iPadNotícias

Apple se mostra interessada no incentivo fiscal que o governo brasileiro quer dar aos tablets

Parece que o incentivo fiscal proposto pelo governo nos preços dos tablets foi capaz de fazer o que poucos acreditavam: chamar a atenção da Apple.

A vice-presidente de relações governamentais da empresa, Catherine Noveli, esteve ontem em Brasília para uma reunião com os Ministros das Comunicações e do Desenvolvimento, querendo mais informações sobre os planos do governo de reduzir os impostos de tablets, para que eles fiquem mais acessíveis à população. A intenção é incluí-los nos benefícios do programa Computador para Todos.

Mas o governo não se intimidou com a visita e colocou todas as cartas na mesa: o incentivo irá priorizar empresas que investirem em produção no território nacional. O ministro Paulo Bernardo, no entanto, incentivou a Maçã a pensar com carinho no nosso país:

Mostramos à Apple que vale a pena investir no Brasil, um país em que no ano passado foram vendidos mais de 14 milhões de computadores. Mas ressaltamos que a intenção do governo é incentivar a produção aqui.

A notícia é excelente. Agora só depende da boa vontade da Apple em pensar na possibilidade em abrir uma fábrica no Brasil, pois há investidores e consumidores, além do apoio do governo.

Em contrapartida, quanto à redução de preço do iPad em nosso território, a curto prazo, não deverá acontecer. Mas pelo menos são mais portas que se abrem à empresa de Steve Jobs. Ela só não vem se não quiser.

dica do NaldoCFR, via Convergência Digital

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Rodrigo

    Sabe como é… tudo começa com um pequeno passo!!

    Excelente notícia!! =]

    • Michel Pilla

      Disse tudo…

      a quanto tempo a apple existe e seus preços aqui no Brasil é esse absurdo?

      tá mais que na hora do Brasil mostrar sua cara lá fora e provar que aqui é um dos mercados mais promissores do planeta.

      Vai Brasilllllllllllllllllllllll

    • Pequeno passo, concordo!

      Pra poder produzir computadores no brasil, precisa tirar muito dinheiro do programa do leite, do bolsa saude, bolsa escola e os demais bolsas-misérias; e investir alguns bilhões em ensino fundamental e médio de qualidade.

      Não adianta o brasil ter uma excelente política econômica e dar um tiro no pé quando o assunto é educação.
      Só vou botar fé no brasil produzir (digo produzir – não digo MONTAR) tecnologia em informática quando houver um investimento inteligente e digno na área de educação básica

      Como aluno de uma universidade federal, eu vejo que os recursos invesitos na escola pública superior são abusivos e pouco aproveitados. Precisa invesitr mais na formação básica do povo! o brasil é o pais mais dicotômico que há: de um lado – uma torre de doutores e pós-doutores, do outro um oceano de analfabetos!
      até mais.

      • Estevao

        Heleno, excelente ponto de vista, realmente uma das maiores barreiras para o Brasil produzir mais, é a falta de qualificação da mão de obra. Muitas empresas ivestem pouco em máquinas modernas, por falta de funcionários para operá-las.

      • Overlord

        Produzir no Brasil?

        Olha só daqui há uns bons 50 anos…. principalmente com a tecnologia utilzada nos produtos da Apple.

        Nem “chip foundries” temos no país. É tudo importado. 🙁

        O quê a Apple poderá fazer é abrir uma montadora: as peças são importadas (e aí está a real importância de baixar os impostos)
        e o produto final será montado e testado aqui.
        Como é feito na Zona Franca de Manaus. 🙂

        Mesmo assim, creio que o preço do produto final para o consumidor brasileiro não baixará muito não.

        • Estéphano

          Srs.
          Concordo com vocês que precisamos sim de mais incentivo na educação.
          Não curto politica, mas procuro saber o que está havendo no meio politico para não ficar por fora.
          Pelo pouco que sei, o governo está interessado, é o primeiro passo. Só nos resta torcer e para quem estiver afim se qualificar e correr atrás. Não adianta ficar esperando cair do céu.

