Curiosidades

[aperitivo iOS 5] Conheça em detalhes o iMessage, o serviço de mensagens entre usuários do iOS

Uma das grandes novidades do iOS 5 é o iMessage, função que permite enviar mensagens de texto gratuitas entre dispositivos iOS (iPhone, iPad e iPod touch). Entenda como ele irá funcionar.

Na verdade o iMessage é uma evolução do aplicativo Mensagens, usado para enviar SMS no iPhone. A vantagem é que se o seu correspondente tiver iPhone (com iOS 5) e estiver online, a mensagem irá por internet (Wi-Fi ou 3G). Além do mais, usuários de iPod touch e iPad também poderão receber e enviar texto e imagens, para iPhones ou outros aparelhos.

Ativação

Assim como o FaceTime, a função iMessage deve ser ativada nos Ajustes. A diferença é que ela acontece exclusivamente pela internet (sem o envio de nenhum SMS internacional).

Ativando o serviço no iPhone, ele passa a adotar o número de telefone, além de outros emails que você incluir. Assim, quando alguém enviar uma iMensagem para o seu endereço email, você receberá normalmente no aplicativo Mensagens.

iMessage vs SMS

Mas se o aplicativo Mensagens agora serve para SMS e mensagens instantâneas, como o sistema faz para diferenciar?

Pois é, isso pode parecer meio complicado no começo. Com o mesmo aplicativo, você pode enviar os dois tipos de mensagens para outra pessoa, e o que é pior: se for para um número de telefone e a outra pessoa estiver offline, a mensagem é enviada como SMS, o que pode trazer más surpresas na conta, principalmente em comunicações internacionais. Por isso, a primeira coisa a se fazer é desligar a opção “Enviar como SMS” nos Ajustes, para que ele não mande pela rede de celular.

Para facilitar, a Apple determinou um sistema de cores para diferenciar os dois tipos de mensagem. Balões e botões azuis significam que a mensagem é gratuita, via iMessage. Já a cor verde indica que é Mensagem de Texto (SMS), que será enviado pela operadora. No campo de escrita também há uma etiqueta evidenciando o tipo.

É curioso observar que, com isso, uma mesma conversa pode ter os dois tipos de mensagens, de acordo com a sua disponibilidade na internet.

Por isso, é preciso prestar atenção na hora de enviar mensagens. Usuários de iPod e iPad não precisam se preocupar com isso, pois somente poderão enviar e receber mensagens por internet (e não por SMS).

Mesma conversa em todos os dispositivos

A vantagem de você configurar um endereço email para receber as mensagens é que você pode se conectar em todos os dispositivos iOS que tiver. Por exemplo, você pode continuar no iPad uma conversa que estava tendo no iPhone, pois se os dois estiverem conectados na mesma conta, ambos receberão as mesmas mensagens.

Envio de arquivos

Na keynote de apresentação na WWDC, foi dito que teremos no iMessage tudo o que podemos esperar de um aplicativo de mensagens: texto, fotos, vídeos e contatos. Mas em nossos testes com o beta do sistema, foi possível apenas enviar fotos e vídeos; não encontramos a possibilidade de enviar contatos, assim como arquivos de áudio e localização, funções úteis que existem em outros aplicativos do gênero, como o WhatsApp.

Conversas em grupos

É possível também enviar mensagens a várias pessoas ao mesmo tempo, através de conversas por grupos (como acontece com o SMS).

Recibos de Leitura

Toda a iMessage que é enviada conta com um status de recebimento: “Aguardando Entrega”, “Entregue” e “Lido”. Assim você sabe se a pessoa recebeu e leu o que você enviou. Também aparece um símbolo quando a outra pessoa está escrevendo.

Infelizmente isso é apenas para as iMessages, não funciona para os SMS/MMS.

Custos

Os SMS e MMS são cobrados pela operadora e continuam custando os mesmos preços normais. Já o iMessage é gratuito, pois é via internet. Mas atenção: como ele funciona também pela rede 3G, a conexão em si é feita pela operadora e, portanto, usa o seu tráfego de dados. Se você tiver um plano ilimitado ou com boa franquia, não precisa se preocupar (o volume de dados é muito pequeno), mas se não tiver plano e usar o pré-pago, aí custos adicionais podem ser cobrados. O ideal é aproveitar alguma operadora que faça pacotes pré-pagos ilimitados, para não ter nenhuma surpresa no final do mês.

