Curiosidades

O iPhone 5 tem tudo para ser o smartphone mais rápido do mercado

A mudança que a Apple fez este ano em seu calendário tradicional de lançamento do iPhone não foi por acaso. Começando as vendas em outubro, não permite que a concorrência siga seus passos a tempo para a época de Natal, o período comercial que mais vende no ano. E tudo indica que o futuro iPhone 5 tem tudo para ser o smartphone mais rápido entre os concorrentes.

E quem diz isso não é nenhum ‘analista’ ou fã da Maçã, e sim a AnandTech, uma das mais bem conceituadas especialistas de análise de hardware. Segundo eles, o chip Apple A5 (que atualmente equipa o iPad 2) é disparado o mais rápido do mercado.

E quando se diz ‘disparado’, significa mais de 2 vezes mais rápido que o segundo lugar, que seria do processador do novo Samsung Galaxy S2. Um gráfico mostra bem a comparação entre os principais do mercado.

O Galaxy S2 foi lançado depois do iPad 2 e mesmo assim não o bate em processamento. Com a quase certa incorporação do chip A5, o futuro iPhone 5 já possui potencialmente o título de smartphone mais rápido de todos. E isso só considerando o processador, sem saber o que mais a Apple poderá fazer para otimizar o aparelho.

O interessante é ver que, por ter ficado mais de um ano no mercado, o iPhone 4 foi batido (em termos de velocidade) por vários concorrentes. A chegada de um novo aparelho deverá reajustar as coisas, colocando o hardware do iPhone de volta no topo.

Foi até engraçado ver alguns sites especializados em Android enchendo a boca para comparar o Galaxy lançado este ano com o iPhone 4, lançado no ano passado. Vamos ver se a “imparcialidade deles” (sim, porque parece que é só a Apple que tem fanboys, pelos que eles dizem) fará com que eles comparem o desempenho de aparelhos que foram lançados no mesmo ano. 😉

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Rodrigo inacio

    Show de bola!

    • Jota

      Vou comprar! Impossível resistir!
      Vendo um fim, mas em outubro cato o iPhone 5, através de uma amiga que vem da Itália para cá!

      • Jota

        Fim não …

        RIM ! ( corretor automático do iPhone…tsc tsc )
        😀

    • Lucas Fraga

      Imagina se a Apple colocar um chip A6 com 2 GHz dual core. Sonhar é bom

      • ifire

        Vamos além imagina o iPad 3 com um quad prometido para 2012 pela ARM

      • Quem sabe em 2014…

        • Andre Henrique

          O processador ja existe! Dêm uma olhada nas especificacoes do novo portatil da Sony, o PSVita, ele usa um ARM A9 de 4 núcleos. Tem essas informacoes na wikipedia!

  • Manjabosco

    ILex vc ta madrugando meu amigo!!!! bem pelo visto onde a maça põem a mão a coisa funciona, será que o iPhone 5 será vendido desbloqueado desde o seu lançamento nos EUA???

    • Daniel Alencar

      O iLex inicia o expediente dele todos os dias às 7h da manhã. Ja percebi isso. 😛

      • Francis

        Pois é, madrugando para não perder o bonde da história.

  • Daniel Alencar

    Hahhaha, vi uma comparação do iphone 4 com o Galaxy s2 em um site aí, e me supreendeu. Porque o cara era tao burro que, querendo ferrar o iphone, nem fechou os aplicativos abertos antes. O aparelho estava completamente sobrecarregado. Ele testou o Google Earth nos dois, e o iphone demorou muito para abrir, e nos meus testes o meu abriu mais rapido que no galaxy s2 (meu tio tem um).

  • Victor Sabioni

    Putz…iPhone 5 mais ou menos 8x mais rápido que o iPhone 4?

    • hunter

      Se for ficar no topo dos aparelhos atuais… Pelo menos 8 vezes mais rápido que o iPhone4 tem que ser (de acordo com a tabela do artigo).

      Provavelmente será um pouco mais… E ano que vem, novamente será alcançado pelos aparelhos androids, e fica no loop infinito =P

      Anyway, assim vai ficando mais e mais foda a tecnologia.
      E quem sabe… Não aparece um iPhone no conceito que fizeram (que o teclado é projetado)?…rs
      Seria legal/bom/útil, aquela tecnologia nos smartfones! =)

  • Emiliano Pedro José Massaki

    Que chegue logo o iPhone5. Se Deus quiser o meu iPhone5 chegará em dezembro ou Janeiro!!!

  • PauloAndre

    Fanboy pros dois lados é um saco. O pessoal devia aproveitar o que há de melhor nos dois sistemas. Eu uso os dois e acho bacana as diferenças.

    • Já usei iOS, já usei android e sinceramente? Não sei se o Symbian fica atrás do Android… Estou esperando pelo iPhone 5 e não saio mais da Apple. A menos que queira testar algum aparelho.

    • Newton

      Curti milhões de vezes o seu comentário!

  • Felipe

    Só porque o chip é o mesmo você não pode inferir que a coisa vai ser igual no iPhone né. Bem provável que ele seja capado devido ao consumo de energia (já que iPhone tem beeeem menos bateria que o iPad) além de possíveis limitações térmicas.

    • Topa conversar de novo daqui a um mês? 😉

      • iEaf

        Te garanto q esse não volta aki tão cedo…# gentesemnoção

        • Felipe

          Tão sem noção que o A4 do iPad e do iPhone rodam em clocks diferentes e você provavelmente nem sabia =)

          • Braulio Barcellos

            Mas o A5 do iPad 2 é 2 vezes mais rápido que o Galaxy SII… mesmo que ele venha capado PELA METADE no iPhone 5 ainda vai ter a mesma velocidade do Galaxy SII… e eu duvido muito que venha capado com a metade do seu potencial.

            • Felipe

              Braulio, o underclock no processamento não significa uma queda proporcional nos pontos do benchmark. E também isso trata de processamento de vídeo, que utiliza o OpenGL do sistema iOS e ainda é bem precário nos outros sistemas.
              Não dá pra ficar muito feliz com essa tabelinha aí não porque ela é um tanto tendenciosa, e nem sempre representa a velocidade real do sistema.