          E outra,
          Há sempre o lado ruim de algo, nada é 100% maravilhoso. Precisamos acreditar no que vem para o bem.
          Caso a Apple realmente monte uma fabrica aqui no brasil será ótimo. as pessoas que tem força de vontade vão buscar o conhecimento e lutar para tentar uma vaga. Certamente estas pessoas não irão ficar lamentando o lado ruim e certamente irão a buscar do que precisa para ao menos tentar um vaga de desenvolvedor ou ate mesmo na linha de produção da Apple.

          Mas,
          Toda opinião é valida,
          Parabenizo os senhores por expor a vossa opinião,
          ela é útil para que possamos ver ambos os lados.
          Abraços a todos!

    • Falou tudo em poucas palavras. Também estou muito feliz com a novidade. Tomara que isso se concretize. o iPad é um produto mágico que pode ser usado de diversas formas, inclusive na educação. O governo brasileiro esta certo em tentar diminuir os preços estorsivos dos impostos. E assim quem é beneficiado, somos nós.

    • Sandro

      Esqueçam. Mão de obra chinesa 90% mais barata que no Brasil. Chance 0% de fábrica por aqui.

      • Diego

        Chance de fábrica = 0%
        Chance de montadora = depende dos benefícios que o governo fizer e da boa vontade da Apple

        Não acho que uma montadora seja tão impossível… Se houver uma redução de impostos, e for uma produção voltada para o Brasil/América do Sul, eles talvez consigam baratear alguns custos (como a garantia, que sempre que é ativada, tem que trocar o produto, em vez de consertar). E que é um mercado promissor, acho que isso ninguem duvida…

  • Gian

    OTIMA NOTICIA e temos razão para produzir aqui mesmo!

  • Muito interessante isso, já imaginou termos uma queda no preço do iPad eo melhor de tudo, quem sabe dessa vez a Apple não passe a valorizar nosso páis como ele deve, afinal nós amamos os produtos da Apple e queremos ser tratados como todo o resto do mundo, com lançamentos de produtos mais rápidos, maiores unidades disponíveis para compra no lançamento e uma melhor assistência técnica.

  • ieaf

    Ia ser uma boa. Sem a estúpida carga tributária, o preço pode cair em, pelo menos, 30-40%. Que dê frutos essa conversa toda.

  • Nossa se vir uma fábrica aqui vai ser ótimo, futuramente o preço dos produtos da nossa querida maçã pode ficar mais barato, e disputar mercado de computadores, ainda então, pouco aproveitado aqui no Brasil pela apple.

  • Bom saber que o governo brasileiro está dando a devida importância aos Tablets. Além de ter percebido que o preço está “um pouco” alto…

  • Ahh, na booa, o governo brasileiro agiu corretíssimo! Não dá também pra ficar se humilhando só porque é a Apple. Claro que é uma grande empresa e tem o melhor (*_*) tablet, mas assim, estimular as empresas a investirem no Brasil é o melhor mesmo a se fazer. E mais: com todo incentivo (apoio do governo, grandes portas de investimentos, consumidores ávidos por preços mais acessíveis, mão de obra relativamente barata – aff), se não se animarem, é melhor mesmo que a redução dos impostos seja direcionada a outras empresas. É triste, mas a nossa economia tem que ser valorizada, né!?

  • Agora a bola tá com a Apple.

    • Melo Júnior

      Agora chuta logo Steve! Ou seria o Tim Cook!!??

      • Falta saber se eles querem fazer o gol…

        Eu que não quero esperar. O Xoom será fabricado aqui, e a Motorola agradece os incentivos do governo. Tô bem cuiroso pra ver o estardalhaço que o Xoom causará pora qui.

  • Luiz Aguiar

    Lembrando que o maior “problema” parte do governo e sua tributações, não da Apple dar mais ou menos atenção pro país.
    Em outras ocasiões a Apple já declarou que o Brasil era abusivo e ela sozinha não tinha como fazer muita coisa pra melhorar o cenário.
    Querer que a Apple baixe drasticamente sua margem de lucro mundial só no Brasil sem receber nada em troca é muita ingenuidade né.
    E basta ver também o preço elevado do Galaxy Tab por aqui pra ver que ela não esta só nessa briga.

