História

Recordar é viver: há um ano, o mundo conhecia o iPad

É até engraçado rever os comentários de nosso artigo do dia 27 de janeiro de 2010, quando anunciávamos pela primeira vez o então novíssimo iPad:

“Este iPad é simplesmente um iPhone de Itú”.

“Como ganhar dinheiro: basta um tijolo e uma maçã”.

“Sim, é um iPod touch gigante”.

“Deram Biotônico Fontoura pro iPod touch”.

“Vi produtos na CES 2010 bem mais empolgantes”.

“Não acredito nem que concorra com um semelhante com Windows 7 embarcado”.

“Hoje anunciaram o Newton do seculo XXI…. A Apple acha que a gente é bobo!”

“O maior fiasco da história da Apple”.

Um ano se passou e muita coisa aconteceu, com o iPad se firmando como um estrondoso sucesso de vendas e revolucionando o mercado de tablets mundial, decepcionando a previsão de vários “analistas“.

Não foram apenas alguns leitores que não acreditaram inicialmente no tablet da Apple: diversos especialistas davam como produto que “já nascia morto”, por não ter elementos óbvios como entrada USB, câmera frontal e multi-tarefa. Mas o preço imbatível (todos esperavam em torno de US$1.000) e a praticidade de uso fizeram com que o iPad fosse eleito como uma das maiores inovações de 2010. Ele não só nasceu bem vivo e forte, como matou vários candidatos concorrentes que nem chegaram a sair do papel. Não deixe de rever nossa previsão sobre isso há mais de um ano.

As vendas já começaram com números além dos esperados, obrigando a Apple a adiar em um mês e meio a data de lançamento em outros países. O problema de abastecimento durou até o terceiro trimestre do ano, pois tudo o que a Apple fabricava, vendia. Em 2010, foram 14,8 milhões de aparelhos vendidos, número que o iPhone demorou dois anos e meio para atingir.

A Apple foi inovadora ao perceber que um tablet não era e nem poderia estar na mesma categoria que um laptop ou computador normal e foi aí que ela criou uma nova categoria de produto, situada entre o smartphone e o computador (coisa que os concorrentes falharam em perceber). De fato, o iPad ocupa hoje uma posição que nenhum outro aparelho ocupava na vida de quem o possui. Só quem tem um sabe disso.

Quanto aos concorrentes, eles ainda tentam se recuperar do baque inicial. Praticamente todos os projetos apresentados na CES 2010 foram cancelados e refeitos do zero, tentando imitar as características do iPad, até hoje sem muito sucesso. A única coisa que conseguem é fazer uma tela menor, com preço mais caro e com um sistema (Android) não adaptado para tablets. Aproveitaram para colocar algumas características que faltam no produto da Maçã, como câmera e compatibilidade com Flash, mas mesmo esses pequenos detalhes (sim, pequenos detalhes) podem ser facilmente superados com um iPad 2. Resultado disso é que 90% do mercado em 2010 foi da Apple.

Agora é esperar o que nos reserva 2011 e as novidades do futuro iPad 2 (que estima-se será lançado entre março e abril). Claro que a obsolência programada tão comentada existe sim (ninguém aqui é ingênuo), e a Apple poderia ter colocado algumas características já no primeiro modelo, como câmera frontal. Mas no mundo capitalista em que vivemos, infelizmente não tem como ser de outra maneira. A Apple claramente deixou algumas cartas na manga para a segunda versão de seu tablet, para bater a concorrência que com certeza correria atrás.

Preparados para a continuação da revolução? Não perca a segunda parte deste artigo, daqui a um ano. 😉

Conteúdo original © Blog do iPhone

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Bruno

    é… com certeza muita gente caiu do cavalo.
    Isso é pra aprender a não tirar conclusões precipitadas.

    • Victor Felipe

      Tenho um iPhone 4 e um iPad. como sempre a apple está certa, ele é sim um produto mágico e revolucionário. uso o iPad muuuuuito mais que o iPhone. Parabéns a apple e parabéns ao iPad.

      • Vitor Vieiralves

        Concordo plenamente, o iPhone passou a ser quase desnecessário, depois que comprei meu iPad… Uso muito mais o iPad, o iPhone passou a ser um celular p mim heheheh

  • Bona

    Existe algum rumor de que o preço será mantido na nova versão?

