2011ARQUIVOCuriosidades

17 de setembro: há exatamente um ano, o iPhone 4 chegava oficialmente no Brasil

Parece mentira que faz apenas um ano que aconteceu o maior lançamento que um iPhone já teve em nosso país. O dia 17 de setembro de 2010 foi marcado por filas e filas na frente das lojas em todo o país, a espera do início das vendas do iPhone 4 no Brasil. Um lançamento que ficou na história por vários motivos: operadoras enviando antecipadamente aparelhos para clientes, enorme falta de estoques e recordes de vendas.


Foto de Luciano Oliveira

Nunca imaginaríamos que, um ano depois daquela data, ainda teríamos o iPhone 4 nas mãos, esperando o 5. Isso porque a Apple sempre foi muito metódica com seu calendário, nos permitindo prevê-lo com certa antecedência. O iPhone que teve a vida mais longa no mercado foi também o que mais chamou a atenção na história da companhia, se transformando no mais vendido até hoje.

YouTube video

Seu lançamento no Brasil também foi histórico. Pela primeira vez, os brasileiros tiveram a oportunidade de formar filas na frente das lojas, esperando a meia-noite de sexta para começarem a comprar seus aparelhos. Um ‘privilégio’ (ou loucura nerd para muitos) que só outros países tinham.


Foto de Celso Martins

Leia: Festas de lançamento do iPhone 4 são marcadas por filas em todo o país

Uma outra coisa inédita no país: pré-venda do iPhone. Na tentativa de garantir clientes (o iPhone sempre foi um grande motivador de troca de operadora), algumas operadoras começaram a vendê-lo uma semana antes do lançamento. Mas a coisa começou conturbada. Furando qualquer protocolo e fugindo das rígidas regras da Apple, alguns clientes acabaram recebendo antecipadamente o aparelho em casa, se transformando nos primeiros brasileiros a receberem o iPhone antes mesmo do lançamento oficial.

Leia:
BDI Investiga: Vivo já faz pré-venda do iPhone 4 no programa de pontos para clientes PÓS
Incrível! Clientes da Vivo já começam a receber o iPhone 4 em casa

O número de compradores iniciais foi enorme. Já no primeiro final de semana os estoques se esgotaram, deixando muita gente sem poder comprar por diversos dias.

Ao mesmo tempo, uma das novidades mais atrativas do iPhone 4, o FaceTime (comunicação telefônica via vídeo), não funcionou para muitos usuários brasileiros. As operadoras enfrentaram centenas de casos de incompatibilidade, dando muita dor de cabeça aos seus clientes.

O Blog do iPhone, na época, mobilizou vários leitores no Brasil inteiro para a realização de um vídeo com a nova função, no qual você pode relembrar a seguir:

YouTube video

Depois disso, os brasileiros brigaram pelos Bumpers que a Apple prometeu. Ela excluiu nosso país do programa de capas, o que fez milhares de leitores colocar a boca no trombone. Muitos acabaram conseguindo, via Portugal, através de uma dica dada aqui no Blog.

Hoje, vários brasileiros fizeram a sua introdução no mundo Apple por terem conhecido e comprado o iPhone 4, que foi o que mais vendeu até hoje no país. Um novo modelo está prestes a ser apresentado, mas a versão 4 ficará marcada na história dos usuários brasileiros.

Que o 5 seja tão marcante quanto. ;)

Conteúdo original © Blog do iPhone

Botão Voltar ao topo