O iOS 5 por enquanto está em fase beta e apenas desenvolvedores cadastrados possuem acesso a ele. A versão final pública deve sair entre setembro e outubro deste ano e será compatível com todos os aparelhos que hoje rodam o iOS 4.3. Para conhecer outras novidades que virão no iOS, não deixe de visitar este link.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Bento Bitencourt

    Que mão na roda, grátis e instantaneo!

    • Walter Junior

      Tah aii mais um motivo[resposta] p qdo algm me pergunta q q meu iPhone faz q o Nokia dele n faz,,,

      • Júlio César

        Huahuahuahua …

        Muito boa… com certeza é mais uma coisa que vou falar para os donos de NOKIA’S…

        Já tive um nokia 5530… nos 5 primeiros meses o celular era fantástico… com o passar do tempo
        o telefone começou a travar, desligar sozinho… ficou doido !!

        Por isso e por outros motivos que comprei meu iPhone !!

        😛

        • Eduardo

          Verdade, todo Nokia faz isso!! Aí você faz um hard reset, começa a usar ele zerado, passa uns 2 meses e BAM!! Volta a travar… depois você resolve juntar aquela graninha e compra a felicidade (conotação pessoal, conotação…), ou seja, um iPhone 😉

          • Júlio César

            Huahuahuahauhua… #FicaaDica

  • Edson

    Mais uma jogada de marketing da apple para fazer com que mais pessoas comprem o iPhone já que o whats app por ex. tem a mesma função e funciona com o android e o blackberry. Para os brasileiros é pouco funcional já que não são todos que podem comprar um iPhone

  • McKoe

    iLex, e o som das notificações, vai dar pra personalizar ou somente para os SMS’s?

    • Tuaregue

      O som é o mesmo q tens configurado para SMS

    • Sim, o som das notificações do iMessage é exatamente o mesmo para os SMS, pois o aplicativo é o mesmo.

      • McKoe

        \o/

  • Ednilson Rosa

    Muito bom. A operadoras é que não vão gostar muito. Apesar de também faturarem com consumo de banda do 3G, elas lucram muito mais por mensagem enviada quando vai pelo SMS.

    • McKoe

      É por esse motivo que acredito que nunca teremos SBSettings, para gastar 3G mesmo. Talvez quando acabar parcerias como at&t…

      • Leonardo Ribeiro

        “Talvez quando acabar parcerias como at&t”
        Amigo vc esta meio por fora (: a parceiria já acabou, tanto que nos EUA já é possivel comprar iPhone 4 desbloqueado direto da apple.com ^^

  • Victor

    Eu só tenho uma dúvida, qual fica mais barato, mandar a mensagem normal ou no iMessage via 3G?
    Isso, claro, pra quem não tem plano ilimitado.

    • Gabriel

      Depende de quanto é cobrado por MB/s. Tem operadora que cobra 15 Reais.
      Depende de cada operadora.

  • Daniel

    Uma dúvida em relação ao iMessage.

    Digamos que estou usando a mesma conta em meu iPhone e em meu iPad. Caso fique mandando várias mensagens via iPhone (e lendo todas as respostas tbm via iPhone), como o iPad irá se comportar?

    Vai ficar repleto de notificações de mensagens não lidas? Ou o sistema é inteligente e, ao ler a mensagem em um dispositivo, no outro ele não fica a notificação de mensagem não lida?

    • O sistema é inteligente. Na verdade há uma sincronização instantânea (push) entre todos os dispositivos. Se você leu uma mensagem em um, ficará lida em todos os outros. 🙂

      • Daniel

        E quanto as notificações? Pois hoje, no aplicativo mail, mesmo que você já tenha lido o email em outro dispositivo, aquela notificação de nova mensagem em cima do ícone do aplicativo é apagada apenas quando se entra no aplicativo e ele “sincroniza”.

        Em outras palavras… Precisa-se abrir o aplicativo para ter essa sincronização ou o sistema realmente é inteligente? :p

        • Rafael Damasceno

          Se você tiver push activado no aplicativo Mail, será automágico 🙂

          • Rafael Damasceno

            Se o Push não estiver acessível, vá nas configurações do aplicativo e mude o obter dados para um espaço de tempo menor, pois se você tiver “Manualmente”, só quando abre o aplicativo mesmo.

          • Daniel

            Rafael,

            Eu eu deixo o push ativado na Mail, tanto no iPad quanto no iPhone. E o que percebo é exatamente o que disse.

