Notícias

Códigos internos do iOS 4.3 beta dão pistas do que pode vir nos próximos iPhone e iPad

Uma das coisas interessantes em versões betas é a possibilidade de se encontrar códigos e arquivos internos que dêem pistas do que virá nos futuros aparelhos, e nesse ponto, o iOS 4.3 está cheio delas. Apesar de vários sites internacionais terem já anunciado o que encontraram, fizemos questão de conferir nós mesmos e encontramos informações inéditas e exclusivas até então.

Bloqueio automático da tela do iPad ao fechar a capa

A Apple parece estar trabalhando em uma facilidade no iPad: ao fechar a capa do tablet, a tela seria bloqueada automaticamente, desbloqueando ao abri-la. Isso seria possível provavelmente com a interatividade com um sensor de proximidade (que hoje não existe no iPad, mas que no iPhone apenas apaga a tela, sem bloqueá-la). Essa funcionalidade seria opcional, podendo desligá-la nos Ajustes.

Possíveis novos gestos multitarefa

Na parte onde lista os gestos multitarefa do iPad, aparece um ítem a mais que ainda não está ativo, relativo a vídeos.

Referência a novos modelos de iPhone e iPad

Códigos confirmam a futura existência de pelo menos mais três modelos de iPad, assim como de iPhone. As referências seriam iPad2,1, iPad2,2 e iPad 2,3, sugerindo pouca diferença entre eles (talvez diferenças de conexão, como Wi-Fi, 3G e CDMA). No iPhone, além do número 3,3 (uma leve diferença dos atuais 3,1-GSM e 3,2-CDMA), também surgem o 4,1 e 4,2, sugerindo um novo modelo mais avançado.

Novo processador gráfico no iPad 2 ou iPhone 5

Nas extensões internas pode-se encontrar arquivos de um novo chip gráfico que atualmente não existe nos dispositivos da Apple. Seria o Imagination POWERVR SGX543 GPU, que segundo o MacRumors suporta configurações multi-core e possui uma performance muito maior.

Alguns sites encontraram imagens que evidenciariam uma tela para o iPad com o dobro de resolução da atual (totalizando 2048px x 1536px). As únicas imagens que conseguimos encontrar foram algumas com sufixo Big, até então inexistente.

Nova função Buscar Meus Amigos

O aparecimento de uma variável até então inédita dá a entender que seria uma nova função implementada no iOS 4.3, provavelmente que permita dividir sua posição geográfica com seus amigos (algo como o Google Latitude) e também ver em tempo real onde eles estão. Poderia ser uma novidade do serviço MobileMe.

Câmera fotográfica no futuro iPad

Nós não conseguimos encontrar, mas o 9toMac achou arquivos de imagens de câmera no iPad, o que confirmaria os boatos de que a próxima versão terá mesmo uma câmera.

Efeitos de câmera no iPhone

Um leitor do site iSpazio encontrou referências que infelizmente não pudemos confirmar, a respeito de supostos efeitos de imagem na câmera fotográfica do iPhone (e provavelmente do futuro iPad) iguais aquelas do antigo iPod nano. Seriam: câmera térmica, raio-X, caleidoscópio, túnel de luz, entre outros.

Eis um vídeo que exemplifica bem todos os efeitos, feitos com o antigo iPod nano:

Claro que continuaremos procurando por mais novidades, afinal, é muito arquivo que ainda não pode ser vasculhado e mais descobertas podem ser encontradas. 😉

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • leandrolopesp

    Isso que é um artigo bem feito! Parabéns.

    • Johnatan Matos

      [2]

      • Gabriel lapa

        [3]

        • Dari0

          E o meu iPod Touch 4g??? Nao haverá nada de util???

  • AxelFoleyBR

    Legal

  • Nossa, se tiver tudo isso vai ser muito bom! Acho que algumas dessas coisas estarão no iOS 4.3 mas muitas estarão no iOS 5. Que venha o iPhone 5 com dual core e iPad 2 com 2048×1536.

    Se tiver 2048×1536 em 9,7 polegadas ou em até mesmo 10,1, eu não sei o que fazer. É uma resolução tão impressionante que dispensa comentários.

  • Algus Helm

    Esse iOS 4.3 vai ser mais pro iPad que pro iPhone. Quem sabe eu compre um?

  • Rapha1996

    iLex, o blog está cada dia melhor! continue assim!

