Apple

Apple cancela o projeto Apple Car

A volta dos que não foram

Sabe aquele projeto que a Apple nunca anunciou, mas todo mundo dava como certo? Pois é, foi cancelado.

Segundo Mark Gurman, da Bloomberg, a empresa cancelou seu projeto de desenvolvimento de um veículo elétrico autônomo, conhecido como Apple Car.

A decisão foi comunicada internamente, surpreendendo os aproximadamente 2.000 funcionários envolvidos no projeto.

Iniciado há uma década, o projeto representava um investimento significativo por parte da empresa de tecnologia, com milhões de dólares destinados ao seu desenvolvimento.

O que era o Projeto Titan

Inicialmente concebido como um veículo autônomo sem volante nem pedais, controlado por comandos de voz, as ambições da Apple foram gradualmente revisadas ao longo do tempo.

O projeto passou por várias mudanças de direção e liderança, com saídas notáveis de membros da equipe, incluindo o vice-presidente do projeto, Doug Field, que deixou a empresa em 2021.

Rumores sobre o status do projeto já circulavam desde setembro do ano passado.

Apple Car

A culpa é do ChatGPT

Os altos executivos da Apple finalizaram a decisão de encerrar o projeto nas últimas semanas. Jeff Williams e Kevin Lynch, diretores de operações e vice-presidente encarregado do projeto, respectivamente, anunciaram que os funcionários serão realocados para a divisão de inteligência artificial da Apple, liderada por John Giannandrea.

A ênfase será colocada na IA generativa, indicando uma mudança de foco estratégico para a empresa.

É provável que o cancelamento do projeto resulte em demissões significativas, uma vez que a equipe do Apple Car inclui muitos engenheiros e designers automotivos que podem não ser absorvidos por outras áreas da empresa.

Embora não esteja claro quantos funcionários serão afetados, fontes sugerem que haverá um enxugamento considerável na equipe.

Natimorto

Agora minha opinião pessoal: Nunca levei fé nesse projeto. E é por essa razão que vocês não viram muitos artigos aqui no BDI que falasse disso.

Além de não ter me empolgado muito pelo fato que o Brasil provavelmente nunca veria a cara desse carro, eu sempre achei que era desviar demais do caminho que a Apple geralmente traçou.

Lançar um carro? Sério?

Eu sempre acreditei mais em acessórios e instrumentos que ajudem o motorista a dirigir o carro e não necessariamente dirigi-lo sozinho.

E nos últimos anos a própria indústria avançou bastante nisso: sistema de frenagem autônoma, assistência de permanência na faixa, assistente de ponto cego e tantas outras coisas que ajudam na segurança do motorista.

Então, qual a razão da Apple perder tempo e gastar energia reinventando a roda? O que queremos é que ela volte a focar no iPhone, sem perder tempo se distraindo em ideias mirabolantes.

Essa distração em projetos aleatórios provavelmente fez a Apple perder a grande revolução da última década, que foi a Inteligência Artificial generativa. Agora, ela está tendo que correr atrás do tempo perdido.

Fonte
Imagem do carro virado: @BasicAppleGuy
Botão Voltar ao topo