          • Thy

            É verdade, pelo visto dar opinião é ser sem noção…eu concordo com sua análise mas eu espero que vc esteja errado (alias acho que até vc espera rs), tudo vai depender do avanço tecnológico do A5 em matéria de consumo de energia. Se eles conseguiram otimizar o consumo pode ser que tenha o mesmo clock do ipad2 apesar de eu também achar difícil…

          • Felipe,

            Concordo com você em partes, mesmo que o iPhone 5 não opere com 100% de processador, ainda acha que a apple, tendo os modelos concorentes para nivelar ainda sairá atrás?

            Um pouquinho de bom senso também faz parte da jogada!!!

          • Ansioso…
            Vou para os EUA em outubro e pretendo voltar de lá já com um iPhone 5. Vou ficar apenas 10 dias por lá…
            Será que vai da tempo? rsrs
            Tenho um 3Gs e pretendo pular o 4.

        • Juliano do Prado

          Tipico fanboy, não aguenta nenhum comentario que possa atacar seu querido iphone, se o cara acha q a velocidade do iP5 vai ser menor q a do iPad deixa ele, cada um com sua opnião… a realidade é que ninguem sabe nada sobre o iphone 5, a não ser o nome ^^

          • Este comentário, visto agora depois que o aparelho foi lançado, ficou bem engraçado. 😛

            • Juliano do Prado

              Realmente ficou… nem o nome nós sabiamos. oO”

      • Felipe

        Também espero que eu esteja errado, iLex =)

        Mas a exemplo da geração A4, o clock do iPhone é 200Mhz menor que do iPad.. vamos esperar que a apple não queira tornar isso uma tradição nos próximos chips.

        • Thiago

          Elseguindo essa logica e considerando que outro ipad sera lançado em março, o chip do iphone devera ser no minimo igual ao do ipad 2, caso contrario a diferença de processamento seria muito grande….

          • Matheus Augusto

            Me impreciono com tanta sabedoria de vocês .

            • Francis

              E eu com a sua. Impressionante!! rsrsrs

  • Tarcísio

    Grande blog do iPhone patrocinando chip’s A5!

  • iPhone é beeem menor, consome menos que o iPad.
    iPhone vai meter de goleada.

    • Virtuamigtec

      Cara vc não entende nada do que esta falando !!! O iPad consome mais e por isso pode mais !!!

  • Cristian

    O último parágrafo foi o melhor.. onde já se viu, comparar um telefone com mais de um ano, com um lançado recentemente? Haha, quero só ver se farão essa comparação de novo, mas com o iPhone 5 , lançado no mesmo ano, como citou o iLex!

    • Pedro

      Engraçado que, por enquanto, o iLex também ainda está comparando a performance de um processador de um tablet (por enquanto) com a performance de aparelhos “inferiores” (smartphones), o que é tão injusto quanto…

      • Renan

        Acontece Pedro que o iLex comparou com o Galaxy Tab 10.1 tambem que como voce pode ver na tabela, tem um processamento muito inferior ao do Galaxy S II, por isso a comparação foi feita mais diretamente com o proprio Galaxy, apesar de ser um smartphone tem um processamento muito maior que o proprio Tablet deles… como vc pode ver na tabela, 20,8 para o Galaxy Tab 10.1 com processador de 1GHZ que é o mais novo tablet deles contra 42,5 do Galaxy S II com processador de 1,2ghz.

        Uso diariamente os dois aparelhos e sinceramente??? iPhone é muito melhor e é realmente o melhor smartphone por um motivo que o proprio Stevie jobs fala, eles não divulgam as especificações tecnicas completas do iPhone por um motivo, não é para que as outras empresas copiem e sim para que vc não use esse tipo de comparativo para dizer que o iPhone é mais lento, o processador A4 do iPhone 4 que roda provavelmente a 800Mhz roda um sistema operacional muito mais estavel, otimizado, rapido e confiavel do que o proprio Android, por isso ele se torna muito mais rapido e menos propicio a travamentos…

        Um iPhone sem jailbreak não precisa ser reiniciado nunca e nunca da lentidões nem travamentos, mas eu uso um Galaxy S que sem nenhuma modificação vira e mexe trava quando eu estou digitando, ou quando estou lendo emails, fora o FLASH, piada ter FLASH em dispositivos moveis, roda de maneira lenta, não roda os aplicativos em flash com total compatibilidade, fora o gasto imenso de bateria quando a opção está ativada.

        • Pedro

          Justo. Concordo com o seu ponto.
          Apenas para explicar: não estava defendendo o android em si, mesmo porque tenho um iPhone 3GS e sei a maravilha que é… Só apontei o que, pra mim, pareceu um erro de comparação jornalística. Apple X mundo é sempre um assunto delicado… Hahahahaha

        • Toni

          Concordo. O q tornará um hardware mais eficiente será sempre o sistema operacional. S percebe q o samsung galaxy s tem um processador melhor q o iPhone 4 mais em compensação o sistema operacional iOS faz cm q o iPhone 4 s torne mais rápido e prático.

      • Cristian

        Eu vi que a comparação foi de um tablet com um smartphone…lógico que não é justo também. Por isso eu escrevi: “quero só ver se farão essa comparação de novo, mas com o iPhone 5 , lançado no mesmo ano!

      • Ryu

        Injusto nada! São a mesma arquitetura (ARM) e tem até processadores da mesma familia. Os Tablets ainda tem a desvantagem de possuir uma resolução maior que significa mais esforço da GPU.

  • Daniel lucena

    O iPhone 5 vai Acabar com todos os smartphones, eles vao explodir assim q colocados ao lado do melhor telefone do mundo e eu COMPRAREI NO LANÇAMENTO xD

    • Eduardo Serra

      Explooooodao de inveja, smart-pôneis malditos. Vamos nos encontrar na fila, pois vou comprar no lançamento tmb.

