Opinião

[opinião] A fantástica técnica de construir um falso rumor, baseando-se em nada

O próximo iPhone 5 poderá ter uma tela de tamanho diferente do que é hoje? Claro, por que não? Afinal, ninguém melhor do que a Apple para ter visão de mercado antes dos concorrentes. Mas o fato é um só: ninguém sabe o que irá acontecer e é imaturo criar informações em cima apenas de imagens feitas por computador ou informações obscuras obtidas por fontes desconhecidas.

Infelizmente, grande parte da mídia não pensa assim. O importante é publicar e atrair visitas. Afinal, a maioria dos leitores ainda herdam o conceito da velha mídia: se saiu no Jornal Nacional, é porque deve ser verdade (substitua “Jornal Nacional” pelo seu grande site prefererido).

No fim da última semana surgiu esta imagem acima, o que fez muitos sites (muitos mesmo) afirmarem a possibilidade do próximo iPhone ter tela de 4 polegadas. Qual o objetivo disso? Atrair mais visitas ou fazer com que as vendas atuais de iPhone diminuam? Ou é mais fácil só copiar e colar a notícia de outros sites? Afinal, o leitor não vai reclamar…

Pois agora serei duro com você, leitor e grande culpado por essa maré de rumores falsos que inundam a net nas últimas semanas. Sim, você, que lê e aceita esse tipo de “informação lixo”. É você quem apoia e continua visitando este tipo de informação, sem reagir quando ela não se comprova. Estamos transformando a internet em um grande Domingão do Faustão.

Sites mais críticos beneficiariam a todos nós, pois incentivaria o debate e a divulgação da boa informação.

Não precisa ser nenhum mago de iPhone para ver que a imagem acima é bastante imprecisa e não passa nenhuma credibilidade. Mas já que os grandes sites não fizeram esta análise, vamos fazer nós mesmos.

1. Imagem impressa em um plástico?

Só eu que vejo uma imagem impressa em um plástico e não uma real peça de um futuro iPhone?

2. Linhas paralelas onde não deveriam existir

A peça está em perspectiva na foto. Apesar disso, as linhas são perfeitamente paralelas, o que dá um ar de imagem torta aos olhos mais aguçados. Compare com uma foto real, tirada de um site que vende peças do iPhone 4:

3. Falta do sensor de proximidade

Para ter seriedade jornalística, os sites poderiam pelo menos analisar imagens de peças que já existem antes de simplesmente repetir a “notícia”. Pela suposta posição da câmera frontal, acredita-se que esta “nova tela do iPhone 5” esteja sendo vista pela parte traseira (ou a Apple decidiu mudar a câmera de lado?). Mas neste caso, normalmente é possível visualizar um espaço mais transparente para o sensor de proximidade do iPhone, coisa que não existe na foto fake. Será uma nova tecnologia criada pela Apple, em que o aparelho detecta por mágica a aproximação?

4. Teste da sobreposição de imagens

Conforme dito acima, seria preciso, no mínimo, comparar a imagem com dados reais antes de passar adiante a informação como sendo uma notícia. Ao pegarmos a tal tela do iPhone 5 e compararmos com o atual aparelho, vemos que ela é torta e não segue padrões mínimos de design.

Por exemplo, o auricular não está perfeitamente centralizado como deveria ser, mostrando o quão amadora a montagem da imagem é.

Viram como não é difícil analisar seriamente um rumor? Como um site pode apenas reproduzir uma bobagem sem checar antes? Onde está o jornalismo investigativo?

O iPhone 5 pode ter tela de 4 polegadas? Pode. Mas por favor, apresentem indícios mais sérios antes de afirmar algo assim, pois do contrário, isso só gera falsas expectativas e tira a força das reais novidades, que geralmente são boas.

Que fique claro: o objetivo aqui não é dizer que o BDI é melhor do que ninguém ou menosprezar quem quer que seja. Mas um protesto contra o que está se transformando a mídia especializada em Apple, cuja qualidade está deplorável.