    Muito legal as novidades, só que vc não acha que tira um pouco aquela emoção de fazer update do iOS, sabendo tudo que irá ter nele?

    meu ponto de vista :/

    • Ok, começaremos a colocar no título a tag #spoiler então… 😛

      • Rapha1996

        heheheh 🙂

  • Alex iPilot

    Se dobrou o número de linhas e dobrou o número de colunas a resolução foi multiplicada por 4, não? Imagine se a tela tivesse apenas 1 ponto de altura e 1 ponto de largura, o número total de pontos seria 1, mas se houvessem 2 pontos de altura e 2 pontos de largura o número total de pontos seria 4.

    • Alex iPilot

      Perdão, HOUVESSE – verbo “haver” com o sentido de “existir” é impessoal, hehehe…

    • Abel

      Se não estou enganado, a resolução (medida em pixels por polegada) dobra, sim, e quadruplica o número de pixels na tela.

      No iPhone até o 3GS (tela de 3.5” com 320×480 pixels):
      Resolução em ppi: √(320² + 480²) ÷ 3.5 ≅ 576.89 ÷ 3.5 ≅ 165ppi

      No iPhone 4 (tela de 3.5” com 640×960 pixels):
      Resolução em ppi: √(640² + 960²) ÷ 3.5 ≅ 1,153.78 ÷ 3.5 ≅ 330ppi

      • Alex iPilot

        Abel, acho que nem precisa fazer conta, se a área da tela não mudou, continua com 3,5 polegadas de diagonal, e temos 4 vezes mais pontos na mesma área, a resolução é 4 vezes maior… Há 4 pontos agora no espaço onde antes só havia 1…

        • iphabio

          Mais ou menos, Alex…..

          A definição da tela é medida em ppi (“pixels per inch”, ou “pontos por polegada”), que é uma medida linear.

          Como o colega Abel falou, ao dobrar a definição tem-se 4x mais pixels, porque a definição dobra na altura e na largura.

          Mas você também está certo ao dizer que, com o dobro da definição, 4 pixels ocupam o lugar de um.

          Abraço!

  • Rachel

    Eu consigo trazer um iPad pra mim do Paraguai sem ter que declarar na alfândega?

    • Vai depender por onde você vai vir… 😛

      • Rachel

        Vou comprar em Ciudad del Leste e voltar para Foz do Iguaçu de carro ou de van da CVC.

        • Segundo o guia turístico que me guiou (eu estava em Foz no fim do ano), os fiscais no aeroporto não olham bolsas e afins.

          Vai da sua sorte. Você também pode pagar os impostos na alfândega, que pode ficar mais barato do que é no Brasil.

        • Legalmente, você deve declarar na alfândega. Não posso lhe orientar de outra forma.

        • Alex iPilot

          Pelo que eu sei, de muito tempo atrás, os eletrônicos são baratos no Paraguai porque não passam no controle de qualidade de seus fabricantes, ou são remanufaturados (refurbished), ou são piratas, mesmo…

          Isso não continua assim?

      • Alex iPilot

        Vc quer dizer naqueles barquinhos a remo, atravessando o rio, não é? 😉

    • Tiago Albuquerque

      Menina .. Relaxa.. Vc n acha que já paga imposto demais para manter curruptos e bolsistas?

      • OmarBH

        Sem contar as altas porcentagens de lucro que os empresários embutem nos preços e depois remetem para o exterior (tax free, claro!).

    • Tiago Albuquerque

      Rachel, se d esse presente. Vc merece!!!

  • Rod Louzada

    Aposto em um iPhone 4.3 CDMA sem muitas mudanças.

    • Rod Louzada

      Alias, corrigindo: 4.2

  • Dalton Moura

    Legal incluir efeitos na câmera nativa do iPhone. Essa função faz muita falta!!!!

  • Alexandre

    Estou ancioso por este iOS 4.3!

  • Dritts

    E a possibilidade de mudar o som da SMS, até agora, NADA!!! Não me conformo com isso.

  • Christian

    Putz mas se o ipad chegou aqui em dezembro e nos EUA no meio do ano acho que vai ser a msm coisa com esse vai chegar la no meio do ano e aqui no final né? Ou não? tomara que não

    • lucas tadeu

      chegou em abril maio nos Estados Unidos e na Europa comprei meu ipad em Amsterdam no dia 26 de maio no aeroporto.

    • Provavelmente não.

      Primeiro, a Apple teve dificuldades para fabricar o primeiro iPad, adiando o lançamento do produto. Quando lançado, a Apple não conseguiu atender à demanda… E isso acabou trazendo problemas para o lançamento mundial do gadget.