      • Gustavo Rezende

        Kkkkkkkk Kkkkkkkk
        Rachei o bico aqui! =)

  • Ivo

    Fala iLex,

    Seguinte, o bench postado compara o desempenho gráfico dos gadgets.
    No iPad 2 há um poderoso chip gráfico dedicado que é tecnicamente superior ao tegra 2. Além disso o iOS dá um suporte otimizado ao OpenGL, coisa que o android ainda deixa a desejar por n mótivos.
    Entretanto, para aplicações mais “simples” que não envolvem gráficos o Galaxy s II levaria vantagem por ter um clock maior. Além disso no android é possível fazer over com facilidade.
    Finalmente, os chips inseridos no iPhone são levemente underclocked se comparados ao correspondente no iPad.
    O problema é que a pista de atletismo do android é péssima, não adiantando o atleta ser muito veloz.
    É por esse e outros motivos que estou postando isso de um iPad 2.
    Mas na prática o iPad 2 não é 2x mais rápido que o Galaxy S II. Benchs enganam muito, principalmente os de aplicações não “real world”.
    Sobre o novo iPhone 5, tomara que ele tenha uma tela maior e muito mais autonomia de bateria, de resto meu iPhone 4 já me serve muito bem!

    Foi mal escrever tanto, mas é que é tão confortável teclar no iPad hehehe.

    • Gastrinho

      Gostei. Opinião fundamentada e isenta.

    • Raufemann

      Concordo Ivo, o correto seria usar um bench de processamento bruto e ponto flutuante para ter uma média como ocorrem nos PCs, esse bench aí é de chipset gráfico o que não deixa de ser impressionante também claro, mas no dia-a-dia a otimização do sistema, processamento bruto, flops e especificações do chip (como aceleração de h.264) é quem ditarão o líder de mercado, a verdade é (uso ambos antes que algum babaca me chame de fanboy, tenho um galaxy e o iphone 4) que a fragmentação do Android é uma benção e sua pior maldição também, o que resume para mim é que o iOS + hardware da Apple ainda são o conjunto que entregam a melhor experiência de uso para o usuário, até o momento, veremos o que a “Manga” da Microsoft fará.

    • Ryu

      Pode não ser para aplicações simples, mas em games tridimensionais que usem OpenGL (99%), ele é sim 2x mais rápido., como o gráfico mostrou.

    • Daniel

      Concordo plenamente. Vale também lembrar que a GPU do iPad 2 é a SGX543MP2, e o “MP2” ali significa (grosseiramente falando) que são duas GPUs. Não há garantia alguma que o iPhone 5 vá usar um MP2, isso TALVEZ seja pesado demais para um celular (que tem bateria muito menor). Se for uma GPU single-core, a performance vai ser semelhante à do Mali.

      E diferente do que a matéria tenta sugerir, o iPhone 4 não foi só batido depois de lançado. Antes dele já existiam celulares com a SGX540.

      PS: aos que estão animados com o PSVita, saibam que ele é um SGX543MP4. Nesse tipo de teste, então, vão atingir o dobro do iPad 2… não significa que ele será necessariamente 2x mais potente que o iPad em casos reais, mas certamente vai destruir esse tipo de gráfico 😛

      • Virtuamigtec

        Muito bom !!!

  • Ryck

    Tudo se leva e consideração mais sem duvida o iPhone 5 vai barrar tido q tiver no mercado eita q ate a concorrência ta doida q lance logo o 5 para poder copiar e tentar fazer melhor….kkkkkkkk

  • Danilo Fonseca

    Será q se eu vender o meu iPhone 4 16gb preto por R$1400 agora fico mais ou menos preparado para o iPhone 5?

    • Jp

      Acho que o esquema é você vender por quinhentão pra mim….seria a melhor coisa!! Haha

      • Danilo Fonseca

        Rsrsrsrsrsss… Com quinhentão amigo vc devia estar no blogdasamsung….

        • Geeklan

          Essa foi boa!

  • Vitor zanin

    iLex, você teria ideia da faixa de preço do Iphone5. Sabe se eles já vão vender ele desbloqueado de fabrica???

  • Rodrigo

    Topa conversar de novo daqui a um mês? (2)

  • Rodrigo

    Topa conversar de novo daqui a um mês? (2).

  • marleilson

    Show de bola post de alta qualidade como sempre! \o/
    Espero q o ipod touch entre na onda do A5 tbm.

  • Valério de Vito

    Tenho uma dúvida nada a ve com o topico: Quando eu tiver o iPhone5, pra passar o q tenho no iPhone4, basta eu plugar o 5 no iTunes e sincronizar?

    • Victor

      Sim, quando você sincroniza o iPhone 4, o iTunes faz backups, assim, quando comprar o 5 você poderá configurá-lo para transferir esse backup para ele.

      • Valério de Vito

        Vlw Victor, obrigado… ^^

  • Francisco junior

    Comparou um celular do ano passado com um novinho de agorrinha pouquinho é injusto. Ê o mesmo que comparar o ps2 com o Xbox 360.

  • Augusto

    Na especificação diz que o processador do iPhone 4 é de 1 Ghz! Não entendi nada agora…

    • Tepple

      Sim o i4 tem 1ghz, mais é limitado a rodar a 800 ghz. Devido a consumo de bateria e temperatura.
      Acho que é isso, tbem nao entendo muito dessas coisas.

  • Ryu

    Impressionante mesmo, pensei que no post o autor tinha se “exaltado”, mas aí está o Benchmark de OpenGL que não deixa mentir.

  • Zeca

    Já vi todos os smarts, nao troco meu iPhone por nda, iOS da maça pra mim, sempre foi e sempre sera a melhor.

  • Natodjy

    vai se aproximando a chegada do iphone 5 e com certeza vai chegando também a angustia de pessoas que só falam mal do iphone pq elas sabem que esta próximo o momento de se calarem diante da maçã,mas mesmo assim ainda vão querer procurar algum defeito pra depois ficar falando bobagens pois tenho um iphone 4 e não tenho problema algum com ele.Abraços ao pessoal do blog

  • Thiago Ramires

    Só vai ser ruim se a camera do novo iPhone for a mesma do Galaxy S II !

