LivrosTutoriais

[tutorial] Saiba como comprar um livro digital no Brasil e fazê-lo funcionar no iBooks

Com o advento do iPad e a popularização dos tablets, a procura por livros digitais no Brasil aumenta a cada ano, talvez mais do que as editoras nacionais possam perceber. Com isso, torna-se necessário a criação de um meio de vendas deste tipo de obra, para que os usuários não sejam obrigados a procurar na pirataria o que eles não podem comprar. Aliás, este nome, “pirataria”, é o bicho-papão das editoras, que tentam ao máximo correr contra a corrente da digitalização de livros.

No Brasil, já começam a aparecer, aos poucos, opções para o consumidor adquirir livros digitais (também chamados de eBooks). Saiba aqui como comprá-los e convertê-los para serem lidos facilmente no iPad e no iPhone.

Livros digitais no Brasil

Saraiva, Gato Sabido e Livraria Cultura são alguns exemplos de livrarias que já estão disponibilizando este novo modelo, com os últimos lançamentos (como a biografia em português de Steve Jobs) já em formato eletrônico. Mas para nós, usuários de dispositivos iOS (como iPhone e iPad), a coisa fica um pouco limitada, pois os arquivos comprados possuem uma trava comercial (chamada de DRM) que impede que ele seja aberto em um aplicativo qualquer. Apenas aqueles compatíveis com o sistema ADE (Adobe Digital Editions) é que podem rodá-lo (como o Bluefire ou o Saraiva Reader), mas a usabilidade deles ainda é espartana, não tendo a mesma interface agradável do aplicativo nativo iBooks. E os livros com DRM não são compatíveis com o aplicativo da Apple.

A Apple, ao lançar o iPad, apresentou ao mundo também o iBooks, aplicativo de leitura de livros com ótima interface gráfica e facilidades de uso, como marcação de texto, favoritos e outras funções.

A iBookstore, da Apple, seria a melhor opção, pois foi construída para adquirir de forma simples e fácil, livros já adaptados para o iBooks. O problema é que ela não está ativa no Brasil, impossibilitando a compra de obras nacionais nela.

Para quem quer simplesmente comprar livros em português para ler em seu iPad, a dor de cabeça de todo o processo é um grande balde de água fria, que desestimula a compra.

A questão do DRM

A proteção do DRM é uma questão bastante polêmica. De fato, o conceito mais difundido é que a existência dele acaba dificultando a vida apenas dos consumidores autênticos, que pagam pelo conteúdo. Os que não querem comprar acabam sempre encontrando maneiras alternativas na internet, sem proteção nenhuma. Esta discussão já aconteceu para CDs, DVDs e músicas e é de longa data.

Removendo o DRM

Felizmente, remover o DRM de um conteúdo que você mesmo comprou, para uso próprio, não é ilegal. Só seria contra a lei se você depois distribuir este arquivo, coisa que desaconselhamos totalmente. A indústria de eBooks no Brasil ainda está engatinhando, e não evoluiu ainda pelo medo que as editoras tem do formato digital. Incentivando a pirataria, você estaria alimentando este medo e fazendo com que, em um futuro próximo, não tenhamos facilmente títulos digitais disponíveis, prolongando ainda mais este calvário que é adquirir livros digitais no país.

Por isso, compre seus livros e não os distribua ilegalmente. Todos nós só temos a ganhar com isso. 😉

A intenção deste tutorial é incentivar a venda de livros digitais no país, tornando-os compatíveis com o tablet mais popular do momento, em que os usuários são acostumados já a pagar para ter conteúdo de qualidade, devido ao seu poder aquisitivo mais elevado. Esperamos (e incentivamos) que as próprias editoras e livrarias nacionais proponham, no futuro, uma solução adaptada para este público, que deseja ler normalmente o livro que comprou sem precisar apelar para aplicativos de terceiros, mal acabados e burocráticos, que obrigam o usuário a se inscrever em diversos serviços antes de começar a ler a obra pela qual pagou.

Convertendo os eBooks para uso no iOS

Dadas todas as explicações iniciais, vamos ao passo-a-passo de como converter os eBooks comprados em lojas nacionais em um formato que seja compatível com o iBooks.

Passo 1: Baixe os arquivos necessários

Todas as ferramentas apresentadas aqui são gratuitas e multiplataforma (funcionam no Windows, no Mac e até mesmo no Linux). Primeiro de tudo, baixe no seu computador o conteúdo dos seguintes links:

programa Calibre (para a conversão de eBooks)
plugins para remover o DRM
– Adobe Digital Editions (MacWindows)

Passo 2: Instale o Adobe Digital Editions

Segundo alguns leitores, ele é necessário para que o Calibre consiga destravar o DRM. Basta usar o programa baixado para o seu sistema e seguir as instruções.

Passo 3: Instale os plugins

O programa Calibre é muito popular, pois ele converte arquivos de diversos formatos (Word, PDF, etc) em ePub, que é o padrão usado no iBooks do iOS. Mas para ele trabalhar com arquivos travados pelo DRM, é preciso instalar alguns plugins. Instale o Calibre e abra-o no seu computador.

Descompacte o Zip dos plugins que você baixou. Era irá gerar uma pasta (Calibre_Plugins) cheia de arquivos zip. Deixe-os assim mesmo, sem descompactá-los de novo.

No Calibre, vá no menu Preferências e escolha Preferências (não escolha “Get plugins to enhance calibre“, pois não é isso que queremos agora).

Na janela que abrir, selecione o ícone de um quebra-cabeças, na parte onde diz “Avançado”.

Clique no botão “Load plugin from file”.

Na janela que abrir, navegue até o diretório dos plugins que você baixou (procure pela pasta Calibre_Plugins) e adicione-os um a um. Repita o processo para cada um dos arquivos Zip (sem descompactá-los).

Depois de todo o processo feito, você está pronto para converter facilmente seus eBooks comprados legalmente.

Passo 4: Comprando o eBook

Este tutorial funciona com a maioria dos livros digitais comprados no Brasil, protegidos com o DRM da Adobe (que é incompatível com o iBooks). Você pode comprar em qualquer loja, mas usaremos aqui a Saraiva como exemplo, pois foi a que testamos.

Para comprar a biografia do Jobs, por exemplo, vá no site da Saraiva e escolha FORMATO DIGITAL.

Você vai notar o símbolo do padrão ePub, que é o formato compatível com o iBooks (mas que não roda por causa do DRM). É ele que nos interessa, pois é o mais adaptado à dispositivos móveis, podendo ser lido tanto no iPad quanto no iPhone/iPod touch.

Clique no botão “Comprar”. Você irá para uma tela de confirmação, mostrando o seu carrinho de compras e o valor. Clique em “Fechar Compra”.

Se você não possuir um cadastro no site, ele vai pedir para você criar um, com seus dados verdadeiros (CPF, formas de pagamento, etc). Faça o que tem que fazer e finalize a compra.

Passo 5: baixando o livro

Agora que você comprou, você deve baixá-lo. No Gato Sabido, você pode baixar o arquivo direto no computador; na Saraiva não, pois ela obriga você ter o aplicativo dela instalado no aparelho (assim como a Amazon faz com o Kindle App). Por isso, baixe no seu iPad ou iPhone o Saraiva Digital Reader, gratuito na App Store.

Abra-o e introduza a conta que você abriu no site.

Depois disso, ele pedirá o seu ID Adobe. É este identificador que vai prender o livro a você, permitindo que ele seja lido apenas em poucos aparelhos. Se você não tiver um ID, crie um no próprio aplicativo, é fácil e rápido.

A partir daí, você verá os livros que você comprou, prontos para serem baixados. Toque no botão “Download” para começar a transferí-los para o seu aparelho.

Depois de baixado o livro, tente ver se você se adapta ao leitor do aplicativo, que é bem diferente do iBooks. Se você gostar e não sentir necessidade de trocar, ótimo, não precisa fazer mais nada. Boa leitura! 🙂

Mas se você não se adaptou e prefere ler o livro que você comprou no leitor nativo do sistema (iBooks), então siga o passo seguinte.

Passo 6: Convertendo o eBook

Você irá precisar retirar este eBook do aplicativo da Saraiva e transferí-lo para o computador. Isso é relativamente fácil, com a ajuda do iTunes. Abra-o, selecione o seu aparelho na barra lateral esquerda e procure a barra “Aplicativos”. Vá até o final da página onde diz “Compartilhamento de arquivos” e selecione o app da Saraiva.

Você então verá o livro que você quer. Selecione-o e clique em “Salvar para…”. Grave em um lugar que você saiba onde encontrar depois.

Com o eBook já no computador, volte para o programa Calibre. Clique em “Adicionar livros” e adicione o que você comprou. O processo está quase chegando ao fim.

Com o livro já na biblioteca do Calibre, está na hora de convertê-lo. Selecione-o e clique em “Converter livros”.

Depois de alguns segundos, ele finaliza o processo, deixando uma versão pronta para usar no iBooks. Para saber onde ela se encontra, clique com o botão direito no título do livro, e selecione “Exibir na Pasta”.

O diretório onde se encontra o livro compatível com o iBooks abrirá, mostrando também a versão original, sem alteração.

Passo 7: Transferindo o eBook para o aparelho

Arraste o que não tem a extensão “original” (no exemplo da imagem, é o penúltimo arquivo) para dentro do iTunes e sincronize o livro com o seu aparelho.

Pronto, se tudo deu certo, ele já se encontra no iBooks, permitindo que você vire páginas, marque partes do texto, favorite páginas e tenha o índice na ponta dos dedos, tudo como deve ser em um bom livro lido no iOS. 🙂

Contribua para a evolução do mercado de eBooks no Brasil

Nós, usuários, somos os maiores interessados em que o mercado de eBooks cresça cada vez mais no Brasil. A Apple ainda não conseguiu abrir uma iBookstore em nosso território devido à dificuldade em fechar acordos comerciais com as editoras do país, pelo medo que elas ainda tem de que o formato digital signifique o fim do mercado.

Só podemos acabar com esse “medo do futuro” das editoras, se mostrarmos a elas que os livros digitais tem sim seu espaço no mundo comercial, com um público consumidor ávido por novos títulos.

Por isso, se você fizer o processo ensinado acima, não distribuia os arquivos que converteu, pois isso seria um tiro no seu próprio pé. O futuro dos livros digitais depende da não proliferação da pirataria.

Hesitamos muito em publicar um tutorial como este (que pode ser usado tanto para o bem quanto para o mal), mas optamos por acreditar na boa fé de nossos leitores, que passam por dificuldades em usar livros que compraram legalmente. Por isso, colabore para que possamos publicar outras ajudas do tipo para os usuários de iOS no Brasil (e também em Portugal, Angola, Cabo Verde e os residentes em outros países), não incentivando a pirataria. Os autores precisam ser pagos pelo trabalhos deles, para que continuemos tendo mais e mais livros, difundindo assim, cultura.

Boa leitura!

Texto e imagens: Blogdoiphone.com © Reprodução proibida

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Marlon Sá

    Quanta informação! sendo assim… agora posso ler no meu ibook o tao esperado livro!