    • Também queria saber .
      To doido para ver as novidades da nova versão e tomara que o preço continue o mesmo.

  • Durepox

    Minha meta para este ano é adquirir o iPad 2. Não comprei o primeiro, mas comprei o iPhone 4, assim já terei o iPad mais atualizado mantendo o iPhone 4.

  • É por essas e outras razões que não dou credibilidade as pessoas e organizações que fazem previsões, pois são baseadas em achismo e, na expressão que mais gosto de usar: tiro no escuro. A vida deste e de muitos Blogs dependem da sobevivência da Apple. Quando ela morrer, vocês serão enterrados juntos. Tomara que isso nunca venha acontecer, até porque gosto muito dos produtos da empresa e dos post deste Blog.
    Vida longa a todos. =)

    • E tu acha que eu não penso nisso todos os dias? 😛
      Mas o segredo do sucesso é se reinventar, sempre.

      • Se a Apple quebrar iLex pode abrir uma clínica de reabilitação para os dependentes dos produtos da maça.

        • hahahahahaha! Boa!

        • Vitor Vieiralves

          Sensacional hhaahauhauhau pode fazer meu cadastro na clinica se isso acontecere…

  • leandrolopesp

    Eu tenho um ipad. Uso o dia inteiro. Mas, de verdade, ele é sim um ipod touch gigante. Com mais recursos e muito mais legal, mas é sim. O que eu acho é que o iPodTouch é uma MINI-TABLET, e não o contrário!

    Mas por não termos uma appstore decente, nem comprar musica pelo itunes, as tantas dificuldades q se apresentam pros donos do ipad são frustrantes. Se o MS courrier tivesse ao menos sido lançado, talvez por concorrência, muita coisa se resolvesse. Infelizmente, ainda é difícil.

    • O problema é que o papel aceita tudo. Fazer projetos fantásticos com computação gráfica é fácil, difícil é colocar em prática.
      Quando eu vi o Courier eu babei e, te juro, se a MS tivesse lançado algo parecido com aquilo eu tinha feito um blog dele. Mas era bom demais para ser verdade e ela não teve competência para seguir em frente. Coisa que a Apple teve. 😉

      • leandrolopesp

        Mas eu concordo com vc. A ms demorou pra lançar o courrier, o surface é grande demais, pouco prático e aplicável pra outro tipo de coisas.
        Não queria nem dizer da qualidade do surface, do courrier, ou dos projetos. O que eu acho é que a concorrência seria boa pro usuário final. Agora, neste ano com tanta tablet sendo lançado, acredito que as coisas melhorem.

        • Djair

          Acho pouco provável que mude algo os outros tablete precisam evoluir bastante para atingir o nível de excelência alcançado pela maçã. Uma variedade descente de apps. Bom vai ser difícil mesmo.

  • Saullo

    Já eu adquiri o Ipad (nao aguentei ficar sem) e agora ficarei no aguardo do Iphone 5, já que o meu 3G tá nas últimas.

  • Ricardo

    Como usuario de iPhone, eu conseguia ver o potencial do iPad. Felizmente curto o meu a mais de 1 ano e estou ansioso pelo 2 😉

    • Henrique

      Nossa, a mais de ano? 😐

      Depois me conta como tu conseguiu um antes de ser lançado!

      Heuehei, brincadeirinha.

      • Fácil. Achamos o protótipo em um bar.

        • Aldrius

          kkkkk

  • ICampos

    Adoro o iPad, as vezes fico agoniado pra que seja logo lançado um novo firmware com novas funções, que faz falta no iPad… A Apple é lenta nisso, mas a gente espera! Tomara que o 4.3 ou o 5 nos tragam muitas e espetaculares novidades!!!