            As mensagens chegam praticamente no mesmo momento. Contudo, ao ler em um dispositivo, o sumiço da notificação da mensagem no outro dispositivo apenas acontece depois que eu abro o Mail e ele sincroniza. Obviamente, quando ele sincroniza, ele já deixa a mensagem como lida.

            • Daniel

              Rafael,
              Além do push ativado, vou deixar o Obter em 15 min ao invés de “Manual”, como estava. Vamos ver se da certo. Obrigado pela dica!

      • Huanh

        Que coisa linda!

  • Parece ser um pouco confuso, mas quando estiver com meu IOS 5 acho que vou me acostumas.
    Valeu iLex!

  • É meio complicado no começo mesmo mais depois que instalarmos e mexer vamos pegando o jeito e se acostumando.. Mais nossa nao vejo a hora =) Nao aguento mais usar o PingChat e o Whatsapp rss!

    • Somos dois, já quero iOS 5 e iPhone 5… Go Apple

  • Daniel Ricarte

    Não consigo ler comentários por inteiro quando há confusão entre a palavra “mais” com a palavra “mas” ou vice versa. São palavras com significados completamente diferentes. Quebra minha linha de raciocinio. #Desabafo

    • Telmo

      [2]
      Não é o caso do nosso amigo que postou, MAS não podem ver uma letra errada em uma palavra que são os primeiros a corrigir! #desabafo2
      Sem MAIS para o momento.

      • FBQ

        Fora o C no anSioso! Todo mundo escreve errado…meXer com CH…e por ai vai!

    • Daniel Ricarte

      Antes que comencem a criticar, quero deixar claro que só estou desabafando que tenho dificuldade em entender comentários que confundem “mas” com “mais” ou vice versa, não estou corrigindo ninguém!

    • iVy

      Concordo plenamente… Parece que poucos sabem diferenciar “mais” de “mas”… Aff!!!

  • Silas

    Interessante,…. basicamente pegaram o que já faz aplicativos como KiK e embutiram nas mensagens do iOS…

  • muito show !! pena que meus contatos apenas eu estou com o iOS 5 beta 🙁

  • Leonardo Koppe Malanski

    Será que vai funcionar na rede EDGE, igual o Whatsapp?

  • Luiza

    Me lembra um pouco o Heywire, a diferença é que no Heywire é gerado um novo número pra você. E concordo com o Edson, em outros lugares dever ser mais útil que aqui no Brasil, já que o número de usuários do iPhone é baixo, devido ao custo.

  • TiãoGavião

    Como tem Professor de Português nos blogs!? Curioso isso…
    ProNtoFaLei 😉

    • hebert aka hbt

      Se preocupam tanto com os erros de português que esquecem até o assunto da matéria, se tem alguma coisa errada, pesso desculpa aos professores.

      • Eu também pesso para o pessoal não corrigir o português dos outros.

        • Luiz

          pesso????????????

          meu Deus!!!

          • Era uma piada, Pasquale.

  • Fernando

    iLex como vc mesmo mencionou acima que o som das notificações será o mesmo do sms pois o aplicativo em si é o mesmo, como que vamos conseguir identificar se a mensagem recebida é um SMS ou é uma mesage enviada através do iMessage?

    • Gabriel

      Leia com mais atenção! Esta bem claro.

  • Moises Lima

    Uma pergunta: As mensagens antigas do app “Mensagens” do iPhone sincronizam tbm com o iPad? Ou seja, tenho acesso a todas as mensagens do iPhone no iPad?

  • Ricardo

    iLex,

    Acho que na frase “Por isso, é preciso prestar atenção na hora de enviar mensagens. Usuários de iPod e iPad não precisam se preocupar com isso, pois somente poderão enviar e receber mensagens por internet (e não por SMS).” pode ocorrer um equívoco, e se o iPad for 3G com um linha? Você poderá receber tanto SMS como iMessage não?

    Obrigado.

  • Vinicius Haha

    E se eu não quiser que elas sincronizem entre meus iDevices, como faço?

    • Basta registrar emails diferentes em cada dispositivo. 🙂

  • Paulo Neto

    Esses sistemas de mensagens são muito feios, tinha que ser tipo o tema do app twitter, sem esses balões coloridos

  • Rodrigo

    É o que o Viber já faz hoje não?