      Além disso, qualquer aparelho que utilize sinais para comunicação no Brasil deve ser previamente aprovado e regularizado pela Anatel. Isso não seria um problema desde que as fabricantes conseguissem enviar seus produtos com antecedência para o órgão, mas nem sempre isso acontece. A Apple estava mais preocupada em atender à toda demanda mundial (leia-se EUA, Canadá e Europa) do que em lançar seu produto por aqui.

      O iPhone 4 ano passado foi um exemplo. Lançado em junho-julho lá fora, em outubro já estava por aqui. Só que o iPhone 4 faz parte da quarta geração de um aparelho, enquanto que o iPad era novato…

    • Acredito que esse tal iPhone3,3 seja o malfadado iPhone 4 branco…

  • McKoe

    Eu só sei uma coisa: vou comprar o iPad 2.

  • Esse iPhone 3,3 não seria pro iPhone d 8GB ? Geralmente o de 8GB não é sempre a de geração anterior? Talvez mudem o design da antena que reclamam tanto 🙂

  • Luis Eduardo

    iLex, meio Off-Topic: vejo o BI mais como uma revista, e acho q devo contribuir para sua manutenção. Mas ficaria mais facil se tivesse um jeito de fazer isso automaticamente, via CC, por exemplo. A gente acaba esquecendo de contribuir e pagar via pay-pal é meio trabalhoso. O q vc acha?

  • Francis

    Também tentei contribuir com o BDI mas esbarrei no tal PayPal, e desisti por não saber lidar com isso. Espero novas possibilidades para poder dar a minha contribuição.

  • O iPad atual tem sensor de proximidade?
    Se sim, para que? oO

    • Ricardo

      Tem sim. No mesmo lugar aonde tem a ‘camera’ no novo iPod touch. A sua pergunta é uma boa pergunta, mas eu ainda não tenho uma resposta hahahaah 😉 De repente, a Apple nessa 4.3 vai ativar para o lance de fechar a capa (que tampe a tela) ele apague a tela. É uma possibilidade 🙂

      • Alex iPilot

        Não é um sensor de LUMINOSIDADE?

  • lucasvl

    Será que o iOS 5 poder[a sem instalado no Ipod 3geracao?

  • Fabricio

    Puts só consegui comprar o iPhone 2G ( que é o meu xodó ) quando já estava saindo o 3G. E comprei o iPhone 4 assim que chegou no Brasil graças a um aumento de salário e agora já ta vindo o iPhone, é uma. É uma verdadeira “maratona”.

    • Fabricio

      iPhone 5

  • Acredito que esse tal iPhone3,3 seja o malfadado iPhone 4 branco…

  • Marcus

    São por matérias como essa que eu considero o BDI o melhor blog brasileiro de iOS.

    É raro achar algum blog nacional que vá atras de novidades no mundo Apple, a grande maioria apenas “importa” conteúdo de sites estrangeiros.

    Parabéns iLex

  • Ótimo artigo, parabéns.

  • Max

    iPhone 3,3? Seria algum indicativo que o iPhone 5 tenha apenas mudanças internas (novo processador e GPU?) Esse PowerVr SGX 543 promete… O 540 do Galaxy S já umas 3x mais rápido que o 535 do iPhone 4.

  • Vagner

    Ilex

    parabéns pelo sucesso do site .

    Mto bom mesmo !!

    Alguma novidade sobre o jailbreak do firmware 4.2 ??

    abs

  • Antes de comprar o iPhone 4 eu entrava todo dia no site da Apple para ver suas características.. Agora eu entro todo dia no site da Apple pra ver o iPad, vou esperar lançar o iPad 2… xD

  • Leo

    Olá,
    Não quero criar polêmica, mas entendi que o iPhone 3,3 citado é o iPhone 3GS, enquanto os iPhones 4,1 e 4,2 remetem ao iPhone 4, em suas duas versões.
    Penso que para o iPhone 5, as mudanças só virão mesmo com o iOS 5.
    Abs!

    • O código para o iPhone 3GS é 2,1 e não vai mudar mais, pois se alterar o número, deixa de ser o 3GS que conhecemos.

      • Leo

        Ok!
        🙂

  • Fernando

    ILex, acho que deveria haver um comando no IPhone para se fechar diretamente um aplicativo, sem deixá-lo em segundo plano. Ou já existe e eu sou meio lerdo e desinformado?

