2011ARQUIVO

iOS 4.3: confira o que muda no novo sistema no iPhone, iPod touch e iPad

Esta semana será finalmente liberado o tão esperado iOS 4.3, que desde janeiro está nas mãos dos desenvolvedores. Confira a lista de novidades e os aparelhos compatíveis com o novo sistema.


Dispositivos compatíveis: iPhone 4, iPhone 3GS

No novo sistema é possível ajustar o número de vezes que o iPhone dará o aviso de recebimento de novas mensagens SMS/MMS, que pode repetir até 10 vezes, em intervalos de 2 minutos.


Dispositivos compatíveis: iPod touch 4g, iPad 2

O ícone do aplicativo FaceTime muda no iPod touch 4g e é introduzido no iPad 2.

Pequeno detalhe quase imperceptível: ao virar o iPhone 4 ou o iPod touch 4g de “ponta-cabeça”, os botões virtuais apenas giram, sem sair do lugar (antes eles iam sempre para a parte inferior da tela).


Dispositivos compatíveis: iPhone 4, iPhone 3GS

A funcionalidade mais esperada pela maioria, o Ponto de Acesso Pessoal (personal hotspot em inglês) é o mesmo Compartilhamento de Internet que existe desde o iOS 3, com outro nome e a adição de duas belas novidades. A primeira é exclusiva para quem tem iPhone 4: ele permite transformar o aparelho em um router Wi-Fi, ou seja, é possível conectar até 3 dispositivos (como um computador, iPod touch ou até mesmo um iPad) na internet 3G do telefone, via wireless. Veja mais detalhes aqui.

A segunda serve também para proprietários do 3GS: é possível conectar o iPad na internet do iPhone através a rede Bluetooth, conforme mostramos aqui.


Dispositivos compatíveis: iPad, iPad 2

O interruptor lateral no iPhone serve para ativar o modo silencioso, mas no iPad ganhou a prática funcionalidade de travar a tela para que ela não gire com o acelerômetro. Depois que todos se acostumaram com isso, a Apple deu uma de marota e no iOS 4.2 fez com que o botão ficasse com a mesma função do iPhone, o que deixou muita gente descontente. Agora ela dá o poder de escolha ao usuário, que pode decidir o que o interruptor do iPad fará. A título de informação, é possível deixar no modo Mudo também pressionando o botão de Baixar Volume durante 1 segundo.

A barra multitarefa também ganhou um botão de Mudo, caso alguém prefira fazer isso pelo software.


Dispositivos compatíveis: iPhone 4 e 3GS, iPod touch 4g e 3g, iPad, iPad 2

É possível escutar músicas e ver filmes presentes na biblioteca do iTunes do computador, se o dispositivo (iPhone, iPod ou iPad) estiver conectado na mesma rede Wi-Fi.

Diferentemente do aplicativo Remote, neste caso você escuta no aparelho a música, não influenciando no iTunes do computador. Conheça mais detalhes da função neste artigo.


Dispositivos compatíveis: iPhone 4 e 3GS, iPod touch 4g e 3g, iPad, iPad 2

O aplicativo Notas recebeu uma nova fonte, chamada Noteworthy.


Dispositivos compatíveis: iPhone 4 e 3GS, iPod touch 4g e 3g, iPad, iPad 2

Agora é possível interromper o download de um aplicativo no meio do processo. Veja mais detalhes neste link.


Dispositivos compatíveis: iPhone 4 e 3GS, iPod touch 4g e 3g, iPad, iPad 2

Essa é só para quem usa a AppleTV, que poderá ver na televisão o conteúdo gerado por aplicativos de terceiros. Antes apenas era possível com os nativos do sistema, como iPod e Youtube. Além de músicas e vídeos, será possível também visualizar fotos do iPad ou iPhone na TV.


Dispositivos compatíveis: iPhone 4 e 3GS, iPod touch 4g e 3g, iPad, iPad 2

O Safari ganha um novo motor de JavaScript chamado Nitro Java Engine, que promete melhorar em muito as prestações em páginas que utilizam muito esta linguagem. Mas no uso cotidiano pode não fazer muita diferença.


Dispositivos compatíveis: iPhone 4 e 3GS, iPod touch 4g e 3g, iPad, iPad 2

Agora é possível colocar pausas em números telefônicos dos Contatos, muito útil no caso de ramais ou centrais telefônicas com atendimento automático (“Para falar com um de nossos atendentes, digite 1“).


Dispositivos compatíveis: iPhone 4 e 3GS

Para quem vive em países que possuem iTunes Store, é possível comprar novos toques para o celular, direto nos Ajustes.


Dispositivos compatíveis: iPhone 4 e 3GS, iPod touch 4g e 3g e iPad 1 e 2

As restrições para contas de email e de Localização ganham mais opções, podendo individualizar contas ou aplicativos.

Gestos multitarefa: eles continuam exclusivos para desenvolvedores, ativados pelo Xcode. Torçamos para que sejam incluídos no futuro iOS 5. Veja uma prévia deles em vídeo:

YouTube video

Buscar Meus Amigos: a misteriosa função ainda não apareceu no iOS 4.3, apesar de estar escondida em seus códigos internos. É possível que seja outra novidade do iOS 5.

O iOS 4.3 só terá versões para o iPhone 3GS, iPhone 4, iPod touch 3g e 4g e iPad (o iPad 2 já virá com ele). Aparelhos anteriores (como o iPhone 3G e o iPod touch 2g) não receberão nenhum aviso de atualização no iTunes. Para eles, o iOS 4.2.1 será o último.

Conteúdo original © Blog do iPhone

Botão Voltar ao topo