História

Hoje faz 7 anos que o iPhone revolucionou a telefonia mundial

Apple reinventa o telefone

“Hoje a Apple está reinventando o telefone.”

No dia 9 de janeiro de 2007, o saudoso Steve Jobs deixava o mundo de boca aberta com uma aposta que poderia dar muito certo ou muito errado: o iPhone, o primeiro celular da empresa, diferente de tudo o que existia no mercado.

O que mais impressiona são as frases proféticas ditas por Jobs naquele dia, que conseguiu prever muita coisa que aconteceu depois. Um celular sem teclado físico (que na época foi criticado por muitos), com uma tela enorme que poderia ser manipulada com o dedo, sem precisar de canetinhas stylus.

A ideia de fazer um celular surgiu por volta de 2005, quando o iPod estava em alta no mercado, já representando 45% do faturamento da Apple. O tocador de MP3 com a maçanzinha atrás era um sucesso, mas isso não deixava tranquilo Jobs, que sempre ficava tentando prever o que a concorrência poderia fazer para ameaçá-los (esse era um dos grandes diferenciais dele).

Um dia, em uma reunião com o conselho, ele decretou: “O aparelho que pode acabar conosco é o celular“. Ele então explicou que o mercado de câmeras digitais já estava sendo dizimado pelos celulares, que traziam cada vez melhores câmeras integradas. E o mesmo poderia acontecer com o iPod, caso os celulares começassem a vir com tocadores de música. Afinal, o celular a gente leva para todos os lados, o que tornaria o iPod obsoleto.

A primeira solução que encontraram foi algo que Jobs não estava acostumado a fazer: uma parceria com outra empresa. Eles então procuraram a Motorola para criar um celular com um iPod incorporado: o Rokr.

Motorola ROKR

A ideia, que de início parecia excitante, se demonstrou um fracasso. O aparelho chegou a ser oferecido no mercado, mas era feio, difícil de carregar, com um limite de apenas 100 músicas. Ele não tinha a elegância de um iPod e nem o pequeno tamanho do Razr, um sucesso anterior da Motorola.

Era um produto completamente diferente da tradição da Apple, de centralizar a criação do hardware e software na mesma fabricante. Ao contrário, eram três empresas que montaram o produto: Motorola, Apple e Cingular (a operadora que hoje é a AT&T). Na época, a revista WIRED até zombou em sua capa: “Você chamaria isso de celular do futuro?

Rockr Wired

Obviamente, Jobs ficou irritadíssimo com a situação. “Estou farto de lidar com essas empresas idiotas como a Motorola. Vamos nós mesmos fazer um celular!”. E assim nascia o iPhone.

Um dos preceitos iniciais da equipe era fazer um produto que eles gostassem de usar. Ao analisar os celulares existentes no mercado, não tinha nenhum que era agradável de mexer. Todos davam problemas, eram complicados demais e tinham funcionalidades escondidas que ninguém conseguia adivinhar, até mesmo na agenda de endereços.

O processo foi similar àquele ocorrido com o iPod, alguns anos antes. Já existiam tocadores MP3 no mercado, mas eram frágeis, complicados e espartanos. O iPod veio para tornar prático, fácil e agradável o ato de levar músicas consigo.

No início, havia dois projetos de celular em desenvolvimento: o P1, que trazia um trackweel (o controle circular do iPod), que eles já conheciam há anos, e o P2, cujo desafio era implementar uma tela multitoque, algo que eles nunca tinham trabalhado e não sabiam o que daria.

Eles investiram no P1 por um bom tempo, tentando transformar o iPod em um telefone, mas não conseguiram resolver o desafio de discar os números com o trackweel. Era super fácil selecionar os números pela lista de contatos, mas fazer uma ligação para um número novo sem um teclado era complicado. Então deixaram o projeto de lado para investirem no P2, algo completamente novo e arriscado, que poderia não dar certo, mas que era bem mais empolgante.

Na época, eles já estavam trabalhando no projeto de um tablet multitoque e isso ajudou muito a avançar o desenvolvimento do iPhone. O tablet poderia ser lançado mais tarde.

iPhone Classic do Blog

Foi então que em 9 de janeiro de 2007, Jobs fez sua apresentação e deixou o mundo impressionado. O interessante é que Jobs a preparou durante 6 meses, mudando alguma coisa aqui e ali.

