Opinião

[opinião] Sistema do Mac deve ficar cada vez mais parecido com o do iPhone

Para mim, a mensagem da Apple ontem em seu evento Back to the Mac foi clara: em um futuro próximo, os sistemas Mac OS X e iOS tendem a se unificarem, tornando-se uma coisa só.

Em 2007, quando a Apple anunciou que estava entrando no mundo mobile, muita gente criticou e achou que não daria certo. Afinal, como que uma empresa que não tinha a mínima experiência em celulares poderia enfrentar gigantes tradicionais como Nokia e Motorola? Que insanidade era essa de Steve Jobs de achar que podia mudar as regras de um mercado tão competitivo, assim facillmente?

Não precisou de três anos para que a história mostrasse o contrário: a transformação de toda a indústria, com a criação de novos padrões.

Hoje, ninguém discorda que o iPhone é um novo conceito de computação móvel. Com ele, você não tem apenas um celular que faz ligações e toca música, mas graças aos aplicativos, ele se transforma em um instrumento útil em diversos setores do nosso dia-a-dia.

Não é a toa que os equipamentos que rodam o sistema iOS são os que atualmente mais trazem faturamento para a Apple. A venda de computadores (que vale lembrar, deu origem à empresa) hoje representa apenas 33%.

Com o iPhone (e suas declinações, como o iPod touch e iPad), a Apple se tornou uma popstar da mídia: nunca a empresa foi tão falada e comentada, a ponto de suas apresentações (que antigamente eram reservadas apenas para os fãs mais fervorosos) serem hoje tema de destaque para sites e blogs (inclusive brasileiros) de tecnologia em geral, além da grande imprensa.

Algumas fórmulas deram muito certo com o iPhone. Por que então não aproveitá-las em outros produtos da empresa?


Interface atual do programa FaceTime para Mac, com vários detalhes do iOS

Engana-se quem acha que Steve Jobs está pensando apenas até o próximo iPhone. Visionário como é, ele já deve ter planejado toda a estratégia da empresa para os próximos 5 anos: unificar os sistemas operacionais, transformando-os em um só.

Acompanhem o raciocínio: o iPhone OS foi feito com a mesma base estrutural do Mac OS. Cresceu e evoluiu, a ponto de virar o maior sucesso da empresa. Nada mais natural que, agora, ele volte para o Mac (entenderam a sutileza do título do evento? “Back to the Mac“?), aproveitando toda esta evolução. E a evidência de que o plano é este está, além das palavras do próprio Jobs, nas imagens divulgadas do próximo sistema Mac OS, de nome Lion. Confira:

Sim, esta é a tela de um computador. Alguma semelhança com o iOS? Ainda não viu? Que tal então o conceito de Pastas do iOS 4.0?

O novo sistema de navegação de aplicativos do Lion disponibiliza os aplicativos do computador da mesma maneira que no iOS, inclusive com Pastas e páginas de apps. Até mesmo um dos maiores símbolos do mundo iPhone também ganhará sua versão desktop: a Mac App Store, onde você poderá comprar aplicativos para o seu computador com apenas um clique.

Esta evolução natural promete fazer também um grande sucesso no mundo dos computadores, pois também revolucionará a forma como programas são vendidos e divulgados. Mesmo que alguns desenvolvedores já estejam reclamando das regras impostas pela Apple para participar da nova loja, eles certamente não hesitarão em aceitá-las quando a fórmula começar a fazer sucesso. Afinal, ainda será possível baixar e instalar aplicativos de outros lugares (esta limitação que há no iOS não será imposta no Mac OS), porém, para ganhar a divulgação da Apple, deverá passar por seu controle de qualidade.

Isso também atrairá milhares de atuais desenvolvedores de iOS para a plataforma Mac. A prova disso é o anúncio que os desenvolvedores do famoso jogo Flight Control fizeram, confirmando que haverá uma versão para Mac do game.

Portanto, a evolução é mais do que óbvia: em poucos anos, veremos apenas um sistema rodando em Macs e dispositivos iOS, o que permitirá, inclusive, que o iPad se torne finalmente um computador ilimitado, substituindo notebooks. Steve Jobs sabe que o futuro é mobile, e está adaptando sua empresa para os novos tempos. Sem falar que o público para isso já estaria pronto: hoje, milhares de usuários de iPhone pensam pela primeira vez em comprar um computador Mac, coisa que anos atrás achavam improvável. Um sistema parecido só torna a transição ainda mais fácil.

Quem mais aí aposta que depois do X, o futuro OS 11 se chamará Mac iOS? 😉

Conteúdo original © Blog do iPhone

Tags
Mostrar mais

Ale Salvatori

Applemaníaco desde 1995, quando precisou aprender a usar um Mac em uma semana para conseguir um emprego em uma agência de publicidade. Acha que a Apple não é mais a mesma depois da saída do Gil Amelio.

Artigos Relacionados

  • Pessoalmente eu creio que a Apple tinha o objetivo de trazer o que fez no iOS, principalmente as restrições da App Store, para o Mac OS X bem antes do lançamento do iOS.

    Eles apenas precisavam mostrar que vale a pena, senão seria um total fracasso.

  • Achei esse Lion meio tosquinho, não curti muito não. Mas já vi que o jeito é se acostumar…

  • Denis Brandao

    iLex “sutilidade”? tenta sutileza vai.. 😛

    • Que legal, antes era só erro gramatical que corrigiam. Agora querem mudar os textos.

