Notícias

iBookstore ainda é a campeã de vendas de livros digitais no Brasil

No início do mês, as opções de compras de livros digitais no Brasil aumentaram consideravelmente, com as gigantes Amazon, Google e Kobo entrando no mercado. Mas nem mesmo esta acirrada concorrência fez a Apple perder o posto de líder de vendas no país.

Muita gente depositava na Amazon uma grande expectativa, mas suas vendas decepcionaram nas primeiras semanas. Já o Google começou bem, apesar dos números estarem bem atrás dos da Apple. Isto pode significar que o consumidor prefere lojas integradas ao sistema operacional, com facilidade de compra e de uso. Na Amazon, você não baixa o livro que compra, ele fica atrelado à conta. Se um dia você fechá-la ou trocar de país, perderá todo o conteúdo que pagou.

A Apple vem fazendo um grande sucesso na sua loja de livros desde que abriu, vendendo mais do que os sites da Saraiva e Livraria Cultura somados. E com o aumento da concorrência, ainda lidera com folga o mercado, mesmo cobrando em dólar. Imagine se ela tivesse conseguido transformar seus preços em reais…

Por isso que há tempos reclamávamos da posição das editoras nacionais, que tinham medo do formato digital e não facilitavam em nada a leitura de livros no iPad e no iPhone. Os números agora demonstram que elas estavam erradas com o seu pensamento arcaico. Ponto para o consumidor.

Se você ainda não sabe como comprar um livro na iBookstore, siga nosso tutorial. Se comprou livros digitais em outro lugar, aprenda aqui a adaptá-los ao iBooks.

via Folha de S. Paulo

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Thiago Ferezim

    Acho muito cedo pra fazer comparações. O eReader da Amazon começou a ser vendido esta semana no país (nem devem ter sido entregues para os compradores ainda, devido ao prazo de entrega) e os dispositivos com preços acessíveis da Google ainda não estão sendo anunciados. Só depois que todas as plataformas tiverem seus dispositivos por aqui que seria possível uma comparação dos ecossistemas.

    • Francisco Junior

      Eu recebi o meu kindle hoje

    • Marcelo Andrade

      Concordo com voce em partes. O app da amazon ja esta disponivel ha bastante tempo na app store para leitura de livros.

      Contudo o kindle tb comecou a ser vendido oficialmente no Brasil ha pouco tempo (essa semana) entao preferia analisar com mais calma a partir de agora pra ver quantos Kindles serao vendidos e ver como serao as vendas de livros digitais a partir disto.

      Eu nao comprei o kindle mas realmente é bem mais leve que um IPAD pra ler.

  • Dimitri

    É bom ler na tela Retina, mas ainda quero testar o Kindle. Dizem que é bem parecido com a leitura em papel.

    • Francisco Junior

      Eu recebi o meu hoje e a tela parece mesmo um papel. Não gostei de ler no iPad. É muito pesado para segurar por muito tempo, principalmente se você estiver deitado.

      • Alexander

        Existe o iPad mini… q è levinho

        • Clovis

          Eu tenho o Ipad mini e ainda assim comprei um kindle. Para quem realmente gosta de ler muito, não tem nada igual a kindle, na minha opinião supera inclusive livro de papel pela leveza e conforto na leitura.

        • Francisco Junior

          touchscreem para eu ler livro nao da muito certo, eu sempre vejo uma sujeira na tela e vou limpar a tela e troco de pagina.

  • matheus

    Nao tem nada a ver com a ibooks store mais alguem sabe se turn by turn (passo a passo ) no mapa do IOS 6 tem no brasil ??

    • Philip

      Não existe apenas nos países americanos

      • Thiago Sousa

        Os americanos tem mais de um país?

  • André

    Seria um impasse a pessoa ter conta americana e querer comprar livros na língua nativa do portugues brasileiro pelo iTunes?

    • José Augusto

      Minha conta na Amazon era americana. Dava pra comprar livros em várias línguas. Agora eu a transformei para brasileira. Não perdi nenhum livro e continuo comprando tanto livros em português, quanto em inglês.

  • JB

    Eu li: iBookstore ainda NÃO é campeã de vendas de livros digitais no Brasil. Que susto! A Apple está com um mercado de ouro nas mãos, espero que não perca essa oportunidade.