  • Lukas

    Eeee!
    Agora eu quero ver as operadoras se revoltarem,quem sabe assim eles não diminuem o preço nè,agora com facetime,skype,imessage,quem vai precisar de operadora? 😛

  • Gabriel

    Cade a concorrencia, agora =*

  • Daniel Ricarte

    Essa ansiedade pela espera é horrivel, tomara que a versão final compense tudo isso. Tomara que o iOS5 final não fique precisando de atualizações a todo momento como na versão 4 que a cada atualização era um frio na barriga esperando que certos erros tivessem sido corrigidos…

  • Luciana

    Olha, estou ansiosa para atualizar meu iPhone 4, alias, as atualizações do iOS5 é que pesaram na hora de comprar o iPhone 4 a essa altura do campeonato…

    Porém a utilidade da iMessage acabará sendo a mesma do Facetime, por serem recursos limitados à plataforma.

    Olha gente, às vezes vão pensar que sou do contra, não é isso, mas essas coisas não dão certo, porque você fica limitado a quem tem o mesmo aparelho que você.

    Se você tem alguém que gosta muito e que conversa frequentemente, é legal. Porém, se você quer estender esse recurso para mais pessoas, acaba isolando alguém ou acaba ficando isolado.

    Daí é onde entra outros aplicativos que funcionam em qualquer SO e acaba deixando esse obsoleto.

    A tendencia é a pessoa adotar a tecnologia que consegue atingir o maior número de pessoas possíveis.

    Mudando de assunto, hoje minha chefe pediu para salvar uma foto do neto dela que ela tirou com um cel Samsung meia-boca que ela tem. Disse a ela que poderia trazer o cabo de dados e jogamos para o PC, porém ela pediu para transferir para o meu iPhone4 via bluetooth.

    Foi duro explicar para ela que a minha Ferrari faz de tudo, menos transferir foto de um celular para o outro via BT…

    • daniel

      pra mim, a Apple não tem interesse em criar um serviço de comunicação em massa, essa não é a área dela, deixa isso para o Google, Microsoft, empresas de software. O FaceTime e o iMessage são como as operadoras no Brasil darem bônus para ligações entre aparelhos dela. Só que nos Estados Unidos e Europa, os iDevices são mais acessíveis, então por exemplo: se seu pai e sua amiga tem um iPhone, você logicamente vai preferir um iPad a um Galaxy Tab, pois vai se comunicar com eles mais facilmente.

    • Brunolv

      Fala isso pra quem tem Blackberry e comprou só por causa do BBM. Alias o BBM tem sido o alvo das propagandas do BB.

      Claro que o ideal seria algo para todos os sistemas mas só em ser um aplicativo nativo já vai melhorar e muito a comunicação com todos. Isso porque esses Apps estilo Whatsapp estão começando a sofrer com o aumento dos usuários. Outro ponto positivo são para as milhares de pessoas que tem iPod touch e iPad (minha namorada) e que agora vão poder mandar mensagens. Tem também o caso das pessoas que tem iPhone e só usam o básico (e acredite que tem muitas). Eu mesmo presentei o Whatsapp pra 3 amigos mão de vaca. A partir do iOS 5 quem sair da loja com iPhone já vai sair mandando msg e não vai ter q comprar Apps de terceiros.

    • Daniel

      Assim como Game Center e FaceTime, o iMessage não tem como objetivo oferecer um novo padrão e se tornar uma solução universal, mas um serviço para reter consumidores existentes e converter amigos. Agora você não pode mais trocar de plataforma, ou vai perder a comodidade do serviço com seus amigos que ainda usam iPhone. E por ser integrado diretamente ao sistema, ele tem recursos que nada na App Store pode oferecer, então não existem ou existirão concorrentes no mesmo nível no iOS.

  • Paulo

    O sistema é similar ao WhatsApp, envio de mensagem de texto através da banda de dados !!!! Tenho o programa instalado e funciona muito bem. O WhatsApp é pago, mas de vez está em promoção e sai de graça !!!! Até lançarem o IOS5 é uma boa alternativa !!!

  • Diogo Martins

    Boaa!

    Mais pra quem não aguenta esperar, pode baixar o Kik e/ou o Viber, que faz chamadas telefonicas tbm…eh bom pra quem tem amigos fora do pais! A ligação tem qualidade de telefone mesmo!! de graaaaaatis!