    • Manoel

      Basta usar o App Saraiva Digital Reader que não tem que fazer NADA, NADA disto pesssoal! Este tutorial é para quem faz questão de ler no App iBooks!!

      Para ler no App Bluefire também não precisa de nada disto.

      • Leonardo Godoy

        O App da Saraiva é horrível, trava o tempo todo e é lento… As vezes não passa a pagina e depois pula umas 3 devido a insistência em tentar passar de pagina. Comecei a ler o livro por ele e em 5 min já não agüentava mais de tanta raiva…

        • Cristiane

          Eu uso o APP da Saraiva e não tenho problemas. Achei interessante o tutorial, mas realmente, no meu caso, acho que vou manter o leitor original por dar menos trabalho.

      • sabrina

        e vc ja tentou ler no saraiva reader? eh HORRÍVEL, trava toda hora e não é tão clean qnt o ibooks

  • Eric

    Meu q trabalheira desgraçada.
    Mais fácil comprar na amazon e ler no aplicativo do Kindle.
    Por acaso eu acho o app do kindle bem mais agradável de ler doq o ibooks.

    • Se achar versão em português na Amazon, posta aí para nós então.

      • Eric

        Ops, verdade… Nem tinha pensado nisso.
        Triste q não tenha uma opção mais fácil para quem quer ler em português.

        Mas ainda assim, ja deram uma olhada no kindle? Eu prefiro ele ao iBooks, e o calibre tbm deve converter facilmente para .mobi.

        • Se for para ler em inglês basta comprar direto na iBookstore.

    • Marcio

      Não consigo mais comprar ebooks na Amazon.
      Só a versão impressa.
      Já mudei meu país para USA e mesmo assim não consigo.
      Consegui comprar uns 5, mas agora. Entro no site e não deixa.
      Pior que não mudei o cartão.

  • Mateus Eduardo Souza Miranda

    MEU DEEEEEEEEEEEEEUS, QUANTA COISA! Espero que esse “problema” que atinge todos nós brasileiros, seja logo resolvido, e assim, ler eBooks no iOS se torne uma coisa bem mais fácil e simples.

    • Manoel

      Na verdade é bem fácil, basta usar o App Saraiva Digital Reader que não tem que fazer NADA, NADA disto pesssoal! Este tutorial é para quem faz questão de ler no App iBooks!!

      Para ler no App Bluefire também não precisa de nada disto.

      • Cara, você já usou o app da Saraiva? Com todo o respeito, mas é uma droga. Fica o tempo inteiro travando, e, quando destrava, passa umas 5 páginas de delay.

      • Tatiana

        Meu problema com ler no leitor da saraiva é que tenho arquivos organizados em outro app e sinceramente não entendo porque sou OBRIGADA a usar um aplicativo que não quero já que paguei pelo conteúdo. Sinceramente, acho desrespeito ao consumidor, especialmente porque esta OBRIGATORIEDADE não fica clara no momento da compra.

        A questão não é só ler no aplicativo da saraiva, é ser obrigada a ler neste aplicativo.

        • fe

          meu falo tudo estamos precisando de mais brasileiros como vc eles empurram um reader que nem se quer queremos fazendo com que seu download estejam obrigatoriamente atrelado com o livro que e o que realmente queremos contando com o comodismo e preguica caracteristica na maioria do nosso povo para nos desrespeitar

  • Anderson Campos

    De acordo com a não distribuição e pelo fim da pirataria!

  • Fabio Cortez

    Sensacional! Muito obrigado!

  • Heron

    Valeu cara, você foi incrível com esse post agora!

  • Francisco Spadaro

    Ilex, boa tarde, eu até tinha achado um tutorial destes do Calibre, porém não consegui configurar os plugins como solicitado, pedindo o nome da conta e os 8 numeros finais do cartão de credito. Notei que neste seu método não é necessário, isto procede? Grato.

    • Aqui pelo menos não apareceu nenhum pedido do tipo. Foi só pedir para converter e partir para o abraço. 😉

  • Marcio da Costa Mota

    Muito bom ilex, valeu.

  • PauloAndre

    Bem bacana, iLex. O Blog do Iphone como sempre na vanguarda. Parabens pela iniciativa!

  • Dinnosan

    Muito boa a dica de como passar para o iBooks, pena que o stanza não está funcionando no IOS5, acho ele melhor, mas terei que me acostumar ao iBooks.

    • Paulo

      Verdade: Stanza (RIP) > Bluefire > iBooks (não sei como tem gente que gosta desse aplicativo pobre).
      Bem que o Aldiko (Android) poderia desembarcar no iOS, é um app quase tão bom quanto o Stanza.

      • Eloy Machado

        Também fiquei chateado pelo Stanza nao funcionar no iOS 5, era disparado o melhor pra ler pdf.

  • Rafael Vaccarin

    Ótimo tutorial…

    Alguém sabe aonde encontrar as duas biografias, tanta a digital e a física?

    • JRMiranda

      Versão digital: no Gato Sabido

      Versão impressa: Saraiva, Companhia das Letras…

      • fred

        O do Gato Sabido é protegido tmb?

  • Marcello Q

    Eric… Não acho que seja um “trabalheira desgraçada”… Principalmente para os que apreciam o ibooks.
    Este post tem um objetivo especifico.. E o seu comentário nada estimulante vai na contramão deste objetivo!

  • Adarley Luiz Grando Filho

    Muito obrigado pelo tutorial, já estava pensando em tentar devolver o livro ePub que comprei na Saraiva e comprar um livro físico mesmo, porque esse app da Saraiva não chega nem aos pés do iBooks. O Blog do iPhone está mais uma vez de parabéns.

  • Bruno Godzicki

    baita tutorial… blog do iphone sempre dando show
    Parabéns, dificil agente encontrar pessoas que fazem esse tipo de trabalho com tanta dedicação e ter tanta credibilidade!

  • Rogério Cidade

    Não conhecia o Calibre. Será muito útil com as apostilas da faculdade.

  • Valério de Vito

    Otima materia, facilimo de fazer, por ser muito bem explicado, os leigos acham que é trabalhoso. E de modo algum vou passar esse livro pra alguem, pode parecer hipocrisia, mas sou contra a pirataria, tanto que meu PS3 ainda é e sempre será bloqueado.

    • Valério de Vito

      Acabei falando demais, fiz o tutorial, instalei os plugins umas 4 ou 5x, reiniciei o Calibre varias vezes, mas na hora de converter, diz que o livro tem protecao de DRM e nao pode ser convertido. Uma pena, terei q ler no pessimo Digital Reader 🙁

      • Alessandra

        Fiz todos os passos e aqui não funciona!!!
        O leitor da saraiva e do gato sabido são ruins!!! Queria muito ler no ibook, mas não rolou… fica mensagem que está protegido por drm e não converte no colibri!!! 🙁

        • Depois dos passos feitos, tente apagar o livro no Colibri (também conhecido como Calibre) e importe de novo.

          • Alessandra

            Aqui não rola mesmo! Fiz os passos todos, retirei o livro do calibre e coloquei de novo. Continua a mensagem de protegido! Uma pena! Acabei baixando gratuitamente pra ler no ibook. Muito melhor que a droga de aplicativo do gato sabido! Na boa, isso é desestímulo a comprar! Será que eles não percebem isso? Estimulam à pirataria e não ao contrário! Eu paguei e fiquei infeliz de ver no aplicativo deles e então como não rolou tirar a tal DRM baixei arquivo na net! Pensamento óbvio: da próxima vez não pago!!! Que raiva!!! Mas quero continuar comprando e lendo na plataforma que me agrada!

            • Rafaela

              Não consigo acessar os plugins ou instalá-los. Quando clico no hiperlink abre uma janela que diz “Data File Host” – “The file you requested (id 29511e46) does not exist. It might have been deleted due to inactivity (no downloads) or due to not complying with our terms.” Se alguém sober como me ajudar, agradeço muito

            • Tente este link: http://bdi.li/pluginsePub

  • Fred

    Instalei os zipados do Calibre entretanto continua dando o erro de drm….alguma dica?
    Abs
    Fred

    • Burq1250

      Comigo aconteceu a mesma coisa

    • Caio Maia

      Comigo também não funfou. Deu erro nos plugins e fica dando a mensagem do DRM.

    • ana carolina

      Comigo também não deu certo… para na mensagem do DRM. Será que desinstalar e começar do zero resolve?

    • Marcio

      O meu também.
      Já repeti três vezes.

      Tentar depois.

  • Masduk

    Ilex, comprei pela Saraiva o Livro Digital.
    So que executei um caminho mais facil, acho eu.
    Baixei o Reader da Saraiva e o Aplicativo: ABCMacePUBDRMRemoval (este e o link http://www.epubdrmremoval.com , gratuito para 5 remoções ). Dai foi so baixar o livro pelo Reader da Saraiva e depois removi a proteção DRM procurando o Livro na pasta da Saraiva que foi criada. Depois enviei pra o Itunes e Sincronizei. Deu tudo certinho, e ja estou lendo aqui na boa.
    Abracos.

    • Pessoal boa tarde.

      Fiz exatamente como nosso amigo Masduk postou aqui e já estou lendo no iBooks de boa. Muito boa a dica nobre amigo. Basta fazer o que nosso colega disse que não tem problema. Mais fácil, mais rápido.

      Fica a dica, agradeço o post e abraço para todos.

      Vou ler agora mesmo.

      Bye.

      🙂

    • André Cesar

      Obrigado muito! Consegui apenas ativando o digital editions! Muito melhor!!!

    • Pedro

      Muito obrigado!

    • Daniel Belini

      A [email protected] é que esse programa só roda em ambiente Wimblows.
      Será que existe algo similar pra Mac?

    • Daniel Belini

      Foi mal ae, falei cedo demais, eles tem uma versão pra OSX.

    • Durval Valença Filho

      Funcionou muito bem. Valeu pela dica. Fácil, fácil…

    • Marlon Grando

      Excelente alternativa. Bem simples e direta. Também tive problemas com o Calibre dizendo que o arquivo tinha DRM enabled. No começo tampouco consegui usar este programa pois tinha o livro em um diretório compartilhado. Quando mudei para o local indicado originalmente, o processo foi feito rapidamente. P.S. Comprei meu livro no Gato Sabido…

    • Marcelo C.

      Sua dica funcionou comigo para alguns livros comprados na Saraiva, mas não para outros. O tutorial aqui do site não funcionou com nenhum deles, mesmo após autorizar a o Adobe Digital Editions.

      Apenas um retorno para os leitores do blog.

    • @Douglas_42

      Tentei baixar o programa mas acho que ele não existe mais…

      Quanto ao tutorial, travei no passo 6, pois não tenho nenhum dispositivo da Apple para sincronizar com o iTunes =/

      Essa Saraiva é uma merda mesmo, acho que nunca mais vou comprar nada digital lá.

  • Raphael

    O maior problema dos eBooks no Brasil é o preço que as editoras praticam: elas nao têm gasto com impressão, papel, logística / distribuição, e mesmo assim, vendem um eBook pelo MESMO PREÇO da versão impressa!

