Notícias

Conferência Apple: Apple dará capas protetoras na compra de um iPhone 4

Finalmente aconteceu a tão esperada conferência da Apple à imprensa e, como se imaginava, o objetivo foi dar explicações sobre o suposto problema de antenas do iPhone 4, no qual Jobs denominou com humor de “Antennagate” (se referindo ao escândalo americano Watergate).

A conferência começou com a apresentação de um viral no Youtube, composto de uma música sobre o caso das antenas:

Steve Jobs começou humildemente no palco, dizendo que nenhum celular é perfeito, nem mesmo o iPhone. O problema de recepção com o toque das mãos acontece com todos os smartphones do mundo e para provar, fez ao vivo uma demonstração com alguns aparelhos concorrentes (BlackBerry Bold, HTC Droid e Samsung), mostrando que todos perdem sinal ao segurá-los de certa maneira. Esta tecla, aliás, sempre batemos aqui no Blog, de que se exagerava em um problema que sempre existiu e ninguém nunca se incomodou.

Depois, falou que menos de 0,55% dos atuais usuários de iPhone 4 ligaram para o AppleCare para reclamar de algum problema de recepção. Este número historicamente é muito pequeno, significando um terço do que se viu no lançamento do iPhone 3GS no mesmo quesito (recepção).

Ou seja, um problema que sempre existiu, mas até hoje a mídia nunca deu atenção nem para os outros smartphones e nem mesmo para o iPhone 3GS.

Mas a onda negativa e exagerada da histeria coletiva trouxe prejuízos sérios para a imagem da Apple. O que fazer para reverter esta situação? A solução foi abrir mão e dar de graça capas protetoras para os aparelhos. Como é muito difícil fabricar tantos Bumpers assim (foram vendidos mais de 3 milhões de iPhone 4 em três semanas), a Apple disponibilizará algumas opções de capas de terceiros que o cliente poderá escolher, se comprar seu aparelho até o dia 30 de setembro. E quem já comprou poderá ter seu dinheiro de volta.

A conferência de hoje só confirma o que sempre dissemos: não existe um real problema de antenas, não como a mídia prega. A queda visual de barras, quando acontece, não chega a afetar o uso normal do telefone, segundo nossa experiência e a de vários leitores brasileiros que já possuem o aparelho.

Esta semana estivemos realizando testes com um segundo iPhone 4 que chegou em nossas mãos e chegamos a algumas conclusões interessantes. Testamos com as 4 operadoras nacionais e cada uma apresentou uma característica particular, com as barras realmente caindo em algumas e em outras não. Ou seja, mesmo aparelho, chips diferentes, resultados diferentes, o que prova que não é apenas questão de hardware, mas também de qualidade de recepção. O resultado iria ser publicado esta semana, mas teremos que refazer os testes com o novo iOS 4.0.1 para aí sim, publicar os dados precisos das experiências.

Nos orgulhamos em testarmos nós mesmos e chegarmos às nossas próprias conclusões, mesmo que o mundo inteiro (literalmente) esteja falando o contrário, sem apresentar argumentos convincentes. Nos parece claro, depois da conferência de hoje, que o “antennagate” foi mesmo uma onda exagerada de boataria e “notícias” soltadas ao vento, de algo que acontece com qualquer celular. Se aconteceu reais problemas com algumas pessoas (0,55%, segundo a Apple), isso não parece significar que todo o conceito do aparelho esteja errado, como a grande mídia quis cruelmente dar a entender.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Rafael Kapela

    Eu concordo com tudo que o iLex escreveu e o Jobs falou.
    Todos os aparelhos possuem problemas de recepção quando segurados de forma errônea.

    ps: O novo iOs será 4.0.1 ou 4.1?

    • Carlos Strauch

      O iOS 4.0.1 saiu ontem. Tem um iOS 4.1 em beta.

    • Ricardo Ornellas]

      desculpe
      Rafael mas o que seria ¨segurados de forma errônea” pra mim todos telefones celulares só tem um jeito para ser segurado que seria junto ao rostocom o fone voltado para a orelha e o microfone voltado para a boca! se alguem pretende falar de outra forma os problemas seria muito maiores que só recepção com certeza!