  • Pedro

    iLex,

    Tenho um iPad 1 3G com rede da VIVO. No aplicativo Ajustes>Dados do Celular>Aplicativos do SIM>Mensagens, consigo enviar SMS, mas não receber.
    Minha dúvida é, com o aplicativo de Mensagens no iPad, com o iOS 5, será possível eu mandar e receber SMS (além das iMessage) pelo aplicativo, já que meu iPad é 3G?

    Obrigado

  • Boa tarde, como funcionará a criação do email “@me.com” ?
    Poderemos criar de graça esta conta?

    • Matheus Soares

      Nem tava sabendo que ele ia ser de graça agora… lembro que tavam espalhando isso por causa do iCloud..

    • Matheus Soares

      Estive esperando por essa funcionalidade desde o meu primeiro iPod Touch =D Que bom que chegou!

      • Matheus Soares

        Não era pra isso ter sido uma resposta 🙁
        Era pra ter sido um post normal ;(

  • Paulo

    Cara que show, gostei muito desse novo aplicativo.

  • Marcus Malacarne

    Muito bom isso, era uma função que eu invejava nos black berry. Pena que eu não terei com quem usar, só se eu cadastrar emails diferentes no iPhone e iPad, para mandar mensagem de um pro outro, quando estiver fora e deixar o iPad em casa.

    • Matheus Soares

      Não conhece pessoalmente nenhum outro usuário de iOS? Eu tb tenho esse problema… com iPhone conheço só 3 pessoas… tirando esses, tenho um amigo que ainda tem o primeiro iPhone, então nem conta.

  • Americo

    Tem mtos aplicativos com esse nome na appstore, alguem poderia me dizer qual eh exatamente??obrigado

    • Matheus Soares

      Não é nenhum deles, o iMessage ainda não foi lançado. Ele virá com o iOS 5 em Setembro.

  • egis

    Parabens pelo artigo .. porem, nao obrigado.

    Ainda sim, apesar de novo, o sistema e fechado para o ios. What’s app posso falar com todos, independente do ios ou nao.

    E custou a super bagatela de $.99

  • Nickolau

    Whaatsaaaaap!!!

  • everaldo

    – Como ele vai estar ligado via 3G, quando estiver em stand by vai ficar consumindo dados?
    – Se ficar ligado via 3g direto, a beteria nao deve ir para o saco rapidinho?

  • Valerio

    Imagina o cara ter um iphone e um ipod/ipad, fica com o celular e empresta o outro gadget pra namorada.
    Aí vem uma engraçadinha e começa a enviar umas mensagens escrabosas no celular e a namorada fica vendo toda a conversa no ipod/ipad…..

  • Virtuamigtec

    Simplesmente terei não só o app do iOS para enviar mensagens por 3G e Wi-fi comp tb o Watts app para não ter problema algum. Seria bom mesmo se o sistema fosse compartilhado com IOS, BB, Windows, Meego, symbian, e até mesmo Java.

  • SandraMarize

    Muito legal a boa nova iLex, agora é esperar para baixar..
    Valeu pela prévia!

  • Gabi

    Esse iOS 5 vai servir só para o iphone 5 ou poderá ser usado nos iphones anteriores?

    • Daniel Ricarte

      iPhone 3GS e iPhone 4

  • muito foda. mal posso esperar p esse iOS5 vir logo.

  • Rafatata

    PORRA, deveria então ter colocado o iChat ao invés do iMessege, assim todos os produtos se comunicam né =S

  • Lucas Sandoval

    Se a comunicação é feita via internet, acho estranho ficar limitado aos dispositivos com iOS. Mac ficará de fora?

    • luvialca

      O Mac tem ficado de fora de quase tudo ultimamente. O que tem de coisa que existe pra iOS que não tem pra Mac…

  • Patricia A.

    Tenho um iPhone a pouco tempo.
    Meu iPhone é o 3GS, 16Gb.
    Comprei nos EUA, desbloqueado. Cheguei no Brasil e coloquei o chip TIM.
    Uso a Internet normalmente.
    Só nao sei qual é a versao do iOS. E tbm nao sei se posso atualizar.
    Quando comprei nos EUA, me disseram que eu nao deveria atualizar o software porque o telefone poderia ser bloqueado.
    Como faço pra atualizar o iOS e nao bloquear o telefone?
    Tem alguma coisa ligada a isso.

    Ainda sou nova na plataforma. Ja tive Blackberry e gostaria de ter acesso ao iMessage.

    • Pedro Vellasco

      Estou na mesma situação que você… aproveitarei sua resposta… 🙂

  • Pedro Vellasco

    O IOS 5 vai rodar no iPhone 3GS?