Parafraseando um texto que li ontem no MeioBit: os formadores de opinião estão se transformando em “repetidores de opinião alheia”. Quem perde com isso? Todos nós.

Conteúdo original © Blog do iPhone

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Tenho uma sugestão pra esses sites aí: se querem repetir um texto, que tal esse aqui? 🙂

    • Lucas P.

      exato!

  • Rachel

    Parabéns, iLex. Ótima matéria.

  • É por estas e outras que “estou contigo e não abro mão.” Até leio notícias em outros sites, mas, quando se referem ao iOs aqui é meu ponto de referência (sem puxar saco). Parabéns iLex pela competência, seriedade e qualidade das informações.

  • McKoe

    Ótimo artigo iLex!

    Só o primeiro ponto, o plástico q aparece na foto, seria só um adesivo anti riscos? O resto, porém, é bem torto mesmo!

  • Algus Helm

    Boa argumentação iLex!!!

    Como dizem no Ceará: Matou a cobra e mostrou o graveto!!!

  • Carlos Schmitt

    Alguém tinha que fazer uma tabela com todos rumores e quem os divulgou.. dps de anunciado as novidades pela Apple, ver qm q mentiu (se enganou, hehe) ou quem foi cauteloso..

  • Max

    iLex, concordo contigo, mas tem que analisar o contexto do leitor tb. Muitos lêem essas notícias no trabalho ou enquanto estão em trânsito. Ninguém vai parar pra analisar a noticia simplesmente por falta de tempo. Muitos irão ler somente a manchete. Isso é normal no dia a dia agitado. Infelizmente os veículos de notícias se aproveitam disso e dispensam custos eliminando a verificação da noticia. Felizmente vc e e alguns outros que sao especialistas no assunto analisam a publicação a fundo. Sou especialista em eng aeronáutica, então qdo. Sai notícias do mundo aeronáutico leio a fundo e de cara já noto as incosistencias. Mas faço isso somente oq o assunto é de meu interesse. Enfim, acho injuso culpar o leitor por isso.

    • Max, a crítica é justamente aos meios de comunicação que publicam qualquer coisa sem o mínimo de critério, levando a centenas de leitores que, justamente, não possuem tempo de aprofundar a informação, a acreditarem em algo que na realidade não existe.

      A culpa do leitor não é a de não conferir a notícia (afinal, isso não é função dele), mas de continuar acreditando nas mesmas fontes quando estas notícias não se confirmam.
      Isso tudo existe porque há público. No dia que os leitores diminuírem, aí sim eles mudarão.

      • Max

        Verdade! Te interpretei errado então. Mas por isso que é importante ter pessoas que entendem do assunto pra mostrar os erros. Com o tempo quem gosta do assunto não ira mais acreditar em qqer tipo de informação. Eu mesmo qdo. sai noticia do iPhone por ai nem leio mais, só confio aqui ou em alguns outros como Engadget.

        • Eu gosto muito do Engadget. Acho eles muito feras. 🙂

          • Rafael Costa

            Mudando para o Engadget em 3… 2… 1… #JustKidding

      • Ótima matéria

  • André

    Por isso leio o Blog do Iphone antes.
    😉

  • Clap Clap Clap Clap
    🙂

    • Rafael Costa

      Parece o barulho de um tapa na cara nos quadrinhos!! 😛

  • Giulianno

    Apoiado!
    Como eh bom ver alguem falando a verdade na cara. Matando a cobra e mostrando o pau. Parabens iLex.

  • Sugestão ilex… Bem que vc poderia dar uns cursos ou uma apóstola cons dicas o que acha?!? Por isso que todo dia passo aqui e faço propaganda do blog rsrsrs nota 10 para vc

  • Falou e disse hein, iLex! Parabéns pelo excelente texto!!

    E cade aquele tal iPhone mini hein??? Hahaha

    E ainda tem gente que acredita nisso!!!

  • Alex iPilot

    “Domingão do Faustão” foi cruel, hehehe… Verdade, mais de 10 anos que não vejo o programa. Não aguento nem o Faustão gritando “Galera!”… Ele parou de chamar as pessoas de “monstro sagrado”?