      • Ryus

        Já que tocou no assunto…

        “exitarão”???

        • Ó, essa sim foi uma correção bem importante. Já corrigi, obrigado. 😉

          • Rodney

            Sutilidade. Tem no Aurélio. Pode procurar.

            sutilidade
            [Var. de subtilidade.]
            Substantivo feminino.
            1.P. us. V. sutileza.

          • André Luiz

            http://www.apple.com/br/magictrackpad/ olha so o que a apple vai fazer em breve

      • Denis Brandao

        Desculpe. Adoro os seus textos e estou longe de poder corrigir alguem no português. é que bateu tão esquisito no meu ouvido que eu tive que falar.

        De qualquer forma, não encare como uma critica negativa apenas tentei ajudar.

        A música da Zélia Duncan fala isso muito bem: “Quem se diz muito perfeito, na certa encontrou um jeito insosso pra não ser de carne e osso…”

        • Não encarei como negativa, mas minha resposta foi em relação ao modo como foi sugerido.
          Não sei se percebeu, mas a prova de que achei sua sugestão realmente boa é que mudei imediatamente o texto. 😉

          • Ednilson Rosa

            Já que o tema é correção, creio que que o correto seja “tendem a se unificar”, sem flexionar o verbo neste caso.

            • MATHEUS

              Meu Deus não sabia que todos os formandos de língua do Brasil lêem Blog Do iPhone
              para mim não tem erro nenhum ahUISHAUIHSAUIHSUIAHSUIAHUISHAUISHAUIHSUIA

            • Chilá

              Por isso que eu vou criar um movimento para que o Blog do iPhone seja escrito em inglês… é um idioma muito mais fácil… eu acho o português difícil…

              Ou então em alemão, que tal iLex? Das iphone Blogum! huahuahuahuahu

              Calma pessoa, não precisam corrigir o alemão acima, foi somente uma brincadeira…

              Abraços…

  • Já era esperado, e finalmente ano que vem se tornará realidade.
    Afinal, eles deverão aproveitar a grande gama de aplicativos e os fazerem rodar no MacOSX também.

    Essa integração só fará com que todos os produtos que o utilizem vendam mais.
    Bola dentro da Apple.

    Até mais,

  • Kássio Machado

    Acredito que o Steve Jobs é uma mente e tanto, não tiro o mérito da sua grande equipe mas ele é uma cabeça e tanto SIM! A idéia dele estar à frente de muitas empresas pensando em mundo cada vez mais mobile é uma grande verdade, acredito que o Mac OS X ficar táo parecido com o OS X é uma forma de ganhar mais adeptos ao sistema da maçã, afinal de contas todos os usuários do iPhone adoram a experiência que tem ao usar o sistema, a usabilidade dele é ótima além de que é extremamente funcional e bonito.

  • Rodrigo

    Post sensacional! Muito bom blog do iPhone, é disso que estamos precisando! Blogs que produzam conteúdo, e vcs realmente fazem a diferença!

    Era só para elogiar o blog mesmo. =)

  • Gustavo

    Jailbreak no Mac?

    • André C

      Boto fé

  • Manoel Junior

    Em relação ao texto, tenho que concordar que realmente o iPhone tem a capacidade de mudar o pensamento e olhar a Apple com outros olhos. Nunca fui contra a Apple e muito menos fanboy de qualquer marca, mas após comprar o meu primeiro iPhone (há pouco mais de um mês) realmente percebi que a evolução da Apple em frente aos concorrentes é absurda.

  • iBruno

    É, agora é a vez do Mac, demorou tio Jobs, mas gostei !!!

    Até lançar…

    PS: vamos ver a loja que o tio Ballmer copiará fará. ;D

    • denismota

      iBruno vc não ta mais no twitter?

  • Guilherme Guedes

    iLex seu texto esta perfeito! Você transcreveu com exatidão não sei se de todos mas com certeza a minha opinião.
    Eu era um que achava loucura ter um mac! Sempre defensor da Microsoft… Agora tenho iPhone 4 quero um iPad um macbook air e um iMac! Jobs conseguiu cativar adeptos puxando pelas mãos através de um celular.

  • O conceito de pastas será muito util, acho o botao aplicativos no dock meio bagunçado agora que o numero de programas cresceu.

    Ia ser interessante jogar Angry Birds em alta resolucao no macbook pro 😀

    Ja jogo Plants Vs Zombies mas nao é tao boa a qualidade da imagem..

  • Evandro

    Depois que vc usa um Mac nunca mais vai querer um outro qualquer.

    • Diego

      Depois que vc usa um Mac nunca mais vai querer um outro qualquer. [2]

      Muito boa a sacada do post. Excelente ponto de vista. Eu fui um pego na sequência iPod – iPhone – Mac. E com certeza comprarei um Air 10″ pois sou adepto ao computador portátil por motivo de trabalho e viagens.

    • José

      Once you go Mac, there’s no turning back 😀 /pena q eu não posso ir ainda

  • Max

    Boa análise! Acho que vc matou a “charada”. Do ponto de vista da empresa é excelente, pois unifica os kernels e acaba se tendo apenas um único desenvolvimento do OS, e do ponto de vista do usuário é melhor ainda pois aumenta ainda mais a integração entre as plataformas. E acrescento à sua análise que a partir do Lion, os softwares deverão ser adquiridos e instalados a partir da App Store, não tendo mais que comprar CDs, DVDs, etc.