    Vejo livros na Amazon sendo vendidos pro kindle por 99 centavos… Nao precisavam cobrar isso nos eBooks brasileiros, mas bem podiam reduzir o preço para estimular a penetração desse tipo de leitura num mercado que ainda guarda resistência em ler livros por meio de tablets.

    • Haytham

      No caso do Steve Jobs o livro custa quase metade do Impresso.Pelo menos na Saraiva Online.

      Acho que voce reclama demais. Você tbm n tem que sair de casa,pegar transito,pagar estacionamento o shopping,etc

      Na app store els custa 17 dólares e lá tbm eles n tem esses custos.Nao acho que seja o preço que diminui a popularidade dos EBOOKS no Brasil.

      • Raphael

        E onde afirmei que o problema é o preço? Eu disse que ainda existe resistência nesse tipo de leitura (por “n” fatores, como a preferência pelo papel, o valor de um iPad que ainda é meio inacessível para alguns, o cansaço que a tela causa aos olhos, e por aí vai). Disse que nesse diapasão, uma redução nos preços AJUDARIA na penetração desse produto no mercado.

        Eu fui tentar comprar uma coleção da Saraiva há alguns dias, a Sinopses Jurídicas. Ela está disponível em ePub, e qual minha surpresa ao ver que a versão eletrônica ficaria ligeiramente MAIS CARA se eu optasse pela coleção impressa?

        HOJE, a cultura de mercado AINDA prioriza o livro impresso: você pode emprestá-lo, risca-lo, anotar, carregar onde quiser, fora o tato, o toque no papel, que faz toda a diferença. Se o eBook não tiver diferenciais favoráveis, não teremos um mercado aquecido nesse sentido tão cedo.

        • Gerson Junior

          Cara, me desculpe, mas leia seu próprio comentário rs..
          “O maior problema dos eBooks no Brasil é o preço que as editoras praticam”

          • Se você interpreta uma colocação isolando apenas uma frase fora do contexto, então, sinto muito: sou responsável pelo que escrevo, não pelo que você entende 🙂

            “Problema” e “razão” não estão sendo usados como sinonímias na minha postagem, fica a dica.

      • Olha só UM exemplo do que eu falei: a Saraiva vende seu VadeMecum jurídico para iPad (formato ePub) por 81 (OITENTA E UM) reais. Quem vai comprar esse ePub, sabendo que há excelentes VadeMecuns na AppStore por 8,99 dólares – e alguns até mesmo de graça?

      • Outro exemplo ainda mais absurdo: a própria coleção Sinopses Jurídicas.

        O livro de Direito das Sucessões, por exemplo, IMPRESSO, é vendido pela Saraiva a R$ 29,50. O mesmo livro, em formato ePub, é vendido a R$ 34,00, ou seja, R$ 4,50 mais CARO. Considere que a coleção tem 32 volumes, e veja mais de 150 reais de diferença para MAIS da versão eletrônica para a versão impressa.

        Note que essa é uma coleção didática, voltada para estudantes. Estudante de Direito precisa buscar aquilo que seja mais em conta, pois os livros são caros e muitos para adquirir, e 150 reais compra duas excelentes obras, ou até mesmo um código comentado. Não é algo para se jogar fora.

        Se o mercado de ePub realmente quiser aquecer no Brasil, as editoras precisam reduzir os preços e parar de vincular os arquivos aos seus leitores. Essas duas medidas são mais que suficientes para fazer o negócio explodir, podem ter certeza.

        • Marcos P

          Mas Raphael, isso é pq Direito é uma m… mesmo. Não fica assim não! 😉

          • Eugênio

            Se Direito é essa substância que você falou, que tal viver sem os SEUS direitos? Aproveite e jogue-os fora, rs… Mas somente os seus. Dos meus não abro mão…

      • Thy

        Os americanos reclamam demais e tem preços acessíveis, tudo que eles compram lá é mais barato e também é fabricado na China. Pessoas que pensam como você são responsáveis pelo “lucro Brasil”.
        As editoras, principalmente a Abril, praticam esse preço absurdo em ebooks, revistas digitais porque as pessoas compram “se compram porque vamos baixar o preço?”. A biografia do Jobs está 28 reais, no amazon 17 dólares. Se converter é quase a mesma coisa. Por isso parabéns a companhia das letras e que sirva de exemplo!!!

        • Exatamente. Essa é uma briga que travo com a Abril já há alguns meses.

          Sou assinante de 3 revistas deles, e não tenho absolutamente vantagem nenhuma se quiser adquirir a versão para iPad – fora que o preço da versão eletrônica acaba sendo mais caro que a da versão da banca (são US$ 7,99 se não me engano, algo que sai por mais de 15 reais se formos contar a conversão + impostos).

          Já a Editora Globo pratica preços mais acessíveis: 2,99 dólares, se não me falha a memória. a diferença do custo de cada edição é coberta com publicidade, muitas vezes interativa.

          Esse é o ponto: existe ainda resistência para a leitura por meios eletrônicos no Brasil, e o fator “preço” apenas agrava ainda mais essa resistência. Se tais meios fossem mais acessíveis, tenho certeza que as pessoas sentir-se-iam estimuladas a pelo menos CONHECER esses meios. Prova disse são algumas revistas da Editora Escala e o jornal Brasil 247, disponíveis na App Store para download e que disponibilizam suas edições sem custo algum para quem quiser – no caso do 247, são duas edições DIÁRIAS, fora algumas revistas esporádicas com temas específicos, como a Oasis e a Motor Show.

          Eu acredito que a leitura de jornais e revistas serão muito mais presentes nos tablets que os livros… Mas acredito que qualquer leitura por meio eletrônico depende de estímulo para que possa penetrar no mercado. O pontapé inicial é o preço. A partir dele, consegue-se derrubar outras barreiras uma a uma.

          • Elliank

            Sou um que começou a gostar de ler livros com o início dos iPads, e também comprei o livro do Steve Jobs na crença de poder ler no iBooks, ledo engano, o tal da DRM usada é da Adobe Editions e não a utilizada pela Loja da Apple que é a DRM Social, até onde sei um livro comprado pela loja da apple eu posso emprestar pra quem eu quiser, porém se eu quiser “distribuir” na internet também posso, mas vai junto com este ebook vai meu nome, endereço de email e outras informações, ou seja a DRM usada pela Apple é uma segurança inteligente, pois quem vai querer ser acusado de pirataria de livro digitais. Os dois programas que conheço, Bluefire e da Editora saraiva, mesmo no iPad 2 que é mais rápido é uma perda de tempo, não entendo porque as editoras brasileiras não utilizam a Apple, pois se vocês quiserem comprar o Livro de Steve Jobs na apple tem ele em italiano, espanhol, árabe, outras línguas e não português. Bem pra quem gosta de revista semanal tem a IstoÉ , IstoÉ Dinheiro, Motor Show , e mais dessa editora de graça já tem quase um ano, fica a dica. O que fazem as editoras brasileiras com o uso dessa DRM que sai caro pra elas é o incentivo aos leitores removerem a DRM, e pode ter gente removendo e postando, pirataria. Eu vou continuar comprando e removendo pra ler no iBooks, muito melhor.

  • Rod

    Acabei de comprar a física na livraria cultura por 39,90 com o desconto. Irei comprar a digital também.

  • Tiago Guimaraes

    Por hora, papel…

  • Heron

    iLex, salva o amigo aqui. Não sei se é coincidência ou ou de fato foi isso que realmente aconteceu. Como já mencionei em outro comentário aqui, possuo mais de 300 livros em minha biblioteca digital (tanto no iPhone quanto no iPad) e tudo lido e acessado através do ótimo (e para mim o melhor leitor de ePub) iBooks. Mas não sei exatamente como, acredito que após a minha atualização paro iOS 5 às capas dos meus livros sumiram, ou seja, eles estão com aquela capa padrão de cor “bege claro”com o título da obra em um retângulo branco, algo como se a capa do livro não tivesse sido identificada, mas o mais interessante (ou esquisito é que todos os livros baixados recentemente estão com suas capas originais, um bom exemplo disso é a Biografia do Steve que baixei minutos atrás, entre outros que já havia baixado (após a atualização tanto do meu iPad, quanto o iPhone para o iOS 5.)
    Lembrando que todos os livros (e PDF`s) possuíam capa próprias e estas eram reconhecidas pelo iOS, ou melhor, pelo iBooks.

    P.S.: Não sei se faz diferença a informação, mas uso o iOS 5 em um iPhone 4 e em um iPad 2 3G.

    Grato e forte abraço.

    • Thalesk

      Para mim aconteceu o mesmo. Para corrigir?

      Vai no itunes, desativa a sincronização dos livros e dá um update. Depois, marca de novo a sincronização dos livros, ele vai copiar tudo de novo e vai ter as capas.

      • Heron

        Valeu amigão! Valeu mesmos.

      • Heron

        Funcionou!!!! \o/

  • SamuEX

    “prolongando ainda mais este calvário que é adquirir livros digitais no país”.
    O iLex fala bonito!

    Ótimo tutorial. Essa semana o BDI tá arrebentando!
    Ativar o multi-touch também foi show, estou me divertindo com meu maravilhoso iPad 1!

  • Mazz

    Não rolou.. intalei os plugins, reiniciei o programa, e quando mando “rodar” da que tem drm e nao conclui…

    Alguma solução?

  • Haytham

    Obrigado Ilex…procurei em tantos lugares por algo parecido.Esse blog só se mostra mais e mais profissional a cada dia.Nao é a toa que está nos meus favoritos.
    Eu comprei faz uma semana na Saraiva Online e passei a noite lendo,odiei o aplicativo.Tinha hora em que eu nao conseguia mudar a página e elas mudavam sozinhas pra uma página que nunca havia visto antes.Me ESTRESSEI muito!
    Agora vou ler no Ibooks!
    E n vou dividir com ninguém.Quem quiser ,compre!!!!!

  • Marcos

    Caro iLex,

    Após todos os passos no meu iMac, o Calibre informou que o livro tinha proteção DRM e não concluiu. Alguma dica?
    Valeu

    • Estranho.
      Tem certeza que adicionou todos os plugins no Calibre?
      Se sim, não sei o que pode ser…

      • Mazz

        Eu acho que a versão do calibre atualizou… tentei de todas as formas, ate mudei o idioma pra ingles. ou então foram os plugins, se você ainda os tem, não quer os disponibilizar?

        • Mazz, usei neste final de semana os mesmos arquivos disponibilizados no artigo.
          Tenho um Mac OS 10.7, e você, qual o seu sistema?

          • Mazz

            Mac 15`2.8 c2d, mac os x10.7.2 com o ebook da saraiva comprado hj e ipad2.

            Eu descobri que da para “editar”as preferencias do plugin e ele pede um numero de cartao de credito rs

            Se esse reader da saraiva nao fosse tao porquinho viu….

          • LordIGR

            iLex vc poderia ajudar??? Não tem mais outra maneira de converter? Já tentei de tudo que achei pela net, vou acabar comprando novamente mais agora a versão em papel (vamos derrubar algumas árvores) pq e esse lance de DRM é um saco. Tem alguém que possa converter ae???