    O que ocorre é ignorancia, mesmo, somada ao descomprometimento. A grande maioria dos veículos de notícia não se importa mais com verdade e qualidade, apenas a quantidade conta. Se é assim para notícias “simples” como fatos coriqueiros na rua, imagine para notícias que envolvam o universo paralelo da Apple.

  • Raul

    Parabéns cara, por isso que confio no teu site, você diz que as pessoas não reclamam e aceitam, eu mesmo reclamo sempre de sites ditos confiáveis que ficam publicando rumores sem o menor sentido. Já deixei de seguir vários, com essas últimas do macbook pro deixei de seguir 2 sites pelas baboseiras que escreveram.

  • Raphael

    “se saiu no Blog do iPhone, é porque deve ser verdade”

    • McKoe

      Bom ponto. BDI afirma q antena do i4 não tem problema…

      • O problema é que nem todos leem o mesmo texto como se deve. Você, claramente, parece ter desvirtuado o lance da antena.
        Cada um faz sua própria interpretação do que lê.

        Em julho, TODOS os sites falavam que o iPhone 4 tinha um problema grave na antena, devido a um erro de design. O BDI, que eu me lembre, foi o único a dizer e fazer testes, mostrando que o fato ela relativo muito mais à força de recepção do sinal do que a um problema de todos os aparelhos.

        Você term o problema e desconsidera os outros 95% de usuários que não tem. Isso se chama “pensar com o umbigo”…

        • SamuEX

          Concordo.
          Eu tenho um iPhone 3GS, meu Pai tem um iPhone 4.
          Os dois funcionam perfeitamente, e já comparei a qualidade do sinal colocando um do lado do outro, fazendo ligações ao lado do meu Pai e não vi nada nem em um, nem no outro.

          Aproveitando dou minha opinião:
          Não considero o BDI como fonte da Verdade Absoluta. Mas o número de acertos do Blog e a forma séria como ele trata os assuntos tornaram ele uma forte fonte que dá pra mim (no mínimo) mais segurança quando preciso decidir em quem acreditar.

        • Marcelo Pavão

          Apoiado!

        • McKoe

          iLex, vou testar com mais 2 i4 de pessoas q conheço. No meu e da minha namorada o problema existe. Eu bato o pé q o problema é real, vc afirma que não é tão grande. Ok, ninguém está errado. Mas e se na minha pequena pesquisa vejo q em 2, ambos apresentam o problema? Meu é nacional, dela é australiano.

          Noto que o problema é grande no 3G.

          Eu adoro o seu blog, tou sempre por aqui, e amo meu i4. Bota no chinelo os outros celulares. Não vivo sem ele.

          Desculpe se faltei com respeito, suas opiniões são muito sérias, foi mais um confronto de ideias.

          • McKoe, eu acredito que você tenha problema, mas se for no sinal da operadora na sua região (visto que i4 é mais sensível a isso), concorda que todos que tiverem o iPhone a sua volta também terão?
            São 30 mil visitantes por dia que esse Blog recebe. Com certeza eu seria o primeiro a alertar a todos caso a maioria tivesse esse problema. Mas não é o caso. 😉

      • Raphael

        Quando me referi a frase “se saiu no Blog do iPhone, é porque deve ser verdade” não eu não quis ser sarcástico. Apenas misturei um ponto de vista com um trocadilho. Realmente acho que a fonte é confiável.

  • Julio Cortez

    Otima materia! Genial!

    Obs: apenas uma correcao no item 4. Sobreposicao, nao Superposicao, o que nao diminui em nada a genialidade da opiniao expressada! 😉

  • Rodrigo Silva

    Relamente vc tem toda a razão iLex, mas oq acontece é q não se pode cobrar a mesma competência de todos. Vc é competente no q faz, mas não espere q todos os demais tb o sejam.

    • Marcelo Baltar

      What?! Que espécie de argumento é esse?? Se não é competente, não faz!