    • Max

      Tem uma coisa que me incomoda nisso tudo: jogos como Flight Control, Angry Birds, Plants vs Zombies, são muito simples e se encaixam bem em jogos casuais para passar o tempo em iPhones e iPads, mas no MacBook e iMac eu já penso em um Starcraft2, Crysis, etc. Ou seja, a Apple deveria trabalhar mais em dar mais performance gráfica para os Macs e MacBooks.

  • Concordo plenamente. Tenho um iPhone há três semanas. A minha vontade de conhecer e ter o restante dos “iApples” só aumenta devido à qualidade dos produtos. Confesso que tinha muito receio de comprar um iPhone e não gostar, não me adaptar ao sistema, mas foi bem o contrário, o iOS está um passo a frente do restante dos sistemas móveis. Não sei explicar, mas parece que ele supre todas as necessidades que sempre senti em meu telefone móvel. Aliás, ele é mais do que um telefone móvel, mas enfim, não sou fanboy, nem quero ficar rasgando seda pra Apple, agora, é fato incontestável de que a visão de Jobs interpreta muito bem as necessidades dos consumidores, para nossa sorte.

    • Victor C Tavernari

      Eu era harduser windows.. e cai na “besteira” de comprar um macbook… e nunca mais tive vontade de voltar a usar windows.. nao sinto falta.. e livre de virus, travamentos mt doido, instabilidade.. é tipo uma vida no pc sem stress.. mas depois acabei montando uma torre windows, so pra jogar jogo.. ;P entao..

      trabalho no macbook e navegacao..

      pc – pra jogar game..

      mas fica dica.. nao compra macbook ou imac q vc nao vai mais largar.. hahah e a apple é carinha! 😀

      • Max

        hehehe, é o famoso Wintendo! O meu PC virou isso também. Basicamente pelos jogos da Blizzard, pois essa se recusa a lançar seus jogos para PS3 e Xbox360.

      • Pois é, quero ver ano que vem quando o iPhone 5 for lançado agora que me rendi ao extremamente “acessível $” telefone da Apple!

  • Realmente, com esse post eu consigo compreender a brilhante estratégia do tio Jobs! O cara tem uma mente brilhante! Muitos passos a frente dos concorrentes!

    Valeu iLex pela “luz”!

  • sereno

    a pergunta que não quer calar
    vai ser compatível com flash?
    rsrsrsrsrsrsr

  • C

    E agora eu me pergunto: QUEM, nesse mundão cheio de empresas e de caras inteligentes, QUEM MAIS teria essa ideia maravilhosa???

    É uma coisa simples, né? Mas pensa bem: por que ninguém nunca pensou nisso antes???

    Eu sou fã desse cara, sério. Ou dessa empresa, sei lá. Só sei que essa forma de pensamento me cativa.

  • slimaesilva

    Desculpe o atraso no comentário, sutilidade pode soar esquisito, mas está muito correto.
    Sutilidade é uma variação de sutileza, então o iLex estava corretíssimo quando postou a palavra sutilidade e não deveria ter alterado o texto por conta disso.

    • Eu alterei porque achei que ficava melhor mesmo, não porque estava errado. 😉
      Mas obrigado pela compreensão do meu ponto de vista. 🙂

    • Ainda defendendo meu ponto de vista, há blogueiros que usam fórmulas prontas, com palavras bordões, tipo “XXXX de plantão”, ou “este que vos fala”. Repetem em todos os textos o mesmo tipo de palavras. Há quem goste, mas eu acho limitado.

      Nem sempre o que nos soa esquisito aos nossos ouvidos é porque é errado, apenas é que estamos acostumados com uma mídia massiva que cada vez mais limita nosso vocabulário. Precisamos estar atentos a isso. 😉

      • Jean

        Nao sei o porque destas correcoes, o importande ‘e os leitores entendam o que esta escrito, nao entendo porque as pessoas fazem esse tipo de comentario, deve ser pra se mostrar, assim como pessoas que comentao que ja tem Ipad, Iphone 4.Acho isso uma inutilidade.

        OBS. Meu texto nao tem acento pq meu teclado ‘e ingles,antes que alguem me corrija eu sei que esta faltando.

        • Alex iPilot

          Acredito que a grande maioria das pessoas que fazem essas correções tem o intuito de tornar o texto do iLex ainda melhor. As pouquíssimas observações que fiz tiveram este intuito.

          Nunca basta entender, o conteudo é importante mas a FORMA é determinante da qualidade do blogueiro, jornalista, redator, etc.

          Buscar a perfeição demonstra o cuidado e o carinho que temos e o reconhecimento pelo trabalho do iLex no Blog. Outrossim, errar é humano, claro, ou alguém ainda imagina que o iLex seja um script infalível?

          Agora, a “forma” também é importante no momento da correção para não parecer sem educação, agressivo ou até pedante…

  • iEaf

    Definitivamente o tio Jobs é um monstro. A avaliação do que o sistema operacional do smartphone revolucionou e mudou a usabilidade das plataformas móveis, e adaptá-lo gradualmente para as plataformas fixas, é reconhecer que o passo a frente foi muito maior do que o imaginado no lançamento do iOS. A uniformidade dos sistemas operacionais em todas as bases da Apple vai ser um avanço muito grande, pois além de trazer usuários, criará uma nova gama de possibilidades com os apps, compatibilizando e facilitando o uso e a venda. Um monstro.