    []s

  • Algus Helm

    Ahhh… o que faz uma Geek no poder… Nerds no poder!!!

  • [off topic] Rapaz, quase não foi “photoshopada” essa foto da Dilma. #Nooott

    • Maicon

      KKKKKKKKK

      • Dark Knight

        É sério eu simplesmente adoro essa foto da Dilma com esse iPad montado no braço dela hehehe, desde o primeiro post!

  • maxi

    Veremos… tomara q der certo

  • Naiara

    Vamos fazer uma campanha apple no Brasil… via twitter… facebook e afins!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • Michel Pilla

      tô contigo Naiara!!!!

      APPLE NO BRASIL A R$1000,00 😀

  • Juan

    a Dilma vendeu as rugas dela pra comprar o iPad que ela tá segurando na foto? Brincadeiras a parte é uma ótima notícia, mas será que vai abaixar o preço na prática a longo prazo? Nós não podemos esquecer de um fator nas lojas e vendedores brasileiros que também conta na hora de estipular o preço de produtos de informática: GANÂNCIA. O iPhone e o iPad não são os mais caros do mundo apenas por causa dos impostos, o imposto não triplica o preço de um aparelho.

    Metade dos produtos de tecnologia mais recentes e potentes como placas de vídeo que são vendidos em lojas comuns são contrabandeados e mesmo assim ainda custa o triplo do preço original lá fora, mesmo sem pagar imposto algum. Será mesmo que um aparelho com um alto valor de mercado vai baixar 40% do preço? Tenho dúvidas.

  • André

    Me tornei fã da Dilminha 😀

  • Paulo

    Duvido que a Apple ou suas parceiras (Foxconn) instale uma montadora no país (como as outras indústrias de informática tem em SP e AM: finalizadora de peças vindas da China). E se por alguma surpresa vier, o impacto não ser essa expectativa toda. Vide qualquer eletrônico: o preço, se baixou não é por terem se instalado no país (como as câmeras digitais, por exemplo), e sim porque o mercado de eletrônicos tem essa dinâmica. Só que com os produtos da Apple não é bem assim.

    • Evandro

      A Foxconn já tem fábrica no Brasil

      Foxconn do Brasil Industria e Comercio de Eletronicos Ltda

      R. Dalísio Silveira Barros, 370
      Distrito Industrial Domingos Giomi, Indaiatuba – SP

      • Paulo

        Eu sei, ela monta equipamentos para diversas empresas mais populares como HP e Sony. Mas duvido que ela vá montar algo para Apple, mesmo se o País oferecer bons subsídios melhores que os atuais.

  • Beatriz

    Tomara que dê certo!!

  • Rapha1996

    Valeu Dilma!

  • Lucas Vital

    Aí sim! Tomara mesmo que a Apple pense com carinho na possibilidade de montar fabrica por aqui, tenho quase certeza que com melhor assistência e preços mais assecíveis as vendas dela vão disparar…

  • Leonardo Mundim

    Excelente noticia… indo muito longe, imagina um ipad custando uns 1000 reais
    ia ser muito bom!!!
    Ate q to gostando mais da Dilminha

  • Amém, porque o único tablet que vai prestar para quem preza qualidade e conjunto vai ser o iPad e seus sucessores. Nem conto com o resto, infelizmente.

    Preso pela Apple pela qualidade que ela fornece e não por ser fanboy.

    Droga… que venha logo o Honeycomb e o Galaxy Tab 2 para fazer a Apple soltar suas cartas na manga 😛

  • leandrolopesp

    Quero muito que vocês todos venham me zuar depois pelo que eu vou dizer aqui, por que não tinha nada a ver:

    – não vai acontecer. A Apple não vai abrir fábrica no país. Talvez uma montadora só pra por um selinho Made in Brazil, mas vai continuar caro.

  • Leonardo F. M.

    A notícia é boa, mas a Apple só vai instalar suas fábricas aqui em terras tupiniquim se ela, a apple, tiver mais incentivos fiscais, na fabricação, por muitos anos garantidos!
    Caso contrário podem esquecer!

  • Bruno

    Muito dificil abrir uma fábrica aqui, os custos de mão de obra na China são incrivelmente menores do que os nossos. Só incentivando as vendas aqui reduzindo os impostos já é um grande avanço.