      “Ah, esse médico é meio incompetente. Muita gente morre na mão dele. Mas tudo bem, deixa quieto, não dá pra querer que todo mundo seja competente”… rsrs 😉

  • Belo post. Gostei =]

  • Vou tirar férias de ler alguns sites e blogs dessa forma paro de ler rumores (horríveis) e também paro de gastar dinheiro.

    • Complemento: Vou parar depois do (possível) anúncio do iPad 2 no dia 2 de Março.

      Alguns sites publicaram que seria um iPad 1,5 pois seria divulgado em Março (mês 3) e no dia 2, dessa forma, dividindo 3/2 = 1,5 (Essa doeu no coração) Quero ver as contas que eles vão fazer se o iPhone for divulgado em Junho e no dia 6 (iPhone 1????).

  • Marcos

    Essas meterias só fazem eu amar o BDI mais ainda, já que eu não gosto de TV o BDI é o melhor site sobre iOS que eu já conheci.. Aliás indico para todos os meus amigos que tem iOS.

  • Parabéns!
    Excelente matéria e concordo plenamente com a opinião!

  • Júlio Lima

    Cara, gosto desse site mas, sinceramente, quando você dedica um post inteiro pra analisar uma notícia falsa e mostrar seu conhecimento das coisas, fica parecendo, no mínimo, pedantismo.

    Se o outro site se lascar depois, problema dele. Acho bobagem você ficar desfilando conhecimento só pra desancar os outros.

    Pra isso, já existe o ditado de que o peixe morre pela boca.

    • Marcelo Baltar

      O cara é bom e está alertando seus leitores pra que tomem cuidado com o que lêem por aí. Está prestando um serviço, DE GRAÇA, e acho que temos, no mínimo, que ser gratos. Ficar fazendo juízo de valor é totalmente irrelevante.

      Parabéns, iLex!

  • Mauro Elias

    É por isso que a primeira coisa que eu vejo no iPhone e o BDI.
    A espera do iPad com Face Time!

  • Marco Aurelio

    A questão não é falar mal do site que só posta b#STA… É analisar o quanto imbecil é o tipo de notícia mal feita que vira rumor e, posteriormente, ibope pra sites ruins.

    Na imagem inicial, já da pra ver que a montagem deixou a parte superior do bezel desalinhado…. ou a Apple estaria assumindo uma linha de design cubista ou tem algo errado…

  • Milena Cubas

    Eu corro aqui tb quando vejo qlq outra noticia na midia..se não tem nada publicado aqui a respeito.ignoro totalmente a matéria vista antes.
    Parabêns!! =)

  • Excelente matéria e ponto de vista. Falou e disse. Vivemos em uma era da imprensa marrom que só sabe atrair audiência com factóides. O lado bom é saber que existem pessoas pensantes!

  • Infelizmente o Mac Rumors e o 9 to 5 Mac estão ficando apelativos ou simplesmente aceitam todo e qualquer rumor que aparece.
    Traduzir e replicar um fake desse é realmente muita perda de tempo.
    Parabéns pela avaliação iLex. Muitos sites brazucas se limitam ao reproduzir o conteúdo dos sites acima citados apenas traduzindo-os e passando adiante.

  • IroH

    Quando sai no BDI ai sim é verdade!!!!

    parabéns!!!!

  • Madmediphone

    BDI é o único que eu leio pois sempre há coerência nas notícias.

    • Todo o exagero é negativo. Ler só uma fonte limita seu campo de visão a apenas uma perspectiva. 😉

      • Fabrício Torres

        Fasso assim a + ou – um ano : noticia averiquada, venho aqui. Pra me divertir vou em outros ali. Tem um blog q não só curti a idéia como propaga muito isso ( mini iphone )
        Mas uma vez o Blog do iPhone na frente

  • ICampos

    Enfim, eu não acredito em nenhum desses rumores que circulam antes dos lançamentos, prefiro esperar pra ver, esperar algo concreto vindo da própria Apple. Até os rumores postados aqui no site eu não acredito, alias, eu não faço questão de ler, em nenhum site.