    • Daniel

      Pelo menos podemos ter esperança de novas funções nos gadgets msm antigos iPhone/iPod touch… Já os androiders… Kkkkkkk #Odó

  • Dalton Moura

    Eu fui um dos que achavam inicialmene que investir na compra de um iPad era furada. Um tio da minha amiga importou um iPad assim que ele foi lançado. Fui até a casa da minha amiga e vi o tio dela usando o tal iPad. Inicialmente achei inútil…rsss Pensei o seguinte: “Não passa de um iPhone gigante e inacabado pois, além de não ser portátil, faltam algumas funções como a câmera, por exemplo. Prefiro comprar um notebook do mesmo valor que possui entrada USB, leitor de CD, webcam, etc.”
    Mas logo depois fui conhecendo o produto e mudei totalmente o meu conceito. Agora não vejo a hora de comprar o iPad 2 quando ele for lançado…rsssss

  • Claudio Bauer

    Eu mesmo não acreditava neste produto. Comprei por impulso e hoje “somos inseparáveis.

  • Francisco junior

    Quando foi lançado eu pensei: nao vale a pena, hoje eu penso: eeeuuu qqquuueeerrrooo uuummm IPAD. Eu vou esperar a apresentação do novo iPad, se tiver muita diferença eu espero, se for quase a mesma coisa eu compro esse mesmo.

  • Marcos

    Realmente o iPhone e o iPad sao ovos de Colombo, que agora vão ser fáceis de imitar. Nao só estou ansioso pra ver o iPad 2 como fico imaginando q maravilha esses tablets vão estar em 10 anos, cada vez mais leves, mais rápidos, com internet mais rápida ainda e principalmente com mais e mais pessoas participando, consumindo e desenvolvendo aplicativos. Alias outro ovo de Colombo foi a maneira q a apple lida com software e abre espaco pros desenvolvedores. Com certeza fazer parte do material escolar.

  • Matheus Natan

    ele é msm so um iphone grande, mas por ser maior abre uma gama de possibilidades

  • Marcelo

    Eu acho o PlayBook, da RIM melhor que o iPad. Vamos ver o que eu falo ano que vem.

    • Fabian

      Mexeste em um PlayBook? Quanto tempo dura a bateria?

    • Ah, Marcelo, eu já ouvi tanto esse discurso a respeito do iPhone. Foi-se o Pre, o Droid, o Nexus One…

      Vamos ver se você terá coragem de voltar daqui a um ano e repetir essa sua afirmação com a mesma convicção, porque falar agora de um produto que nem foi lançado ainda é tãããããão fácil… 😉

      • Rafael Nogueira

        Exatamente!hehehe Já foram tantos que não podemos contar, o iPad/iPhone nao tem, substitutos!, mas vou opinar algo diferente do BLog (pelo menos da opinião antiga) acho o iPhone 4 espetacular e com um design mais inovador de todos… Mais pelo material do que pelo formato…

        O formato é EVIDENTEMENTE menos anatômico que os anteriores que encaixavam quase igual a um Nexus one na mão. Mas o iPhone 4, menos não sendo tanto anatômico, demonstra um imponência material dp dospositivo provavelmente muito melhor… ou seja, o vidro com ferro/alumminio da um show de 1000 a zewro no design anterior alem da performance 😛

  • eduvinagre

    Por falar em iPad, particularmente gostei muito do formato do blog para o iPad. Afora a palavra “responder” nos comentários estar extrapolando a caixa, não faria qualquer outra observação, ficou fantástico de navegar! Espero que volte logo!

  • Ana Silva

    Eu já tive um iPod Touch 3ª geração e atualmente tenho um iPad; não dá para comparar, a experiência de usar o iPad é muito melhor (exceto para ouvir música na rua 😉 ). Mas sinto um pouco a falta do flash.

    • Victor

      Ana,

      tem que ter disposição pra escutar música na rua com um iPad…srs
      abs!!!

      • Deixa ele na mochila e controla pelo fone de ouvido. Mas um iPhone/iPod é bem mais prático.

  • Ainda quero ter um iPad mas acho muito caro…

    Quando lançarem o 2 eu compro o 1 de alguém! haha

    • Eduardo Hommerding

      Combinado, eu te vendo!
      hehehe

  • Guilherme

    Que ele foi um sucesso isso eu não posso negar, mas eu continuo achando um aparelho completamente inutil pois o iphone supre com primor todas necessidades de email e internet, e para viagens o macbook air ou um macbook pro sao opções muito mais viaveis, mas pra quem gosta de ler ou usa um computador de forma bem basica é um aparelho muito bom sim!

