CuriosidadesNotícias

Curiosidades sobre o novo iPhone 4 CDMA da Verizon e o que pode mudar para nós

Ontem foi finalmente anunciado um rumor que durava anos: uma versão CDMA do iPhone, que não funcionará no Brasil (por isso, atenção para não importá-lo, por mais barato que seja). Conheça agora algumas curiosidades sobre ele e as repercussões que seu lançamento poderá ter na nossa versão do aparelho.

Design exterior

O design segue o padrão das carcaças vazadas no início do mês, com os frisos superiores da antena nas laterais. Mas um ponto importante deve ser destacado: as carcaças mostravam um orifício lateral para a introdução do cartão SIM (igualzinho como o iPhone 4 normal), coisa que não existe na versão CDMA. Seria isso um indício de que este design também será o da nossa versão GSM?

Isso pode significar duas coisas: ou que a Apple pretende mudar já no próximo mês o design do iPhone 4 normal, para se igualar à versão CDMA (o que seria assumir que o design das antenas tinha um erro e por isso foi preciso alterá-lo), ou então a mudança virá só em junho, com o uma nova versão do aparelho (aka “iPhone 5“). Probabilidade da versão se chamar “4GS” ou algo parecido: 1%.

Nada de chips, tudo como antigamente

Quem não lembra da época em que celular se comprava direto na operadora, onde ela mesmo tinha que ativar o aparelho. Se queria trocar de número, tinha que fazer um pedido e levar o aparelho lá, coisa que mudou com a praticidade do sistema GSM, cujo cartão individual (popularmente chamado de chip) pode transitar de um aparelho a outro a qualquer momento.

No CDMA, somente a operadora pode ativar e por isso, é pouco provável que se você comprar um aparelho desses nos EUA consiga fazê-lo funcionar no Brasil, e não há jailbreak que possa resolver isso. Por isso, abra o olho.

Bumpers não são mais compatíveis

Outro ponto bizarro no novo modelo (e que não é nada a cara da Apple) é o fato da ligeira mudança de posição dos botões de volume e silencioso. Para poder dar espaço ao novo friso superior, eles se deslocaram um pouco, o que faz 98% das atuais capas e bumpers para o iPhone 4 não servirem mais para os novos aparelhos. Com certeza os críticos usarão isso dizendo que agora que as “antenas foram consertadas, não se precisa mais de bumper“. Isso vai de encontro ao que a Apple sempre tentou defender, de que não existia um real problema de design nas antenas.

Não é possível conexões simultâneas de voz e dados

Um ponto que a AT&T sempre atacou a Verizon, continua sendo um problema: não será possível realizar ao mesmo tempo chamadas telefônicas e conexão de dados. Isso quer dizer que, se o usuário estiver usando seu iPad ou laptop com o hotspot Wi-Fi do iPhone CDMA e de repente o telefone tocar, a conexão cai. Também será impossível acessar a internet no aparelho durante uma ligação. Felizmente, com o GSM (usado no Brasil) isso não acontece, mesmo que tenhamos no futuro a função de hotspot.

O lançamento da versão CDMA não atinge o Brasil, mas pode nos dar pistas do que vem por aí.

slashgear

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Johnatan Matos

    Qual é a vantagem da tecnologia CDMA?

    • carlsonwf

      Acho que nenhuma, já que até a VIVO que falava tão bem do CDMA, abandonou e foi para o GSM!!

    • Sinal melhor, só isso. De resto, somebte desvantagens. Meu motorista tem um LG velho CDMA, o sinal do desgramado é execelente em comparação ao meu, não que o meu seja ruim, mas a recepção dele é melhor (ambos Vivo)

      • Sinal melhor não por causa do protocolo, e sim por ser mais antigo e as operadoras possuírem mais antenas compatíveis com tal tecnologia.

      • GSM é bom
        CDMA é uma merda

        A Apple tá tomando uma atitude de muleque.

        Essa é a regra.

        • iSath

          ouçam esse homem.

          esse manja.

          • Anderson

            E como manja!!!!