    • Pedro Vellasco

      Desculpe-me, essa pergunta já foi respondida acima. Vai funcionar sim no 3GS! OBA!!!

  • tenho que convercer mais amigos a comprar um iPhone

  • Luiz

    Com a Tim, pago 50 centavos uma única vez por dia para mandar SMS infinitos para qualquer operadora e aparelho. A Claro está adotando este caminho também, é só uma questão de pouco tempo para as outras operadoras aderirem.

    Mensagens “gratuitas”? Com apps clientes de mensageiros/redes sociais também posso enviar mensagem via internet para qualquer smartphone que o destinatário que possuir apps semelhantes será notificado. Portanto, ao meu ver, esse recurso não tem a menor utilidade.

    • Jean Carlos

      Vou fingir que não acabei de ler a porcaria q vc escreveu….Vou fazer melhor,vou lhe dar um exemplo:

      Eu tenho um iPod touch 4G,estou na faculdade com rede WiFi gratuita,minha mãe está em casa com o iPad sempre por perto,quando quero falar com ela sem gastar irei usar o aplicativo iMessage,que é simples e rápido!

      • Luiz

        Olá Jean, tudo bem?

        Falei porcaria mesmo, depois do teu exemplo percebo como me falta inteligência, pois além do meu plano da Tim, também tenho acesso a WiFi gratuito e envio mensagens através dos apps como IMO, Messenger, Twiterrifc, Skype, Facebook para meus amigos e parentes que não possuem um iPhone, iPad ou iPod. Talvez esses apps nem funcionem de Apple pra Apple…

        Vejo agora o quanto meus conhecidos também são burros, pois, assim como você, sua mãe e eu, eles fazem parte uma grande maioria da população mundial que pode adquirir os produtos da Apple e não os tem porque não querem. Deviam haver um sistema que os obrigassem a tê-los.

        Nossa, nunca tinha percebido o quanto alienado eu era. Mas vou me redimir, vou tomar uma atitude digna para que a minha inteligência alcance um grau tão elevado quanto a sua: vou parar de usar esses apps que não foram desenvolvidos pela Apple, mudar minha operadora para a Vivo para pagar por cada SMS, aliás, nem vou mandar mais SMS, pois agora concordo que quem pode pagar por um aparelho que custa a bagatela de mais de mil reais tem que economizar mesmo, e vou esperar que TODOS que eu conheço mudem seus aparelhos para Apple assim poderei usar essa função extremamente útil e inovadora.

        Teu exemplo mudou a minha vida, obrigado!
        Ah! Mande lembranças minhas à sua mãe.

    • Jean Carlos

      Essa será uma das maiores utilidades para mim.

  • Aqui, com o iOS 5 GM, não consegui nem uma vez se quer trocar mensagens entre o iPhone e o iPad…

  • Vivi

    Tem a opção pra ativar e desativar ‘Enviar como SMS’. certo,
    Mas e se eu nao quero que envie usando o iMessage, usando so sms mesmo (como antes), nao tem essa opção?

  • Tenho uma duvida, acabei de instalar o iOS, e quero mandar SMS para uma pessoa que tem iMessage. Como faco? Quando escolho o contato (como ele ja tem iMessage), automaticamente ele vai mandar via iMessage ao inves de SMS. Teria como escolher?

  • Junior

    Estou com uma dúvida para configurar e testar a função iMessage no iOS 5.
    Atualizei meu iPhone 4 hoje pela manhã, e gostaria de saber como eu configuro o iMessage, pois quando eu digito o telefone de alguma pessoa que tbm possui iphone, aparece como SMS comum.

    • Joe Carlos

      Estou com a mesma dúvida!

  • Adilson Ogata

    Tinha desativado o envio por sms mas mesmo assim ele enviou, detalhe tava enviando sms para meu irmao que esta la no japão me ferrei acho que deveria ter um filtro mais aprimorado esse imessege.