      • Stefano Angelo

        A perda (quando ocorre) ocorre quando você coloca as duas mãos em determinadas áreas do celular ou quando você cobre a maior parte do mesmo com apenas uma delas. Por isso, a reprodução desta perda é tão dificil de se fazer no uso normal do aparelho. Talvez seja isso o que ele quis dizer.

  • Paulo Kanawati

    Ta marcado pro dia 30 aqui no Canada!! Agora é esperar a AppleStore abrir as vendas dos modelos desbloqueados e esperar 3 meses pro frenesi do lancamento passar pra compra o meu.. com bumper! eheheheh

  • Raphael Nascimento

    É uma pena essa histeria toda por causa de um problema tão bobo, forçando a Apple a fazer essa coletiva.
    Mas é assim mesmo, quem está no topo vira vidraça pros outros atirarem pedra.

  • Antonino Ferreira

    Será que quando for lançado aqui no Brasil, ainda dará as capas ou já vai estar tudo corrigido?

  • Rafael

    Agora o cara do video ficou famoso !!

    Conseguiu seus 5min de fama..

    Só faltou o Jobs cantar a música tb.

    rsrsrsr

  • Djefferson Ramos

    Concordo plenamente com sua conclusão iLex. Eu fiz vários testes também com o meu e não consegui ter nenhum problema de perda de sinal dentro da cidade de Recife em locais de boa cobertura.

    Onde a cobertura é razoável, o sinal cai algumas barras, mas não me impede de fazer e receber chamadas de boa qualidade.

    Nos locais de péssima cobertura de sinal, o problema apareceu no iPhone 4, mas também ocorreu no meu iPhone 3GS. Eu até te mandei o link do video deste teste do iPhone 4 e do 3GS pelo Twitter, não sei se você viu.

  • Alerta para quem vem aqui nos comentários criticar postando endereço de email inválido: não reclamem de “ditadura e parcialidade” se vocês não têm coragem de assumir o que escrevem. Os Termos de Uso do Blog devem ser sempre respeitados. 😉

  • Thiago

    Será que o iOS 4.0.1 terá apenas esta função, conforme colocado por Jobs? Nada mais foi dito a respeito da atualização.

  • Carlos Strauch

    Na verdade, segundo um teste – que o iLex até linkou em um post anterior, o problema estava em que o cálculo da primeira barra cobria quase metade do espectro de recepção. É como se o gráfico fosse exponencial. E, para ‘piorar’, a última barra – que não derruba ligação nem no 3GS – era pequena demais e passava a sensação de ‘sem sinal’.
    Eles mudaram a distribuição das barras e fizeram a última maior.
    Não achei enganação. Está no ‘what’s new’ da versão explicando exatamente isso….

    • Carlos JF

      Essa era a explicação que eu estava procurando. Muito bom Chará!
      Mas só farei a atualização para o 4.01 quando tiver alguma notícia de melhora na velocidade (desempenho) no iPhone 3G.

    • Max

      Agora não é enganação mesmo, o iOS 4.0.1 mostra de forma mais fiel o que está acontecendo. Nas versões anteriores, por desconhecimento técnico ou para mascarar o problema, a Apple distribuiu as barras de forma incorreta. O problema é que tem muita gente sem nenhuma formação técnica querendo dar explicação técnica.

  • jegue-boy

    Isso e como no futebol.
    A midia as vezes distroi um craque.
    O Gizmodo venceo denovo , foi o primeiro a sugerir um bumper gratis.
    Eu tenho iphone 4 estou satisfeito uso com capa e claro .
    A noticia que me deixou feliz foi a liberacao da funcao avcr do bluetooth
    Se a pressao sobre a apple continuar e so o tio jobs liberar o flash
    Ai tudo vira festa kkkk

  • igor

    sabem me dizer se kem comprou ja os iphones 4 mal sairam se tambem vao ter direito ao tal bumper=?????????

    porque esse e o meu caso comprei logo no dia k saiu!!! encontro-me em frança

  • Muito barulho por nada.
    O “problema” sempre existiu.
    Talvez os fabricantes devessem ter dado mais divulgação.
    Sempre é difícil tratar de temas técnicos com o público leigo.
    Mas a quantidade de blogs e sites que se dedicam ao tema já estariam cientes do problema.
    Isso poderia diminuir o “escândalo” que fizeram.

  • Fabio

    Vergonha!

    Qual será o custo para o fornecimento de bumpers para todos as
    pessoas que já compraram?