  • Fernando

    Fala iLex…
    Como sempre posts que dão o que falar. Sinceramente, sou fanboy da Apple assumido! Tenho um iPhone 4 e estou super feliz com ele. ( exceto que tive que mandá-lo p’ra garantia, e no momento ele não se encontra comigo). O chip A4 já deu um grande passo, imaginem o A5. Mas como sempre é esperar p’ra ver. Não pretendo comprar o iPhone 5, pois acabei de comprar o iPhone 4. Mas sem dúvidas tem tudo p’ra ser o MELHOR smartphone do mercado. Quanto ao iPad, ainda não tive o prazer de ter um em mãos.

  • Gente, calma:

    O Ivo falou uma grande verdade, que muita gente nem havia se tocado: a comparação ali é entre GPUs, não CPUs: O Galaxy SII usa um Mali-400, da Quallcomm, que não é a melhor que eles poderiam usar (o Galaxy S usava uma GPU idêntica à do iPhone 4, pra quem não lembra…). A PowerVR SGX 543MP2 é uma GPU excelente, que consegue os benefícios desse processamento todo usando o processamento em C++ disponível no processador A5, nos ciclos ociosos, exatamente como a anterior, que equipa o iPhone 4. Enquanto isso é normal nos desktops e notebooks, onde vemos o processador ajudando a GPU nas tarefas menos intensas e com código em OpenCL e OpenGL, em mobile isso só virou tendência quando vieram os processadores de 1GHz da Apple e da Samsung (o A4 e o Hummingbird).
    Isso posto, não creio que se possa comparar um Exynos, no caso do Galaxy SII, ou um Tegra 2, no caso do Galaxy Tab 10.1, ao A5 por causa da GPU aplicada nos anteriores: a eficiência de processamento de código pela GPU é menor, e quem leu o resto do review no anandtech.com, de onde veio a imagem, percebe isso no comentário do autor.

    Não sou fanboy de nenhum dos lados: apenas acho que informação deve ser utilizada de forma inteligente.
    Abraços.

    • Joaquim12

      Parabens!
      Gostei disso. É que a maioria são tão tapados que apenas repetem o que 1 fala.
      Espirito critico e o que precisamos.
      Vlw

      • Ryu

        Ainda sim, isso só prova como o iPad 2 é excelente para games e como o iPhone 5 poderá repetir o mesmo resultado…

        Não dá pra ignorar um benchmark desses sinto muito…

  • Ele será muito mais rápido se, no caso, a resolução de tela vier em 720p. Se for com 1080p, ele será ‘apenas’ rápido.

  • Italo

    iLex, só uma observação, a Samsung, em uma demonstração de “enorme respeito” por seus usuários, acaba de atualizar o já recente Galaxy S2 com um novo processador.

    Esse comparativo já conta com o novo? Pq pelo que andei lendo, até o novo leva uma surra do A5.

    Agora, uma coisa me intriga. Se a apple lançou um processador tão veloz assim e o iphone do ano passado continua sendo veloz mesmo para o iO5, você não acha que existe algo na manga em termos de software para os próximos meses? Ooou, o iOS 6 será beem diferente do que temos visto.

    Uma coisa eu tenho quase certeza, esse processador não foi feito somente para o iOS5.

  • Estive lendo a respeito deste bench e li algo que me ensinou algo: Nao podemos comparar tablet contra smartphone !!!! Antes de ler o que um usuario do forum dizia ( o cara e doutorado em ciencia da computacao ) eu pensava como muitos a respeito deste benchmark que mostra o processsador A5 sendo que o mesmo esta rodando em um tablet onde a entrega de energia acontece a uma voltagem bem maior do que a de um smatphone e isso nao se pode comparar !!! Um processador i3 introduzido em um laptop nao se pode compara com um i3 de um desktop pois existe uma diferenca muito grande na energia envolvendo os dois processadores bem como placa grafica e outras coisas !!! Seria como comparar um note contra um desktop !!!!

    • Ryu

      Cara, mas pelo histórico do A4 onde iPod Touch 4G, iPhone 4 e iPad 1, eles tem desempenho similar.

      Então pq o mesmo não se aplicaria ao iPhone 5? Seria muito estranho…

      • Trata-se de uma questao de memoria ram !!!! No ipad 1 a ram e de somente 250 !!! Ja o iphone 4 e o ipod touch possuem 500 de ram !!!! Um tablet nao possui somente uma bateria maior mais tb consegue empurrar um processador sedento por energia em maior escala de voltagem !!!

        • Tablets e smartphones podem ser comparados diretamente sim, ainda mais em se tratando de Arquitetura ARM!
          Não muda nada internamente: a construção do processador não é diferente, como acontece numa comparação entre um desktop e um notebook, onde se diminui o consumo de energia BRUTALMENTE!
          Mas, de uma forma geral, as comparações entre os diversos processadores ARM vão cair no seguinte: alguns processadores tem suporte a mais coisa, enquanto outros tem a menos coisas. o A4 é um processador capado internamente de muitos recursos que a arquitetura permite, MAS possui maior suporte ao que a Apple definiu como necessário à ela (o A4 não roda DivX ou Xvid direto, precisa de um software pra isso, por exemplo, mas coloca ele pra processar código em C++ ou C#! Mais suporte pra esse fim e menos pra aquilo que pode ser feito via software.), sobressaindo e obtendo maior desempenho naquilo que a Apple definiu como necessário.
          Por enquanto, está dando certo o que a Apple definiu pra ela, mas até quando? O Android, com suas raízes em Linux e trocentas coisas em Java, perdia desempenho antes da máquina virtual Dalvik e, aos poucos, vai diminuir a diferença. Se pensarmos que os outros sistemas operacionais DECENTES disponíveis no mercado (WebOS, QNX e Blackberry OS – excluí propositalmente o Windows Phone por ser inexpressivo ainda) tem muito menos código em Java e mais código em C, vemos que otimizar o processador pra isso é uma EXCELENTE idéia.
          E aqui abro um parêntesis: Unix é absoluto como kernel de sistema operacional mobile (E, estranhamente, só o Blackberry OS é em C). E, universalmente, se você programa em C ou C++, você pode programar para mobile. Engraçado como C, uma linguagem de programação “velha e pedaçuda” ainda move tanto o mundo da informática!