  • Camila

    Por que será que o meu iMessage não sai do “esperando ativação”? Fiz tudo certinho e nada…

  • Isabella

    Estou com iOS 5 instalado faz pouco tempo, mas estou com dificuldades em configurar meu iMessage e o meu FaceTime, pois toda vez que eu tento ativar um dos dois aparece uma mensagem dizendo q houve um erro e pede pra que eu tente mais tarde, sendo que isso acontece todas as vezes que tento ativá-los, já tentei mudar minha conta da apple, pois antes usava a conta do meu pai, agora estou usando a minha própria Apple ID, mas o problema continua.
    Alguém aí poderia me ajudar??
    Obrigada 🙂

    • Isabella

      Oi,
      Estou voltando aqui para esclarecer o meu problema, pois achei uma solução, acredito que possa ser útil caso alguém esteja tendo os mesmo problemas que eu tive.
      Minha solução foi reinstalar o iOS 5, indo no iTunes e clicando em restaurar.
      Já consegui ativar o iMessage, o FaceTime e as configurações com o Twitter.
      Estava tendo problemas com o tempo que os aplicativos do Facebook e do Twitter estavam tendo para atualizar as time lines, até então acredito que isso também tenha melhorado.
      Como é possível ver, restaurando o iPhone foi possível resolver meus problemas.
      Espero que isso possa ajudar alguém, futuramente.

      • Wagner L

        Oi, Isabella o meu problema está parecido com o seu, só diferente que eu tinha ativado (no ipad por email e no Iphone pelo Numero) o serviço, 5 dias depois o serviço estava desativado, quando vou tentar ativar o IMessage e da o mesmo problema que o seu. Vou restaurar para ver se da certo.

  • Natal

    Mão na roda mesmo!!!

  • Sidnei Brito

    Desde que atualizei não conseguia ativar o iMessage.
    Tava usando uma conta com hotmail
    Agora há pouco troquei por outra que tem o gmail e passou a funcionar.
    Faz algum sentido ou foi coincidência?

  • Ana

    Desculpa a ignorancia, mas como faço para ativar o imessage? Ja atualizei o iOS 5 e na hora que vou digitar uma mensagem não aparece a opção de de mandar via imessage, somente via sms.
    Obrigada

  • Leandro Almeida

    O meu iMessege não funciona já faz um tempo… Não sei porque. Já tentei várias contas de ID Apple diferente com emails diferentes e nada. Alguem está passando pelo mesmo problema? Qual a solução?

  • marcio colen

    Boa tarde, na hora que vou colocar meu email, o iphone me da a seguinte mensagem: “Não foi possível verificar o email pq já esta em uso” engraçado que é o mesmo email que uso na conta do ipad. Alguem poderia me dar uma ajuda?

    • Alan Victor

      Estou com o mesmo problema, esta me retornando a mesma mensagem quando digito o e-mail na configuração do iMessage. O e-mail que estou digitando não é o mesmo e-mail da conta da Apple. Por favor será que alguém pode nos ajudar?

  • Camilo

    eu tô com problemas na verificação do meu e-mail, é normal isso?

  • Pablo Amaral

    Olá pessoal, tenho usado bem o iMessage, porém ele não reconhece alguns de meus contatos de amigos que já estão usando o IOS5. Sabem o que pode estar ocorrendo? Abraços

    • Leda Pires

      Olá Pablo! Estou com o mesmo problema! Tenho apenas 1 contato que estava enviando por iMessage, mas agora não esta mais. Seria pq ela tem um 3GS pós da Tim? Os demais contatos estão funcionando normalmente, mas para o dela, só por SMS. Vc conseguir resolver seu problema? Obrigada!

  • Bruno

    Estou com problema, quando quero enviar uma mensagem para o Ipad de um amigo, nao fica azul e nao aparece Imessage ali onde digita, e ele tambem nao consegue enviar para mim pois diz que nao estou cadastrado no Imessage! O meu Iphone e o Ipad dele tem o IOS 5. Alguem pode me ajudar?
    obrigado.

  • Ana

    Gente, me ajudem! Quando eu ativo o IMessege tem uma mensagem embaixo que diz: “Esperando ativação” e não sai aquilo nunca! O que eu faço? Antes eu já tinha colocado meu ID Apple e tudo, dai como a mensagem não saiu eu desativei e ativei de novo e ainda não saiu.. =(

    • Rafael

      Olá Ana,

      Eu também estou com o mesmo problema e não sei o que fazer.
      Eu comprei o meu iphone 4s nos EUA. Seria este o problema?

  • amanda

    eu gostaria de tirar uma dúvida :s
    meu ipod não tem nenhuma opção de mensagens, nem como habilitar o imessage justamente porque não existe nele. procurei na internet como resolver e não achei nada, será que o meu ipod veio “incompleto”? pq eu comprei ele na propria loja da apple

  • Kamila

    Gostaria de saber o que devemos fazer quando a sua ativação do Imessage não sai de “esperando ativação” ?

