2011ARQUIVORumores

[rumor] Fontes afirmam que Foxconn também deve fabricar o iPhone no Brasil ainda este ano

Muito se fala da fabricação de iPads no Brasil, até porque há um grande incentivo fiscal no país. Porém, poucos arriscam afirmar se seriam montados também iPhones, os quais a Medida Provisória dos tablets não beneficia.

Pois o Blog do iPhone recebeu recentemente informações de fontes diferentes, que indicariam a fabricação para breve dos celulares da Apple na fábrica da Foxconn brasileira.

Segundo as informações que recebemos com exclusividade, a Apple Brasil e a Foxconn já estariam agilizando os detalhes operacionais para a montagem do iPhone, com as peças já armazenadas na fábrica.

Logística pronta

Segundo uma fonte muito próxima do assunto, toda a linha de produção já foi transportada e armazenada pela Apple, representando uma mercadoria equivalente a US$15 milhões que chegou no aeroporto de Viracopos ainda na segunda quinzena de julho. O transporte, feito em 20 caminhões, foi realizado graças à colaboração da Infraero, Receita Federal e transportadora, para que tudo fosse feito no maior sigilo. Ela foi toda armazenada por uma empresa durante 20 dias, enquanto a planta da Foxconn em Jundiaí não estava pronta.

O que estranhamos é que, nos documentos que recebemos, se fala apenas da produção de iPhones e nada de iPad. Provavelmente a mesma linha de produção poderá produzir ambos os dispositivos, pois nos parece claro que o tablet da Apple não ficará de fora em um primeiro momento.

Fabricação de embalagens no Brasil

A Apple já está procurando fornecedores nacionais para a fabricação das embalagens do iPhone e do iPad. Ela e a Foxconn já conversaram com 3 empresas e ainda não fecharam com nenhuma, por causa da rigidez nos detalhes.

Uma questão técnica (e muito curiosa) está atrasando a seleção. A Apple exige que a abertura da caixa do iPhone, por exemplo, deva demorar 7 segundos (!!!) para abrir. É regra da empresa, para fazer com que o usuário abra lentamente a caixa (quem já abriu uma sabe como é o efeito da parte inferior deslizando lentamente para baixo). As máquinas testadas fizeram caixas que levavam de 4 a 5 segundos para abrir e foram reprovadas. Ninguém disse que é fácil ter a Apple como cliente…

Ou seja, a Apple está vindo para o Brasil, mas está exigindo (nos mínimos detalhes) a mesma perfeição que lhe é característica.

Mesmo tendo recebido estas informações diretamente de fontes que nos parecem confiáveis, não temos como não classificar como um rumor até que a Apple as confirme oficialmente. Mas sem dúvida nenhuma manteremos todos vocês informados assim que tivermos novidades.

Conteúdo original © Blog do iPhone

Botão Voltar ao topo