  • Joey

    Olha, quero deixar muito claro que eu não discordo do seu texto e ponto de vista, de modo algum. Acho absolutamente coerente e correto. Assim como todo o blog, é um excelente trabalho. Porém, algumas coisas ainda assim me incomodaram.

    1. Imagem impressa em um plástico?
    Talvez não impressa, mas, há a possibilidade de ser uma pelicula protetora. Não há nada de errado nisso.

    2. Linhas paralelas onde não deveriam existir
    Bom, pra isso, deve-se levar em conta a distância focal que a maquina estava quando fotografou, Por exemplo, se a camera estava com uma lente de 85mm, ou uma compacta com o zoom no máximo, é possivel que a perspectiva fique com pouquissima distorção.

    4. Teste da sobreposição de imagens
    Não sei se existe alguma outra não publicada mostrando a suposta tela do 5 de frente, com isso, imagino que voce pegou a primeira imagem, refez a perspectiva e fez a comparação. Se foi isso, é necessário levar em conta a paerspectiva, pois nesse caso, obviamente um lado ficaria maior que outro.

    Enfim, vale contar que no exif da foto está marcando que ela passou pelo Photoshop, não sei se foi o pelo o seu, mas esta lá.

    E de qualquer forma, reforço que não estou contra seus argumentos e nem acho que isso realmente seja uma frente de iPhone5. Apenas quis mostrar alguns pontos que me incomodaram

    Parabéns pelo blog, to sempre por aqui! hehehe

    • Rafael

      E qual sua teoria para o sensor? foi parar onde?

      • Joey

        O sensor eu concordo ué, não tenho o que falar =]

        Ainda que a foto de referência do sensor seja uma foto do DX, falando que é “vidro real” eu não sei como é a original do iPhone.

  • Gabriel

    iLex, não é a toa que os blogs usam a palavra “RUMOR”…
    Rumor por rumor pouco importa a credibilidade da matéria….

    Se eu leio Rumor no título da matéria cabe a mim decidir se vou ou não ler….

    Simples como a internet 😉

    • Sérgio Carvalho

      Prezado, permita-me discordar. Rumor é diferente de falso rumor. Rumor seria alguém ter realmente a parte da frente (podia ser da apple, de xing ling, etc). Agora fomentar notícias infundadas, isso não é rumor, é mentira.

  • Juarah

    Infelizmente isso acontece em todos os
    seguimentos sociais! Nos vendem idéias,
    programas, propagandas, políticos etc.. e nesse caso, informações falsas. A ÍSCA e
    o ANZÓL, à quem cabe morder a ÍSCA?

  • Francisco junior

    Uma coisa que eu li(que eu lembre não foi aqui) e não acreditei foi o iPad de 5, 6, 7 e 9.7 polegadas.

  • Danilo Fonseca

    BDI, fantástico! Adorei a publicação!

  • Evandro

    Perfeita a matéria jornalística. Isso sim é jornalismo. É importante ressaltar que se com referência a esse tema já fazem pouco caso a notícia imagine o que não ocorre com temas de importância nacional.

  • Diego

    Mais uma vez dou parabéns pelo blog, que está ficando cada vez melhor.
    Concordo com a sua opinião Ilex, acreditando que cabe ao leitor decidir quais os veículos de comunicação que merecem credibilidade ou não.
    Há algumas semanas, quando as notícias sobre o “Ipad 2” começaram a se intensificar, e também a imensa quantidade de rumores, venho perdendo a paciência com alguns sites/blogs da internet que publicam qualquer notícia que aparece na internet. Tiro como exemplo um deles, que não devo citar o nome. Ele anuncia vários rumores por dia, e, muitas vezes, uns contradizem os outros. Já estava um pouco chateado com isso, mas decidi cortá-lo da minha lista de sites/blogs que visito quando um dos que escrevem as matérias disse algo mais ou menos assim no final do artigo: “Bom, mas isso pouco importa se é verdade, o importante é a diversão!”.
    Como assim não importa se isso é verdade!? Gosto muito de ler sobre as possibilidades do novos iphones, macs e outros gadgets para saber se devo vender ou meu antes, se vai valer a pena juntar dinheiro para comprá-lo, essas coisas. Então, ver um site/blog escrever sobre algo que eles nem acreditam ser verdade, e também não parecem muito interessados em saber se é, só me faz perder tempo, que atualmente é algo bem valioso para todos. Nesse momento realmente me irritei e não acesso mais o site/blog, apesar de considerar que ele possui um bom nível de informação.
    Os bons veículos de comunicação estão cada vez mais raros. =(

  • Muito bo iLex! Quando li a noticia, simplesmente considerei como mais um rumor. E na mesma hora pensei: “quer ver que o iLex vai desmarcarar essa?”