    • Ricardo

      Viáveis financeiramente, não. 🙂 iPad = 1600, MacBook (menor preço, mais ou menos): 3000

    • Maycon James

      Gostei do “…completamente inútil…” terminando com “…é um aparelho muito bom!”

      • JanjaBoy

        Hahah

    • Vitor Vieiralves

      Eu tenho Macbook e iPhone 4 e pensava extamente isso, pra que um iPad, essa duvida acabou depois que comprei,.. Nao da mais p imaginar como era minha vida sem ele, só uso o Mac p trabalhar!!!

  • Matheus

    Tem alguns analistas de tecnologia que conseguem “acertar” menos que as previsões dos videntes, no início do ano.

  • Big Mac

    Comprei o meu ipad em Setembro e posso dizer que adoro ele.
    Claro que quando foi lançado também não vi grande utilidade, mas em recente viagem aos EUA quando o adquiri, foi um mega parceiro que me ajudou com apps de guias de cidades, reservas de carros e hotéis, rastreamento de vôos, entre outras utilidades que jamais imaginei que poderiam ser tão importantes para o viajante.
    Quem não o possui e fala mal é porque não sabe oque está perdendo.

  • Rodrigo R.

    Eu sou um que chamou o Ipad de iphone de Itu e hoje não largo o meu Ipad! hehehe

  • Ricardo

    Uma TV de 3” é igual a uma de 50”? 😉

  • Fabricio Torres

    Bela matéria. Seria uma boa se o Blog do iPhone fizesse novas matérias para novos felizes proprietários de iPhone, iPod e iPad para podermos nos situarmos no meio tantas informações ( iOS jb cydia restaure etc ) que acabão confundindo novos usuários desses aparelhos maravilhosos porém complexos.

    • Vitor Vieiralves

      Complexos?? Mais simples e intuitivos que ps produtos da apple eu não conheço!!!

  • Max

    Critiquei o iPad no início, mas nunca detonei ele. Sempre achei que pra quem não tinha iPhone ia ser perfeito. Eu posso viver sem um pois tenho um iPhone 4, mas confesso que as vezes sinto falta de uma tela maior quando estou em casa relaxado e fuçando na internet. Mas acho ele muito grande e pesado pra sair carregando por aí. Sinceramente, acho que o ideal seria um iPad/iPhone onde quando se está em casa ele fica com as 10″ e quando se sai de casa ele encolhe pras 3.5″ . Quem sabe um dia a Apple faz isso… 😀

  • Amil

    Eu acompanhei o lançamento ao vivo aqui no blog e me lembro também da decepção do iLex. Me lembro até que ele disse que não via o mínimo sentido em ter um iPad (algo semelhante). Inclusive os outros comentaristas tentaram reanimá-lo… foi algo mais ou menos assim. Também a expectativa é que lançassem o iPad 4 ao invés do iPad que foi lançado… diziam que ele teria tudo, daí a decepção de tantos… A Apple novamente abriu um novo mercado. O iPad é o computador pessoal do futuro, talvez o maior sonho do Jobs desde o início, por isso a emoção dele ao afirmar que era algo “mágico”. Ele é simplesmente fácil de usar… e isso é o que interessa… ninguém precisa fazer um curso para aprender a operar um iPad (estou errado?)… até mesmo as pessoas mais simples conseguem interagir de forma intuitiva e rápida… isso é incrível. iLex, parabéns pelo blog!

    • Para a minha defesa, sua informação não é verdadeira. Claro que fiquei meio decepcionado por não ver os vários rumores se concretizarem, mas lembro de ter repetido várias vezes (eu e o Chrystiano, junto com o Gidel) a frase “vamos esperar para pegar um não mão para dar uma opinião final”.

      E quando fizemos isso, cumprimos nossa promessa. 😉

      • Amil

        Eu me lembro de você ter se decepcionado muito… talvez minha informação seja “meio verdadeira” então. Por isso mesmo eu disse que era “algo assim”… não quis colocar palavras na sua boca. Desculpa se lhe pareceu isso… não foi a intenção, você sabe.

