2010ARQUIVOEnquetes

Retrospectiva 2010: Para você, qual foi o maior #fail da Apple neste ano?

Este ano talvez possa ser considerado como um dos mais produtivos e lucrativos para a Apple. Nunca ela apresentou tantas novidades importantes em 12 meses (iPad, iPhone 4, Magic TrackPad, AppleTV 2, iPod nano com touchscreen, MacBook Air novo, FaceTime, iPod touch com câmera e tela Retina), o que faz de 2010 um ano mágico para ela.

Porém, proporcionalmente, também foi o ano que ela mais cometeu falhas e mancadas ou, na linguagem da internet, #fails. Vamos reunir aqui uma pequena lista destes “acontecimentos fora do roteiro” que certamente deram um pouco de dor de cabeça para Steve Jobs. Você nos ajudará a eleger qual foi o mais significativo deles.

Fail #1 – Atraso no lançamento mundial do iPad

Quando anunciou o iPad, em janeiro, a Apple prometeu lançá-lo nos principais países no final de março (inclusive no Brasil), mas por um problema de produção, teve que atrasar o lançamento para o início de abril, apenas nos Estados Unidos. A Europa e outros países só o viram em maio e o Brasil, só em dezembro…

Fail #2 – Protótipo perdido em um bar

Se no começo do ano alguém dissesse que um engenheiro da Apple esqueceria um protótipo de um novo e remodelado iPhone em uma cervejaria, com certeza qualquer um aqui acharia que a pessoa estava delirando. Mas de fato, este se tornou um dos maiores vazamentos de produto da história, sendo comentado no mundo inteiro. E tudo por culpa de uma falha humana.

Fail #3 – Adiamento do iPhone 4 branco

Uma das novidades no novo iPhone era o modelo totalmente branco, inclusive na frente, que despertou o interesse de vários consumidores. No lançamento, em junho, ele não apareceu, sendo anunciado para final de julho. Depois foi empurrado para dezembro e, finalmente, adiado para o segundo trimestre do ano que vem (quem sabe?). Nunca a Apple prometeu tanto lançar um produto, sem conseguir.

Fail #4 – O caso Antennagate

O iPhone mais divulgado da história (por causa do vazamento no bar) chegou ao dia de seu lançamento em grande estilo. Filas quilométricas nas lojas e muita expectativa com a reformulação de seu design. Mas bastaram alguns dias para que vídeos aparecessem na internet mostrando que, quando se tocava em determinado ponto da antena, o sinal caía. Foi o suficiente para a mídia toda ter o que falar por semanas, e mesmo quem nunca tinha pego um em mãos já pedia recall de um aparelho que nem tinha comprado. Foi preciso Steve Jobs voltar de suas férias do Havaí para explicar que isso acontecia com qualquer celular. Para ver se deixava todo mundo mais calmo, a Apple criou um Programa que dava de presente capas protetoras.

Fail #5 – O caso bumpergate no Brasil

O Programa de capinhas foi uma maravilha e realmente conseguiu abafar todo o fuzuê feito com o antennagate. Mas um fato manchou a boa vontade da Apple, pelo menos no nosso país: os brasileiros não tinham direito ao benefício, mesmo pagando mais caro que o resto do mundo. Graças a mobilização de muitos, vários clientes conseguiram obter esse direito, por vias semi-oficiais.

Fail #6 – O bug do despertador do iOS

O iOS 4 veio com grandes novidades, mas trouxe também dor de cabeça para milhares de brasileiros que usavam o aparelho como despertador. Devido a um bug bizarro, o relógio do iPhone e iPod touch despertava uma hora mais tarde. Isso aconteceu em outubro, época do início do horário de verão. Demorou para a Apple consertar o problema.

 

Agora é com você: qual foi o #fail da Apple mais significativo do ano de 2010? Vote. :)

[polldaddy poll=”4307700″]

 

Botão Voltar ao topo