    Uso o iphone a anos e nunca coloquei nenhum tipo de capa, bumper ou
    qualquer outro acessório que dizem proteger o aparelho. Porque ele
    fica muito feio.
    Comprei porque acho ele muito bonito do jeito que foi desenhado, muito
    mais charmoso…

    Que desculpa de Jobs e sua turma hein???

    Vergonha.

    • Vitor

      Há problemas sim Fabio… com 0,55% dos aparelhos!
      Ninguém aqui falou que não tem problema

    • Daniel

      ?

      Sinceramente o que você quis dizer com o seu comentário?

  • Vitor Sá

    O pior é a bagunça q a mídia faz… Hj na Globo News falaram: “Steve Jobs reconhece que o iPhone 4 possui falhas.”. Esqueceram de avisar que todos os celulares possuem este problema…

  • Carlos Strauch

    Agora, com relação à música. Tem gente dizendo que foi “comprado” pela Apple. Mas que o ‘maluco’ tem razão, isso tem…
    “If you don’t want an iPhone4, don’t buy it. If you bought one and don’t like, bring it back.”

    Simples, não?? 🙂

  • Fabio

    Vcs realmente acham que a Apple ia dar bumper de graça se realmente não houvesse problema nenhum? Não existe caridade galera…

  • DenisdiMelo

    Tomara que quando lançarem aqui no Brasil, a versão já tenha alguma modificação para amenizar esse problema, daki para lá concerteza já estará disponível o JB ios4 e aí sim vou curtir o new Phone por inteiro.

  • Rafael Mofati

    Já tem o vídeo da conferência no site da Apple internacional!

  • schenardie

    Eu acho que isso é tudo uma conspiração das demais fabricantes de celular, elas não acharam nenhum problema consideravel no Iphone 4 então usaram um velho problema conhecido mas nunca divulgado amplamente para tentar frear as vendas do Iphone 4.

    Mas aqui

    Mais uma vez o Jobs desbancou todo mundo. Só com essa história dos bumpers gratis e de devolver caso o usuário não esteja satisfeito (não que isso não seja a lei, mas por ele ter falado ja ta valendo)

    • Concordo em gênero, número e grau!

  • Takashi

    iLex, uma pergunta:
    Será que quem já comprou o aparelho também terá direito ao bumper? Essa parte nem sequer foi citada, além de prometer o bumper apenas pra quem ainda VAI comprar o iphone4, não pra quem já comprou.
    Acho que essa novela vai ter mais um capítulo chamado “BUMPERS não prometidos” xDDD

  • Marcelo

    Eu tenho um iPhone 3G e, pelo o que eu sei, não tem problema algum de recepção similar ao iPhone 4. Sem dúvida o iPhone é o melhor aparelho no mercado de celular, mas essa defesa da Apple foi vergonhosa. Dizer que isso é normal e que outros concorrentes também tem este problema? Isso é se nivelar por baixo, com outros aparelhos que nós, donos de iPhones, nos gabamos tanto de ter um telefone superior.

    Foi lançado um modelo novo (iPhone 4) e ele apresentou um problema que os modelos anteriores não tinham. A gente não pode é ficar se defendendo o produto só por causa de uma avalanche de boatos. Fato: dependendo de como vc segura o iPhone 4 ele perde o sinal. Isso é fato, não há discussão. “Ah, a imprensa exagerou!”… Isso é outra questão. Estamos discutindo o ataque da imprensa à Apple, ou os problemas técnicos do iPhone 4?

    A única coisa que os fãs da Apple podem se gabar desta apresentação de hoje é o fato da empresa oferecer de graça uma solução para o problema (mesmo que seja uma gambiarra. Porque o usuário tem todo o direito de não querer usar uma capinha.) Não é toda empresa que tem este cuidado com seus clientes. Agora, tecnicamente, o problema de recepção do iPhone 4 foi um passo atrás na linha de celulares da maçã.

    “Ah, mas tiveram muitos outros passos para frente!”. Ok. Mas isso não invalida este erro. Ou alguém acha que o próximo iPhone vai repetir este modelo de antena?

    Não vamos fechar os olhos para as falhas da Apple, porque se não, diante de tantas notícias e boatos disparados pela imprensa, vamos ficar que nem cego em tiroteio.

    Gostar de uma marca não é tapar o sol com a peneira. Criticar não invalida toda a admiração que se tem por determinado produto.