        • Rodrigo

          Falar que o CDMA É uma mer*** certamente você nao entende nada de telefonia…

        • Guilherme Acácio

          Não fale besteira meu caro.
          Sou engenheiro de telecomunicações.
          Qualquer pessoa com conhecimento na área sabe que CDMA é de longe superior a GSM na maioria dos aspectos.
          Ai vc vai perguntar? “Entao pq o GSM dominou o mercado e a Vivo abriu mão do CDMA?”
          Simples: o CDMA é uma tecnologia proprietária da Qualcomm. Isso significa pagar Royaties = Tecnologia cara.

        • Bruno

          Viajou legal hein amigão, CDMA é superior a GSM, e mais nova, oferecendo conexão de dados superior a GSM, o seu grande problema foram os clones no Brasil

        • Anderson

          o CDMA presente no Brasil realmente não presta…
          por isso quase não existe mais.

          Mas o CDMA que funciona nos EUA possui conexão à internet tão rápida quanto o 3G do GSM.

        • Tiago

          Diz o fotografo…

          Aff…

        • A Apple não está tomando atitude de muleque de forma alguma,

          CDMA (Code Division Multiple Access) is the wireless technology standard used by Verizon and Sprint Nextel in the U.S. AT&T and T-Mobile use GSM (Global System for Mobile Communications) technology, which is also the most common wireless standard internationally.

          http://www.macworld.com/article/157084/2011/01/verizon_iphone_faqs.html

          Nos EUA o mercado é meio a meio (CDMA / GSM), o que a Apple está fazendo é expandir seu mercado.
          E como a própria Verizon disse:

          Q: Why no LTE?
          A: Cook: Two reasons – First, LTE chipsets force design changes we couldn’t make in the iPhone 4. Second, Verizon customers said they want the iPhone now.

          http://www.macrumors.com/2011/01/11/live-coverage-of-verizons-media-event/

      • Jorge Ferrari

        A Vivo usa para o 3G o WCDMA e não o GSM.

    • Denis Brandao

      O CDMA é uma tecnologia fechada, que pertence a qualcomm. Ela usa uma malha celular com maior espaçamento pois o raio de ação de uma URB é maior qeu o GSM. Ela também tem um trafego de voz e dados mais eficiente pois utiliza o canal cheio (voz ou dados, nunca os dois juntos), portanto a qualidade da ligação é melhor e a velocidade do trafego de dados é maior para uma mesma tecnologia de transmição.

      Para dados, no brasil, se utiliza o 1xRTT, tecnologia já obsoleta do tempo do nosso antigo EDGE para GSM. Existem já outras tercnologias de transmição de dados para CDMA, mas elas custam caro e a adequação das URBs não se provou economicamente viável no Brasil já que a base de clientes viu o GSM à época como mais moderno (pela facilidade do chip).

      Não se enganem, o CDMA não é uma tecnologia ultrapassada (ou a apple não estaria se dando o trabalho de fazer um aparelho para esta tecnologia), é apenas uma tecnologia proprietária, que exige o pagamento de royaldies para a qualcomm, quando o GSM é uma tecnologia “open source”.

      • Denis Brandao

        Ah sim, esqueci de falar que algumas cidades (poucas) possuem uma cobertura EVDO no Brasil, mas não é regra. EVDO é o 3G do CDMA, mas exige antena e processamento específico do telefone, então também não sao todos os modelos que suportam.

        Aparentemente o novo iPhone suporta, por isso tem uma antena a mais e não pra corrigir o suposto problema nas antenas.

      • Andre Leoncio

        “Transmissão”

      • andre

        descupe mas o gsm nao passa de um (tdma) aprimorado, segundo o 3G usa estação radio base cdma pra conversão 3G do chip

      • andre

        o 1xrtt nao e inferior ao umts/edge ou wcdma utilizado hoje, q depende de complemento pra atualizaçao de seus sistemas q e o 1xrtt utilizado pra essa finalidade

  • CArlos eduardo

    O melhor mesmo era se a A&T começasse a vender aparelhos debloqueados nos eua.

  • Rodrigo Maziero

    Eita o.0 Legal, mas vo esperar mesmo pelo iPad 2 ^^

    • Rauen

      Esse comentário = gente que pergunta “O que eu devo comprar, um iPad ou um iPhone?”
      also, = gente que compra celular pra assistir televisão.