  • eu tenho um mac pro, e gosto muito dele desse jeito, nao sei se gosto desse lion não pelo que vi ai na reportagem, mas a apple sempre surpeende , depois é questão de acostumar !

  • Fernando

    Ahhh eu nao acho q os 2 sistemas deveriam ficar similares… As propostas são diferentes, acabaria estragando o mac.

  • Marcus

    “hoje, milhares de usuários de iPhone pensam pela primeira vez em comprar um computador Mac, coisa que anos atrás achavam improvável.”

    Esse comentário serviu perfeitamente no meu caso….. Não é que eu não quisesse um Mac antes, porém nem o considerava na hora de comprar um computador.
    Agora, depois de conseguir meu iPhone, eu realmente fiquei com vontade de comprar um Mac, só não realizei a compra ainda pois meu orçamento não deixa, mas já estou fazendo minhas economias, para que isso se realize.

    Mas a dúvida cruel ainda martela na minha mente, MacBook ou iPad, qual comprar primeiro?????

  • Natan

    Aproveitando o jogo de palavras do evento, uma frase legal que ouvi semana passada.
    When you go to the Mac, you can’t go back.

  • Até alguns meses atrás eu ouvia bastante a frase: “Google vai dominar o mundo” e até concordava de certa forma.

    Mas depois de ontem já não tenho tanta certeza.

    Mudando de assunto, quem aí acha que o FaceTime vai substituir o Skype?

    😉

  • iPutu

    Mac iOS, ótimo nome para o OS 11 hein!

  • Nathan Silva

    Adorei esse post, ficou muito boa a matéria, muita ansiedade para o Mac OS Lion, e olha que vai demorar para chegar, mas como sempre, tamo na espera. 😀

  • Ravem

    É… estou vendo que meu caminho é sair do PC e comprar um Mac… mas ainda devo esperar pelo suposto Mac iOS…

    Como se já não fosse suficiente um iPhone e um iPod, agora vou ter computador da Apple… eu mereço isso…

    • Nat

      Pois é, eu entrei no mundo Apple pelo iPod Touch. Já tinha visto alguns macs, achava-os bonitos + nunca me empenhei p/ ter 1. Comprei 1 iPhone e hj comprei meu primeiro Mac, mas ainda nao chegou… A capacidade de atrair consumidores como eu que se apaixonam pelos produtos é algo maravilhoso de se ter como uma empresa. Steve Jobs é genial.

  • Aécio

    Alguma noticia de quando vai ser lançado?

  • Bruno

    “hoje, milhares de usuários de iPhone pensam pela primeira vez em comprar um computador Mac”

    foi exatamente o que aconteceu comigo, comprei meu macbook pro a 2 semanas, e a experiencia que tive com o iphone me ajudou muito da decisao.

  • Rennan Felipeto

    Ow iLex, vc sabe se eu comprar o meu MacBook AIR hoje, ele ja vem com o Lion??

    Pq ainda nao está à venda na Apple Store brasileira. Ou está( se está eu nao vi :/)

    Outra, qual é melhor comprar : Macbook AIR 13′ 256GB ou o MacBook PRO de 15′.

    Eu nao preciso muuito de armazenamento e sei que depende do modo que eu vou utilizar.
    Levo muito meu note para varios lugares e nao preciso de um processador como o i5, o Core 2 Duo é bom pra mim (eu acho). A diferença é muito grande entre esses dois?

    Vlw

  • Raul i.c.

    Desculpa iLex, sei q eh chato ficarem te corrigindo mas acho q a única palavra q nao está bem no texto eh “declinações”.
    Abraco

    Ps. Nao consigo ficar algumas horas sem acessar o blog pra saber se tem novidades.

  • Rafael Costa

    Será que volteremos aos bons tempos em que todos os Macs tinham “i” no começo

  • Glicose

    E a bateria do Iphone a Apple já corrigiu esse problema GRAVÍSSIMO que está afetando milhares de usúarios no mundo ( inclusive eu ) ???

    Acho que a Apple deveria parar de tentar abraçar o mundo com o iOS ! Tudo pra Apple agora é o IOS.
    Ela deveria se preocupar em desenvolver um IOS que fosse realmente rápido, funcional e com a principal função que ele sempre teve, ser um IOS voltado para o Smartphone ! A Apple parece que perdeu o caminho, estava na merda e daí veio o Iphone e Ipod, desde então ela quer transformar o iOS em uma central multimidia com jogos, redes sociais, parques de diversões embutidos, etc, etc …

    Para muitos que como eu compraram o Iphone pensando na grande vantagem que ele tinha perante os concorrentes diretos, e realmente o Iphone já foi muito superior nas funções primárias ! Eu mesmo cansei de defender meu aparelho perante Nokias, HTCS, etc …

    Mas hoje em dia não estou tão certo sobre essa superioridade ! Já vi alguns bons celulares funcionando com o Android ! E perante essa decadência do IOS, estou começando a abrir minha mente para outros produtos mais eficientes naquilo que se propõem ! O IOS virou uma central de jogos, uma central de redes sociais, central multimidia e a cada dia que estas funções vieram, cada vez menos o IOS progrediu naquilo que ajudou a Apple a ser recuperar, telefonia intuitiva e rápida, ótimo consumo de bateria, ótimas funções básicas de smartphone ( Ler e escrever e-mails, etc … ) O iOS está virando um monstro nas mãos ambiciosas da Apple, menos aquilo que fez ela sair do buraco ( Um smartphone rápido, prático e com baixo consumo de bateria ). Meu Iphone 3GS e o do meu irmão que é um Iphone 4, não duram 2 dias sem precisar de uma recarga, e se voces foram no forum da Apple irão ver que o problema é MUITO MAIOR do que apenas casos isolados ! O Iphone 4 do meu irmão tem horas que esquenta tanto que dá pra fritar um OVO nele !