    • Dá pra fechar o aplicativo, mas não vai fechar automaticamente.

      Aperte o botão home 2x e segure o dedo por 2s em cima de qualquer aplicativo da barrinha multitarefa. Depois é só apertar no X.

  • Tá o iPad 2 vai ser show, mas eu não aguentei e comprei agora…

  • Fernando

    Bruno, isso eu sei, também não sou tão burro! Eu só acho que facilitaria se pudéssemos fechar o aplicativo diretamente, porque nem sempre quero deixar um aplicativo em segundo plano e é muito chato toda hora ter que ficar com essa história de abrir os aplicativos que estão em segundo plano e ficar apagando um por um! Abçs.

  • Francisco junior

    Muito bom o post. Já estou ansioso esperando o iOS 4.3 e o iPad 2. Será que quem faz os rumores não é a própria apple?

  • William

    A função buscar meus amigos sr bem segura será fantástica, efeitos de Camera também São muito bem vindos…
    Ilex Parabens pelo BDI, virou minha revista diária de notícias para Apple, apesar de não postar sempre, leio td fiquei viciado hehe.

  • Henrique

    Minha conexão pelo iPhone esta acabando…
    Ate que a net volte…

  • gabriel

    gostei muito dessa materia.

  • Gabriel lapa

    É verdade q o iphone tem um tempo de wifi

  • Ótimo artigo! Parabéns!

    Eu adoro esses efeitos, são bem divertidos quando não se tem nada a fazer, mas eu tenho uma dúvida: Será que esses efeitos ao atualizar o iOS do iPod, também virão?

  • Também fiquei curioso com a pergunta. O iPhone tem um tempo limite conectado ao wifi?

  • Roney Cezario

    Maravilha ancioso…

  • Rapariga

    Novo processador gráfico no iPad 2 ou iPhone 5

    Nas extensões internas pode-se encontrar arquivos de um novo chip gráfico que atualmente não existe nos dispositivos da Apple. Seria o Imagination POWERVR SGX543 GPU, que segundo o MacRumors suporta configurações multi-core e possui uma performance muito maior.

    Isso muito me interessa !!! e pelo que foi dito em outros lugares, é muiiiittooooooooo supeior o poder de processamento. O que já era rápido vai ficar ainda melhor.,

    abcs

  • D4n

    Acompanhando este blog, rumores e os smatphones que estão sendo apresentados pela concorrência eu aposto nas seguintes mudanças para o iPhone 5:
    Tela maior
    Tela com mais brilho
    Tela com maior economia de energia (vide o recem lançado LG Optimus Black cuja tela tem 4 polegadas, é a mais brilhante e ainda por cima economiza 50% mais energia que a tela do iPhone 4. Não acredito que o Tio Jobs irá querer ficar atrás)
    Processador dual core
    Câmera frontal 2.0 para melhor Video conferência
    Câmera traseira com 8mp e menor saturação na imagem
    Mudança pequena no design
    Novo projeto de antena (assim como a grande maioria, também tive problema com o sinal)
    Talvez sem o botão home
    Talvez botão home touchscreen menor
    Talvez design mais fino
    São essas minhas apostas.
    Abs

  • Asmont

    Pretendo comprar o iPhone 5 e o iPad 3… Se eu nao agüentar e comprar o 2 antes…
    Num tem um jeito de arranjar desconto?

  • Rafael

    Porque estes efeitos de camera já não vem no iphone 4, ou em uma atualização de IOS? memoria, processamento o iphone 4 tem de sobra, testei umas aplicações que tentam fazer a mesma coisa, mas não funcionam direito, fica quadro a quadro etc…

  • Francisco junior

    O iPad 3G também tem compartilhamento via wi-fi igual ao iPhone 4?

    • Isaias

      Francisco,

      Infelizmente, não é possível compartilhar a Internet através do iPad (pelo menos no modelo atual). Não sei se o iPad 2 irá permitir…

      Atualizei o meu iPad para o IOS 4.3 e continua na mesma. Não aparece a opção de compartilhamento.

      Tks,

      Isaias.

      • Felipe

        Sei que e antigo mas nao consigo ficar sem responder… A versao nativa realmente nao permite dividir a internet via wi-fi , mas e só fazer o jailbreak e instalar o mi-wi… E pronto voce tem o que voce quer

  • Marlim

    Cara, meus parabéns! Tirou onda!! Depois dessa, fez até a apple mudar isso agora em 2012!

    Abs