  • CArlos eduardo

    Agora o que me deixa mais intrigado, é como em um país avançado como os eua, a maioria da população ainda usa aparelho CDMA.

    • Eu também tenho essa mesma duvida

      • Leonardo

        Se não me engano, a tecnologia CDMA é mais rápida e tem melhor qualidade que a GSM.

      • Olha, te falar que eu pensei isso agora viu?!

        Não tem vantagem nenhuma CMDA, pelo menos eu não consigo ver.

        • CDMA*

          • Rafael Costa

            Vantagem é internet 3G mais rápida e maior qualidade das ligações!

    • Muitos dizem que a Verizon tem de longe a melhor cobertura nos EUA justamente por usar tecnologia CDMA, que por motivos tecnológicos, precisa de menos torres de transmissão pra cobrir uma mesma área que o GSM.

      E como são a maior e mais numerosa operadora daquele país gigantesco e muito populoso, puderam se dar ao luxo de continuar isolados do resto do mundo e não adotaram o padrão GSM. O CDMA pode até perder em alguns recursos pro GSM (como 3G e voz simultâneos), mas no tocante ao que mais interessa pros usuários, qualidade de ligação e velocidades de acesso 3G, ela dá um banho na rede das concorrentes, então imagino que a CDMA não seja tão inferior tecnologicamente assim como nós pensamos 😉

    • Ednilson Rosa

      O problema é a base instalada. A Vivo, por exemplo, resistiu muito tempo ao GSM por conta disso. Vale lembrar um pouco de história: o GSM surgiu na Europa, como uma evolução ao TDMA , enquanto que o CDMA se difundiu muito na Asia e nos EUA. Quando foi adotado pelos EUA, as duas tecnologias ainda brigavam pra se tornar hegemônicas. No caso do Brasil, as principais empresas que hoje compõem o que hoje é a Vivo (as antigas teles estaduais, como a Telesp, a Telebahia, a Telerj, etc) optaram pelo CDMA porque era a tecnologia adotada pela NEC, seu então fornecedor de ERB´s (estações rádio base) no sistema analógico. Era muito mais fácil fazer o upgrade dos equipamentos para CDMA do que mudar tudo para o TDMA, por exemplo. Já as empresas da então chamada Banda B, que estavam inciando suas operações do zero e que já entraram com o sinal digital (BCP, Maxitel, etc.), optaram pelo TDMA, que tinha uma base de fornecedores maior, como a Ericson, que acabou sendo fornecedora da maioria delas. Ou seja, o CDMA foi a evolução do analógico (AMPS) para os clientes da NEC, enquanto que o TDMA foi a tecnologia adotada pelas novas teles, já em digital. O CDMA era melhor que o TDMA. Só que o TDMA evoluiu para o GSM e praticamente se igualou ao concorrente na chamada rede 3G. Como tinha uma base maior de fornecedores e ainda tinha a vantagem dos chips, que facilita muito a vida dos usuários, acabou ganhando mercado muito mais rapidamente. Além disso, um aparelho GSM é muito mais difícil de clonar do que um CDMA, o que também é uma grande vantagem para as operadoras, que costumavam arcar com os prejuízos quando isso acontecia. Para a Verizon mudar do CDMA para o GSM teria um investimento muito grande na troca de todos os equipamentos e ainda o custo de manter as duas tecnologias enquanto ainda houvessem clientes com aparelhos em CDMA. Como vem por aí o 4G, não compensa fazer essa troca agora. Acredito que no futuro acabe havendo uma convergência para uma só tecnologia nas redes 4G e 5G. É esperar pra ver…

  • Por enquanto só estava acompanhando as notícias, porém não posso deixar de comentar que essa mudança estrutural, nada apple like, é no mínimo estranho.
    Com certeza virá uma atualização do atual iPhone 4 GSM, restando apenas saber se já como próxima versão (iPhone 5, mais melhoramentos) ou um upgrade da atual versão.

    Aposto na primeira, e talvez por esse advento do CDMA tão repentinamente esse seja o ano que menos veremos mudanças no iPhone 5, se vier….