Foi a diversão mais complexa que tive na vida. Era como criar variações sobre Sgt. Pepper.”


Ative as legendas no Youtube para ver a tradução em português

A apresentação foi inesquecível e só quem a assistiu naquela época pode entender a importância que ela teve e o que ela causou em todo o mundo. Emocionante.

E são só 7 anos que tudo isso aconteceu. 🙂

Conteúdo original © Blog do iPhone

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Vitor

    Não troco meu iPhone por nenhum outro celular, mas se o iPhone desaparecesse e Apple fosse a falência, qual celular você compraria?

    • Gharcya

      Boa questão.
      Quando eu deixei de ligar pras pessoas e comecei a usar sms eu escolhi um nokia. Era facil de digitar.
      A bateria durava UMA SEMANA.
      Mas não tinha aplicativos. Mas eu lia feeds no navegador Opera.
      Acho q sem o iOS, a melhor experiência que tive até hoje, no que se refere a interação, é o Windows Phone. Não q o Andriod seja ruim, mas interagir com ele te deixa com saudade do iOS.
      Windows Phone é novo. E é agradável como interface.
      Pq não adianta nada seu aparelho fazer zilhões de coisas se vc não tem acesso fácil a elas.
      ( sim N95 estou olhando pra vc. )

    • Rodriguera77

      Eu voltaria pro Nokia.

    • Pedro

      Também voltaria para a nokia. Fiquei um bom tempo só com meu iphone 3g, que ja nao funcionava nenhum app mais, porem ainda funcionava os nativos e era bom pra digitar mensagens. A primeira opção que me veio a cabeça foi um lumia, porem quando ia comprar consegui outro iphone.

    • KGB

      Rapaz… Um dos melhores celulares que já tive foi um LG. E por um tempo fiquei usando celulares da lg devido a isso. Tive o primeiro celular colorido q eles lançaram e tb o primeiro que tirava foto LG. Eu não sei como está a marca agora, pois faz um bom tempo q nao uso ela. Mas nessa hipótese apresentada eu consideraria retornar para eles.

    • JanjaBoy

      Hoje o Nokia Lumia 1020.

      • SamuEX

        To com o Janja.
        Respeito a Nokia e gosto do W8.
        Sem a Apple correria sem pensar 2x para um Lumia.

    • Thiago Racca

      Compraria um Symbian antigo…

      o outro unico OS de celular que funcionava de verdade…

      o unico lance que o iOS tinha superioridade absurda ao symbian era o multitouch….

      mais ai a nokia resolveu abandonar o symbian e a google a fazer o gambiarrento e trava toda hora android…

      na real se não fossem as mas decisões da nokia eu provavelmente hoje teria dois aparelhos um iPhone obviamente como celular principal e um symbian como secundário…

      a nokia praticamente fez questão de obrigar todos os seus clientes a darem uma chance a apple kkk

      • Luis

        Concordo!! Fui da Nokia pra Apple sem pena quando deixaram o Symbian de lado. E eu que desbloqueava tudo nos Nokia para personalizar, nunca fui tentado para o jailbreak…
        Respondendo ao tópico, voltaria para a Nokia também (Lumia)…

    • Leonardo Negrisoli

      Essa questão é bem complicada… Já pensei nisso várias vezes e me da até frio na barriga de pensar…

      De uma forma geral, eu acho que eu voltaria pra Nokia também, no entanto, eu nunca usei o WinPhone pra saber se eu vou curtir o OS, mas beleza…

      O Android eu definitivamente não curto, a não ser que ele se tornasse um sistema mais estável e com menos bugs, aí eu poderia pensar….

      Abs

    • iBoss

      Voltaria para um q tbem foi uma lenda: Motorola V3

      • Angela

        Pera Ae, se hj q Apple falisse vc voltaria a usar v3? Não tem sentido, era melhor continuar com iPhone ueh, se fosse pra continuar com algo q foi descontinuado, cada ideia

        • Homer Simpson

          Olha, faz sentido sim. Algum tempo atrás, o iPhone 5 da minha esposa deu defeito e teve que ir para os EUA pra reparar (não tinha cobertura aqui pq não é o modelo homologado pela Anatel). Como ela não consegue deixar a vida online, ficou com meu 4S e eu fiquei quase um mês usando meu Motorola V600. Não, vc não leu errado: MOTOROLA V600! Sinceramente? Senti muito menos falta da vida online do que achei que sentiria… foi até meio libertador, sou um dos escravos do “Wazap” e passei a olhar em volta ao invés de só olhar pra baixo. Além disso, carregar o telefone 1x / semana trouxe um saudosismo que nem consigo descrever…

    • Pedro

      Galaxy Note 3.

