Uma grande confusão acabou acontecendo neste final de semana entre a TIM e a Apple, que fez diversos clientes da operadora pagarem por um livro na iBookstore que pensavam ser gratuito.
Como sempre fez na Europa, a Apple trouxe este ano para o Brasil a promoção 12 Dias de Presentes e abriu a possibilidade de empresas patrocinarem o evento, como acontece no Velho Continente. E é por isso que a operadora TIM anda dizendo a seus clientes que é ela quem está oferecendo os presentes, pois comprou a cota de patrocínio. Em junho, o jornal Estadão fez a mesma coisa com uma promoção semelhante.
Mas parece que a comunicação entre a Maçã e a operadora não está tão boa assim. Pelo acordo feito, a TIM deveria ser informada com antecedência sobre os presentes que seriam dados e por isso, no sábado passado, enviou a todos os seus clientes um SMS avisando que o livro “Não Conte a Ninguém“, de Harlan Coben, estava de graça, coisa que não era verdade.
Imagem cedida pelo leitor Rafael Vannucci
O problema é que muitos clientes acabaram distraidamente baixando o livro na iBookstore, sem notar que ele não estava de graça. Resultado: tiveram o valor de US$9,99 descontado de seus cartões de crédito.
Ainda não sabemos de quem é a culpa, se de algum estagiário da TIM ou da Apple. Mas o fato é que muitos clientes estão ameaçando entrar com reclamação no PROCON por propaganda enganosa. E o pior: a avaliação do livro, que não tem nada a ver com a história, está sendo prejudicada, pois muitos estão dando apenas uma estrela para ele só por causa do engano.
Realmente uma situação desagradável.
Por isso mesmo, a maneira mais segura de saber dos presentes da promoção da Apple é através aqui do Blog, pois postamos diariamente a promoção em vigor. A dica serve inclusive para a TIM, antes de enviar SMS a seus clientes. ;)