Apple

Apple bate mais recordes de faturamento nos Resultados Fiscais Q3 2015

Cadê a crise? Enquanto empresas como Samsung apresentam queda nas vendas e no faturamento em vários trimestres seguidos, a Apple mais uma vez bate recordes, se consolidando cada vez mais como a empresa mais valiosa do planeta. Na apresentação dos Resultados Fiscais do Q3, ocorrida nesta terça-feira, a empresa mais uma vez superou seus próprios números, vendendo bem mais do que o mesmo período do ano passado.

Este trimestre (Q3) equivale ao período de Abril-Maio-Junho e é, historicamente, o de menor faturamento do ano. E para termos de comparação, ele sozinho já é maior que o Q1 de 2012, que engloba o período de festas natalícias, que é a época de maiores vendas em todos os anos. Ou seja, no seu “pior período do ano“, a Apple hoje está faturando mais que qualquer trimestre na época em que Steve Jobs estava no comando.

Faturamento Apple Q3 2015

A venda de iPhones também cresceu em comparação ao mesmo trimestre do ano passado, ainda aproveitando a onda de sucesso que está fazendo o iPhone 6 e o 6 Plus. Foi um crescimento de 35%, em um momento que todos os concorrentes do mundo mobile estão reclamando que o “mercado está se retraindo“. O crescimento da Apple na China está ajudando muito nestes números.

É de se notar, porém, que as vendas aumentaram 35%, mas o faturamento vindo dos iPhones aumentou em 59%, graças muito ao que comentamos ontem sobre a subida do preço médio. Vale a pena dar uma lida no texto.

Faturamento Apple Q3 2015

Já os iPads, mais uma vez, estão apresentando quedas nas vendas. Há mais de um ano os números do tablet da Apple vendem cada vez menos e neste Q3 não foi diferente.

Faturamento Apple Q3 2015

Quanto ao Apple Watch, a Apple não revelou números exatos das vendas, como já tinha anunciado que faria. Ela incluiu os resultados do relógio na categoria “Outros”, que mistura vendas de iPods e acessórios. Este número, no entanto, mostra um aumento de 56% no lucro em relação ao período anterior, representando sozinha 2,6 bilhões de dólares.

Faturamento Apple Q3 2015

Apple Watch

Apesar da Apple não revelar números específicos sobre o Apple Watch, Tim Cook deu a entender que o faturamento com ele pode ter chegado a US$ 1,4 bilhões, um número maior que, por exemplo, o que a Microsoft consegue com a venda de seus tablets Surface. Alguns “analistas” previram nas últimas semanas que o Watch apresentaria números decepcionantes e que ele estava se tornando um fracasso. Um rendimento de um bilhão de dólares é o “fracasso” que qualquer empresa no mundo gostaria de ter.

Tim Cook comentou:

As vendas do Watch excederam as nossas expectativas, e isso mesmo com nossa incapacidade de abastecer a demanda. As vendas do Watch superaram as do iPhone e do iPad nas suas épocas de lançamento.

A próxima apresentação dos resultados fiscais (Q4) será em outubro.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • João Vianini

    Wall Street não reagiu bem. Caramba, eu queria ter uma empresa com esses rendimentos e a Nasdaq de #mimimi…

    • Vinicius Alves

      Ou seja, hora de comprar ações da Apple, porque elas vão aumentar muito até o dia anterior ao lançamento do iPhone. Depois do lançamento, elas caem mais um pouco, sempre é assim.

    • Vinicius Alves

      Pelo que eu vi, o motivo dessa queda é por causa da incógnita das vendas do Watch. Os investidores ainda não estão muito seguros quanto a ele.

  • Joao Paulo

    Impressionante como, mesmo nesse momento “preocupante” da economia chinesa (pros padrões deles, claro), com o crescimento desacelerando, a Apple consegue se expandir tanto naquele país. Pessoalmente, admito, a Apple não está me enchendo os olhos como há alguns anos… mas não há como não admirar essa gestão da Maçã.

    • Vinicius Alves

      É como o iLex falou no artigo sobre a estratégia da apple com o armazenamento do iPhone: “Tim Cook pode não ter a mesma criatividade de Jobs em imaginar produtos, mas tem uma criatividade nos negócios de fazer inveja a qualquer concorrente.”