    • Bernardo

      Cara, eu também iria pra um Nokia Lumia. A Apple tem bom gosto pra design, no iOS 7 não foi muito bom, mas o design é incrível, e agora a MS está com designs muito bons. Não sei o que deu em mim, mas acho o W 8 lindo.

  • Lucas

    Incrivel !

  • André Luis

    Isso que é visão de futuro.

  • Flávio

    Muito bom, Steve Jobs e empresa se integravam como um do, saudades dos lançamentos saudosos, onde quase nada era vasado!

  • Roney Cezário

    Mudou tudo depois do iPhone.
    Nessa época usava Nokia, mas em 2009 comprei meu 1º iPhone e nunca mais parei, hoje com o iPhone 5 estou muito satisfeito.
    Obrigado Jobs

    • E eu, que tive esse motorola rokr preto ? Kkk. Ele acendia luzes nas laterais e na mesa vibrava para reproduzir os graves. Não era tão lixo assim.

      Verdade, depois que ganhei meu primeiro iPhone em 2010 deixei de ter olhos para a concorrência e seus projetos bizarros que chamam de smartphones. E o pior é que caí no consumismo consciente, todo ano troco algum produto da Apple.

      Agora em 2014 veremos (ou não) outra revolução Apple… Só no aguardo, hahaha. Tomare que não vaze nada e pegue todos de surpresa !

      • SamuEX

        Hey Caio!!
        Você lembrou de algo bacana: Este celular tinha luzes e vibrava para reproduzir (simular) os graves.
        Que legal lembrar disso.

        Lembro que a galera da Faculdade pirava nele fazendo um processo similar ao Jaiilbreak para mudar a interface e melhorar os atalhos. Show!

      • Diego

        Esse foi o melhor aparelho que tive antes do iphone, admirava o player de música, porque será né ?! Haha

    • Marcelo

      Cara, minha história é quase idêntica a sua. Eu trocava de celular 2 vezes por ano. Depois que peguei o iPhone 3G, peguei o 4 e agora to com o 5. E esperando o 6 esse ano.

      • KGB

        Interessante, como nos relatos que já li no fórum e comigo também, o fato de muitos terem vindo numa constante de trocas de iphones e no momento terem parado no 5 para esperar o 6. Eu mesmo vinha nesse ritmo. Ai vendi um 5 16gb q tinha esperando o lençamento do próximo (não se sabia o nome ainda. Eram só especulações). Mas ai veio o 5s… Rsrsrs Comprei outro 5 32gb. Nao vi muita vantagem migrar

  • SamuEX

    Este video merece ser visto por 2 motivos:
    1) É a apresentação do primeiro iPhone
    2) É uma verdadeira AULA de como se apresentar um produto.

    Já li bastante sobre como fazer uma apresentação e um bom discurso. E o Steve, em apenas 1 apresentação, consegue colocar todas as técnicas em prática com naturalidade e espontaneidade invejáveis.
    Vê-lo nesta apresentação é como assistir um belo concerto.

    Saudade.

    • aLex

      [2]

    • Victor

      De fato…

      Quem puder procure no youtube o vídeo da apresentação completa (tem legendado) e vejam no final da apresentação o jogo de cintura que ele tem na hora que ele muda um slide e o gráfico trava na hora de carregar…

  • Muito legal. O iPhone é o melhor smartphone do mercado, embora muitos o consideram quase ilimitado, todos os demais concorrentes estão correndo atrás para recuperar o terreno perdido. A apresentação do primeiro iPhone da Apple pelo falecido Steve Jobs foi simplesmente épica.

  • Luiz Fernando

    Fico arrepiado ao ouvir esse povo gritando feito malucos

    • Alexandre Patricio

      Eu quase chorei! Hahaha

  • Felipe Cruz

    Me lembro das filas em NY. E que tive que ir a São Paulo desbloquear. Era complicado e caro na época desbloquear o iPhone.