    Até mais,

  • Zuado!!!

    Nada a vê trocar o botão de posição, a Apple já foi melhor.

    Espero também que o CHIP não suma, pq senão vai acabar a mobilidade que temos, como por exemplo, ir trabalhar em outra cidade e poder trocar de chip facilmente.

    • Ednilson Rosa

      Não tem como sumir. Não é possível existir um telefone GSM sem chip. O chip faz parte da tecnologia e não pode ser dissociado dela.

      • RAVAGNANI

        Li não lembro onde que a Apple tem desenvolvido uma tecnologia que o chip GSM seria embutido no iPhone, isso em um futuro próximo, e que o grande impecilho disso ainda não ter acontecido é justamente as operadoras torcerem o nariz para uma novidade assim, mesmo porque é uma questão de cultura, se a moda pega acabou o mercado de venda de chip pela operadora.

  • Thiago

    Não sei como você faz para que o sinal do 3G não caia no meio de uma ligação! É só começarem a ligar que o sinal desaparece!! Até quando ligo o tethering peço para não me ligarem nesse aparelho para não cair a minha internet! Se você tiver uma solução para isso eu seria profundamente grato!

    • Juliano Araujo

      Idem…. Na maioria das vezes cai pra mim tbm. Eh raro qdo mantém a conexão de dados (TIM SP)

      • Nat

        Realmente a conexão 3G cai quando entramos em uma ligação, só algumas vezes que ainda consigo conectar muito lentamente por gprs…

        • Colarinho

          Estranho, não sei se é por causa do aparelho ou da operadora, mas usando um chip da Claro aqui em Brasília pelo Milestone, ele normalmente fica conectado em HSPDA, e durante as ligações ainda dá para conectar, mas o sinal cai para 3G.

    • Marco Sartorelli

      Tenho o mesmo problema! Não consigo usar a rede de dados e fazer ligações ao mesmo tempo! É um ou outro! Tenho um plano de dados da TIM, em Curitiba-PR. Alguém teria alguma dica? Obrigado!

      • Marco Sartorelli

        Esqueci de dizer, é um iPhone 4… se está uma ligação, não abre um aplicativo que usa localização.

      • Andre Rebitte

        Também não consigo e nunca consegui, falar e continuar conectado. Desde o meu antigo 3G era assim, agora com o IP4 é a mesma coisa.
        Já fui cliente TIM e agora sou OI, e o comportamento é o mesmo.

    • Isso ocorre em alguns casos, mas não sempre. Não entendo de engenharia de comunicações, mas comigo funciona! Já acessei o Mapas enquanto falava com a pessoa que eu pretendia encontrar ao mesmo tempo sem problemas.

  • Ricardo

    Acho q esse deslocamento dos botões deve ter deixado Sr. Jobs muito fulo.. O cara q tinha AT&T e ganhou um bumper no Antennagate, se for pra Verizon vai ficar fulo tb.. :-\ Fora isso, acho que o proximo iPhone vai ser o tal R-UIN que falam (hibrido, GSM e CDMA).

    • Magno

      Ele vai ficar fulo pq não vai poder usar o iPhone da AT&T na Verizon, vai ter que comprar outro.

    • Se for pra Verizon, vai ter que trocar de aparelho também…

      • Sergio

        iLex, eu tive nos EUA um Blackberry na Verizon e ele era CDMA e ele tinha chip tambem eles chamavam de world phone ou seja onde nao tinha sinal CDMA ele entrava normalmente na rede GSM mas tinha uma limitação pois nao tinha todas as freqüências da rede 3G ou seja no estado de SP ele so funcionava EDGE, acredito que eles vao lançar o iPhone desse jeito pois o consumidor fica preso a área CDMA e isso e um ponto negativo!

  • Renato

    Justo agora que estou esperando meu iPhone 4 da Tim !!!

    • JanjaBoy

      ?????????!

    • victor

      ?????????????![2]

      • Francisco junior

        ?????????????!(3)

    • Magno

      ?????????????![4]

      • Juarah

        ??????????????????????????(5)

    • Ednilson Rosa

      Esse viajou legal! 😉

    • Rafael Nogueira

      Certeza que ele sempre lê os artigos!