          Abraços!!

          • Virtuamigtec

            Então pq a Apple diminuiu em 200 Mhz o processador do iPhone 4 em relação ao iPad 1 ? Simplesmente pq uma coisa é trabalhar com um espaço físico gigante e uma bateria que alem de ser gigantesca ainda se pode aumentar a voragem de saída da mesma !!!

  • Willian Sousa

    Quando sair o i5, nos blogs de Android nem postarão bench com os resultados 😛

  • É isso aí iLex! lol

  • Souzabsb

    Coisa boa é a concorrência!!!
    Com isso, quem sai ganhando somos nós!
    Com a evolução dos androids, o iphone será cada vez melhor!!

  • Francis

    O BDi é ótimo porque a gente aprende muito. Esse post foi espetacular por isso. Valeu demais.

  • Carlos Eduardo Nunes

    O artigo é bacana e faz todo sentido falar disso em um blog especializado em iPhone/iPad/etc como este, mas sinceramente acho que esta discussão que tantos usuários tem de ficar se vangloriando que o processador do seu celular Android vai abrir o programa XYZ 928.437.987 nanosegundos mais rápido que no iPhone é coisa de nerd que não tem mais o que fazer.

    Acho que a Apple acerta não só pelo hardware que é de excelente qualidade, mas na minha opnião, o que quebra as pernas dos concorrentes é que a Apple acerta pela abordagem que fazem com seus dispositivos.

    Sou desenvolvedor, e tenho conhecimento técnico para configurar um celular (emails, conexões WiFi, etc), mas cansei de ter que fazer isso, acho que se você paga mais de R$ 1.000,00 (bem mais que isso) por um celular, o mínimo que ele tem que oferecer são funções para que o usuário ligue e saia usando sem ter que se preocupar com bilhões de configurações (ajustar toda a lista de contatos, configurar as contas de email, wifi, etc). Troquei recentemente meu 3GS por um iPhone 4 e a única reclamação que tenho é que a restauração do backup demorou demais, então tive que ficar uns 30min sem poder usar o celular novo, mas depois de restaurado, o aparelho estava simplesmente funcionando com todas as minhas contas de email configuradas, as conexões wireless funcionando, não solicitou meu usuário e senha em nenhum dos aplicativos que eu já tinha instalado no outro iPhone.

    Mesmo se o iPhone 5 não tiver o processador mais veloz, se não tiver 1 Tb de memória interna (como tantos querem) ou uma tela que tenha pixels 1.000 X menores que a atual retina display acho que continuará alguns anos (luz) na frente da concorrência.

    Não sou fã da Apple, nem ganho pra fazer comercial, mas sou obrigado a admitir que os dispositivos que a Apple oferece no mercado são simplesmente pra ligar e sair usando (depois de restaurar o backup do seu antigo aparelho) e é isto que eu busco quando pago caro por alguma coisa.

    • Joaquim12

      Carlos vc deve ter feito TI a distancia né?
      Gracas aos nerds e essa incansavel busca por novos codigos, metodos, paralelizacao, é que temos toda essa tecnologia.
      Vc deve ser fanboy da M$ e deveria saber que o sistema Apple e UNIX (darwin).
      Vc nao e desenvolvedor vc e o famoso Plug and Play. Se tem TV por assinatura nem sabe que o FFT ajuda na transmissao das imagens

      Estude

    • Cristiane

      Eu concordo com o Carlos. Adoro o Blog do iPhone e também acho completamente válido esse tipo de discussão aqui. Mas sou 100% usuária e confesso que não entendi patavina 🙂
      Tenho um iPhone4 e tive antes o 3GS. Antes dele tive um smartphone de marca conceituada (não interessa qual) e eu nunca – NUNCA – consegui usar a internet nele. Demorei mais de 6 meses para conseguir configurar meu e-mail nele e só consegui configurar uma conta. Evidentemente, a culpa é minha. Acredito piamente que o negócio podia funcionar direito, eu que nunca soube mexer. Só que além de burra eu sou consumidora. Quando vi o iPhone pela primeira vez, o que me chamou a atenção, vejam vocês, é que ele só tinha um botão. Se o aparelho só tem um botão, mesmo eu, pessoa limitada, sei deduzir que a gente precisa apertar o botão. Aí aparece uma janelinha com uma seta indicando o que você tem que fazer. Abre uma tela com janelinhas, você toca em uma delas e não é que funciona?!
      Eu entendo (embora não compreendo) que a evolução tecnológica é imprescindível. Por exemplo, aquela agenda eletrônica de 128kb que comprei há 15 anos atrás e que fazia inveja a todos, hoje vale menos que a bateria que ela usa. Mas, a meu ver, a grande sacada da Apple PARA O PÚBLICO LEIGO foi desenvolver uma interface amigável que qualquer um consegue usar.
      Meu iPhone 3GS foi para a minha mãe. Ontem avancei a madrugada lendo as dicas do blog e descobri que o motivo do celular dela gastar com tráfego de dados mesmo ela não usando a internet fora da rede WiFii é que o aparelho faz isso sozinho. Liguei para ela e pedi que ela pegasse o aparelho para ajustá-lo conforme ensinado no blog. Primeira pergunta que ela me fez: “Preciso ligar o celular?”. Então, essas são as pessoas que gastam seu dinheiro comprando telefones.

      • Joaquim12

        Entao…

        A discussao proposta pelo post e sobre processamento e isso e uma coisa q leigos nao entendem.
        O fato e q nao se pode falar sobre apps, programinhas, e outras coisas do genero qdo a discussao e sobre hardware.