  • Gutto Faria

    Eu arrepio toda vez que assisto esse vídeo.

  • Varella

    Today, Apple reinvents the phone…

    E assim permanece até hoje!

    Somos simplesmente #iPhonemaniacos

  • Marcelo

    O iPhone não é o melhor mas pra mim é o melhor de se usar no mercado hoje em dia!

    • KGB

      ?????????????????????????

      • João Gonçalves

        HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

        Nostradamus, é você?

    • aLex

      Lógica dos ilógicos?

      • Francis

        Juro que gostaria de saber o que ele quis dizer.!! hehehe…

  • Dennis

    pode exister outros aparelhos melhores, cada um tem uma opinião né
    no meu conceito o IPHONE é o melhor aparelho q existe, nao troco por nenhum outro

  • Neto Corrêa

    Emocionante!

  • Guilherme Aportas

    muito emocionante assistir o video , realmente o iphone foi um invento revolucionario

  • Yugi

    Graças à essa data, também, que esse blog existe. 🙂

  • Ricardo

    Nessa época tinha um Nokia, com Symbian. Ja tinha tido experiências com o Windows phone e Blackberry também. Tive a oportunidade de comprar o iphone ainda em 2007 e relamente foi algo inimaginavel. Por mais que os demais telefones concorrentes tivessem grandes tecnologias as coisas não funcionavam bem, a navegação era precária, as configurações de e-mail eram primitivas. Foi mágico colocar as mãos em algo que naquele momento era tão avançado, era a frente do seu tempo. Depois de um tempo, não sei bem quanto, veio a loja de aplicativos, novamente inovando, instalar um aplicativo era fácil, funcional, simples e mudou a forma como as coisas funcionavam até então.
    Bem, o mercado avançou, não existe mais este abismo entre a Apple e seus concorrentes. Mas mesmo hoje em dia, nas experiencias que tive com alguns celulares Nokia com Windows e alguns Samsungs com Android, mesmo com aparelhos top de linha não acho que nenhuma delas se preocupa tanto com a qualidade, com a usabilidade que os dispositivos Apple tem.

    • João Pedro Vianini

      Concordo com o que você disse. A distância entre o iPhone e a concorrência hoje fica por conta do que a concorrência toma por detalhe e a Apple por principal. Design, usabilidade, tamanho… E coisas que ninguém comenta também, como os processadores de áudio da Cirrus Logic, o iPhone tem de longe o melhor áudio do mercado. Bem como a integridade da AppStore, trazendo desde os melhores apps (mesmo apps com versões para outras plataformas são melhores no iPhone) à um sistema mais desenvolvido de 1-click purchase no qual as pessoas realmente pagam por seus apps.

      Só uma coisinha: você deve ter todo experiência com o Windows Mobile antes do iPhone e não com o Windows Phone.

  • Rodrigo A.

    Sensacional esse vídeo. Como já disseram, antes as informações não vazavam, e tudo era novidade, o que fazia a platéia se emocionar e gritar como loucos. Jobs foi um mito que será pra sempre lembrado, inquestionavelmente.

  • Eliene

    Parabéns Apple pelos 7 aninhos,tão novinha mais tão experiente , imagina quando estiver com 23anos?kkkkkkkkk

    • Leonardo

      Vei vei veeeei na boa é aniversário do iPhone não da Apple…

    • Guilherme Marques

      Sem querer ser grosso, mas eu acho que você não leu/ não entendeu o texto, pois quem tem 7 anos é o iPhone. A Apple existia antes dele!!!

    • Rodrigo Potter

      “Baixando…”

      #SQN

      KKKK

    • Thiago Racca

      a apple é de 1976 kkk ela tem 40 anos de empresa…
      e o jobs não falou da primeira revolução que ele fez com o wozniack o APPLE II… quando a apple inventou o conceito de Computador Pessoal…

  • Marcus Malacarne

    Vejo concorrentes lançando aparelhos com configurações incríveis… Mas confesso que não cogito a possibilidade de mudar principalmente pelo sistema operacional, no meu ponto de vista, o iOS é incrivelmente simples e robusto como nenhum outro ainda conseguiu ser…
    Já tive um celular auxiliar com Android e recentemente comprei um com Windows Phone pro meu pai e brinquei alguns dias com ele, mas simplesmente não consigo gostar de usar os outros OS.