        • Sei sim, e levei na boa. Não quero que minhas palavras soem como agressivas, porque a intenção não era essa. 😉

  • Marcos

    Hahahahaha…Ri muito das manchetes que vc citou aí…É bom ver esse tipo de coisa em retrospécto. É como dizia minha falecida ex-sogra, muito sabiamente: “língua fala, padece o cuh” rsrsrsrsrsrs. Hoje é só: “Uh!! o iPad isso!!!” “Uh, o iPad aquilo” “Lançamos nosso aplicativo para o iPad” kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Helbert

    A sorte da Apple foi a incompetência dos concorrentes.

    O Ipad sem flash, câmera, cartão SD e USB pesou pra muitos sim! Não tem como negar isso.

    Mas infelizmente (infelizmente pois adoro concorrência) ela ficou sozinha no mercado aí não teve como não vender tablets.

    Ipad não me convenceu, vamos ver o iPad 2.

  • Cara, isso não eh um post…
    eh um SHOW DE POST.
    vc escreve mito bem.
    fiquei encnatado como o seu jeito de postar!!!!
    muito bom o post assim como o conteudo dele.
    Prabens!!!!

  • Johannes

    Olha… vou colocar da seguinte maneira: Tenho um iPod nano, tenho um iPhone 4G e tenho um MacBook Pro. Comprados nessa ordem a partir de 2009 até a 2 semanas atrás com a recém aquisição do MacBook Pro)! Recentemente apareceu o namorado da minha irmã em casa com um iPad! Lógico, o aparelho é fantástico! Mas PARA MIM (e desculpem a todos aqueles que tem um) ele não tem muita utilidade! Talvez pelo fato de eu saber que praticamente tudo o que eu faço no iPhone, eu possa fazer no iPad, e se eu ja tenho um, pra que eu preciso de outro? Tudo bem, temos a diferença no tamanho da tela e tal, mas não acho que isso seja desculpa para que EU adquira um iPad!
    Mas claro, não to jogando o aparelho no lixo! Muito pelo contrário… a Apple tem mais é que se vangloriar de seus produtos e principalmente do iOS que é um sistema excelente e que por mais que critiquem, é um dos únicos (ou o único) que vejo funcionar bem em plataformas diferentes e que num futuro próximo pretendem substituir o MAC OS pelo iOS nos computadores deles!

    • Vitor Vieiralves

      Mas você tem mesmo um iPhone 4 G?? Onde conseguiu esse produto… Nem conheço hehehehe

      To brincando

  • Rennan Felipeto

    Muitos reclamam da falta do Flash… Flash??? Ahhhh, aquele dos quadrinhos né? :p

  • Desde o lançamento eu sempre tive vontade de compra-ló, porém quis esperar o lançamento ogival no Brasil. Tenho o iPad a cerca de 1 mês e estou totalmente satisfeito. Meu pc ficou meio abandonado, só uso o iPad: ouvir música, ver vídeos, navegar na internet, Twitter, Facebook, blogar, tudo faço no iPad, inclusive este comentário. Ate o meu iPhone 4 ficou um pouquinho de lado. Realmente é muito melhor que um netbook barato e lerdo. Agora estou mais ansioso pelo possivel iOS 5 que deve chegar em alguns meses do que o iPad 2.

  • Érico

    a verdade é que o ipad, apesar de ser um grande sucesso atualmente, foi uma grande decepção quando lançado. todos esperávamos muito e pouco se concretizou. ainda assim revolucionou. hoje, esperamos uma nova revolução com a chegada do novo ipad. claro, muitos ficarão decepcionados mais uma vez. enquanto que outros estarão muito mais felizes com as pequenas, porém grandes “novidades” que o recente modelo trará. é esperar para ver.

  • thiago

    eu diria “evoluçao” na ultima frase…a nao ser q vc acredite que raelmente possa haver uma melhora tao significativa no ipad2 que “mude tudo de novo”…hahah…c vc , iLex, acredita em uma revoluçao, nos mostre sua opiniao e previsoes para o novo ipad…creio q eu e muitos gostariam de saber 🙂

    • Eduardo Hommerding

      Justamente por não podermos prever no que a maça pode inovar, que gostamos tanto dela.
      A questão é eles lançarem inovações que passamos a gostar, e não lançar coisas que gostaríamos que existisse, como feito pelos concorrentes.