    Desculpem mas eu precisava desabafar !

    • Rodolfo Q.

      Cara, se vc acha que o iPhone consome muita bateria, fique longe dos androids…

    • Edivaldo

      Enquando não surgir uma tecnologia de armazenamento de energia em baterias mais eficiente, nenhum smartphone será bom em consumo de bateria, pois, cada dia surgem mais recursos pra smastphone (gps, flash e etc..) e as baterias continuam as mesmas.
      Conselho, use um celular comum pq smartphone (qualquer um) é um assasino de bateria, mesmo desativando um onte de itens.

    • Olha cara, a formula de consumo de celular é bem simples:

      processador + tamanho de tela + uso de rede 3G = consumo

      O N95 da Nokia é um celular que come bateria (1250) com tanta voracidade quanto o Iphone 3GS e isso sem falar dos Androids que tem gerenciamento de energia tão bom quanto de uma sanduicheira.

      Para funções de telefonia e email, acho que o IOs já funciona de maneira bastante madura, não devendo nada aos Nokias da série E (não posso falar do Blackberrie pois nunca mexi em um por mais de 5 minutos).

      Realmente o IOs possui uma leva imensa de Apps para entretenimento e redes sociais, mas se você procurar coisas específicas vai conseguir encontrar – existem apps de produtividade excelentes, tanto voltados a uma simples edição de texto ou blogging, quanto apps voltados a trabalho de topografia, exames veterinários ou odontologia. Nesse caso a plataforma vai refletir as preferencias do seu usuário

    • Torres

      O comment desse glicose é a prova viva de que nunca se pode agradar a todos. O iOS é fantástico e está cada vez melhor, e o cara faz uma crítica dessas?

      O único ponto em que eu concordo é com relação à bateria : de fato, a autonomia do iPhone 4 é uma [email protected]! Queria trocar meu iPhone porque realmente acho que está com defeito, a bateria não passa de 5 horas de uso e mais umas 12 horas de stand by,, no medidor do iOS. E olha que metade desse uso não é hard (jogos, 3g, videos), mas sim light, como navegação via wifi, músicas no ipod. Acho ridícula essa autonomia.

      Outro problema gravíssimo é o death grip (antennagate). Passo raiva com a ligação caindo e a navegação tb, por falta de sinal. E tô com mais raiva ainda da Tim, que se recusa a trocar meu iPhone mesmo com esses 2 problemas muito relevantes, alegando que eu tenho que mandar pra SP para uma “autorizada” (autorizada de quem? Da tim? Porque a Apple não é!), porque eles só trocam com até 7 dias de comprado. Nunca foi assim, o que está acontecendo? Com as outras operadoras tb está sendo assim?

      Agora, com relação ao iOS, não tem o que reclamar, só elogiar!

  • Eu também tenho receio que o prioridade seja a unificação dos sistemas em detrimento das limitações de hardware. Que é ótimo ter os dois sistemas no Mac e no iPhone isso é! Mas fica a dúvida se isso não refrearia o desenvolvimento da Plataforma unificada. É como se o irmão mais velho (e mais crescido) tivesse que esperar pelo irmão menor que tem mais dificuldades de acampanha-lo. Porém pode acontecer justamente o contrário: O irmão menor se desenvolve mais rápido para acompanhar o maior. Mas, particularmente, creio que isso seria mais a médio e longo prazo! Porém uma coisa está certa: Esse é o Futuro, e Jobs foi um dos primeiros a percebe-lo e com certeza será o mais rápido em promove-lo!

    PS: eu não gostei muito da forma como os aplicativo ficam organizados no Lion, mas isso pode mudar…

  • Eu também tenho receio que o prioridade seja a unificação dos sistemas em detrimento das limitações de hardware. Que é ótimo ter os dois sistemas no Mac e no iPhone isso é! Mas fica a dúvida se isso não refrearia o desenvolvimento da Plataforma unificada. É como se o irmão mais velho (e mais crescido) tivesse que esperar pelo irmão menor que tem mais dificuldades de acampanha-lo. Porém pode acontecer justamente o contrário: O irmão menor se desenvolve mais rápido para acompanhar o maior. Mas, particularmente, creio que isso seria mais a médio e longo prazo! Porém uma coisa está certa: Esse é o Futuro, e Jobs foi um dos primeiros a percebe-lo e com certeza será o mais rápido em promove-lo!

  • Eduardo Akira

    ” ILEX” “BRAVO”…Ótimo post sobre o rumo que deverá seguir o MAC OS..ou quem sabe MAC IOS 11, se assim pudermos chamá-lo.
    Ontem por meio do próprio BIP, pude assistir o evento da APPLE na íntegra pelo meu IPHONE, e creio que foi de bastante importância este post, pois voce conseguiu fazer um apanhado do evento trazendo a informação a todos os leitores do BIP, que ora..nem todos tem compreensão de outro idioma, mas através de voces a informação consegue fluir.
    Thanx a lot!!

  • Alberto

    Pela primeira vez um post inteligente e com opiniao de blog! Parabens

    • iEaf

      Nao anda lendo muito, ultamamente, né?

