop (leia-se, um computador de verdade), seja ele Mac ou Windows, é uma ilusão. A informática está se diversificando e a cada dia se tornando mais acessível, mas um dispositivo não exclui o outro: cada um tem sem uso específico.

    Além disso, não vamos esquecer de que a venda de iPads também vêm caindo a cada ano, Agora que já não é mais uma novidade, as pessoas estão sendo mais cautelosas antes de atualizar para uma versão mais recente. O iPhone é diferente porque é considerado um artigo pessoal, e não propriamente um computador.

  • Rodrigo De Souza Oliveira

    “as pessoas começaram, pouco a pouco, a quererem usar cada vez menos o PC de mesa” discordo pois o PC de mesa é indispensável. Ex. quando dá problema no celular precisa do PC de mesa para formatar/conectar/arrumar. Ainda está longe de ser dispensável, apenas o seu uso caiu

  • ViNi

    Era pós-PC chegou?! No dia em que algum jogo AAA rodar com uma qualidade decente em um Mac…

    • Vini, o Mac é um PC. Se liga. 😉

      • ViNi

        Sim! Mas geralmente as pessoas chamam os computadores de outras marcas de apenas PC, e os da Apple, de Mac. Sabe aquela propaganda da Apple, Mac vs PC? Pois é. 🙂

  • Patrik Barbosa de Oliveira

    tenho o ipad air e um pc gamer top em casa e digo uso em casa muito mais o pc do o ipad nao tem como comparar o pc ainda e bem mais produtivo e melhor em qualquer aspecto do que o ipad so não na mobilidade