      Se o iLex pudesse escrever um post onde contasse tudo que acha que aconteceria em um novo modelo, provavelmente ele estaria falando de um GalaxyTab, e não de um iPad. heheheh

      • A famosa frase de Steve Jobs é muito mais profunda do que muitos imaginam: “Não ouça seus compradores. Eles não sabem o que querem.”
        O Galaxy Tab tem sim tudo o que a receita padrão manda. Mas eu, em uma opinião muito pessoal, acho ele um aparelho medíocre, que cumpre mal as funções que se propõe. Pelo menos foi a conclusão que cheguei ao mexer em um.

        Mas claro, muitos dirão que eu sou tendencioso e cego demais pela Apple para poder opinar. É sempre assim, quando falamos algo diferente dos padrões normais.

  • Rafael Housan

    Pra quem acha iPad inútil, é pq não ficou com 1 por pelo menos 1 mês.

    Quando comprei confesso que foi por impulso, achei a tela grande e touch animal, mas no fundo achei que era meio inútil, pois tinha iPhone e Macbook. Mas isso mudou, e nada, eu disse nada substitui o que o iPad representa pra mim hoje.

    Legal, Macbook vc faz tudo… Quanto tempo o Macbook demora pra ligar?? Vc consegue ir com ele pro banheiro?? Vc deita na cama e quer dar uma olhada no seu facebook, email e ler RSS, vc liga o laptop na sua coxa?? Vc acorda de manhã e quer dar uma rápida visitada no seu site preferido, vc liga um laptop?? Vc vai viajar no busão, vc leva seu laptop??

    Sério, a praticidade e rapidez do iPad não compara com nada. Fora que hoje em dia eu odeio mouse, tela touch é incomparável pra navegação na internet.

    Ok, ok, vão me dizer que o iPhone faz tudo isso que eu falei. Mas sinceramente, a tela grande do iPad é outro nível de interatividade e usabilidade. A tela grande faz toda a diferença. Parabéns Apple, parabéns Jobs, por ditar tendências e ter feito que grandes empresas de tecnologia se sintam como criancinhas perto dela.

    • Isso é o que eu iria falar também. No iPhone você faz tudo que um iPad faz e ainda telefona, mas a tela do iPad proporciona outro nível de interatividade, realmente.

      É essa praticidade que facilita a vida mesmo. Eu não preciso ligar um notebook somente para acessar uma única coisinha rápida, né? E às vezes, a tela do smartphone é muito pequena para fazer esse tipo de coisa.

      Eu também tenho um MacBook e um iPhone, mas o iPad é justamente o que foi dito na Keynote dele, um misto de MacBook e de smartphone, porém faz algumas coisas como música, vídeo, internet e etc melhor do que o notebook ou o smartphone.

      E é justamente por isso que o iPad é tão bom. E hoje ainda existem pessoas que não entendem isso…

    • Vitor Vieiralves

      Ue… Não fui eu quem escreveu isso? Hehehe era tudo que eu tava pensando em escrever… Nem vou mais comentar quando terminar de ler os comentários!!!

  • neto

    pra mim um ipad ainda não teria utilidade, por isso não adquiri um e não vou adquirir. Meu notebook é muito mais útil do que seria um iPad. Tenho um iphone 3gs e estou esperando o Iphone 5, esse sim seria útil no meu dia a dia. =P

  • Marcos

    Flash faz cada vez menos falta. E nao sei se pq muitos hj acessam a net do iPhone e iPad, acho q muitos sites tem utilizado menos. Sempre usei a internet para me programar e escolher um restaurante ou balada, e desde q tenho iPhone ( tive um 3G e agora o 4), cada vez menos esses sites usam flash, ou usam pouco ou usam uma pagina mobile friendly. Será impressão minha?

  • fabiomoreirao

    Tudo bem, podemos viver sem ele, mas só até possuí-lo.

  • @LuckasTesser

    iLex é muito visionário, foi um dos úncos que não criticou o aparelho de cara e acredito no potencial que ele tinha, eu tenho um iPad e digo que hoje, é muito útil pra mim!

  • Ana Clara

    Sempre gostei do iPad, mesmo sem compatibilidade com o flash e sem a câmera… Afinal, “a tv não começou com cores” né?

  • JanjaBoy

    Tudo de ruim que eu imaginava no iPad, desapareceu na hora do primeiro toque na tela d’um.