  • Luciano Hilton

    Apesar dos preços ainda altos…

  • Oliveira

    Vou começar a ler o senhor dos anéis, pra mim o importante é ter livros, agora é por esse ou outro o que importa é ter livros e compra-los por um bom preço.

    • Possuo um iPhone 4

      Eu estou na página 280 do “Livro I” da primeira edição de “A Sociedade do Anel”, e, embora a escrita exageradamente detalhista de Tolkien torne a leitura cansativa, “O Senhor dos Anéis” impressiona por ser uma obra extremamente criativa.

  • Rogério

    O único problema está no ibooks author q só roda em mac os lion… Para quem tem o leopard, a grande maioria, a Apple não autoriza o uso, apesar de gratuito… Vai entender, ter q instalar essa porcaria do lion só para poder usar o ibooks author…é, como faz falta o sr. Steve…

    • Murilo

      ops!!! Mas o iBooks Author é pra criação de livros, e não para a leitura deles no Mac!!!

      livros comprados na iBook Store só podem ser lidos em iDevives

    • Gidel Queiroz

      A grande maioria usa o Leopard? Por favor, te peço, mande a fonte dessa informação.

  • Alessandro

    Eu tenho um Kindle e o aplicativo do Kindle no iPad (que uso para livros técnicos de computação, que ficam melhor numa tela grande) e não me animei nem um pouco com os preços da iBookstore, na loja da Amazon os preços são melhores.

    • Alessandro

      Outra coisa complementando o meu comentário, troquei o país que meu Kindle estava atrelado, que era os EUA para o Brasil e não perdi nada que já tinha comprado antes, inclusive é um procedimento bem simples no site da Amazon.

  • Alessando

    Ilex, meu irmão trocou o país da conta dele e não mencionou a perda de livros (ele tem vários ). Essa informação procede? Aconteceu com você ?

    Eu estou para mudar minha conta para o Brasil também, só esperando o meu leitor chegar, e não vi nenhum aviso sobre perder as compras, fiquei preocupado agora…

    Poxa isso seria uma tremenda sacanagem…..

  • Claudio

    Infelizmente , para quem precisa de livros técnicos ( Medicina e demais áreas) praticamente nao existem opções na IBookstore . Por enquanto a loja da Amazon está anos à frente. Espero que isso mude em breve e possamos comprar nossos livros também na IBookstore .

  • Marcelo

    Troquei de país na amazon e todo meu conteúdo em ingles e portugues se manteve.

    Acho a iBooks store extremamente restritiva em termos de dispositivos.

  • Dorinha

    Fiquei interessada em poder ver um Kindle de perto, após ver aqui tantas opiniōes positivas, pois gosto de ler, e tenho preferência ainda pelo livro real, de papel, pois em minha opinião é ainda muito melhor e mais confortante de ler do que no iPad.

    • Alessandro Fernandes

      Dorinha, realmente a experiência de ler em um Kindle ou mesmo em um Kobo é muito melhor que ler no IPad. Não tem comparação. No Kindle é como se você estivesse lendo em papel. Recomendo fortemente.

  • Rei/SP

    Li recentemente que a leitura digital “acaba” com a vista e a tela retina é pior. Será que procede?

    • Isadora

      Eu sou míope e leio praticamente todos os dias no iPad, desde o lançamento do primeiro. Não tive dores de cabeça e nem piora no grau dos meu óculos. A única coisa que eu faço é diminuir a luminosidade do iPad pra uma combinação confortável e não ler no escuro. A tela retina, na minha opinião, tornou a leitura mais agradável. 🙂

  • Isadora

    Ironicamente, das lojas que vendem em reais, a Amazon sempre tem os melhores preços. Além de ter uma biblioteca enorme em inglês. E o app de leitura Kindle, depois do iBooks, é o melhor em termos de recursos (desconsiderando aqueles que não são atrelados a lojas virtuais).
    Além do mais, os livros ficam sim, atrelados a uma conta. Mas, se você quiser desfazer a conta, ou mudar de país, basta baixar os livros pelo aplicativo do Kindle para Mac ou PC e desbloqueá-lo, usando o calibre, e você pode lê-lo em qualquer lugar, inclusive no iBooks. 🙂

  • Leandro

    Sinceramente, os top 300 livros mais vendidos na iBookstore são bem mais ou menos. Ainda falta MUITO para termos um acervo decente de livros digitais.
    Para exemplificar, cade os livros da Companhia das Letras?