        Uma coisa que acontece e sobre o iOS nao rodar flash. Isso se deve ao hardware? Nao! Se deve ao consumo de bateria. Assim a Adobe procura(lenramente?!) desenvolver solucoes para pegar a fatia da Apple. No entanto, com o surgimento do HTML5 isso pode ser diminuido. Em outro post vc referiu-se sobre um metodo de reanimacao ABC sendo q a comunidade cientifica decidiu ser CAB, ou seja, para o usuario final o q vale sao as regrinhas e deixem os estudos mais profundos para os profissionais.
        Oq nao deveria ocorrer e gente opinar em coisas, ainda mais as q nao conhecem.
        A discussao e sobre hardware e nao software.

      • Claudio Langner

        Eu concordo plenamente com você Cristiane. Apesar de ser um usuário de longos anos de gadgets eletrônicos, como os antigos PDA’S da HP e da Sony, eu nunca consegui navegar na inernet. Velocidade baixíssima, alem da dificuldade de configurar uma simples rede sem fio. Parti então para o primeiro smartphone da HTC. Nossa, achei uma maravilha! Era mais rápido, mais ainda sem condições de configurar uma conta de email, de tão complexo que era o processo… Tive este equipamento roubado, acabei partindo, na época, para um iPhone 3GS, por mais que “amigos” me dissessem que o iphone era só para diversão. fiz o sincronismo no computador e “milagrosamente”,meu novo iPhone já estava mostrando todos os meus contatos do HTC, mesmo sendo de plataformas diferentes. Comecei a ficar maravilhado! Configurações simples, internet mais simples ainda de navegar. Enfim, havia chegado no paraíso. Hoje, após ter evoluído para ip4 e ipad2, posso dizer que não tenho intenção nenhuma de mudar de marca. Não é questão de velocidade e sim de um conjunto de fatores que deixa qualquer concorrente anos luz atrás.

      • Virtuamigtec

        Vc comprou um i4 pq ele é bem melhor que o 3GS e fez isso pq precisava de um hardware maior ( por isso saiu do 3GS para o i4 ). Se voce só se importasse com coisas que nao fossem hardware vc nao teria atualizado seu iPhone !!!!

        • Claudio Langner

          Você tem certeza do que está falando? Vc escreveu Hardware maior? Você sabe a diferença entre software e hardware?

          • Eu quiz dizer um hardware mais potente sua mula !!!! Seria muito dificil vc entender isso ?

          • Ela nao se importa somente com software e sim tb com hardware pois o ios esta contido tanto no 3GS quanto no i4 mais ela trocou de um para outro devido ao fato de um ter processador mais fraco, menos memoria, processador grafico e etc.. Eu nao preciso saber construir um carro para saber se uma Ferrari e melhor ou pior do que um fusca !!!

            Ela disse na ligar para o Hardware mais trocou pq entao pois o iOS os dois possuem ?

      • voce comprou um i4 pq ele é bem melhor que o 3GS e fez isso pq precisava de um hardware maior ( por isso saiu do 3GS para o i4 ). Se voce só se importasse com coisas que nao fossem hardware vc nao teria atualizado seu iPhone !!!!

  • Shuffle

    UISAHSIUHAS EU RI COM O “BLOGDOIPHONE” ESCRITO NO A5. IUSDHFIUSD’

  • Rafael Barbosa

    Gostei do Blog do iPhone em baixo do processador. iLex você é muito criativo !

  • Lucas ramos

    Gostei da ironia, mas isso vai ser muito bom!!

  • Raphael

    É, eu adoro iPhone, eu amo meu 3GS mas também amo meu Optimus One (as configurações são bem parecidas) mas eu não pago um absurdo para comprar um iPhone 5. Sinceramente eu prefiro economizar mais e comprar um MacbookPro do que um iPhone (não duvido que o preço do iPhone seja maior que R$ 1,700.00 no lançamento, e com mais R$ 2,000.00 já da pra comprar um MacbookPro 13″ com um Core i5 dual core de 2.3 ghz). Penso que seja mais útil (levando em conta que já tenho 3 telefones: um 3GS, um OptimusOne e um Nokia N95).

    Hum, só opnião….

    • TiãoGavião

      Isso é verdade, para quem não tem um Mac a prioridade deve ser o Mac. E o 3Gs ainda é um excelente celular!!

      • Andre Henrique

        Eu tenho um 3GS e tb digo que eh um otimo celular! DESDE que vc nao tenha muito contato com o iPhone 4, pq mano essa tela de retina me impressiona ate hoje.

    • É o que eu estou fazendo, sacrificando um possivel iPhone 5 e investindo primeiramente em um Macbook. Como os Mac são bem mais duráveis que os outros acredito que uns 6 meses depois do Mac posso investir em um iPhone. Tenho um Samsung Galaxy 1 e odeio ele!

    • Virtuamigtec

      E com mais 6 mil vc compra um Mac Pro !!! Huhuhuhu

  • Guilherme

    Eu gosto dessa guerra!

  • Beaguinho

    Esse teste foi feito em cima do OpenGL onde a potência do chip gráfico do iPad 2 pode ter interferido na real velocidade do processador. Na minha opnião, testes de processadores deveriam serem feitos usando operações matemáticas.

    • Ryu

      Velocidade é um termo relativo, como foi testado apenas o OpenGL 2.0, podemos concluir pelo menos, que no quesito GAMES o iPad 2 bem mais rápido que os outros aparelhos…

  • phelipe

    em alguns sites chineses ja existe um rumor sobre as possiveis especificacoes do A6.

  • TiãoGavião

    Para mim, um pouco mais ou menos de processamento não me faz mudar de plataforma. Iphone4 já tem a velocidade e estabilidade de sistema que preciso e gosto, que venha o iPhone5!!! 🙂

  • se nao acontecer o milagre de um flash xenon pra camera, continuo na nokia…

    ps: tenho um ipad2 e um mac mini, entao curto a apple, mas nao da pra depender ae camera sem flash decente do iphone4

  • Antonio

    ADORO ESSE BLOG!