  • Mauro Elias

    Já estou com a grana pra comprar o IPad, mas como está pra ser lançado ou não o iPad 2, vou usando meu minipad touch 4 até o lançamento.

    • Igor

      Estou na mesma situação e conheço muitas pessoas que também estão. Isso parece ser generalizado. Será que isso não fez as vendas do iPad caírem? Espero que o iPad 2 não demore.

  • Jesse Matos

    Isso só mostra que nunca é bom tentar julgar alguma coisa sem antes conhecê-la, eu mesmo confesso que eu não sabia qual era a utilidade de um, mas depois que eu fuçei em um, me apaixonei, e garanto que todas as pessoas que fizeram piadinhas(inclusive aqui no blog, ano passado, mostraram um iPod Touch ou um iPhone, não lembro qual, e colocaram o nome de “iPad Nano”) estão loucos por um iPad.

  • Desde o dia 27 de janeiro, eu soube que o mundo mudaria com o iPad. Eu soube que ele causaria uma revolução na computação móvel.

    Ele realmente é um iPod touch gigante, mas também é muito mais que isso. É justamente esse muito mais que faz o iPad ser o que ele é.

    Eu senti pena de quem falou que ele não servia para nada, que seria completamente inútil.

    Ele tem vários fins educacionais, várias bandas estão fazendo música (ou pelo menos testando essa capacidade) no iPad, vários DJs usam o iPad, fora os jogos, que são muito bons!

    Eu não tenho o que falar do iPad. Quando ele lançou há 1 ano atrás, eu fiz de tudo para fazer as pessoas entenderem o que o produto representava.

    O ser humano não reconhece um novo conceito facilmente, mas depois que ele vai se familiarizando com esse conceito, ele vê que isso pode ser incrível.

    O tanto de pessoas, o tanto de usos que existem para o iPad e tanta gente o achava inútil. Ele pode até não servir para você, mas ele é um produto muito bom e serve para várias coisas, e todos devem reconhecer isso.

    Pode existir o Galaxy Tab que for, com a câmera que for que o iPad ainda será melhor. Lembrando que no iPad que será lançado em breve, está mais que óbvio que a Apple colocará câmeras para FaceTime e outras funções legais que ainda não foram descobertas.

    Hoje, aposto que todos que falaram que o iPad é inútil ou tem um iPad ou querem ter um.

    A coisa que eu falei a um ano atrás: espere, você não sabe como é o iPad e o que ele tem para proporcionar para você.

    Ele está aí, fazendo o maior sucesso e provando para todos que é muito mais do que um “iPhone de Itu”.

    Que isso sirva como lição mesmo, não julgue uma coisa antes de conhecê-la.

  • Rodrigo Maziero

    Confesso ter PC, Note=SonyVaio, e 1 iPod Touch 4G, oq me faz querer todos os outros produtos da maçã mordida ^^. Vou esperar pelo iPad 2 !!!!

  • Glicose

    É por isso que eu amo a Apple. 🙂

  • Madmediphone

    Naõ tenho um. Mas imagino a praticidade do mesmo para uma pessoa que não fica parada em casa ou no trabalho por exigência do mesmo. Um desktop ou um notebook é uma ancora em matéria de mobilidade. Um IPhone é praitco mas pouco profissional para usar no trabalho. Então o futuro do IPad é darwiniano , ele vai evoluir e os outros entrarão em extinção.

    • Andre Rangel

      Sensacional esta definição: o futuro do iPad é darwiniano. Ele vai evoluir e os outros que tentem ou morram.

  • Renan Decarlo

    Continuo não gostando do Ipad 😀

  • Bruno

    Eu sou um dos que tem que dar a mão à palmatória. Engrossei o coro do “não cabe no bolso como o iPhone e não é um notebook decente, certeza que não vai vingar”. Hoje sou feliz por ter comprado um iPad (que comprei graças ao conselho “não espere o iPad2” do iLex) e me arrependo de não o ter comprado antes!

  • Rakun

    Pois é, há um ano atrás eu pensava que o próximo produto da Apple era um fiasco. Hoje comento de um, é muito bom saber quando estamos terrivelmente enganados.