  • Danilo

    Entre elogios apaixonados e críticas ferrenhas não da Pra negar, Stebe Jobs é gênio e um visionário.

  • Christian Tavares

    Acho natural a unificação.
    mas espero que o desktop não seja assim. Gosto de Desk limpo, sem interfer6encias. Esse era a grande beleza do OS X pra mim. Tomara que não mude a esse ponto.

  • Diego Resende

    Eu sou um exemplo de que antea do iPhone eu nem cogitava comprar um Mac, hoje já nao vejo a hora de ter o meu!!!

    Gosto demais dessa maça

  • Rapha1996

    “o iPhone OS foi feito com a mesma base estrutural do Mac OS. Cresceu e evoluiu, a ponto de virar o maior sucesso da empresa. Nada mais natural que, agora, ele volte para o Mac (entenderam a sutileza do título do evento? “Back to the Mac“?

    UAau! Nunca pensei desse jeito :O VC ESTÁ CERTÍSSIMO!

  • Jaime13

    Agora faz sentido o MagicTrack Pad vai ser para jogar o angry birds no Mac.
    Tio steve pensa muito a frente

  • Lucas Moreira

    Meus parabéns, o texto é perfeito.
    Para mim, o que em 3 anos fez o iOS ser além de um cobaia de sistema (e que deu muito certo) mas também foi com ele que os usuário pediam as coisas, que também estarão presentes no Mac. E é por isso que a Apple hoje não seria nada sem o iOS e o Mac também dependerá dele.

    A adaptação de uma versão mobile para uma versão desktop tem que ser levada com muito cuidado, porque afinal, não quero que seja preciso eu fazer jailbreak no meu computador.

  • Digoloureiro

    Só me deixou mais na duvida se compro um Mac ou iPad…pobre é osso…ter que escolher entre as coisas que vc mais deseja mas não tem como comprar os dois é osso!!!

  • eu acho o seguinte, Como todo evento, a apresentação foi corrida e o destaque ficou para o MacBook Air e não o Mac OS X Lion como pensávamos. infelizmente Steve não comentou muito sobre seu novo sistema operacional pois ele só estará à venda ano que vem. Para ser mais exato, no verão (EUA). O motivo desse Back to the Mac não foi nem a intenção de voltar a falar do OS e sim, o que trouxeram do iOS para o Mac OS. Steve disse que se basearam no Mac para fazer o iOS e agora, foi por este que influenciou aquele.
    Ele contará com novos gestos multitoque no qual poderão ser usados através do Magic Trackpad e Magic Mouse. Já falando sobre um Mac multitoque, disse ser improvável pois ninguém conseguiria passar tanto tempo com o braço na vertical para mexer.

    Mas o principal vem agora. Além do iOS App Store, existirá o Mac App Store.

  • sergio

    Fico me perguntando quanto tempo levará para a apple lançar um video game para concorrer com xbox e playstation?? Se isto acontecesse seria espetacular.

  • Raphael Diniz @raphaeldiniz

    “…hoje, milhares de usuários de iPhone pensam pela primeira vez em comprar um computador Mac, coisa que anos atrás achavam improvável.” Me encaixo seguramente nesta afirmação. Não me imagino mais sem produtos Apple.
    Excelente texto iLex, parabéns! Sem dúvida uma tendência.

  • Guilherme

    Alguem sabe me informar quando sairá o desbloqueio de operadora pro iphone 3gs ?
    Sou um pouco leigo nessas coisas, so pra constar baseband 05.14.02 versao 4.1

  • dinho

    Manda todo mundo logo toma no meio do ORKUT e parar de querer ser professor de portuguex hehehehe

  • Eduardo

    Eu sei que o site não é sobre Macs, mas aproveitando o Post (sobre Mac OS e iOS), quero saber, se a atualização de Mac OS X Leoard para Mac OS X Lion vai ser grátis?
    Desde já, agradeço

    • Paulo

      Provavelmente vai custar tanto quanto o upgrade de leopard para snow leopard. Não sei donde o pessoal tira que alguma coisa possa ser gratuita… Sempre alguém paga a conta 🙂

  • Edivaldo

    Concordo 100% com seu raciocinio.

  • cabr

    iLex, acho que foi o melhor post que escreveu até hoje. Tirou as palavras da minha boca. Pior é que se repetirmos isto por aí seremos chamados de fan-boys, mas é obvio que uma revolução começou a ser plantada com o lançamento do iPhone. Prestem atenção: telas sensíveis ao toquem que não só funcionam (as outras até então eram uma porcaria) mas trazem um interação fantástica com aparelho, performances grandes em dispositivos práticos, trombada com a Adobe e com os outros fabricantes de computadores.

    Anotem aí, da mesma forma que falei que o flash morreria, me arrisco a dizer que o futuro Mac iOS (nome dado aqui pelo iLex) no mínimo, dividirá com o Windows a liderança nos computadores pessoais em um futuro muito próximo.

  • Eu achei meio estranho, isso seria apenas para iPad e iPhone porque agora Macbook tem que ser isso tb x( estranhu prefiro continuar usando o Leopard ;x

  • JanjaBoy

    Sei que o lugar não é aqui. Mas, para quem tem Vivo a informação de EDGE trocou o “E” por “O” ??!!
    No meu sim.

    • cabr

      Janja, o “O” significa que a rede mudou de Edge para GPRS que um serviço com velocidade inferior ao Edge. Deve estar numa área de sinal bem ruim mesmo.