  • Rodrigo

    Acho que esse teste não diz muita coisa. Ja acho meu iPhone 4 rapido. Claro que para vender a nova versão tem que vir o dobro de velocidade. Uma tela melhor e uma lente de qualidade para fotos. O mercado esta feliz com os portáteis eles Nao tem upgrade. Logo a atualização de dispositivo e mais rápida quase que descartavel

  • Tepple

    Fiquei meio louco na semana passada, entrei em uma loja da tim para comprar um 3GS para minha namorada, na esperança dela largar do galaxy, e fiz uma comparação rápida entre a velocidade do 3GS com a velocidade do meu i4, e para minha surpresa quase nao notei diferença.
    Achei até meio estranho!

  • Leandro Gomes Barcellos

    Mas galera, ai ta por vir o Nexus Prime, e outros lançamentos super potentes. Não vejo cabimento em afirmar que o iphone 5 é o smartphone mais potente do mundo sem nem msm ele ter sido anunciado.

    • Mas ninguém disse que ele É o mais rápido. Não tem cabimento criticar sem ter lido o texto. 😉

      • Leandro Gomes Barcellos

        Eu li sim, sempre leio os textos do blog antes de comentar. Mas confesso que enfatizei d+, mais ainda assim acho que vc ou seja la quem for que tenha feito o texto enfatizo tbm, pq como eu disse, ainda tem outros aparelhos potentes a serem lançados ainda.

        • Thompson

          Eu tenho inveja desse blog e também problemas pessoais com o dono dele.
          Quem sabe um dia eu consigo fazer algo parecido?
          Pena que talento não se compra…

  • Valerio

    O A5, fabricado pela Samsung, é composto de um ARM Cortex-A9 mais a parte gráfica com o PowerVR SGX543MP2.

    Até o momento o PowerVR SGX543MP2 é o melhor processador de gráficos para os dispositivos móveis.

    Vários dispositivos móveis usam o mesmo processador ARM Cortex-A9 (iPad2, Galaxy SII, Galaxy Tab, Asus Transformer, entre outros).

    Assim na parte convencional, onde não se usa OpenGL (maioria dos aplicativos), o clock maior do Galaxy SII o deixa ainda sendo o mais rápido.

    Mas provavelmente o celular mais rápido deve ser o próximo Google Nexus , a ser lançado ainda este ano.

  • Ignoro pessoas que insistem em argumentar coisas sem sentido em relação ao Android ser melhor do que o iOS. Contra fatos não há argumentos, é simples.

    • Tepple

      Já nem descuto mais com fandroids,nao vale a pena!

  • Fah Pacheco

    Oque adianta ter um baita motor se os pneus são de bicicleta! Pode montar o hardware que for com uma má engenharia, e software lixo, acaba tudo na merda, oque interessa e a integração do software e hardware, Apple tem equipamentos de ponta, engenharia de primeira linha, não fica lançando um monte de celular pra querer vender mais produtos que a concorrencia, pode ver Motorola, Samsung, ficam lançando um celular atras do outro, ja consei de ver Milestone, Galaxy s, tudo esquentando, Quem falar que o Iphone não esquenta esta mentindo, mais comparado com os outros celulares, chega nem perto, o milestone 1 equenta muito mais que o Iphone 4, isso que o processador do Iphone 4 e de 1GHz.

    • Por isso eu sai do Android e peguei um i4 !!!!

  • @lfcrodrigues

    Não achei bom pra Apple essa ”troca” da data de lançamento do iPhone 5. Se antes a Apple fazia e os outros corriam atrás agora as coisas parecem estar mudando. Sem desmerecer o produto é evidente que ele venha com um chip A5, 8mpx de camera e filma em fullHD; talvez uma tela maior (deveria, pois dpois q acostumei com 4 pol, não qro voltar pro 3,5), design diferente (adeus ‘antennagate’) e outras coisas que o iPhone 4 já tenha.
    A aposta é no iCloud e iOS5 e não no iPhone 5 em sí…

  • cllaro

    Quem sabe assim volto para o iPhone.

  • Rafael Barbosa

    A gente chegou em um ponto em que é completamente ridículo ficar falando de velocidade.. Que diferença faz levar meio segundo a mais pra abrir um aplicativo? Pra poder dizer que o teu celular é mais rápido? O iPhone 4 já tem uma velocidade ótima que serve pra todo mundo, mais do que isso é só pra dizer que tem..

    PS: tenho um Galaxy S II porque cansei de esperar o iPhone 5, e é um puta celular.

    • Ryu

      Ah, que lindo falar de aplicações que existem e são simples… agora imagina você querendo um jogo no seu Galaxy SII que só não está disponível por NÃO ser capaz de rodar. E já pensou se esse jogo for lançado no fim do ano.. e ae? Porém se você não é fã de jogos no celular isso é irrelevante mesmo.

    • Engracado esse pessoal que fala que nao liga para hardware mais possui o i4 e nao o 3GS !!!! Quero ver um celular com pouca memoria, pouco processador e GPU grafica ruim fazer um i4 rodar com resolucao “Retina” e utilizar de segundo plano para varios aplicativos abertos ao mesmo tempo e etc… Para um aparelho ser revolucionario nao podemos esquecer que ele precisa ter poder para dar asas a critividade da Apple ou de quaquer outra empresa !!! Vc poderia ter economizado muito comprando o 3GS ao inves de pegar um aparelho mais parrudo como o i4, ja que vc nao liga para hard !!!

  • iLex, desculpa incomodar mas, lendo o artigo original e seu gráfico: O review/teste em si é sobre o GPU e não o CPU.

    Além de que o teste foi feito em uma tela externa de 1280×720, podendo ter afetado o desempenho no Galaxy SII pela diferença de resolução entre ele e o iPad 2(resolução nativa maior).

    Não estou criticando e nem sou um androider, sou um feliz usuário de um iPhone 4 e acho que deveria ter uma nota no texto avisando que não é o CPU e sim o GPU que no SII é inferior.

    Abraços

  • Quando sair o iPhone 5…

  • Alex

    Ok, deixa eu postar novamente meu post sobre o Galaxy SIII que foi moderado….
    Que tem tudo para ser o mais rápido do mercado….até o próximo lançamento…
    Processador quad-core 2.0GHz desenvolvido pela Samsung (sem codinome dado)
    1.5GB de Memória RAM
    32GB de Memória Interna
    Tela de 4.65 Polegadas
    Um novo display chamado Super AMOLED III

    • Ryu

      Isso é puro achismo…

      Pra sua informação processadores arm quadcore já tem no mercado.. pergunta pro ps vita!