  • Victor

    Eu sei que serei apedrejado aqui, maaas enfim, qual a diferença de um ipod touch para um ipad, além do tamanho, e da internet 3G, com o modelo mais completo do ipad… gostaria MUITO de ter um, (um dos que esperam pelo ipad 2 :B ) mas eu queria achar mais diferenças do que apenas o tamanho e a conectividade D:

  • Elias

    Só pra constar. Ipad é simplesmente um dos melhores meio de consumir internet, musicas, twitter, email. Tenho notebook hj pq tem programas q soh rodam nele. Em viagens nem to usando mais notebook. O uso é geral, eu, esposa, até a bb pra assistir videos no youtube. Espero o ipad2 mas nao com aquela fome de comprar como foi o primeiro. Irei trocar sim, mas ainda aguenta 1 bom tempo.  emoji rulez!

  • Overlord

    Pode ser um sucesso mas, sinceramente e sem ser fanboy: eu NÃO SINTO A MÍNIMA NECESSIDADE OU ATÉ VONTADE de comprar um iPad. 🙂

    Talvez porque já tenha computadores desktop, notebook e iPhone. Então, o iPad não acho e nem vejo necessidade em ter um.

    Claro que existem pessoas com necessidades especiais e diferentes da minha e, para elas, o iPad é bastante útil.
    Porém, para mim se parasse de ser fabricado e ele sumisse amanhã, não notaria a falta.
    Já o iPhone, em compensação… 🙂

    Ah, iLex: notou alguma coisa diferente no Jornal do Almoço, programa aqui do Rio Grande do Sul?
    A apresentadora Cristina Ranzolin tá sempre com um iPad na mão… só não sei para que usa. 🙂

  • Overlord

    Esqueci de uma coisa: se eu pudesse usar o iPad como um controle remoto touchscreen para meu home theater e controlar dispositivos em casa (luzes, cortinas, cafeteira, yadayadayadablábláblá), compraria um iPad hoje!

    Imagina que sensacional automatizar toda a casa… de alarmes e luzes até qualquer dispositivo que desejares… e tudo controlado pelo iPad? 😉

  • O engraçado é que td que a apple lança vira moda…uhauhauha
    Um dia ainda acho uma utilidade para o iPad e os Tablets e justifico uma possível compra…rs

  • Rafael oliveira

    Ainda Nao comprei Pk estou a espera do iPad 2 …. Quando a maioria aqui comprou o iPhone ele tbm Nao tinha utilidade, mais hoje, todos ” encontraram ” una utilidade para ele.
    Falar que Nao compraram o iPad por que Nao tem utilidade, e balela….
    Viva a Apple

  • Marcio Vital

    Confesso que na época do lançamento do iPad eu achei que não pegaria, não faria sucesso. Quando ele foi lançado aqui no Brasil eu experimentei e adorei… Eu já tinha um iPhone 4 e um macbook pro.
    Na semana passada não resisti e comprei um pra mim. Estou adorando… Leio quadrinhos nele, email, rss…
    Muito mais prático do que carregar o macbook pra cada canto, principalmente quando estou viajando.

  • carlos

    Comprei um Ipad e concordo que ele é quase um Iphone grandão… Pena que nao faz fotos e não liga….
    Tem la suas utilidades tambem, não é so desvantagem. A navegação na internet e a leitura de livros são uma boa experiencia realmente.
    Estou esperando o lançamento da Motorola previsto para Abril…
    Ao que me parece deve colocar no chinelo tanto o Ipad quanto o Samsung….

    • Ah… Você é daqueles que acredita em vídeo promocional antes do lançamento…
      Deve ter acreditado no vídeo do Droid também. 😉

      • isabela

        eu tenho um android. cclaro que queria ter um iphone mas tenho o ipod touch e meu bolso só paga o android…. Mas é o mais perto (acho)

  • isabela

    Sou a única que continua a não gostar?

    • Pelo seu comentário mais acima, me pareceu que a razão de você não gostar do iPad não é culpa do aparelho e sim do preço dele. É importante separar bem as coisas.

  • HenriqueG

    O cara do 1o comentário do post do dia 27 de janeiro de 2010 que escreveu um “Thoughts on iPad” no Tumblr dele sumiu. Deve ter enfiado a cara num buraco de tanta vergonha. hahahahahahhaha

  • Paula Miranda

    Não vivo mais sem o meu Ipad!!!!
    Adoro a minha maçã!