Muito se fala da fabricação de iPads no Brasil, até porque há um grande incentivo fiscal no país. Porém, poucos arriscam afirmar se seriam montados também iPhones, os quais a Medida Provisória dos tablets não beneficia.
Pois o Blog do iPhone recebeu recentemente informações de fontes diferentes, que indicariam a fabricação para breve dos celulares da Apple na fábrica da Foxconn brasileira.
Segundo as informações que recebemos com exclusividade, a Apple Brasil e a Foxconn já estariam agilizando os detalhes operacionais para a montagem do iPhone, com as peças já armazenadas na fábrica.
Logística pronta
Segundo uma fonte muito próxima do assunto, toda a linha de produção já foi transportada e armazenada pela Apple, representando uma mercadoria equivalente a US$15 milhões que chegou no aeroporto de Viracopos ainda na segunda quinzena de julho. O transporte, feito em 20 caminhões, foi realizado graças à colaboração da Infraero, Receita Federal e transportadora, para que tudo fosse feito no maior sigilo. Ela foi toda armazenada por uma empresa durante 20 dias, enquanto a planta da Foxconn em Jundiaí não estava pronta.
O que estranhamos é que, nos documentos que recebemos, se fala apenas da produção de iPhones e nada de iPad. Provavelmente a mesma linha de produção poderá produzir ambos os dispositivos, pois nos parece claro que o tablet da Apple não ficará de fora em um primeiro momento.
Fabricação de embalagens no Brasil
A Apple já está procurando fornecedores nacionais para a fabricação das embalagens do iPhone e do iPad. Ela e a Foxconn já conversaram com 3 empresas e ainda não fecharam com nenhuma, por causa da rigidez nos detalhes.
Uma questão técnica (e muito curiosa) está atrasando a seleção. A Apple exige que a abertura da caixa do iPhone, por exemplo, deva demorar 7 segundos (!!!) para abrir. É regra da empresa, para fazer com que o usuário abra lentamente a caixa (quem já abriu uma sabe como é o efeito da parte inferior deslizando lentamente para baixo). As máquinas testadas fizeram caixas que levavam de 4 a 5 segundos para abrir e foram reprovadas. Ninguém disse que é fácil ter a Apple como cliente…
Ou seja, a Apple está vindo para o Brasil, mas está exigindo (nos mínimos detalhes) a mesma perfeição que lhe é característica.
Mesmo tendo recebido estas informações diretamente de fontes que nos parecem confiáveis, não temos como não classificar como um rumor até que a Apple as confirme oficialmente. Mas sem dúvida nenhuma manteremos todos vocês informados assim que tivermos novidades.