  • Pedro Alberto

    Acho muito trabalho para quem esta pagando. Ainda me recuso!

  • Rafael

    O meu ta dando erro no DRM. Mesmo instalando esse pacote de plugin. E outra coisa, na conversão ele é epub e na saída da conversão é epub tb?

  • Vinicius Almeida

    iLex, fiz todo o processo, mas na hora de converter o livro no Calibre, ele dá a mensagem de que o livro é protegido por DRM e não é possível convertê-lo, já instalei os plugins (link do post), tudo de acordo com o tutorial! Vc tem idéia do q posso estar fazendo de errado?

    Desde já, obrigado!

    • Vinicius

      É aqui também. Estou com o Lion, qual a sua versão?

      • Marcelo Adães

        Mesmo problema, estou com Windows 7.

  • Rafael P

    iLex qual a versão do teu calibre?

    • A última, baixada neste fim de semana.

  • Vinicius

    Aqui não funcionou o tutorial. Fica dando a mensagem de DRM ainda.

    Alguma dica?

  • Saotome

    Muito bem feito esse tutorial, parabéns, esse tipo de trabalho contribui e muito com os usuários. O que é bom a gente tem que elogiar e o que for ruim temos que saber ouvir as críticas.

  • Amauri Jr

    Aqui dá erro… Diz que tem proteção DRM. O que fiz de errado?/?

  • Marco Oliveira

    O iBooks aceita PDF, certo? Então pq o trabalho de converter pra ePub? Tem alguma diferença na prática? Nã
    o estou discutindo a trava, que só funciona com ePub.

    • Já tentou ler um PDF no iPhone? Uma tortura.

  • Sérgio Carvalho

    Parabéns pelo tutorial. Sobre a questão de pirataria, é sempre delicada: comprei um livro, empresta-lo para minha irmã, meu amigo, é pirataria? Comprei o ebook, emprestar para minha irmã, para um amigo, é pirataria?

    • Jrbs

      Interessante é que derrubar mais uma árvore pode. 😉

      • Caio Maia

        Isso é que é ser ecochato. Pra se publicar uma boa obra valeria a pena derrubar uma floresta inteira.

        • Ah, então você acredita que, no mundo de hoje, onde uma grande obra poderia ser lançada de forma apenas digital, ainda vale a pena derrubar uma floresta inteira só para publicá-la? Curioso…

          Eu adoro ler, tenho uma biblioteca pessoal com uma média de 100 livros, todos já lidos, alguns relidos, mas sinceramente ainda prefiro ter oxigênio e um meio ambiente sustentável do que livros na prateleira. Mas é só minha opinião 😉

    • Carlos Eduardo

      Meio esquisito “emprestar” um arquivo digital né? hehehe, ou será que quando você “emprestar” o eBook pra alguém você vai apagar de todos os seus dispositivos até esta pessoa devolvê-lo pra você e apagar dos dispositivos dele?

      Quando se trata de arquivos digitais o simples fato do arquivo que tem direitos autorais ser colocado em um dispositivo que não pertence a você já caracteriza pirataria.

      Ai muitos podem perguntar “Ahhh, mas quem é que vai saber???”. O fato é que o contrato de licenciamento é justamente pra definir as regras que devem ser seguidas em relação aquele arquivo digital e deveriam ser seguidos na teoria e na prática.

      • Dea.R Brasil

        Esse ponto vale a discussão…
        Os livros digitais já deveriam ter sido criados para substituir os livros físicos. Como posso deixar um livro digital num banco de praça para um próximo leitor? Ou como o Sérgio escreveu acima, emprestar a um familiar…ou ainda, será que depois de ler meu livro digital, terei que deixar ele empoeirado na estante do meu iBooks?
        Acredito que uma boa forma, seria um aplicativo que transferisse o DRM para a pessoa que o recebesse e apagasse o livro digital do dispositivo. Seria possível? Hoje em dia, acredito que sim e facilmente.

  • Barreiro

    iLex ocorre o mesmo erro aqui, comprei o livro mas na hora de converter diz que nao pode converter por conta do DRM. Poderia nos ajudar nobre amigo?

    • Fabio

      Mesmo problema aqui…

      Já fechei e abri o Calibre e nada….

      Mac OS X 10.7.2

      Alguma solução?

  • Renan Felipe Kuhn

    Excelente tutorial iLex, veio na hora certa, pois comprei a biografia de Steve Jobs no Saraiva Digital mas prefiro ler no iBook!

  • Julio

    Valeu a dica!!! Vamos torcer que logo logo cresça o comércio de e-books e facilite todo esse processo!!

  • Marcelo Brunelli

    Pena que o iBooks não funciona em aparelhos iOS 5 com JB, ou já existe um fixer pra isso também? O meu iPhone 4 não quer nem abrir o iBooks, constatei isso logo após o Jailbreak. =(

  • Roberto Corrêa

    Olá pessoal, parabéns iLex, mas para mim, depois de seguir os seus passos, deu o mesmo erro do pessoal: ainda consta DRM. Aguardo orientação. Abraço.

  • Pedro Principe

    valeu!

  • victor

    Por algum motivo quando descompacto o arquivo tools vem em pastas e não em outros zips. Então o Calibre não reconhece como Plugin.

    • Moizaniel

      O meu também descompacta vbárias pastas e não vários zips. E o Calibre não reconhece como plug-ins.

      • Este é o problema então. Na hora de descompactar, você acabou descompactando tudo, o que faz dar erro depois.
        Tente descompactar apenas o primeiro arquivo, resultando em um diretório cheio de zips, como na imagem do arquivo. Aí sim o Calibre irá reconhecer como plugin.

        • Ednilson Rosa

          iLex, Acho que o problema é o Windows. Aqui também não consegui descompactar os ZIP. Na primeira descompressão já fica tudo em pastas. Acho que o arquivo para Windows vem diferente…

          • Caio Maia

            Acho que não. To usando o Leopard 10.5.8 e descompactei o arquivo numa boa. Realmente cria um diretório (tools_v.7) com várias pastas, mas uma das pastas é exatamente “Calibre_Plugins”
            .
            Daí “entrei” na pasta através do Calibre, como manda o tutorial e instalei os 5 plug-ins. A pasta contém ainda 5 arquivos readme que eu nem toquei.
            .
            Mas insiste em dar o erro DRM/DRM free.

        • ronaldo ruiz

          entao, pra mim ta dando o mesmo erro! so que nao aparece essa pasta calibre_plugins. na propria rais do arquivo, ja esta as pastas dos plugins direto, sem essa pasta! o que pode ser?

      • Sonia

        Quando vc descompactar o arquivo Tools , vc extrai o arquivo Calibre_Plugns para outra pasta, ficando somente este arquivo, depois é só localizar a pasta.

  • Pedro

    iLex,

    Mesmo aplicando os plugins na hora de converter o calibre está alarmando sobre o DRM.

    Tem alguma idéia do que posso ver ?

    Obrigado

  • Gonuki

    Ola também fiz tudo que está no tutorial mas ainda reclama do DRM.

    Estou usando o Mac OS Lion e o livro comprei no Gato Sabido.

  • Rodrigo

    Tentei no windows aqui, tá dando erro.
    Segui o tutorial certo, mas na hora de converter ele da erro.

    • Rodrigo, na hora de descompactar os plugins, ele deixou os arquivos em ZIP dentro da pasta, ou descompactou eles também?

      • victor

        Esse é o problema no meu caso, tanto o stuffit quanto o descompactador interno do sistema estão descompactando os arquivos internos também. E o Calibre não reconhece como plugin.

      • Rodrigo

        iLex, Ele descompactou os arquivos dentro do programa.

      • Caio Maia

        Já eu descompactei com Stuffit e ele só descompactou a pasta raiz. Os arquivos continuaram zipados dentro da pasta Calibre_Plugins. Tá muito estranho pra achar onde tá o erro.
        .
        Uso Leopard ainda.

  • Dreyfuzz

    Fiz todo o procedimento do tutorial até a parte de carregar o arquivo para conversão. A partir dai já notei algo estranho, não aparece a capa do livro como mostrado na tela capturada do tutorial, e quando mando converter da a mensagem de erro “The book is locked by DRM”, usei note com Windows Vista.

  • Gustavo Betarelli

    iLex, alguma solução para o iBooks com JB !?

  • Francisco Spadaro

    Boa tarde pessoal, também tive este problema, inclusive vi em outro tutoriais sobre estes plugins do Calibre, a necessidade de se configurá-los inserindo o login da conta e os 8 últimos dígitos do cartão de crédito, usados para comprar o ebook. Postei isto acima e o Ilex prontamente retornou que no caso dele não foi preciso tais ajustes nos plugins. A única forma que consegui até o presente momento, foi baixando o app “Epub DRM Removal”, for windows. Este app e pago, porém tem uma versão trial. Até achei um app equivalente para o meu MAC, porém ele precisa da instalação de um outro app da adobe, não sei bem o que é, porém, na pagina da adobe, sou informado que meu sistema não é compatível (MAC OS X 10.7.2) e não habilita a opção de download. Através de uma VM com windows xp, instalei o “Epub DRM Removal”, o app da adobe e consegui retirar o DRM (Dá Raiva Mesmo) rs…

  • Muito bom iLex, parabéns!!! 😀

    antes eu usava o dopdf para converter arquivos em PDF para ler no iBooks…

    😛

  • edward

    mto bom!

  • Vinicius Teixeira Coelho

    Consegui realizar o tutorial somente no Windows depois de ter instalado o Adobe Digital Editions. Depois é só adicionar o livro no Calibre e converter.

    Provavelmente no Mac deve precisar instalar, mas ele ainda não é compatível com o Lion e o Safari 5 de acordo com o site da Adobe.

    iLex o Mac que vc usou esta com o Lion ou ainda esta com o Snow?

    []’s

    • Hummm… Será que é isso?
      Eu instalei no Lion, pegando o link direto do instalador.
      http://kb2.adobe.com/cps/403/kb403051/attachments/digitaleditions_installer_x86.zip

      • Mazz

        Aqui não deu só instalando….

      • Pedro

        iLex, era isso mesmo, agora funcionou.

        Obrigado

      • Vinicius Teixeira Coelho

        iLex é isso mesmo, agora funcionou no Mac, tem que instalar o Adobe Digital mesmo.

        []’s

      • Francisco Spadaro

        Pronto, matou Ilex, este era o meu problema, instalei e tchau DRM, muito obrigado!!!

        • Que ótimo!
          Incluí um passo a mais para a instalação do ADE.
          Obrigado a todos pela colaboração em desvendar esse mistério. 🙂

  • Rafael P.

    O ABC ePUB DRM Removal é free por 15 dias. funcionou aqui. Importante mencionar que tem q instalar o Adobe Digital Editions para funcionar. abraço.

    • Mazz

      Não tem pra mac… =[

  • Marcelo S. Gomes

    Pow! Muito jóia o tutorial. Parabéns a equido do blog!
    Já comprei o livro e fiz todo processo. NÃO A PIRATARIA PESSOAL.

  • Paulo Neto

    Faz um vídeo tutorial, vai ser mais motivador comprar a versão digital para fazer esse procedimento.