  • Mateus

    Eu tenho pesquisado muito mas ninguem me da uma resposta concreta por isso estou recorrendo a vocês, o meu iMessage estava funcionando normalmente mas agora ele e o face time agora ficam eternamente “Esperando Ativação” o que eu faço para resolver isso?
    Obrigado

    • Tente ir em Ajustes > Geral > Data e hora e desativar o ajuste automático do fuso.

  • Leda Pires

    Estou com uma baita duvida!
    Tenho uma amiga que tem um 3GS. Estava enviando iMessage normal pra ela, e de repente parou, só envia por SMS. Os outros amigos que possuem iPhone, envia normal por iMessage. O que há de errado com o dela? Não tem Jailbreak e é Tim pós. Como fazer para meu cel reconhecer de novo que o dela é um iPhone e voltar a enviar iMessage? Obrigada pela ajuda!

  • Gabriela

    Tenho uma duvida. Se eu tiver falando com um amigo, nós dois temos iMessage, se ele desligar o celular, se eu enviar algo, o iMessage vai funcionar normalmente ou o iMessage não funciona quando o celular esta desligado?

  • Luis Felipe Reis

    Bom, tenho uma dúvida. Quando mando uma iMessage para o número de telefone de outro iPhone, e ele não estiver conectado na internet, ele recebera a mensagem quando ligar na internet ou mandara por SMS normal? E quando me mandarem?

  • Mamute28

    Muito bom, vcs são os melhores.

    Obrigado

  • Biia

    Eu teclo bastante com meu amigo tenho o itouch 4 e tipo e de.mais seu site e perfeitp desculpa os erros e pq to no touch ai e ruim…

  • jonathan

    Gostaria de saber se no ipod 5 ios 6 , pega sms , sem ser o imessage ou whatsapp.

  • Daniel Amaldy

    olá, gostaria de parabenizar pela iniciativa do site, muito bom, tem sido de grande ajuda! Gostaria de esclarecer uma dúvida. Pelo texto entende-se que eu utilizando o imenssage consigo enviar “imenssages” para outras pessoas que não possuam imenssage, correto? vou tentar explicar melhor, eu tenho um iphone, com o imenssage, e a minha esposa não tem um galaxy. Será possivel eu utilizar o imenssage para conversarmos por menssagem?

    muito obrigado pela atenção, continuem com o excelente trablho

  • Hallyson

    Oie. Tenho um iPhone mas não consigo mandar sms já troquei de chip e cheguei até fazer um backup mas nada funcionou. Alguém sabe o que eu posso fazer? Até agora ñ funciona a ativação do iMessage!!!! Preciso mandar sms e não consigo.

  • Rafael

    Preciso de ajuda. Alguém sabe como que faz para excluir um grupo de mensagem no iPhone/iPod/iPad? Excluir de um modo em que se saia do grupo e nao volte mais a receber? Pelo o que percebi, só se excluir um grupo se todos os usuários o fizerem. Chato isso. Alguém ajuda? Abraços.

  • Patricia

    Estou com dificuldades no imessage, pois recebo as mesmas mensagens nos meus 3 iphones, isso é muito chato, ja tentei mudar o e-mail e não estou a conseguir resolver esse problema. Será que pode ajudar -me? Desde ja agradeço.

    • Concordo com você, Patrícia, é bem chato receber sempre em todos os dispositivos com o mesmo ID as mensagens recebidas. Para quem tem mais de um dispositivo (como um iPhone, iPad e iPod touch), torna-se um pequeno inferno os repetidos alertas. A solução que eu encontrei foi desligar as notificações nos aparelhos e só deixar em um. Para isso, vá em Ajustes > Central de Notificações > Mensagens e desligue os alertas. Assim, elas continuarão chegando, mas você não será mais importunada.

  • Paula

    Então eu não pago por enviar iMessage do Brasil para os Estados Unidos?

  • Goiânia Maria

    Estou feliz e grata com este site que ensina como usar meu iPhone. Não entendo nada de celulares.

  • silvia souza

    Tenho um problema. O meu iPhone não armazena (pelo menos não encontro) mensagens antigas de SMS. Passada uma semana elas desaparecem. Tenho procurado dicas, mas não encontrei nada nem nos Ajustes nem na internet que me ajudasse a configurar para serem armazenadas. Pensei que seria automático, mas parece que não é. Tem jeito/