    Acompanho diversos blogs e infelizmente o único que traz noticias relevantes e que evita copiar e colar noticias de outros locais sem confirmar que o rumor tem algum fundamento é o Blog do iPhone. Mais uma vez, parabéns pela qualidade do blog!

    Gostaria que o Blog do iPhone postasse mais noticias de aplicativos que ficaram free. Assim poderia acessar apenas este blog, sem perder tempo com outros blogs que apresentam uma qualidade inferior. O resto está perfeito. O feed pelo RSS é agradável, e me faz acessar o site para ler apenas as noticias que realmente me interessam. O lay out é bonito, tem uma excelente navegabilidade, os textos são bem escritos e o iLex esta sempre presente, acompanhando os comentários. O blog é pra mim um dos melhores exemplos de um blog sério, de qualidade. E isso esta ficando raro, infelizmente.

    Não pretendo ser um puxa-saco, mas é necessário criticar e parabenizar quando alguem faz um trabalho bem feito.

  • Após investigação séria, alguns rumores são até plausíveis. Agora, alguns outros são tão ridículos e vários outros “blogs especializados” reproduzem quase que imediatamente, como se houvesse a possibilidade real que surgisse o ‘iPhone Nano’, por exemplo.

  • Marjorie

    Na verdade isso só aumenta o lucro da apple, é propaganda de graça.
    O mesmo aconteceu com rumores do Iphone4 e isso só me fez ter mais vontade de ter um. E aqui estou apaixonada por ele.

  • Rafael Costa

    E que venham os “FOTO-CASSETADAS”

  • Ederlon Soares

    Tem gente que não tem a noção de distinguir e entender as coisas, fontes confiáveis são sempre bem vindas.

  • Ederlon Soares

    Tem gente que não tem a noção de distinguir e entender as coisas, fontes confiáveis são sempre bem vindas. 😉

  • Pena que alguns blogs nao dão moral para conteúdo nacional.

  • Digoloureiro

    Eu leio alguns sites relacionados a Apple para ver novidades e algumas outras coisas que não seja iOS, que é o forte do Blog do iPhone, mas iOS eu prefiro ler aqui, pq as vezes o iLex é meio chatinho, mas ele é muito bom e coerente em suas matérias! Nunca li bobagem nas matérias aqui no blog!!!

    • Rafael Costa

      As vezes o iLex é meio chatinho, mas ele é muito bom e coerente em suas matérias! (2)

  • iLex Quevedo acabando com mais um falso rumor 🙂

  • Thalles

    Sensacional, eu mesmo acho muito difícil um leitor pegar as imagens e fazer uma análise tão aprofundada destas, eu mesmo não tinha visto aquele plástico por lá.

    Agora, o tamanho da tela pode mudar sim, até porque o tamanho pode mudar sem necessidade de modificação da resolução, que seria o real problema, na verdade. Se você for olhar bem, a Apple pode muito bem mudar o tamanho da tela, e não perder qualidade alguma, já que a quantidade de dpi do display Retina é superior ao que o olho humano pode ver.

  • Fabio

    Caro ilex,

    Concordo com você quando diz que os rumores são idiotas, mas chingar o faustão, isso foi um preconceito mesquinho e taxativo que não esperava de você

    • Eu não xinguei o Faustão em nenhum lugar.
      Acho que você interpretou mal o texto.

      • Marcelo Baltar

        Além de não xingar, também não entendi o “mesquinho”. Menos ainda o “taxativo”. 🙂

  • Até que enfim, um post inteligente sobre esses rumores idiotas…
    Ótima matéria iLex!