    • Deivid Cavalcante da Silva

      Mesmo a bolsa dos EUA está criando uma bolha onde o preço das ações estão ficando supervalorizadas. Se ela explodir, muita gente perde muita grana.

  • Hades666

    Com tudo isso as ações caíram…investidores não gostaram dos resultados do Watch….

  • Vi tudo nos gráficos, menos Q3 2015.
    Como assim, não estamos falando dele?
    A única possibilidade plausível é de que todas as figuras estejam erradas. O.o
    Foi isso, iLex?

    • Sérgio Neto

      Ou eu entendi errado o que você disse ou você não sabe ler gráfico. O Q3 2015 tá no gráfico, é a última coluna!

    • Celio Abreu

      Você provavelmente também não viu os Q1’s? Algumas legendas são ocultas para não haver poluição visual, nestes gráficos escolheram as legendas Q2 e Q4, as colunas vizinhas sem legendas são Q1 e Q3 esta última está em destaque com uma cor diferente das demais. Concordo que deveria ter sido utilizado as legendas Q1 e Q3 uma vez que a Q3 é o foco da matéria e creio ainda que estes gráficos não foram feitos especialistas.

      • Exatamente.
        O fato da legenda não começar na primeira barra, o que nunca vi em nenhum gráfico na graduação nem no trabalho, confundiu totalmente meu entendimento.
        E como não tinha nenhum valor de referência no texto e nem alguma citação sobre o próprio gráfico, isso realmente me confundiu.

        O Sérgio Neto, que comentou entes de você, preferiu preferiu uma postura mais debochada em relação à minha confusão. Mas acontece. Só aproveito pra dizer que é por esse tipo de confusão que gráficos não tão bem feitos causam, que seguimos algumas regras básicas ao elaborá-los. E que bom que você sabe ler gráficos. 🙂

        Vejam uma matéria bem parecida no The Verge e perceba que não existe espaço para confusão.

        Enfim, eu não sou bom com gráficos sem eixos e legendas. 😉

        • Calliu, nós aceitamos sempre colaboração de leitores com vontade de ajudar. Se você quiser fazer um gráfico melhor que o nosso, agradeceremos a sua ajuda. Mande pra gente, que colocamos no artigo, assim ninguém mais corre o risco de se confundir com um gráfico tão mal feito como o nosso.

          • iLex, não me leve a mal, mas eu sempre elogio quando acho que cabe.
            Não foi esse o caso.

            Outra coisa, ” não tão bem feito” é diferente de ” tão mal feito”.

            Não seja tão sensível, cara.

          • Uma colaboração, caso queira mesmo.
            Aproveitei pra fazer os dois gráficos em um só, pra economizar espaço.

            Espero ter ajudado. 😉

          • Da próxima vez, não pergunte se alguém quer fazer algo melhor do que o que você fez.
            Lembre que existem milhares de pessoas que podem fazer melhor. Fosse mais humilde, teria encarado apenas como uma crítica construtiva.

            Mas preferiu pagar pra ver se eu fazia melhor. Fazer o quê?!

    • Dúvida esclarecida. Hehehe

  • Jefferson Soares

    Já a Samsung… deixa pra lá.

  • Fabio Correa

    Os resultados financeiros deram sinais de que as vendas futuras da Apple pode cair.
    É preciso inovar mais para abocanhar maior mercado na China.

    • Há dois anos que eu ouço este mesmo discurso seu. Exatamente o mesmo.

      Quem sabe um dia vocês não acertam? 😛

      • Fabio Correa

        Desculpe iLex, sou fã dos produtos da Apple, mas esse Watch parece ser apenas uma resposta para os acionistas. Não me convenceu.
        Acredito muito que a revolução deste produto virá a partir da segunda geração.
        Esse Watch precisa ter mais autonomia e ser menos dependente do iPhone.

  • João Paulo Araújo Dantas

    café BDI muito bom!! parabéns

  • Larissa Gama

    iLex,

    Você me ensinou que não se deve “confundir empresa mais valiosa com marca mais valiosa, pois são duas coisas bem diferentes”.

    Mas neste artigo você escreveu: “a Apple mais uma vez bate recordes, se consolidando cada vez mais como a empresa mais valiosa do planeta”.

    o.O