  • Fernando

    Quando um produto é excelente e amado, ele angaria muitos haters. É o caso do iPhone.
    Tenho vários amigos que tentam me convencer que o Galaxy tal é melhor, que o Android é perfeito, que o Moto G pode levar o homem a Marte que a Samsung já teletransporta gente pelo tablet.

    Não adianta. Eu GOSTO do iPhone e uso o que eu quiser.

  • Sérgio

    Eu voltaria para o meu bom e velho Motorola V300

  • Serio?? Eu estava ontem assistindo a essa apresentação pela 3ª vez. Acho q foi a apresentação mais importante por no mínimo 2 décadas .
    Pense como seria se a Apple não tivesse inventado o iPhone? Tenho certeza q muita coisa ia deixar de existir. Não só para apaixonados por tecnologia, para todo mundo, seja por diversão ou trabalho, o iPhone criou tendência e hj é quase obrigatório ter um smartphone.
    E todos os smartphones devem muito ao iPhone.

  • Cristiane

    Depois de sofrer muito com um Smarthphone que eu nunca consegui usar, pois ficava perdida no “mar” de botões oferecido, o que primeiro me encantou no iPhone foi que só havia um botão. UM BOTÃO! Se só tinha um botão era fácil, era só apertar o botão! A partir daí, ele guiaria para o resto! A ideia parece infantil? Mas a realidade é essa mesmo, o iPhone (e os produtos Apple) são muito fáceis de usar, qualquer um, qualquer usuário sem grandes conhecimentos tecnológicos consegue usar.

  • Copeta

    Já se passaram 7 anos. Olhando pra trás passou voando. A mesma diferença do iPod para o iPone é do iPhone para hoje. É incrível ver como ele evoluiu tando nesse tempo. Imagina como ele vai ser em 1917.

    • Facasan

      Em 1917 ele vai ter um dispositivo de viagem no tempo embutido!

    • KGB

      De volta para o futuro

  • vander

    já tive o 3gs o 4s,hoje tenho o 5s. mas se não tivece um iphone eu teria um moto g. alias comprei um moto g tem 20 dias pra ter a noção de como é um android puro,

  • Bruno Maia

    Eu tive um Rokr, meu primeiro celular… Eu gostava muito na época! Tempos antigos rs
    Não tenho intenções de trocar meu iPhone por nenhum outro aparelho.

  • André

    O que seria do mundo dos celulares hoje se não existisse o iPhone?

  • Diogo Freire

    Não me canso de ver esse vídeo. Me lembro como me senti vendo a apresentação daquele ano. Foi simplesmente uma sensação que parei e falei: Cara, preciso disso! kkkk’

  • Felipe

    Particularmente falando, o iPhone só começou a ser melhor que os outros depois do iPhone 4.
    Eu não trocava meu N95 8GB por um iPhone 3GS na época nem ferrando. Era o auge do Symbian, eu tinha os aplicativos mais legais, tinha controle remoto universal e os jogos da N-GAGE eram muito tops. Fora a camera de 5.0 MP.
    Depois comprei um N8 e foi aí que descobri na prática que a Nokia não estava mais lá aquelas coisas e hoje tenho um iPhone 5 e só troco ele por um iPhone 6.

  • andre

    foi a primeira vez que pude ver como um simples aparelho se torna parte da vida. não é so mais um celular como os outros. a nossa relacao com iphone vai alem de pessoa e maquina. realmente faz mta falta as apresentacoes memoraveis do Steve. hoje em dia acho mto dificil esconder todas coisas antes do lancamento, considerando a proporcao mundial tomada, onde todos os olhos estao voltados para a apple mas mesmo assim assim eu ainda curto mtas coisas!
    Thanks Apple

  • Caue

    Se o iPhone deixar de existir vou ser obrigado a voltar a usar um celular…rs
    Antes do iPhone eu gostava muito da Sony e Nokia, mas depois dele “os outros são só os outros”

  • Junior

    Muito, muito foda essa apresentação.

  • André

    iPhone: incomparável!