  • Luiz Gaia

    Resumindo: Dona Apple, que rir? Tem que fazer rir.

  • Lucas

    Otima noticia, vem aí BOLSA APPLE, o que todo brasileiro estava esperando =) HAHAH

  • PedroCarvalh

    Seria ótimo uma fabrica no Brasil pra comprar Macs, o iPhone já tem um preço legal pra quem tem um bom pacote de telefone, e o iPad não é nenhum absurdo de caro também.

  • Dorinhavasc

    Excelente noticia, mais eu particularmente ficaria Feliz se a Dilma tivesse tomado há iniciativa de ABAIXAR a taxa dos impostos nos produtos da Apple.
    Quero muito que Todos possam ter um iPad, um iPhone e tiudo o mais. Principalmente aqui em casa , seria Ótimo, bom demais!!!!
    O jeito é torcer para dar certo. =)

  • Marcos

    E acham que a apple vai deixar de produzir na china para investir no Brasil?
    Pra monta uma apple store já ta uma novela, que dirá uma fabirca.

  • Quem sabe o iPad 5 de 500GB venha com um preço de R$ 1000,00 😛

    • Ahhhh. Qué mais nada né 😛

    • Diego

      iPad de 500GB?
      duvido que isso role antes do iPad 25

  • João Luís

    Pessoal, parece que vocês são esquecidos…

    Deve ser bom ter dinheiro e informações privilegiadas como o Sr. Eike Batista.

    Saiu há pouco tempo uma notícia que o Sr. Eike queria trazer fabricantes do produto apple para o Brasil.

    E, nem é preciso falar que esse Sr. é respeitado, tem visão e, principalmente, influência.

    Ainda, o Sr. Eike já tem até o local onde iria ser instalado a fábrica e já revelou que entrou em contato com fabricantes.

    Com essa notícia ai da “sensibilização da apple” e a promessa de incentivos, a coisa pode estar mais próxima do que se imagina.

  • É, só que tem que avisa a Apple que se vier com discontinho de 50 reais, não vai dar em nada !

    • Sidney

      Sabem dizer se os ipads comprados nos eua tem idioma em portugues?

      • Gabriel Quadros

        Tem

    • Diego

      Um iPad, sem imposto, custaria aproximadamente 1100 reais aqui (16GB wifi) pagamos 1750. se rolasse aí uma queda de 15~20% do imposto, o preço cairia para 1430, 1485… descontinho bão de 250~300 reais, eihm?

  • NaldoCRF

    Espero que dessa vez o Steve Jobs olhe com mais carinho para o Brasil, já que ele sempre usa alta carga tributária do Brasil com argumento para a não fabricação de produtos apples no Brasil.

    VALEU PELO CRÉDITO DA NOTÍCIA iLEX 🙂

    • NaldoCRF

      CORREÇÃO:

      *Como
      **Apple

  • Sid

    Fabricar Equipamentos vai ser função de países com MO barata, coisa que o Brasil jamais será. O Governo de um pais que queira ser forte, primeiro mundista, precisa investir em programadores e desenvolvedores de software. Com certeza todos os fabricantes inverteriam aqui se fossemos o maior canteiro de gênios nessas áreas. Daqui a 20 anos, hardware será montado somente por outro hardware.

  • Felipe Cruz

    Acho muito bacana por parte do governo, mas gostaria muito que junto com uma fabrica viesse a Itunes Store. É muito ter que usar gift card para comprar musicas e clipes e ter que assistir filmes e series sem legenda. Outra coisa, o governo do RS bem que podia dar incentivos fiscais para montar uma fabrica no terreno da ford que eles deixaram escapar. Quem sabe não da certo né!??

  • Washington

    Parem pra pensar…
    “por que a Apple abriria uma fabrica no Brasil?”

    Só pra vender ipads mais baratos aqui?

    Esqueceram que o Brasil foi um dos últimos países a receber o iPad?

    Vamos acordar! Que vantagens o Brasil pode oferecer melhores que as fabricas da China? Só com propostas melhores que as chinesas o Brasil pode começar a pensar em ter uma fabrica da Apple, e particularmente acredito que ficará na mesma.