  • Christian Tavares

    Eu uso o Stanza. Acho mais prático.

    • Eloy Machado

      Meu stanza da muito erro no ios5, infelizmente. Parei de usa-lo.

  • Gonuki

    Agora foi 100%

    Valeu iLex!!!!

  • Pedro Pinto

    Boa tarde.
    Peço ajuda aqui: Atualizei para o IOS5 mas depois todas as fotos nas pastas dentro do IPHONE 4 ficaram fora de ordem. Não estão mais na sequência de ordem de data, como estavam antes todas certinhas. Agora, nas 12 pastas de fotos que sempre imposto para o IPHONE 4, as fotos mais antigas estão no meio, misturadas com fotos novas e fotos novas lá na parte antiga misturadas com fotos fora da sequência. QUEM SABE COMO COLOCAR A EXIBIÇÃO DE FOTOS na ORDEM de DATA de MODIFICAÇÃO (igual à janela exibida pelo Windows Explorer)?? Quem souber por gentileza me ajude por aqui. Agradeço a atenção. PEdro Pinto.

  • Marcelo Adães

    Agora funcionou. Mas não bastou instalar o Adobe Digital Editions, eu tive que exportar os livros novamente pelo iTunes.

    • Mazz

      Pra mim, no mac ainda nao

  • Vou chorar ! :'(
    Fiz o passo a passo mas não consigo achar o arquivo sem a extensão epub na hora de converter. Pode me dizer o que esqueci de fazer alguém ?

  • TiãoGavião

    Poxa!! o_O
    Tó vendo que vou comprar o livro físico mesmo!! 🙂
    NÃO A PIRATARIA!!
    JAILBREAK SIM, PIRATARIA NÃO!!!

  • Andre Rangel

    iLex,

    Como de costume, PARABÉNS.

    Confesso que só depois de ter comprado na Saraiva e ter resmungado muito apos notar que nao abria no iBooks é que eu vi o tutorial.

    Funcionou redondo por aqui.

    Comprei e não vou distribuir. Afinal de contas, seria muita bobeira comprar um livro TAO BARATO (28 REAIS) e sair pirateando nao e mesmo?

    Abs.

    • Bruno Couto

      Comprei o meu exemplar e usei o tutorial do blog pra poder ler no iBooks sem restrição.
      Acho interessante suportar quem teve o trabalho de produzir a obra e tal, mas não dá pra evitar de me sentir um trouxa por pagar quase R$ 30,00 por um arquivinho de 3mb.
      Acho que deveria ser mais barato isso aí. Não só esse livro, mas todos os ebooks em geral.

  • Dreyfuzz

    Agora sim, deu certo, com o ADE, quem tiver com Windows tem que dar boot pra funcionar.
    Now: Lendo o livro sobre Jobs no iBooks. 🙂
    Obrigado iLex. Grande Post, minha biblioteca vai aumentar consideravelmente!!! Compro na Saraiva e leio no iBooks!!!

  • Wilson

    Ah, deu preguiça.
    Comprei na Saraiva minutos atrás e vou ler pelo reader dela mesmo.

    • Andre Rangel

      Wilson,

      É super rápido e a experiência de leitura no iBooks é infinitamente superior ao aplicativo da Saraiva, que por sinal só consegui fazer funcionar no computador. Até agora não consegui transferir para o iPad ( e já desisti, claro) 🙂

      Abs.

  • Andre Rangel

    Então pessoal.

    A sequencia de fotos no início do livro já vale pelas 600 (837 no iPad) e tantas paginas do livro. Principalmente, as fotos em familia.

  • William

    meu ibooks depois q atualizei pro ios5 e fiz o jailbreak, abre e fecha 🙁 nao da pra usar

  • Wilson

    Eu já usava o Calibre para transformar livro para o kindle e tinha que instalar o Adobe digital mesmo

  • Sérgio Stella

    Grande dica!

    Devidamente convertido e a caminho do Kindle!
    (definitivamente vou “turbinar” a leitura de ebooks seguindo as orietações daqui)

  • Tadeu

    Ilex, fiz o procedimento do tutorial, mas na hora de converter aparece uma caixa que diz que não foi possível converter e que esta travado pelo DRM.
    Como devo proceder, já desistalei e instalei o claibre, mas continua com o mesmo problema.
    Obrigado.

    • Instalou o Adobe Digital Editions? Precisa dele para funcionar. Se tiver no Windows, é preciso reiniciar o computador depois de instalado.

      • Tadeu

        Obrigado Ilex.
        Ainda tentando, pois não consegui.
        instalei o adobe digital editions, reiniciei, mas continua na mesma.

    • Edlei

      Abra o programa da adobe, e faça o login, ai vai funcionar.

      • Tadeu

        Fiz isso também, logei mas continua com o mesmo problema.
        Mas obrigado pela dica.

  • Lucas

    To saindo pra compra o meu em papel e.e

  • Felipe Vivas

    iLex, eu uso iPad 2 e iMac com Lion e só consegui depois de baixar o programinha da Adobe aí. 😉

  • Anderson

    Eu tirei o DRM do meu livro comprado na Saraiva, usando um script em Phyton!! \o/
    Já estou lendo o livro e é bom demais. Ruim seria usar o LIXO de app que é esse da Saraiva.

  • Marcos

    Não consigo nem comprar na Saraiva. Instalei o software deles, mas ao efetuar o login com o Adobe ID dá erro de comunicação com o servidor. Alguém já teve esse problema?
    Como sei que o suporte deles é horrível, não vou arriscar comprar e não conseguir baixar no Mac… Vou tentar via Livraria Cultura que usa o mesmo software da Adobe e apenas ele, ao contrário da Saraiva que obriga usar o seu próprio aplicativo…

  • Alvaro

    iLex, eu nao consigo fazer isso.Eu instalei o calibre certinho, depois os plugins eu baixei, ai aparece a pasta tools, parecendo estar compactada,quando clico nela, ela abre aparece varias pastas, onde eu descompacto?

    • Calibre_Plugins

      • Alvaro

        obrigado iLex

  • Por favor, ja tentei mais de 10x fazer o procedimento tanto no linux, mac e win e sempre da o mesmo erro, mesmo baixando e instalando o item da Adobe. Já tentei outros aplicativos até pagando 30 dolares da licensa de um deles, e não consigo converter. Alguém pode me ajudar? Alguem que conseguiu sem problemas, poderia passar o contato, eu envio o arquivo do livro e a pessoa converte para mim? Alguém disposto a ajudar? Por favor?

    • Ainda estou precisando de ajuda, alguem que ja converteu, poderia converter meu livro? Por favor?

      • Masduk

        Baixe o Reader da Saraiva e o Aplicativo: ABCMacePUBDRMRemoval (este e o link http://www.epubdrmremoval.com , gratuito para 5 remoções ). Dai é so baixar o livro pelo Reader da Saraiva e depois remova a proteção DRM procurando o Livro na pasta da Saraiva que foi criada. Depois envie pro Itunes e Sincronize.
        Abracos.

        • ISSO É CONFIAVEL ????????? OMG

        • FUNCIONOU, MUUUUUUUUUUUITO OBRIGADO!!!!!!!!!!!

        • LordIGR

          Colega, já tentei de todas formas q vc possa imaginar e não rolou…. Acho q tem haver com outros aplicativos instalados no computador. Vou acabar desistindo, só acho uma sacanagem da Saraiva nos obrigar a ler naquela porcaria q ela chama de reader.

          Se vc ou o Henrique puderem me ajudar serei grato.

          [email protected]

          Abs

          • Masduk

            Caro amigo,

            Segue estes passos que acho que vc consegue:

            1 – Instalar este aplicativo : ABCMacePUBDRMRemoval (este é o link http://www.epubdrmremoval.com , gratuito para 5 remoções ).
            2 – Depois de baixá-lo, instale.
            3 – Rode o aplicativo. Vai aparecer duas janelas: A primeira vc seleciona o caminho onde se encontra o livro (provavelmente estará na pasta: Livro Digital Saraiva), clica no livro em formato ePub). Na segunda janela vc seleciona o caminho onde deseja salva o Livro apos a remoção da proteção.
            4 – Clique em Decrypt ePub.
            5 – Agora é só ir no Itunes e Colocar na Biblioteca dos seus livros.
            6 – Sincronize.
            7 – Seja feliz.

            Abracos, espero que consiga agora

            • Francis

              Acho que vou tentar essa dica do Masduk, que me parece menos complicada.

        • Gustavo

          Não consigo de jeito nenhum! Dá erro! Problema de encrypting!

  • Alvaro

    descobri!

  • Sonia

    Eu consegui, sem problemas.

  • POR FAVOR, ALGUÉM AJUDA, EU TO A MAIS DE DUAS HORAS TENTANDO AQUI, JÁ DESLIGUEI E LIGUE O PC 4 VEZES, JA INSTALEI O ADOBE READER LA, O CALIBRE DIZ QUE NÃO PODE FAZER PORQUE É PROTEGIDO PELO DRM, JÁ QUEBREI MEU MOUSE, OMG, ALGUÉM AJUDA

    • Ednilson

      Eu consegui seguindo o tutorial do iLex! Uma coisa que fiz, não se se foi isso que resolveu, foi instalar o Adobe Digital Editions, autorizar o computador nele e importar o livro pra ele. Depois disso funcionou…

    • Dreyfuzz

      Apague o arquivo do livro no calibre que vc deve ter tentado varias vezes e deu o erro de DRM, feche o calibre e abra de novo, dai adicione o ePub como descrito no tutorial, e faça a conversão, comigo só deu certo depois que fiz isso.

  • Heron

    iLex, obrogado por permitir a volta.

  • Diego Castilho

    iLex,
    Usei um processo diferente. Já conhecia o Calibre, mas é um pouco trabalhoso para usar.
    Usei um processo em Python, direto no terminal, em 3 passos (só na primeira conversão) já estava com o o ePub sem DRM.
    Nos próximos é só um comando no terminal “python ineptepub.pyw” abre uma janela, dou a origem e o destino e pronto.

    Bastante simples.

    Se interessar, segue o link (ingles) com a explicação detalhada do processo.
    http://i-u2665-cabbages.blogspot.com/2009/02/circumventing-adobe-adept-drm-for-epub.html

    Abraços!

  • Felipe

    usei outro método (o http://www.epubdrmremoval.com como falaram em um comentario acima) porque não consegui de jeito nenhum com o calibre e fiquei com a duvida: usando o Calibre, quando você vai ler no iBooks aparece a capa com a foto do Steve na tela toda (como no app da Saraiva) ou a primeira página disponível para a leitura é logo a folha de rosto?

    • LordIGR

      Isso vc resolve simplesmente dando comand + I no iTunes e acrescentando a artwork que vc pode pegar no Google imagens….

      Impossível êh tirar esse DRM, já vou recomeçar a ler pelo prog da Saraiva mesmo. Não tem outro jeito mesmo!