  • Bill

    Eu tinha um galaxy s4 e comprei o iPhone 4 para ver qual sistema operacional era melhor, comecei a mexer no iPhone e deixei já s4 de lado, adorei o IOS não trava roda legal, já o s4 dava muitos lags, padecia um smartphone barato, nem parecia que eu tinha pago 2400 reais, o iPhone é muito mais acabado até os mais antigos.
    Enfim dei pro meu irmão o galaxy s4 e dei o iPhone 4 pra minha cunhada e comprei o iPhone 5s, e estou feliz com a minha escolha

  • lusobrasil

    Boas

    Eu passei por quase todos os iPhone´s, menos o 3G e o 3GS, comprei o meu primeiro iPhone 2G Classic em 2008, veio direto dos Estados Unidos, e desde então não troco o iPhone por outro aparelho. Mas caso o iPhone desaparecesse do mercado, eu optaria pela samsung, que penso que anda a fazer um bom trabalho em aparelhos celulares. Mas meu iPhone será sempre o melhor de todos. Antes do iPhone eu só usava aparelhos da marca NOKIA.
    Ha! hoje uso o iPhone 5S Branco.

    com os meus melhores cumprimentos
    Amilton José
    Enviado do meu iMac Apple 

    iMac OS X  Maverick
    iPhone 2  8G (Classic) (vendido)
    iPhone 4  16G Preto (vendido)
    iPhone 4S  16G Branco Livre (vendido)
    iPhone 5  16G Preto (vendido)
    iPhone 5  16G Branco (vendido)
    iPhone 5S  16G Branco
    iPad 1  16G Wi-fi Preto (vendido)
    iPad 2  16G Preto Wi-fi (vendido)
    iPad 4  16G Branco Wi-fi (vendido)
    iPad Mini Retina 2  16G Branco Wi-fi
    AppleTv 
    AirPort Express Apple 
    iHub Apple 

  • Sonali

    Ilex, você já viu a “Entrevista Perdida” com Jobs no youtube, postada por Moisés Guilherme? Muito boa!

  • Daniel

    É impressionante essa apresentação, da pra ver a empolgação e animação das pessoas que estavam naquele auditório quando ele apresenta o “iPod Widesceeen”, o telefone e o navegador e logo depois diz que tudo aquilo vai ser uma coisa só, chega arrepia. Quem puder, assista a apresentaçao por completo, a adimiração das pessoas quando Jobs apresenta o “pinch to zoom” é algo impagável. Esse dia é histórico pra Apple, pra industria de telefonia e claro, pra nós usuários.

    • Ediel

      Tarde, Daniel;

      Voce tem esta apresentação, esta traduzido?

      Se tiver tem como me mandar, por favor?

      Obrigado!!!!!!!

  • Diego

    Eu tive um motorola desses e o que mais admirava era o player de música e o iTunes em geral… Ali surgia minha paixão pela Apple.

  • Elvis

    Como que ativa as legendas usando um iPhone?

    • KGB

      Se eu não me engano, clica nos tres pontinhos em cima do lado direito e depois em CC

  • Alex Pinto

    felicidade de fazer aniversário no mesmo dia do iPhone.

  • Danilo Melo

    Vendo essa apresentação e olhando o meu 5s de fato é viajar no tempo rs….e o engraçado é que hoje temos uma maquina nas mãos e queremos mais e mais e mais e mais…

    2007 eu tinha um nokia também…com aquele viciante jogo snake kkkkkk.. meu Deus como o tempo passa!

  • Tenho um Rokr na gaveta e a única coisa boa dele era o alto-falante, ele trava, gasta bateria feito água, e não faz metade das funções direito..

  • Afonso

    Tenho meu iPhone Clássico com o velho iOs 3.13, que não roda mais nada, mas gosto da duração da bateria e do sms dele. Tambem tenho um 4S numa segunda linha. Só vou aposentar o Clássico quando ele parar de funicionar.

  • Sergio Kazumi Ito (@SergioIto)

    Esse video da apresentação do Iphone é espetacular e histórica!

    Depois de 7 anos os smartphones estão ai cada vez mais presente na vida das pessoas. E pensar que hoje o que mais desejo e acho que a grande maioria é uma bateria de longa duração rs

    Viva o Iphone!

  • M carvalho

    Já não vivo sem o meu 5s prata.. O ano passado consegui grátis em bom estado um iPhone 3G, sempre quis ter o clássico do início. Clássico é clássico. Um porsche é sempre um porsche independente da idade.