  • Lucas ramos

    Sinceramente leio varios sites mas o mais corente que tem é o Blog do iPhone, leio diariamnete não só esse blog como os outro mas o grande diferencial está nas postagens as noticias são bem filtradas!

  • Ricardo Ramos

    iLex.
    Antes de tudo, concordo plenamente com sua posição a respeito da forma que os sites utilizam pra difundir uma informação falsa. Porém discordo de alguns pontos referêntes a sua análise da suposta tela “fake”:

    1. Imagem impressa em um plástico?
    Não acredito que seja impressa em um plástico. Se notar, existe uma bolha de ar nesse plástico que termina exatamente na lateral direita da tela do iPhone, deixando mais claro que esse é um plástico essa realmente envolvendo uma tela (falsa ou não), assim como aqueles vidros que compramos em sites chineses para repor telas trincadas. Inclusive tenho uma comigo que ainda não removi o plástico e se parece muito com a da foto.

    2. Linhas paralelas onde não deveriam existir
    Acreditando ser uma impressão, porque imprimiriam linhas que pareceriam paralelas quando fotografada em ângulo? Acredito ser mutio dificíl analisar esse aspecto com uma imagem tão fechada em que qualquer distorção de lente pode tirar ou colocar qualquer referência de paralelismo entre linhas de fuga na imagem. A lente tem distância focal de11, 24, 35, 50mm? Isso pode mudar tudo.

    3. Falta do sensor de proximidade
    A tela de iPhone que tenho ainda no plástico, quando colocada sobre uma superfície branca como na foto apresentada, também pode ficar invisível de acordo com a luz ambiente. Quando afasto um pouco da superfície é que aparece claramente a tal janela.

    4. Teste da sobreposição de imagens
    Conforme comentado no item 2, creio que a sobreposição de imagem pode não ser conclusiva quando considerados os aspectos de distância focal da lente.

    Mesmo com essas considerações quero deixar claro que admiro muito seu trabalho e dedicação com o blog, que venho acompanhando desde a primeira geração de iPhone. Ele tem sido desde então minha grande referência para o mundo Apple.

    Na minha opinião essa tela realmente pode ser falsa. Mas por questões estratégicas (compatibilidade de apps,.. etc) parecidas com a lenda do mini iPhone que você mesmo mencionou no blog. Pra mim seria mais fácil criar uma imagem com base em uma tela de um classic e editá-la para obter proporções alteradas e mais alguns detalhes que a fizessem diferente.

    Mais uma vez parabéns pelo seu trabalho!

    PS: Fiz umas fotos da minha tela que tenho aqui. Caso exista interesse me diga como passar-lhe.

    • Ricardo, acho todos os seus argumentos muito válidos.
      A minha análise das imagens não é infalível e, considerando que eu não sou o dono da verdade (e realmente não sou), ela pode sim não ser perfeita.

  • RaphaTevfik

    Adorei a matéria, é bem verdade que as pessoas hoje só estão preocupadas em conseguir atenção.
    Eu já tinha lido uma matéria do blog onde são apresentados alguns possiveis motivos para a tela do iphone continuar em 3.5′ um deles ficou rodando na minha mente por um tempo. Que é a questão dos desenvolvedores, alterando o tamanho da tela a resolução dos aplicativos mudaria e atrapalharia o desenvolvimento dos apps só que o retina display já alterou a resolução dos aplicativos! Ao mesmo tempo que pra min o retina display possa ter sido um tipo de teste mascarado para saber como os desenvolvedores se portariam, eu não consigo pensar que a apple abandonaria o retina display para usar uma tela maior e caso consigam manter o retina display em um display de 4′ a resolução teria que ser igual a do ipad. Pode ser um plano de unificar as resoluçoes de novo? Mas se for assim o ipad nunca receberá o retina display…
    Eu sou a favor de uma tela maior pois tenho mãos grandes dai me atrapalho um pouco mas se o preço for perder o retina display acho melhor manter os 3.5 \o/