      • JanjaBoy

        Que triste!!
        Ontem, aqui taça “normal”
        Obrigado!
        Você é o Caio Br do Re:combo ?

        • cabr

          Não sou não. Mas prazer em conhecê-lo. Não sei quem é o Caio, espero não tê-lo decepcionado. Rsrsrsrs

  • Luiz Alexandre

    Jobs conseguiu com o iPhone o que nunca conseguiu com o Mac.

  • Ricardo

    O que a Apple fez com o Lion foi apenas deixar o sistema mais acessível, trazendo algumas praticidades que temos no iOS.
    Não adianta pensar que tudo será iOS ou que a Apple só pensa em unificar os sistemas. Ela esta tentando manter um padrão de identidade, um ISO se assim pode se dizer.

  • Rafael

    Fui obrigado a comprar um Macbook e um iMac, depois de ter um iPod video e um iPhone..
    Fato !

  • Madmediphone

    ILex , tempo atrás eu vi uma entrevista interessante do karpersky no olhar digital onde ele comentava que no futuro próximo teríamos somente um smartfone que ligado a tv e a um teclado seria o nosso desktop.
    Parece que realmente o futuro está mais próximo que imaginávamos.

  • Claudio

    Mas minha dúvida é: com tanta popularidade num eventual futuro de Mac iOS, os Macs não vão virar alvo preferencial para vírus? Sempre ouço que o Windows é mais visado por ser mais popular e mais lucrativo do que perder tempo pra atacar um sistema com menos usuários. Será?
    E eu fiz o caminho inverso: cansado do Ruindows, comprei um Mac. Depois de me apaixonar (pois eu não sabia que era possível algo que funcionava redondinho! :-), comprei um iPhone… E como diz um amigo meu “se a Apple dominasse o mundo, pelo menos o mundo seria mais agradável, fácil de usar e estável” hehehehehe

  • Rafael Costa

    Oi gente,
    Fiquei surpreso com o FaceTime no Mac! Mas uma coisa: Só dá pra chamar gente da sua lista de contatos????? Que PAIA! Daí segui uma dica do blog sobre o “facetime://” e fiz um app pra Mac, que dá pra vc chamar quem NÃO está na sua lista de contatos!

  • Henrique Silveira Baloneker

    Conteúdo original, Blog do IPhone…
    Adorei essa frase, me fez sentir que pertenço a um blog muito especial, criativo, e que sempre faz valer sua opinião…
    Tenho muito orgulho de estar aqui.
    Muito obrigado iLex por nos proporcionar esse sentimento tão legal…
    Viva o Blog do iPhoneeeeeeeeee!!!!!!

  • Bruno

    iLex se os sistemas se unificarem MAC, iPhone, iPOD TOUCH e IPAD. Seria o fim da amarra do itunes? E o iPhone se tornará o primeiro celular-computador?

  • Carlos

    ILex, esse Mac lion 10.7, estara disponivel para proxima atualizaçao em todos os macs?

  • Henrique Andrade

    Concordo plenamente e achei o Lion uma evolução necessária!
    Mal vejo a hora de comprar meu MacBook Pro de 15″ com Core i7 de 2.8Ghz, tela touchscreen (será?!) e OS X Lion no menino!

    Chega de Windows! Depois do iPhone virei Mac Maníaco!

  • André Henrique

    Sei não eim, a idéia principal por trás de um iPhone, iPod Touch ou iPad é CONSUMIR conteúdo! Já em um sistema Mac, a idéia é PRODUZIR conteúdo. Acho que se eles começarem a limitar o Mac OS X, vai desagradar uma grande gama de profissionais que usam o Mac OS X como ferramenta de trabalho. Já pensou um MAC PRO com 2 Xeon, 12 núcleos fisicos, 12 GB de RAM, rodando um iOS???? uHAEuiHAIEUAIEH, sei não, o Mac OS X ta bom como tá, robusto, estável!!

  • Rodrigo Assucao

    Hum… Daqui alguns anos vcs terão que mudar o nome do blog para “Blog do iOS” pq teremos notícias de Mac tb!!

  • Leandro

    Acredito que os desktops com iOS vao ser equipamentos mais simples e baratos… assim vai bater nos pcś com windows….

  • Bruno melo

    Acredito q essa tendência será forte!

  • João Diego

    Uma palavra: Sinistro!
    Muito bom o post! Bom mesmo.
    Agora aproveitando a onda da
    correção gramatical: Ilex soletre a
    palavra…….é o soletrando do calderão.
    Kkkk brincadeira.

  • Está então lançado um novo desafio para GeoHot e sua turma. O Jailbreak do Mac OS X!

  • Gabriel

    Acho que fui a única pessoa que não gostou muito dessa história de unificação em um sistema só. Tudo bem que isso é uma especulação e não necessariamente o que vai ocorrer. Portanto vai aí o meu palpite:

    Não creio que os sistemas tornarão uma coisa só, quebrando a barreira do celular/computador. Como disseram aí em cima os objetivos dos dois produtos são diferentes; e pincipalmente o modo como interagimos. O celular é touchscreen, enquanto o Mac usaria o MagicTouch ( não lembrei o nome..então não sei se é isto mesmo), o que por si já gera bastante diferença na forma de executarmos operações.

    Na minha humilde opinião, no atual modelo de IPod’s, IPhones, Mac’s e afins essa integração para um único sistema está muitooo longe de ocorrer. Quem sabe quando lançarem óculos holográficos, leitores de mentes e afins isso se torne mais palpável!!