  • Kleber

    iLex,

    Que maravilha de dica! Comprei esse e-book sábado e ainda no domingo consegui baixá-lo. Mas deu uma dor no bolso ter que utilizar o Bluefire ou qualquer outra porcaria para lê-lo.

    p.s. Fica a dica de também poder enviar o e-book por e-mail e abri-lo no iPad para os que, como eu, dispensam o iTunes.

  • Daniel Alencar

    Excelente tutorial iLex! Disse tudo mesmo. Eu sempre modifiquei as coisas no meu HD e NUNCA divulguei-os! Nao vejo necessidade de ficar espalhando um conteúdo modificado!
    As editoras nao deviam ter medo dos ePubs, é um modo extremamente pratico hoje em dia. Praticamente vc pode ler um livro na palma das suas mãos e muitas vezes sem “guerra” com páginas e peso! Acho também que eles realmente deviam alimentar essa geração dos livros digitais, também da trabalho passar um obra inteira de um livro físico para uma versão digital, acho que os valoros nao devem mudar! Esse tutorial é brilhante. Eu acho que vou comprar o livro, mas devo decidir qual vou pegar (ou posso ter o livro físico e a versão digital ao mesmo tempo?).
    Valeu BDI! 😉

  • Rafael Da Rocha Oliveira

    Galera , iLex . Tirem-me uma duvida urgentissima !
    Eu fui no Saraiva e cliquei no banner da biografia do Steve Jobs : http://www.livrariasaraiva.com.br/pesquisaweb/pesquisaweb.dll/pesquisa?&FILTRON1=M&ESTRUTN1=&PALAVRASN1=26147&ORDEMN1=E&MODELON1=C&ESTRUTN2=030101&IDBANNER=17309&utm_source=site&utm_medium=destaquedireito_index&utm_campaign=steve_jobs_bio&ID=BB7BA8267DB0A181610030590 , depois disso vi a opcao de fisico digital e importado eu quero comprar o fisico em portugues dai quero saber isso : o fisico portugues é a mesma coisa do importado mas em idioma portugues ou muda algumas coisa . por favor respondam

  • Caio Maia

    Um ou outro livro eu aprecio ler em eletrônicos, mas os bons livros eu não dispenso a oportunidade de toca-los e folhear suas páginas.

  • Cristiane

    Acho que me acostumei com o aplicativo da Saraiva, mesmo porque eu não fazia a menor ideia de que existia alguma maneira de não usá-lo para ler os livros comprados por essa loja. Até fui ver de novo se estava tendo algum problema com o iOS5, mas não está. Uma dica que talvez ajude, para quem comprou o livro por essa via e ainda não conseguiu destravar o DRM, é que para virar as páginas você tem que fazer um movimento mais lento, como se realmente tivesse virando a página de um livro físico. Se o movimento for rápido, realmente trava.
    Como já disse antes, eu tenho um Cool-er que comprei logo que foi lançado e, na minha opinião, é muito bom para ler livros (evidentemente, é só para isso que ele serve). Eu acho que esses leitores digitais cansam menos a vista porque não são tão luminosos.

  • Batatinha

    Esse site da Saraiva é muito doido: pra fazer um teste, comprei um e-book da “Chapeuzinho Vermelho” (primeira opção na seção “Gratuitos”) e outro no formato PDF sobre evolução do sistema bancário no Brasil.

    Quando finalizei a compra e entrei no Reader deles, tinha a opção de baixar 4 arquivos que não tinham nada a ver com a compra: o mais próximo era um de “Alice no País das Maravilhas” da mesma editora do “Chapeuzinho”. De qualquer forma, fiz o teste e converteu legal.

    Alguém passou por problema parecido?

    • Cristiane

      São livros que você ganha quando baixa o leitor digital deles. Não é erro, é “brinde” rsrs

      • Batatinha

        Deve ser isso mesmo Cristiane: entrei agora e os dois livros que eu “comprei” estão lá pra serem baixados.

        Valeu pela dica!

        • Luck Strike

          Ufa! Ainda bem =) Pensei que o Lobo mau tivesse conseguido comer a Chapeuzinho Vermelho na versão digital… rsrsrsrs… Brincadeiras a parte, acredito que a Apple vai liberar uma versão para nós não demora muito.

  • Nossa que trabalho…deixa pra lá…
    Vou pegar a versao impressa mesmo!

  • teodoro neto

    Fiz tudo o que o tutorial manda e mais as dicas dos amigos leitores e nada de funcionar no meu MAC com o Lion! Que frustrante!

  • Ronilson

    Mt bom ILex, parabens, otimo trabalho q e feito aki.
    Ja o fizeram e colocaram para Down.

  • teodoro neto

    Pessoal, encontrei uma forma interessante de remover o DRM. Dentro da própria pasta onde está a pasta com os plug-ins do Calibre, existe a pasta “DeDRM_for_Mac_and_Win”. Dentro desta pasta está o arquivo zippado chamado “DeDRM_3.0.app.zip”. Descompacte ele e aparecerá na mesma pasta o script “DeDRM 3.0”. Agora basta dar duplo clique nele e escolher o livro com DRM e o livro DRM-free será salvo na área de trabalho. Espero ter ajudado! Abraços!

    • GUTO FERRARI

      Teodoro, acho que a dificuldade que muitas pessoas estão tendo é referente a versões diferentes dos plugins.
      Eu descompactei a pasta que você relatou, mas não há o arquivo que você descreveu…

      • teodoro neto

        Mas a pasta que vc tem ai é a denominada “Tools V. 4.7”?

    • Carlos-Sz

      Boa dica! Instalei o ADE e o login da Adobe (que é pedido assim que a instalação é finalizada) para ativar o Mac. Daí foi iniciar o DeDRM 3.0, selecionar o ePub e pronto! Uma cópia sem DRM no desktop com capa e tudo. O interessante é que as fotos ficaram mais nítidas no iBook do que no Saraiva Reader, sem contar que duas fotos o leitor da Saraiva nem mostrou.

    • Fabricio Luciano

      Excelente Dica!!! Muito Obrigado!!! Eu não havia conseguido fazer funcionar no meu Mac com nenhum dos métodos anteriores mas o DeDRM 3.0.app funcionou perfeitamente! Valeu!

  • Lui

    Muito bom esse conversão nota 10, afinal assim como o iOS insentívou o uso do tuíte, o iBook agora poderá insentivar a leitura culta!

  • Airtera

    Show. Up and running. O leitor da Saraiva é um lixo. Uma bela porcaria. Se fosse bom utilizaria sem problemas.

  • Daniel

    Parabéns ao Blog. Sempre com dicas interessantes.
    Continuem firme!!!!!

  • Roberto Corrêa

    Pessoal eu segui a dica do Dreyfuzz e deu certo. Vejam. Ah, valeu Dreyfuzz

    24 de outubro de 2011 às 23:24
    Apague o arquivo do livro no calibre que vc deve ter tentado varias vezes e deu o erro de DRM, feche o calibre e abra de novo, dai adicione o ePub como descrito no tutorial, e faça a conversão, comigo só deu certo depois que fiz isso.

  • simpletech

    achei um arquivo na net do livro, e ja ta no iphone e no macbook pro (usando o esquema da adobe) mas vou ler no iphone…..e comprar o livro original.

    otimo tutorial

  • Sudré

    Fanstástico Blog do iPhone! Obrigado!

    • Francis

      Também acho e boto fé.

  • TiãoGavião

    Acabei de comprar o digital na Saraiva, usei as dicas do artigo.
    Rodando no iPad/iBooks 🙂

  • André Bezerra

    Comprei na Saraiva e também estou enfrentando problemas para converter. Existe mais alguma solução?

    • Marcos

      Pessoal, encontrei uma forma interessante de remover o DRM. Dentro da própria pasta onde está a pasta com os plug-ins do Calibre, existe a pasta “DeDRM_for_Mac_and_Win”. Dentro desta pasta está o arquivo zippado chamado “DeDRM_3.0.app.zip”. Descompacte ele e aparecerá na mesma pasta o script “DeDRM 3.0″. Agora basta dar duplo clique nele e escolher o livro com DRM e o livro DRM-free será salvo na área de trabalho. Espero ter ajudado! Abraços!

      • Silas

        Olá Marcos.
        Ontem instalei os plugins. Converti alguns livros. Fui continuar a tarefa hoje, o Calibre dava pau toda hora. Achei que havia perdido minha grande chance de ter meus epubs no iPad. Encontrei seu post, e resolveu minha preocupação. Espero que continue funcionando. Valeu Marcos: ganhei meu dia.

  • Anderson Ribeiro

    Deu super certo. Não tem nem comparação ler um livro no IBooks, é muito mais bonito e mais interativo, os outros aplicativos como Cultura, Saraiva entre outros são muito feios. Vakeu BDI… Muito obrigado.

  • Carlos Filho

    Parabéns, mais uma ótima matéria!

  • Funcionou 100% aqui. Parabéns pelo post 😉

  • Silvio

    Ontem comprei a biografia pela Saraiva e já baixei na hora pelo Reader da loja. O problema é que tô sem computador em casa e tô tentando desde ontem transferir sem ajuda do iTunes.

    Já usei o iFile, li algumas coisas na internet, mas sem sucesso.

    iLex, sabe de alguma coisa, dica, pra fazer essa transferência sem uso do iTunes?

    Abraço e obrigado pelo blog.

  • Kadu

    iLex, desculpe a ignorância e questionar sobre outro assunto neste post, mas revistas digitais, tipo as da Editora Abril não deveriam poder ser lidas apenas a partir do aplicativo Banca?

    Assino algumas revistas e queria mudar pra versão digital, mas cada revista possui seu próprio leitor, um pra Exame, outro pra Veja, outro pra Você S/A, etc.

    Ou isso acontece pelo fato de não ter sido liberado para o Brasil ainda? Porque assinava a Wired e agora peguei a versão digital, mas as da abril não… O saco é ter vários aplicativos em vez de poder centralizar todas as revistas em um único app

  • junior RINALDI

    eu comprei pelo site da livraria cultura, e o arquivo que me passaram para download foi com extensao .acsm… fiz td como mandou o tutorial, mas qdo coloco o livro no calibre e peço a conversao ele da mensagem: could not convert because no suitable source format was found.
    Seria problema no tipo do arquivo ou nada a ver? alguma ajuda?

    • Kadu

      Júnior, você precisa ter instalado o Adobe Digital Editions no seu computador.

      Aí quando você clicar no link ele vai jogar o arquivo ePub na biblioteca.

      Mas precisa instalar e registrar um Adobe ID.

      ou então instala o leitor de ebooks da Saraiva e faz o download pelo iPad que vai jogar na biblioteca o leitor da Saraiva. Depois é só seguir o tutorial do iLex

      • junior RINALDI

        obrigado irmao, mas ontem a noite tentei novamente e consegui encontrar o arquivo numa pasta, exatamente como diz o roteiro, sem erros! valeu!

  • Antonio Edson

    gostaria de saber como faço pra revender os produtos Apple aqui no Piaui

  • Marcio

    Quebrei minha cabeça ontem. Quase joguei meu iMac zerado pela janela.
    Hoje, abri o calibre e adeus DMS. Valeu iLex. É só seguir o tutorial. Deu varios erros ontem, reiniciei, desinstalei, e nada. Hoje, funcionou!!!