      Se no blog ele só vê as fotinhos, imagina se ele comprar uma playboy será que ele leria também o conteúdo? kkkkk

    • Pabloabugo

      HAHAHA, ainda bem que não esperei pelo iPhone 4 da TIM. Na época do lançamento, eles iriam me ligar em 48h úteis, mas ligaram depois de uma semana, para que au esperasse por mais 30 dias, ou talvez mais porque em Setembro tinham muitas entregas. Nem pensei, cancelei na hora.

  • Cleberson

    Por que ninguém aceita a explicação de que “a antena CDMA tem um formato diferente e por isso precisou de uma adaptação”?

    Será que duas tecnologias distintas assim não poderiam ter antenas diferentes?

    • JanjaBoy

      Concordo em número, gênero e caso!

    • Magno

      Concordo que por ser CDMA precisa de uma antena diferente, mas se a apple pretende fazer um iPhone híbrido e juntando com os rumores dos novos cortes das antenas (Que por sinal é igual ao iPhone da Verizon), acho que eles mudaram as antenas no iPhone GSM também.

      • Pabloabugo

        Mudarão?

    • Ednilson Rosa

      O problema são os moldes que vazaram, com esta configuração de antena e o recorte para o chip. Como CDMA não tem chip, parece realmente um indício forte de mudança no próximo modelo GSM…

    • Mais ou menos. A Apple estava (ou está) em negociações com a Qualcomm (ou seja lá como se escreve; preguiça do Google) para produzir um chipset que processe tanto o CDMA quanto o GSM, evitando a necessidade de sistemas paralelos nos aparelhos.

      Mas talvez essa tecnologia ainda demore, então a Apple não quis perder o filão da Verizon e mandou ver o iPhone-nstain aí.

      Com certeza, as margens de lucro desse iPhone são menores, dadas as diferenças estruturais que elevam o custo de produção. Mas acho que o ganho em marketshare supera esses custos.

      Certamente o “iPhone 5” terá alguma solução mais elegante.

  • Igor Coltro

    Depois dizem que o brasileiro é burro. Além de ser igual ao atual, alguns itens foram prejudicados e muita gente deve ir lá comprar.

  • HV

    O problema da antena eu tenho! Sempre q estou lendo algo e seguro o iPhone firme, o sinal começa a diminuir. So não enxerga quem não quer.
    Agora, se são apenas alguns aparelhos, ai ja é outra história.

  • FH

    Vcs podem ter certeza, mesmo avisando zilhoes de vezes que o CDMA nao funcionara aqui, pode apostar que vai ter gente importando ou comprando la o aparelho e vai chegar aqui reclamando que o aparelho eh uma bosta bla bla bla pq nao funcionou. Duvido a pessoa assumir que foi burra e quis dar uma de espertinha.

    • Magno

      Ainda vai ser pior… gente importando o iPhone CDMA e perguntando como coloca o chip.

  • Joao

    Nos EUA eles usam o celular apenas pra voz e SMS, assim preferem a tecnologia CDMA pois tem maior qualidade.
    Eles nao ficam usando internet no celular.

    • Cristiano

      Realmente eles não usam o celular para navegar… o Jobs criou o Iphone para o mercado Brasileiro… A apple store tem o volume de vendas que tem tb pelo mercado BR. #Fail esse comentário seu velho..

    • Mauro

      João,

      Só se for em outro EUA… No que fica nesta galáxia, o consumo de dados por smartphones bateu recorde em 2009 e 2010…

    • Bruno

      kkkkkkkkk!!! Essa do João alegrou minha manhã!!

    • Lucas

      Como nao? se a propria At&T disse que suas redes 3g quase nao ageuntariam a demanda devido ao tanto de iphone que tinha entrado no mercado e estava usando internet..

      • 1tiquinho

        post de João rebatido por Lucas geram conflitos biblicos….

        • MAM

          HAHAHAHHAHAHAHAHHAHAH
          Excelente!!!

          Joao,
          mandou mal…..

    • anderson

      Engano seu amigo.