  • darlan

    Na época do primeiro iphone, eu usava um N95 da Nokia, pra mim era um dos melhores do mundo, ja que o iphone ainda era muito caro, mas em 2009 comprei meu primeiro iphone 3g, depois 3gs, 4 e não parei mais; hoje tenho o iphone 5, certamente só vou comprar outro quando lançar o iphone 6 em diante, por fora ainda tenho Imac, 8 ipods diferentes, um de cada geração, ipad e dockstation.

  • Marcelo Mesa

    Sucesso à Apple, ao iPhone, e claro, ao BDI!!! Mais um ano!!!

  • Rodrigo

    E em março de 2008, tive o meu primeiro iPhone de outros tanto! Me lembro como se fosse hoje a minha felicidade por ter comprado um, era totalmente diferente do Nokia que eu usava naquela época… Tive que pagar (hoje isso parece um absurdo… rsrsrs) para fazer JB para o desbloqueio de operadora (unlocked). Achava que fosse um bicho de 7 cabeças, mas em um dia já estava dominando todo o aparelho. Sou fã da apple e já convenci muitas pessoas de trocarem seus celulares por um iPhone!

  • Herbert

    Será que só eu usei blackberry antes do Iphone? Kkkkkkkk
    To me sentindo mal por isso. Kkkkk

  • João

    Apresentação épica! Já assisti várias vezes e sempre me surpreendo! É incrível o poder que o Jobs tinha de paralisar as pessoas em uma apresentação, era um showman.

    E em relação ao IPhone, tenho desde o 3GS até o meu atual que é o 5! Que compra acertada que eu fiz na época, mudou totalmente o meu conceito de telefone, até hj meu surpreendo com ele, principalmente olhando as concorrentes. Parabéns Apple e viva Jobs!!! E claro ao BDI, que sempre nos ajuda e trás materiais úteis sobre esse fantástico telefone.

  • Chico

    Expetacular o brilho no olhar do Jobs!!!!!

  • Mauricio Mendes

    Esse vídeo é épico. SJ dava verdadeiros shows. E é inegável que a Apple revolucionou e mudou o conceito de celulares.

    Basta ver o que havia ANTES e o que passou a haver DEPOIS do iPhone. Basta ver que o Android é, sim, uma cópia descarada.

    A Apple deu um bom passo à frente com o lançamento do 5S e do iOS 7. Inovou em hardware, melhorou o software.

    Quando eu digo um bom passo à frente, é pq os concorrentes estavam se aproximando rápido demais. Hoje o iPhone não é mais uma unanimidade, embora parte dessa aversão ao iPhone seja causada não por características de hardware dos concorrentes, mas pela cultura anti-Apple que alguns têm. Eu não vejo nada no Android que me chame a atenção. É um sistema com visual feio, lento, pesado, ruim de atualizar, com travas constantes.

    Um amigo meu ia comprar um tablet da samsung e eu consegui convencê-lo a comprar um iPad mini…

    Eu tenho um iPhone 5 e pretendo trocar o quanto antes pelo 5S. E pretendo continuar, seja o 6, 6S, 7, 7S, etc. etc. etc.

    Para mim a única coisa que falta p/ o iPhone ficar perfeito é um sintonizador de FM…

  • digoloureiro

    Os comentários dos concorrentes na época que são os mais legais e interessantes!!! Mostra como é a visão de um gênios dos outros simples mortais!

  • igor5

    Vale a pena comprar o iphone 5 ou o 5C?
    o iphone 5 vai ter atualizaçao para o ios 8?

  • Thiago

    Apple eu te amo!!!

  • gladisson

    Assisti o video do primeiro iphone varias vezes um ótimo video de um produto novo que revolucionou não só o celular mais como nós interagimos com as novas tecnologias e por incrível que parece só adquiri meu primeiro iphone ano passado um belo iphone 5 que não troco por nada a simplicidade e beleza do ios conquistam a qualquer um que realmente querem ter algo sólido fluido e como dizia sempre nas apresentações o grande Steve Jobs “awesome”… obrigado Steve Jobs por deixar um legado que inspirará a todos a nunca desistir dos seus objetivos.

  • Mariana

    Eu antes do iPhone tive um blackberry . Não há nada q se compare ao iPhone .