  • Marcio

    Ops, DRM. Sorry.

  • Bruno

    Cara, MUITO OBRIGADO pelo post.

    Sempre preferi ler no iBooks, não me conformava de não poder usar. Ontem passei toda minha biblioteca (comprada legalmente, hein) pra lá. Show de bola!

  • Ricardo

    Nao estou conseguindo baixar os plugins para remover o drm, existe outro link , ou poderia me passar por email ?? Grato

  • Henrique

    Parabéns! Estou esperando a chegada do meu iPad 2 e já tenho alguns títulos em mente para ler, e eu já estava procurando um tutorial de conversão para o formato do iBooks. Pronto, achei! Já li que os readers “genéricos” não prestam, ou são limitados se comparados ao iBooks. E outra coisa, gosto de tudo no lugar, e já que o iBooks é o melhor reader e é nativo, meus livros tem que estar naquela prateleira.

    Efusivos abraços por trás!

  • honkira

    Lendo no iBooks agora, valeuuu…

  • Lucas

    iLex, tenho um jeito mais fácil, comprar pela Saraiva, baixar o Digital Reader no PC ou MAC, fazer o download do livro e do ePub DRM Removal e tirar o DRM do arquivo com esse programa, joga no iTunes e parte para o abraço, bem menos trabalhoso do que o seu tutorial,

    Abs,
    Lucas

  • Roberto

    Não instala na versão do Calibre 0.8.24. o arquivo de plugin tool_v4.7.zip não abre. Aparece um erro InvalidPlugin. It does not contain a top-level_init_.py file. Alguma solução?

    • Tem que descompactar o tool_v4.7.zip.

  • Luciano

    Gente, se vocês realmente prestarem atenção, a “dificuldade” só existe na primeira vez que se for converter os arquivos, pois todos os passos relativos a preparação do Calibre não precisarão ser realizados uma segunda vez. O trabalho será o de simplesmente arrastar os livros pro Calibre e esperar a conversão!!

  • Claudio

    O link para os plugins não estão funcionando. Como rodo mac com lion resolvi ir direto e baixar comprar o programa macepubdrmremoval e também não funcionou. Eu comprei um libro no Gato Sabido e depois não conseguir ler naquele programa horrível deles. Comprei novamente o mesmo livro pela Saraiva Digital e estou lendo mas também é muito ruim. Assim, pretendo transferir para o Ibooks. Também comprei um livro sobre o Imovie na Saraiva, só que no formato PDF e fico amarrado no leitor da Saraiva. Não consigo jogar ele para o Ibook. Em todos os casos eu comprei os livros.

  • Geraldo Magella

    Realmente, o link do plugin já era. Tem como arrumar outro ai pra gente?

  • Gabriel Peres

    Ótimo post, principalmente para os que estão chegando agora no mundo iPhone/iPad (meu caso um iPad). Mas o link do plugin está quebrado… 🙁

    Não seria possível hospedar em outro lugar?

    Obrigado!!!

  • Victor

    O arquivo “Plugins para remover DRM” nao abre. O que fazer?????????????????????

  • Fernanda Filippini

    Pessoal, podemos fazer o download dos plugins neste endereço: http://www.multiupload.com/VFBOBYVXIY

    Procurei por DeDRM_3.0.app.zip no Google que me mostrou este resultado: http://stream-recorder.com/forum/download-drm-tools-archive-t7955p3.html lã existem dois endereços – um é do data file host que está quebrado, o outro é o que eu postei acima.

    Segui o tutorial e deu tudo certo.
    Abraços.

    • Alexandre Alencar

      Valeu Fernanda.
      Resumindo o que todos disseram, minha opinião:
      -o trabalho é só da primeira vez para instalar, etc. depois é automático
      -o leitor da Saraiva é realmente ruim. Lento, trava, pula paginas
      -a opinião de não distribuir a cópia é importante pois só assim vamos ter maior quantidade de titulos disponiveis em Portugues

  • angelica

    O link dos plugins já era…please, pode colocar novamente lá?

  • Alex

    Quem tiver o plugin posta ele novamente pra gente … o link da materia ja era…

  • Leonardo

    Excelente. Deu tudo certo. Como já disseram, só dá trabalho na primeira vez, daí pra frente é bem tranquilo. Valeu, iLex!

  • Andre Morilla

    Segui todos os passos mas nao funcionou.
    Testei com um livro da Saraiva, formato epub, mas o calibre ainda nao autorizada , dizendo que o arquivo esta protegido pelo DRM.
    Nao instalei os demais plugins do Calibre, somente os que vieram no link passado acima (que sao 5).
    Tenho um MACbook, sera que isso eh o problema?

  • Adalberto Vilela

    Tudo certo aqui. Valeu demais iLex!! Atenção, galera que não está conseguindo remover o DRM, aqui também estava com esse problema: sempre aparecia a mensagem no calibre.app de que não era possível concluir a conversão do eBook. É o seguinte: não se esqueçam de que é fundamental fazer o login no Adobe Digital Editions.app (com o ID da Adobe) antes de adicionar o livro ao calibre. Se já o tiver feito, remova o arquivo e adicione-o novamente após o procedimento no app Adobe Digital Editions. É isso. Espero que ajude os que tiveram problemas na conversão.

    Abraços e boa leitura a todos!

    • Sérgio Couto

      Velho, vc salvou minha vida.

      Muitíssimo obrigado!

      Depois me muito custo, finalmente consegui resolver o problema com a dica do Adalberto!

      Sérgio.

  • Matheus

    alguem em ajuda? estava conseguindo faser tudo normal até a hora de passar o livro para o PC, no iTunes não aparece o Saraiva Digital Reader no “Compartilhamento de Arquivos” então num posso passar o e-book pro PC e converte-lo

    ps: uso Windows

  • O Clube Natureza Gleam colocou seus acervos direto pelo Google Docs e pelo SkyDrive, clicou viu; basta ter o gmail ou hotmail respectivamente. Foi assim que li o mais gostoso livro de matemática que já vi: Número-Primo–Arte & Natureza.

  • Pedro

    Tutorial maravilhoso! E excelente a perspectiva sobre a questao da pirataria.. concordo com tudo.
    Se as editoras nao nos querem baixando sem lhes agar q nos ofereçam com qualidade, na plataforma de nossa escolha, com um preco justo…havera sim quem va preferir pagar…como alias a Apple Music Store mostra.

  • Um grande problema é que ainda vendem porcarias de PDF como “livro eletrônico”, que é um lixo pra leitura digital, só serve mesmo pra impressão. Quando as ebookstores brasileiras vão adotar largamente livros em formatos como mobi e epub, mais adaptados para leitura digital?

    • E conversão direta de PDF pra epub não vale como resposta, fica sempre um lixo a formatação.

  • Jeane

    PArabens pelo turorial!!
    FOi ótimo para os livros comprados na gatsabido…
    E vcs acabaram ajudando a leitura dos cegos,,, que precisavam ler os livros com o Voice Over no IPAD mas o DRM impedia a acessibilidade dos cegos!!
    PArabens

  • Zhandra

    Amei o post! Agora sim estamos perto do prazer de ler um livro digital sem as raivas que o app da saraiva traz..

  • Julio Cesar

    iLex, removi minha DRM pelo o programa ABC DRM Removal e sempre jogo na minha ibooks. Entretanto, quando abro o livro o mesmo sempre trava no carregamento. O que eu faço?

  • Emerson

    Boa noite caro iLex,

    Já tentei de tudo, o passo a passo, outros programas sugeridos, e não consigo quebrar o DRM. Se puder me fazer o favor de remover o DRM e me devolver por e-mail eu agradeço muito.
    Sou totalmente contra a pirataria, mais quero ter o direito de ler meus livros nos apps que eu quiser, pois eu comprei e tenho direitos.

    ps: uso Windows 7.

    Emerson Carvalho

  • Raphael

    Nossa cara, eu não li todo o tutorial mas só de ver os detalhes já deixo aqui meus parabéns!! Mais tarde, com mais calma e tempo vou olhar detalhadamente. Adicionado aos favoritos aqui!

  • Alexandre

    Naum consegui, fiz tudo conforme o tutorial, maldito gato sabido, sabe como arrumar uma grana nossa e nos obrigam a usar esse aplicativo de M, se houver outra solução fala cm a gente!!!

    • Felipe

      Você instalou o adobe digital editions? Depois de instalar ele você tem que abrir o programa e registrar para poder usar ele, só ai você consegue abrir no Calibre e converter esse passo é importante, aqui só consegui assim, tentei um milhão de vezes, ai vi que apesar de ter instalado o adobe digital editions não abri o mesmo, quando abri vi que tinha que registrar, como ja tinha o registro, inseri meus dados e abri o calibre e rodou direitinho 🙂

  • Felipe

    Ótimo tutorial, eu compro alguns livros da saraiva, mas acho péssimo o programa deles, apesar de boas melhoras, mas o que mais sinto falta é a falta de sincronização entre aparelhos, eu leio ou no ipad ou no iphone, com o iBooks é fácil continuar da onde parei, já com o programa da Saraiva é impossível, somente por isso mesmo usei o tutorial e me sinto muito feliz, agora posso ter meus livros comprados no ibooks que acho melhor, vlw blog do iphone 🙂

  • Junior

    Não consegui converter um livro (exatamente a biografia de Steve Jobs) comprado na Saraiva. Mesmo instalando os plugins, a mensagem é que o arquivo está protegido com DRM e não pode ser convertido.
    Alguém pode me ajudar? Obrigado.

  • Marcele Horikawa

    Depois de um bom tempo querendo, hoje resolvi comprar um livro digital pela Saraiva e esse tutorial ajudou bastante.
    É bem simples e fácil de fazer, então compensa para poder ler no aplicativo que mais agrada.

    Obrigada =]

  • AL

    Finalmente funcionou. Foi questão de paciência, pois demorei bem mais que das outras vezes.

    • AL

      Deu problema. Saiu com as páginas em branco, apenas repetindo o texto de uma delas e em um tamanho minúsculo. Vou tentar novamente.

  • AOSilva

    A conversão não está funcionando: em todas as páginas sai apenas a mesma página em tamanho muito pequeno. Alguém sabe como consertar isso? Agradeço toda a ajuda que me for ofertada, pois o desbloqueio facilita demais a leitura em outro programa.

  • Xay

    Olha, na boa….
    Quero MUITO conseguir ler meus e-books no meu iPad… mas só de ler esse tutorial (o que é muito válido e ajudador) já fiquei cansada e desestimulada… rsrsrs
    É inacreditável que esse mercado ainda “engatinha” sendo que hoje em dia o mundo está se “digitalizando”…
    Mas iLex… essa alternativa é muito interessante… qd eu criar coragem, eu faço hehehe
    Valeu pelas suas valiosas dicas!!!!

  • Marcia

    Gente,
    to com uma dúvida… Fiz todo o procedimento e deu certinho… Mas qdo eu passei o segundo livro para o Ibooks, diz q não ha espaço disponivel para armazenar o livro… Porem, ha mais de 16 gb livre no meu Ipad. Alguem sabe solucionar isso? Obrigada.