  • Carlos Arcas Neto

    O Brasileiro (fabricante) também precisa ser mais coerente com seus preços.
    A fabrica da LG é em Taubaté-SP e nem porisso seus produtos são baratos, comparado a outras marcas.

  • Marlon

    Olhando o site da fastshop hoje, vi que eles chamam o galaxy tab de smartphone! huaahuahua

  • Henrique

    Se a APPLE for produzir aqui é com certeza que serão beneficiados.

  • Gabriel

    Nossa, fiquei muito feliz em saber dessa posição a favor da evolução tecnológica em nosso país por parte da Dilma, mas, como o próprio ministro citou, o Brasil é um mercado muito promissor no mercado de PCs (leia-se Macs também) e creio que, além de tablets, a Apple junto com a Apple Brasil, poderiam entrar num acordo e oferecer preços um pouco (sabendo que tipo de desconto vêm da Apple) menos salgados nos Macs, pois mesmo com os preços abusivos exercidos aqui, cada vez se vêem mais e mais (i)Macs(Books) por aí.*

    *Vide novela das 9 😛

  • Chego arrepia! mais quanto seria mais ou menos o preço, alguem pode me dizer?

  • Junior

    E se começassem a fabricar iphones aqui no Brasil…quanto ficaria mais ou menos ?!

  • James

    14 milhoes de computadores no Brasil?
    a apple vendeu 16m de ipods e 7 de ipads o.O

  • Ana Maria

    Até que enfim um governo que pensa!
    Incentiva o acesso à tecnologia, reduz impostos, e traz a indústria para nosso país.

  • Marcus

    Não tem o menor cabimento êh a Apple não deixar baixar música pelo iTunes!!!! Um pais com o poder de consumo como o nosso merece um tratamento diferente!!

  • Bruna

    Apenas lembrando vocês,
    Quando o Playstation 2 passou a ser produzido aqui no Brasil, ele custava bem mais caro do que o importado. E quando eu digo importado é importado vendido em lojas do shopping, pagando imposto e tudo mais.

    Duvido que mesmo que seja produzido aqui, fique no preço “acessível para todos” estilo computador positivo.

    • Diego

      Se viesse sem iposto algum, ainda seria muito mais caro q um positivo da vida….
      Mas se o imposto caísse de 50 para 30, um iPad (16 wifi) ficaria 320 reais mais barato.
      Imagine isso num Mac Pro, ou num iMac 27’… um descontinho de 1000 reais fácil

  • Junior

    Simplesmente, não vejo porque a Apple produziria no Brasil. O modelo dela dá certo na maioria dos países. Produz na China, porque a mão-de-obra é mais barata, e envia para os maiores mercados do mundo: EUA e Europa. O problema de preço seus produtos no Brasil não é problema dela, mas do governo brasileiro, que sobretaxa, excessivamente, os importados para forçar uma produção nacional. Aqui, pagamos cerca de quase duas vezes o preço do mesmo produto no mercado norte-americano. É a nossa política de tributação que precisa ser revista. E, de preferência, o mais rápido possível. É um tanto estraho termos uma das rendas mais mal distribuídas do mundo e sermos obrigados a pagar mais do que outros países, pelo mesmo produto.

  • Marcos Tanaka

    Haha, quero ver agora se a Apple decidir abrir uma fábrica aqui graças a esta decisão do governo. Os fãs Apple serão eternamente gratos à Dilma?

  • Mario

    1º De Tudo:

    Com esses impostos ridículos que o BRASIL cobra em tudo???

    Chances de Fábrica da Apple no Brasil: 00000000000000000000000000000,0%

    Chances de Montadora da Apple no Brasil: 00000000000000000000000000,1%

    Enquanto o Brasil continuar do jeito que está, esqueçam essa possibilidade, infelizmente.

  • R/SP

    Sem dúvida alguma, é uma excelente notícia! os comentários aqui são muito “felizes”: urge a qualificação da mão-de-obra, caso contrário, estaremos implantando plantas industriais com mão-de-obra importada, tal como está acontecendo no pré-sal.

  • Toloko

    Aeaeaeae!!! Here we go!!!