    • Tepple

      O amigo mal lançaram o galaxy s2 e você já ta apelando para o s3.
      Só um smart imaginário para concorrer com um iPhone!

  • Mais eu acho que infelizmente esse A5 vai ser capado para economia de energia.

    • Lucas Sandoval

      Quem projeta smartphone na Samsung é publicitário. Os magos de Cupertino projetam de verdade, com um alto conhecimento em termos de engenharia. O que *eu acho* que a apple fará: vai diminuir o clock do chip A5 a um nível que fique muito rápido no iPhone e não acabe com a bateria. Vai aumentar a memória ram com baixa latência e consumo de energia(talvez até uma desenvolvida especialmente para o iphone 5) e, obviamente, colocar módulos de memória flash BEM mais rápidos que os do iPhone 4. O mercado de memória flash evolui muito rápido, ou seja, em 1 ano já deve ter memória flash menor, com menos gasto de energia e com leitura e escrita absurdamente mais rápidas.

      • Bem lembrado !!! Memoria flash do iPhone nao tem uma velocidade boa !!!

  • Mkt

    Ainda bem que no japao e só trocar..
    Sem pagar Nd ..!!! iPhone 4-..iPhone 5

  • Ivolanski

    Nao estou nem ai pra nada disso, acho o iPhone 4 o q existe de melhor pra mim no conjunto geral. Só mudaria pra outro iPhone e se tivesse algo realmente revolucionário. Nao é um processador mais rapido ou uma câmera melhor q vão me fazer mudar.

    Sobre os pônei-droid sao um lixo, eles tem q colocar processador veloz pra poder dizer q sao melhores em alguma coisa.

    • Voce poderia ter pego um 3GS !!!! Mais pegou um i4 !!! Pq sera ?

  • Francisco junior

    As vezes o iMovie galha no iPhone 4. Vamos ver no iPhone 5

  • Marcos Mendes

    Rsrs… Muito engraçado ver… que.. quem não tem “A Maçã”…

    Quer provar de todas as maneiras que os outros são melhores…

    Parabéns Blog do iPhone….

    Cada vez melhor… e que alguém consiga um jail-break no iPad 2 sem necessidade de Downgrade…
    Se bem que o iOs 5 ta ai né??… mesmo assim… Que o façam… !! rsrs

  • Djair Casado

    Putz fico impressionado com o nível da galera que comentou este post. Pra mim como Arquiteto (de construção civil) A4, A5 só significa tamanhos diferenciados de pranchas, ou papel.
    Muito valida a discussão, mas entendo muito pouco…

  • Djair Casado

    Putz fico impressionado com o nível da galera que comentou este post. Pra mim como Arquiteto (de construção civil) A4, A5 só significa tamanhos diferenciados de pranchas, ou papel.
    Muito valida a discussão, mas entendo muito pouco…

  • Antonio

    Parabens pela noticia!
    Muito boa,
    vamos ver agora quem manda no mercado com o segmento que a própria Apple reinventou

  • Gilberto Marques

    Por favor, não atirem em ninguém…

    kkkkkk

  • Ewerton Lucas

    Desculpe caso eu falte com respeito, mas….. QUE MÁ INTERPRETAÇÃO !!!!

    Eu vi essa notícia quando foi postada e vi tm quando o pessoal do Gizmodo BR postaram tbm..

    O post fala com relação a GPU !!! e n do processador em si.

    Tanto que na notícia fala que em termos de SMARTPHONES, o Galaxy S II é oq tem a melhor GPU do mercado (ao menos por enquanto), perdendo apenas para a gpu do iPad, concordo q o iPhone 5 tem tudo pra ganhar em desepenho gráfico pois usará o mesmo chip, contudo axo q a Apple deveria fazer alguma modificação ja q a Samsung assim que entrou na briga dos novos Dual Core do mercado, ja entrou batendo a marca dos 1 GHz, lançando seu processador com dual 1.2 GHz e ja foi mais além ainda, com seu (um pouco bizarro porém interessante) Galaxy Note q usa um chip com dual core de 1.4 GHz …

  • Billxxx

    pra jogos certeza q sera (pelo menos nos testes de benchmark), mas nas demais funções que não precisem de opengl, dai sera pau a pau.
    mas de nada vai adiantar ter uma GPU extremamente rápida pq os jogos serão compatíveis com a versão anterior do celular…
    isso já acontece hoje…o iphone 4 tem conjunto bem mais potente e mais memoria que o 3gs mas todos jogos q saem não usam esse algo a mais pq são limitados pelo modelo anterior.

  • Rafael

    Acreditem ou não… 70.000 pontos pelo setor de reclamações anatel da vivo
    agora é só esperar o lançamento do I5, já estou armado com 154000, e todo mes aumentando…

  • Ricardo

    Tenho um iPhone 4 (esperando pelo 5) e um Milestone 2 (querendo trocar pelo Milestone 3). Gosto dos dois…….novo iOS vai ser fera, novo Android vai ser fera! Uso mais o Milestone para trabalho e o iPhone para diversão….e poderia ser o inverso também. Sempre penso que se não fosse o iOS cada vez melhor, o Android nunca iria melhorar, e o inverso também é aplicável! O iPhone 5 vai vir para voltar ao trono do mais rápido de todos, ai meses depois a Samsung ou Motorola lança um mais forte….e o ciclo continua, iPhone 6…….viva a concorrência, só assim para quem sabe um dia chegar num aparelho que vá suprir tudo o que preciso……..até lançarem outro que agoraaaaaa sim!

  • Jefferson

    A velocidade é muito importante, mas pelo o que o iPhone 4 já faz acho que não ter tanta diferença, acho que o consumo de bateria é mais importante hoje nele.

  • Luiza

    Estou querendo comprar ele , estou pesquisando em todos os sites para ver se ele vale a pena , vou continuar olhando , mais acho que vou comprar ele mesmo !