    • De quanto é o seu iPad e onde você viu a quantidade disponível?

  • Rodolfo

    Tutorial simples, objetivo e preciso!

    Obrigado por disponibilizá-lo! Graças a esse passo-a-passo meus ebooks comprados na Saraiva estão no iBooks!

    Sucesso!

  • Arthur

    Show de bola. Agora sim. Usei o recurso pra tbm poder abrir o pdf no preview.

    Valeu pela dica.

  • Roberto Patricio

    EXCELENTE dica!
    Fiquei mais de 2h realizando os procedimentos e ficou perfeito. Minha primeira experiência de conversão foi cansativa mas satisfatória.
    Obrigado pelo post!

  • Bruno Costa de Oliveira

    Olá comprei 3 livros na Saraiva, mas não gostei do aplicativo Saraiva Reader.
    Gostaria de lê-los no Adobe Reader no meu laptop, mas ão sei como fazer. Alguem pode me ajudar?
    Abç a todos

  • Xay

    Uhuuuuul!!! Deu certo pra mim!!!

    Dá um pouco de trabalho… mas nada que me impeça de converter meu lindos livros!!!

    Valeu iLex

  • skl

    Parece ser muito bom o processo… estava dando uma olhada nos plugins que são adicionados ao Calibre e parecem ser bons. No entanto, eu baixei um livro da Saraiva e não consegui converter. Também tentei usar o PDF EPUB DRM Removal, mas ele indica que provavelmente há uma proteção da Barnes & Noble. O interessante é que há um plugin para retirar proteção da B&N neste tutorial, mas o mesmo parece não estar funcionando.

    Alguém encontrou problema parecido? Há algum novo plugin para o Calibre disponível?

    • Aline

      Deu tudo certo. Estou muito satisfeita. O ibooks, sem dúvida é muito melhor que saraiva Reader. O calibre já tinha baixado, o removedor de DRM, peguei aqui e o ultimo no site da adobe.

      O trabalho maior é só na primeira vez que tem que instalar os plugins, vale a pena.

    • Fabio

      eu tive o mesmo problema e com livros de diferentes lojas do Brasil, Inglaterra e França

      • Fabio

        No fim das contas eu perdi a paciência com esse método e comprei uma app que remove DRM por (40USD) e já coloquei todos meus e-books no iBooks. Valeu a pena, o Bluefire já estava apresentando muita lentidão com as marcações de página.

        http://www.epubor.com/drm-removal-tools.html
        Cuidado a quem vai comprar, a versão dessa página é pra Windows, pra Mac tem que entrar num link que não é tão evidente nessa página. Demora algumas horas pra receber o código de ativação, mas o software funciona muito bem. Ele gera uma pasta com os livros convertidos a DRM free. Daí é só inserir na biblioteca do iTunes, mudar o nome do livro (esse arquivo gera traços separando as palavras do título e adiciona nodrm no fim). Em alguns livros eu tive que buscar um jpg de imagem da capa e inserir no iTunes como tive que fazer com algumas músicas convertidas de CD a MP3 algumas vezes.

        A grande vantagem de ter os livros no iBooks (além da melhor velocidade e melhores opções de configuração que o Bluefire) é a capacidade de separar os livros por tema em vez de ter todos eles amontoados na mesma pasta como no Bluefire. Além disso, quando a iBookstore funcione no Brasil todos os livros vão estar no mesmo lugar.

        Vou testar pra ver se consigo desbloquear alguns livros que eu havia comprado no Nook Color também. Desde que converti meu Nook num tablet Android, “perdi” os livros.

        • Fabio

          Com o mesmo software recuperei 16 livros (mais de USD 200) que eu tinha comprado no Nook Color quando estava nos EUA. Estão instalados no iBooks! O problema do Nook (e por isso o converti em tablet Android) é que não dá pra comprar livros estando fora dos EUA.

  • Fabio

    Segui todos os passos e na hora de converter os livros digitais comprados em diferentes lojas como Gato Sabido, FNAC (França), Kobo books, Leitura, etc. para poder ficar livre do DRM e instalar no iBooks segue dando a mensagem que o livro tem DRM e não pode ser convertido mesmo depois de instalar os plugins no Calibre… tenho um iMac com OS X Lion instalado.

  • Klelber

    Perfeito. Funcionou perfeitamente, obrigado pela dica.

  • Rodrigo

    Olá,

    Tentei seguir esse procedimento para um livro comprado através do Iba (www.iba.com.br) porém sem sucesso. O problema é que esse App não aparece no Itunes como app de compartilhamento.
    Alguém sabe me dizer como poderia converter esse arquivo para a Ibooks?

    Obrigado.

  • Cezar Luiz

    Olá boa noite.

    Estou tendo problema com um livro que comprei e não consigo remover o DRM.
    Ja tentei de tudo e não consigo e esse tutorial não esta funcionando, o arquivo tools que faz o download não esta funcionando o calibre não consegue carregar ele e quando descompacto o arquivo todas as pastas dentro dele já estão descompactadas e não funciona no calibre.
    Tentei inclusive compactar as pastas mas ele informa que não existe uns arquivo lá
    pode me ajudar?

  • Fernando

    Muito obrigado pelo tutorial!
    Eu estava com medo de comprar os livros no site da livraria cultura, por exemplo, e não poder lê-los na interface do iBooks. Agora, com esse tutorial, entrarei no mercado digital sem contribuir com a pirataria e mais: poderei ler meus eBooks em um aplicativo de minha escolha.
    Muito importante enfatizar a importância de não piratear os livros digitais, parabéns pelo post.

  • Gfar

    Bem interessante. Compro livros na Gato Sabido tem já uns 18 meses e sempre os lia no Bluefire – depois de ficar uns minutos procurando onde criar uma conta no site da Adobe quando comprei o primeiro.

    Hoje à noite migro todos para o iBooks.

  • Fernando

    Eu amo a experiência de ler eBooks, mas essa briga por formatos e exclusividade é extremamente prejudicial para nós, leitores.

    Tentei utilizar o tutorial a seguir para converter um livro comprado pela Amazon para o ePUB – não funcionou!! Pelo visto a Amazon já deu um jeito de não conseguirem quebrar seu DRM tão fácil.

    Uma pena, pois os preços da Amazon estão realmente muito melhores que os da Apple/Kobo. Mas simplesmente não dá para ficar restrito ao formato Kindle (que, na minha opinião, é ruim).

  • Vinicius

    Muito obrigado pelo tutorial. Ele me estimulou em muito na aquisição de publicações digital. Não aceitava ficar preso ao leitor dos fornecedores, muito “capengas” por sinal. depois dessa informação me sinto livre e estimulado para a aquisição de novos materiais.
    Outro ponto que merece destaque na sua publicação é o incentivo que você dá acerca do combate a pirataria. Com certeza esse é o espírito, liberdade em relação ao seu produto não deve significar desrespeito ao trabalho dos outos. Quem escreve, pesquisa, estuda, gasta e “mete as caras” em todo lugar pra conseguir realizar o seu trabalho tem que ser valorizado e reconhecido.
    PIRATARIA NÃO.

  • Fernanda Fil

    Ilex, eu havia feito o passo a passo do tutorial no note windows antiguinho. Funciona normalmente. No MacBookPro eu não consegui nem por reza brava.
    Agora estou com outro note novo com Windows 8 – baixei a versão nova do Calibre fiz instalei o ADE e os plugins e dá erro de DRM.
    Você sabe dizer se é o windows 8 ou a nova versão do Cabibre?
    Obrigada,

  • Fernanda Fil

    Esqueci do detalhe é Windows 8 64 bits

  • Machado

    Estou com um MacBook Pro (rodando Mountain Lion) + Calibre 0.9.17.

    Já tentei uma dezena de vezes, mas não vai de jeito nenhum. Sempre que tento converter, recebo a msg de que o livro está bloqueado com DRM. : (

    Alguma dica?

  • Heliel

    Muito bom este post.
    Comprei um livro na saraiva e nao conseguia ler no Moon-reader.
    Só precisa atualizar o post porque o calibre mudou o layout.
    Parabens.

  • Fabiane Pianowski

    Muito obrigada!

    Tutorial claro fácil e simples! Genial, agora posso fazer o que eu quiser com o meu pdf, inclusive imprimir e ler em papel que é o que mais gosto e pagando a metade do preço.

    Valeu!

  • Luiz Renato

    Alguém tem uma solução para a o IBA? Ele não aparece para o Itunes como compartilhamento.
    Pelo que li, inclusive o Rodrigo em 20 de agosto de 2012 postou o mesmo problema e não vi nenhuma dica. Estamos em 2013. Alguém tem alguma reposta?

  • Ana

    Tentei ontem com um .pdf comprado na Saraiva e nao funcionou. O Adobe Digital Reader também nao o le. O que poderia ser? Obrigada

    • Poderia ser problema no PDF então.

      • Tainá

        iLex, excelente tutorial. Mas o calibre dá erro na hora de instalar os plugins da pasta “DeDRM_for_Mac_and_Win”. Ele diz: “The plugin is invalid. It does not contain a top level _init_.py file.”. Consegue me auxiliar?

  • claudia sandy

    Esse tutorial salvou a minha vida. Comprei 2 livros digitais na Saraiva e baixei o aplicativo para o meu pc, mas quando quis tranferir para o meu Ereader da Alfa positivo, aparecia uma mensagem de erro dizendo ser impossivel abrir o livro. Fiz todo o procedimento descrito acima e deu certinho, agora posso ler meus no meu alfa positivo e continuar comprando na Saraiva. Muito obrigada

  • Cris

    Antes eu conseguia com esse tutorial mas agora nao funciona mais… alguem ajuda?

  • adriana

    Obrigada pelas dicas. Gostei muito e foi bastante interessante.

  • Myrna

    Não consegui converter. executei todos os passos, mas quando clico em converter o calibre dá a mensagem que o livro é protegido por DRM. Será que tem alguma configuração adicional? ou os Plugins não funcionaram? Baixei a versão 64 bits do calibre. Tem alguma coisa a ver?

  • Sergio

    Executei todos os passos e infelizmente nao funcionou. O Calibre nao converte o arquivo e informa que o mesmo esta protegido por DRM…..

  • tatiane

    Fiz tudo certinho, mais não consegui.Queria passar para o kobo e diz que é protegido por DRM.
    Alguem já conseguiu com os ebook da Amazon?

  • Almir Ximenes

    eu fiz tudo certinho cara, mais quando estou em preferencia do calibre e abro a pasta dos plug-ins entra uma tela e não me deixa adicionar ele manda para área de transferência e não rola nada. se puder me ajudar.

  • Ricardo Evangelista

    Boa noite. Sei que o artigo é antigo, mas acabei de comprar um kindle e queria muito ler todos os livros que comprei na Apple no meu kindle.

    Esses – plugins para remover o DRM do anuncio, sabem onde acho mais recente?

    OBrigado, Ricardo

  • Ricardo Evangelista

    E ao contrario, gente? Comprei na ibooks store mas vendi meu ipad e quero ler no meu kindle, alguém sabe me ajudar?