      Se voce procurar na internet e até mesmo aqui no Blog do iPhone vai ver que o que voce disse não faz o menor sentido.
      O Americado usa e muito a internet no celular, em 2009 40% de todo trafégo vindo de um Mobile da AT&T era de um iPhone.

      http://blogdoiphone.com.br/2009/10/att-3-de-iphones-que-consomem-40-de-todo-o-trafego-de-dados/

      Completamente

    • Magno

      Esse realmente acompanha os dados de mercado!

  • Julius Cardoso

    Não é possível que não tenha alguém aqui que saiba que tiveram que fazer mais uma divisão no iPhone CDMA por causa do EVDO (3G). Todo mundo sabe que no iPhone GSM temos duas antenas: uma pro Wi-Fi/Bluetooth e a outra pro GSM/UMTS (2G/3G). Juntar as antenas 2G e 3G no CDMA é impossível. Todos os telefones CDMA 3G têm duas antenas internas, como por exemplo, no Motorola V3c. no iPhone CDMA isso está claro: uma antena pro CDMA (2G), uma pro EVDO (3G) e a outra pro Wi-Fi/Bluetooth.

    • Exato.

      É o que eu ia explicar.

      Tiveram que alterar o design das “antenas” para adaptar o celular à rede CDMA, não foi nem para “corrigir” o tal problema que todos dizem existir, mas poucos enfrentam 😛

  • Uma correção. Existe CDMA com chip. Pode não ser o caso da Verizon nos EUA, mas existe.

  • O que eu acho mais engraçado nos comentários é que as pessoas que compram um iPhone ou iPad se acham acionárias da Apple ou parte da equipe de design e sempre têm uma opinião enfática a dar sobre qualquer mudança feita nos aparelhos (Ex de comentário: ‘a Apple já foi melhor’).

    • Gerson

      O maior acionista de uma empresa sempre será o consumidor.
      Sem o dinheiro destes qualquer empresa no mundo tem como destino a falência.

      Ignorar as opiniões dos consumidores é a pior burrice que uma empresa pode cometer.
      Que digam as empresas que ficaram para trás nesta última década.

      Se os conceitos e o próprio comentário estão certos ou errados, ai já é outra história.

      • Cleberson

        Amigo, se tem uma coisa que a Apple não leva em conta primariamente, é a opinião do usuário.
        Ela adora opinião como FEEDBACK, não pra CRIAR coisas.

        Lembra quem é o autor da célebre frase “As pessoas não sabem o que querem até você mostrar a elas”? Steve Jobs.

        • Bruno

          Falou e disse!

          • Juaruh

            Off topic
            Tá satisfeito Bruno? Hahaha!
            Obrigado pela dica, meu nome
            tava mesmo muito ambíguo!

      • Sério, cara? Jura? Poxa, que bom.

    • Diego

      Todos aqui como consumidores ou ñ, de produtos Apple, principalmente do iPhone que é o foco do blog, temos direito a nossas opiniões, enfáticas ou ñ. Se vc ñ respeita a opinião alheia, ñ deveria nem ter postado no blog, que faz exatamente esse papel de discussão de temas relacionados ao iPhone. SOMENTE MINHA OPINIÃO.

      • Diego, o problema não é dar opinião, o problema é a forma como essa opinião é dada. Uma coisa é eu dizer: ‘EU, consumidor, pessoalmente não gostei de tal característica por isso e por isso’.

        Outra coisa inteiramente diferente e babaca é dizer: ‘a Apple já foi melhor’ ou ‘a Apple é idiota por lançar uma versão CDMA, GSM é bem melhor’.

        Se uma empressa desse porte se dispõe a lançar um aparelho para atender somente a uma operadora, certamente a demanda é grande e justificável financeiramente.

        Portanto, repito: há pessoas que compram um aparelho da Apple e se julgam acionárias, profundamente entendidas de finanças, negócios, design e etc.

        Uma coisa é dar a sua opinião pessoal, outra coisa é fazer uma afirmação genérica e pretensiosa como se fosse uma verdade (vide exemplos dados).