    De qualquer forma ILex, essa é minha opinião e você está de parabéns pela matéria e pelo Blog.
    Já diziam os filósofos: “Posso não concordar com uma palavra do que dizes; mas defenderei até a morte o direito de dize-las”

    • Jéferson

      Voltaire! Mazá, garoto! Hehe.

      Adoro tecnologia e, desde que peguei o primeiro iPhone na mão, não larguei mais.

      Entro no grupo que ‘pela primeira vez pensa realmente em comprar um Mac’.

      • Gabriel

        Eu entro exatamente no grupo contrário: comprei um IPhone depois de comprar um MacBook. Acho incrível como a integração ocorre hoje, com tudo funcionando em conjunto, podendo controlar o Mac pelo Iphone e vice-versa. Como o e-mail, contatos, calendário e afins também funcionam em conjunto. Por isso acabei comprando o celular e, é claro, gostei muito. Continuo não sabendo se sou o único doido que não consegue ficar na Internet do celular por muito tempo, me dando uma grande agonia e despertando uma vontade louca de ir para o computador. Por isso continuo achando que computador é computador e celular é celular; mesmo hoje em dia desempenhando tarefas muito parecidas.

        De qualquer forma fico bastante agradecido por me ajudar a lembrar o nome do filósofo Voltaire (e eu achando que este Blog de nada tinha a ver com cultura) xD

  • Tonon

    Esse comentário é fato…”usuários de iPhone pensam pela primeira vez em comprar um computador Mac, coisa que anos atrás achavam improvável”. Sou a prova disso.
    Quanto ao nome, sugiro Apple OS, vai englobar todos os devices da Apple com certeza

  • AnDerson Sil.va

    Que bacana

  • Júlio Vieira

    Somente para confirmar o que alguns colegas citaram acima: o iPhone “me fez” comprar um iMac. E posteriormente um Time Capsule e só estou aguardando o lançamento nacional do iPad para comprar para minha esposa.
    Realmente, acredito que um produto leva a outro.

  • Eu também comprei meu MackBook por causa do iPhone, e estou muito satisfeito com ele, tanto que as coisas pessoais que eu fazia no Windows agora estão todas no Mac.

    Só uso o Windows para desenvolver para .net, nada mais, tá bom, as vezes pra jogar. Mas estou percebendo que muitos jogos estão sendo feitos também para Mac, exemplo do StarCraft 2.

    Questão de anos a Apple irá dominar todo esse mercado e ser “top”. Está na hora da Microsoft ceder o seu reinado! 😛

    • *corrigindo
      MacBook

    • Max

      Pois é, mas a Apple precisa investir um pouco nas placas gráficas e com preços mais acessíveis. Hoje somente o Mac Pro, que é o mais caro, tem opções de placas mais fortes como a ATi 5770 e 5870.

  • Charles

    Olá pessoal!
    eu aqui certa forma acho q me encaixo na frase acima dita por tds!!
    eu como tec em Windows vim morar em sampa pois meu irmao me trouxe p/ trab aqui…
    ele e mh cunhada me pagaram um curso de Mac OX em um curso renomado aqui de sampa…
    dpois de concluido este curso ganhei de mh cunhada o Powerbok dela de 17 pol. e o iPhone 3g da AT&T
    desbloqueado.
    hj uso muito eles e o meu Pc virou maqna de jogos.
    + qro destacar duas coisas q foram ditas aqui no Blog(q por sinal esta em excelente nivel os coments fico mt feliz q podemos nos expressar e concordar ou e ainda assim saimos felizes c/ td q aqui foi falado) sobre o crescimento da Apple superando a Microsoft.
    primeiro nosso amigo Madmediphone ele falou sobre o presidente da empresa de anti-virus Russa no programa do Olhar Digital, o ql eu tbem vi este video e o segundo texto foi do nosso amigo Claudio q foi logo em seguida,acho este comentario mt oportuno,caso a Apple supere a Microsoft vai ser um risco pois como disse o presidente da empresa de anti-virus qdo perguntado sobre os Macs nao terem virus ele disse ser mt simples uma vz q a maioria esta no Windows logo assim os virus sao criados p/ ele e nem tanto p/ Linux ou Mac.
    outro ponto aqui q qro deixar achei mt boa as palavras do nosso amigo Gabriel….
    “Posso não concordar com uma palavra do que dizes; mas defenderei até a morte o direito de dize-las”
    abraços a tds do Blog mt boa esta materia li tds os comentarios at’e escrever o meu.

  • Ótimo post. Um dos melhores que eu já li no blog!
    O futuro próximo (5 anos) irá consolidar a computação móvel como ambiente dominante no mercado, em que nossos equipamentos eletrônicos tendem a convergência, provendo uma interface única para acesso às aplicações que nos auxiliam no cotidiano. Eu escrevi recentemente um post sobre a minha visão do futuro das aplicações móveis. Quem tiver interesse em saber e discutir sobre a minha projeção, acesse http://socialup.com.br/dotheevolution/?p=57

  • Raphael

    “Sem falar que o público para isso já estaria pronto: hoje, milhares de usuários de iPhone pensam pela primeira vez em comprar um computador Mac, coisa que anos atrás achavam improvável. Um sistema parecido só torna a transição ainda mais fácil.”

    Perfeito! Fechou com chave de ouro!