  • iSeixas

    Só para constar, quando eu usava mais a net do celular fazendo Thetering, sempre que me ligavam caia o sinal.

    • Vinicius werneck

      Na TIM sempre cai o sinal quando ligam. Na VIVO eu usava 3G durante as ligações tranquilamente. 🙁 Saudade da Vivo!

    • Ednilson Rosa

      Na Claro eu consigo usar a Internet enquanto estou em uma ligação, usando o iPhone. Já utilizei isso algumas vezes para fazer uma consulta na Internet e passar uma informação à pessoa que estava do outro lado da linha. Já no meu antigo Nokia E71, também habilitado na mesma linha da Claro, a conexão era sempre suspensa quando entrava uma ligação (o aparelho avisava isso através de uma mensagem na tela)…

  • Carlos Jordan

    “Também será impossível acessar a internet no aparelho durante uma ligação. Felizmente, com o GSM (usado no Brasil) isso não acontece,”

    No meu iPhone 4 acontece. Não sei porque, mas quando estou em uma chamada de voz não consigo acessar a internet e pude comprovar melhor isso, quando estou compartilhando os dados com um computador, o telefone toca e nenhuma página da internet abre. Existe alguma configuração no aparelho que eu não saiba, pra que isso não aconteça?

  • Victor

    iLex essa nova versão para iPad ficou muito legal. Parabéns e que continue melhorando 😉

  • Marcos

    Adoro o IPhone, mas eu seria obrigado a mudar, nao compraria o iPhone Se nao fosse possivel trocar o chip.

    • Vitor Sá

      Fica tranquilo, isso não deve acontecer. A tecnologia CDMA não utiliza chips, por isso o iPhone CDMA não deve ter espaço para o chip, pra gente (GSM) continua tudo igual..

  • alguem conhece esse perfil do twitter: @OficialAppleBr

    procede??
    ou é fake msm??

    iLex #temqverissae

  • Uma das vantagens do HotSpot vai ser poder usar o mesmo plano de dados 3G do iPhone pro iPad ou Notebook, via Wi-Fi.

    Hoje, se eu quiser comprar um iPad, vou ter que ter um plano de dados 3G pra ele e outro pro celular, certo?

    • Marcelo BsB

      Certo.

  • Marcos

    Ok se você andar sempre com o iPhone e o iPad junto.

  • Rafael

    No próximo iPhone será 4g. Um aparelho compatível com as 2 operadoras

  • Flavio

    Antes de mais nada, deixa eu esclarecer: CDMA é uma forma de transmissão. Como, no começo da popularização dos celulares, o modelo de operação se dividia em CDMA e TDMA, os termos acabaram se expandido para a tecnologia inteira. Mas não confunda as coisas.

    CDMA é uma tecnologia relativamente antiga, foi muito bem sucedida nos EUA basicamente por conta do legado das primeiras operadoras. Ela tem suas vantagens, e vem evoluindo, mas tem sérias limitações. A maior dela é que, como não há exatamente uma padronização da tecnologia, você vai encontrar disponbilidade baixa, especialmente na Europa.

    Há as operadoras do Japão, que também operam em CDMA, mas o CDMA de lá não em NADA a ver com o que a Vivo opera aqui;

    GSM é um padrão europeu de telefonia celular. Como é algo realmente padronizado, fica muito fácil usar roaming ou mesmo mudar de operadora sem mudar de aparelho, bastando trocar o chip. A velocidade da evolução do GSM surpreende e, se ele era antes baseado em TDMA, como as operadoras brasileiras, o GSM 3, de terceira geração, usa CDMA como forma de transmissão.

    No Brasil, o CDMA tem uma grande desvantagem: é operado pela Vivo.

  • Marcello

    E por aqui no Japão tão dizendo que vão desbloquear qualquer smartphone mesmo o iPhone que hoje e da operadora softbank a partir deste ano .

  • Edguitarra

    iLex
    A mudança nos frisos é porque o CDMA utiliza uma antena de comprimento diferente, pois a frequência utilizada é outra. Não acredito que o problema das antenas tenha sido resolvido com essas alterações.

  • Me pergunto porque a apple está fazendo isso, a AT&T não é uma das melhores dos EUA mais sair da 3G pra ir pruma CDMA com essas desvantagens, só falta ela voltar por processadores da IBM nos iMacs né

    • Ednilson Rosa

      E em algum lugar do artigo está escrito que a Apple irá abandonar o “3G” (na verdade você quis dizer GSM, certo?)? Ela está apenas lançando mais um modelo de apaelho, compatível com CDMA e não está, obviamente, abandonando o GSM…

  • CDMA possui suporte aos SIM Cards (chips) sim, mas se não me engano apenas uma operadora CDMA no mundo inteiro utiliza SIM card. Muitos aparelhos Nokia quando a VIVO ainda era CDMA (hoje não comercializa mais aparelhos com essa tecnologia) possuiam a entrada para o SIM card, mas ele não era necessário pois a empresa não optou por usá-lo.

  • Carioca

    Mudar a posição do botão de silencioso foi um tapa na cara dos usuários. O friso podia ser um pouco mais pra cima, mas o design não ia ser tão bonito, então a empresa prefere ignorar todos os bumpers,capas e protetores que foram feitas pro iPhone 4 até hoje. Eu tenho pena de quem comprar um iPhone 4 CDMA e decidir colocar uma capa.

    É ruim também pras empresas que apostam na Apple e fabricam acessórios, agora as capas vão ter que vir em duas versões, GSM e CDMA, tudo pro tracinho preto ficar simétrico dos dois lados. Falaram que a Apple já foi melhor, pois eu acho que não, isso é bem na linha de quem não escuta os usuários e acha que tudo tem que vir de cima pra baixo.

  • Allan

    Olha eu não tenho certeza disto mas acho que seria bom confirmarmos…a Verizon usa o CDMA2000 onde o multibanding é ativo então é possível fazer downloads e ligações simultâneas esse problema ocorria com a primeira geração do CDMA que deve ser a mesma que a Vivo ainda possui mas está se aposentando…outro ponto é que o sinal da Verizon é muito… mais muito melhor que da AT&T então se a antena fosse de bom bril as ligações não iriam cair isso é fato…eu apostaria que essa mudança de engenharia foi apenas para esta versão pois o padrão CDMA pede outro tipo de antena…se isso fosse um fix do suposto problema de antena da AT&T a Apple estaria prejudicando e muito a sua parceira pois mesmo que a qualidade do sinal de AT&T e Verizon fose a mesma então este modelo “revisado” iria funcionar muito melhor…agora imagine um modelo com a antena melhorada para uma companhia que tem o sinal com muito mais qualidade????

  • Allan

    Complementando…de fato a ultima versão CDMA permite download e Telefonia hj este padrão é comparado ao 4G (versão CDMA) agora a dúvida é qual é a versão CDMA que o iphone possui….???

  • Meu iPhone é GSM e não funciona conexão de dados e voz ao mesmo tempo. Na verde funciona por uns segundos, depois o 3G cai pra Edge que cai pra GPRS até ficar sem nada.
    Sempre achei estranho isso pois sei que é justamente uma das vantagens do GSM.

  • Andre

    Quem vai querer isso? Ridiculo, ainda bem que nao tem so APPLE no mundo 🙂

  • roberto2608

    sera que ainda consigo utilizar um iphone 4 cdma no brasil??

  • michael

    não existe mais operadora que ainda trabalham com o sistema CDMA? pois meu iphone 4s é antigo e é da verizon, já voltei dos estados unidos e meu iphone só serve para entrar na internet pelo wiifi. se alguém conhece uma operadora por favor me avise!

    • michael

      e dizem que o vodafone não têm esse tipos de problemas igual da verizon!

  • feliphe vaz

    mais se eu compra um iphone cdma, tem como usa-lo atravez do gmate?

  • Emerson Rossi

    Dancei! Comprei um Iphone CDMA, não sabia que existia! Só quando cheguei ao Brasil e fui habilitar é que vi a caga… vou tentar trocar, mas sei que vai dar trabalho! Por sorte comrei 2 aparelhos e um só com esta “droga de tecnologia” ruim para mim que não prestei a devida atenção, ou quem sabe.. zoaram comigo!