    • Vitor

      Se 0,55% dos aparelhos vendidos apresentaram o problema
      Imagina se chegasse a pelo menos 1%… meu deus, faltariam caracteres

      • Marcelo

        Quem exagerou o tamanho do problema foi a imprensa… mas que ele existe, existe… E 0,55% foi o número de pessoas que reclamaram do problema. Não quer dizer que apenas 0,55% dos aparelhos apresentem este problema…

        É disso que estou falando… vamos defender o aparelho, mas com inteligência. Sem cair na esparrela daqueles que atacam o iPhone 4 e que usam argumentos pífios.

    • Igor

      Acho que esta parte do artigo resume o problema todo:

      “Depois, falou que menos de 0,55% dos atuais usuários de iPhone 4 ligaram para o AppleCare para reclamar de algum problema de recepção. Este número historicamente é muito pequeno, significando um terço do que se viu no lançamento do iPhone 3GS no mesmo quesito (recepção).”

      sabe aquela história do cabelo em ovo?

  • Alan

    VEjam este estudo postado agora. é muito interessante sobre a atualizacao 4.0.1 e 4.0. Finalmente um estudo TECNICO sobre o assunto para explicar de vez o que está acontecendo.

    http://appadvice.com/appnn/2010/07/bars-places/

    • Max

      O Anandtech já tinha mostrado isso a muito tempo. Aliás, o teste deles até agora é um dos mais científicos que vi! O resto foi só teste de entusiastas!

  • Marco Chilá

    O fato é que o aparelho tem tantas novidades e melhorias que ficaram procurando pelo em ovo. Qual problema os pseudo-técnicos irão exponenciar agora?

    Porquê no meu 3Gs dependendo de como seguro realmente o sinal cai e isso não me preocupa.

    Uma coisa me chamou a atenção. Eles vão das as capas/bumpers para quem comprar só até o dia 30 de setembro? E depois? Será que o time de engenheiros já chegou a uma solução de hardware que minimize esse problema? Alguma pasta isolante entre a camada mais externa do aparelho e a devida antena?

    Olha leio as críticas, eu mesmo critico alguns pontos do iPhone, mas é uma plataforma maravilhosa. Não é apenas um telefone, é também um “console” de jogos. Meus filhos usam e adoram. Depois que comprei o iPhone, passei a usar menos o PC e meu próximo computador vai ser um Mac Mini. E olha que sou desenvolvedor Microsoft!!

    Enfim, creio que todos podem adquirir sem dúvidas ou receio o iPhone 4.

    Abraços e iLex, continue sendo o mesmo, por mais que digam que você sempre defenda a Apple, creio que todos os seus comentários são baseados em fatos!!

    O post vai ficar um pouco longo, mas vou comparar a um carro. Pessoas diferentes, tem experiências diferentes com um mesmo modelo de carro de uma mesma montadora. A expectativa de cada um é diferente e você pode sofrer um problema com o seu carro, no primeiro dia de uso que o seu vizinho que comprou um igual ao seu.

    Pronto, acabei.

    Abraços e iLex, força cara, seu trabalho é ótimo!!

  • matheus

    Pode até ser que a apple irá dar capinhas gratis,mais só até dia 30 se setembro?isso é,se em setembro o iphone chegar no brasil,mais seria injusto até dia 30 de setembro,e o resto teria que comprar,aff apple tenta fazer boas coisas mais as vezes acaba piorando ;(

  • Brayan Schroeder

    Vejam este site:

    http://www.apple.com/antenna/

    Comparando 😉

  • Dilson

    Posta os resultados que vc já tem, mesmo com o iOS4.0, e depois de um comparativo qnd fizer a atualização.

  • Carlos JF

    Quem lê TODO o manual de instruções de qualquer celular (eu faço isso porque é interessante e porque gosto), sabe muito bem o que vou exemplificar: TODO CELULAR DA NOKIA, EM SEU MANUAL, lá no finalzinho, PEDE PARA NÃO COLOCAR A MÃO EM DETERMINADA PARTE NA TRASEIRA.
    Ou seja, isso sempre existiu, e não sei o motivo desse espetáculo todo que estão fazendo.
    Vou comprar o iphone 4 quando chegar ao Brasil, e SEM RECEIO NENHUM que essa provável queda de sinal vá interferir na utilização do mesmo.

  • Nilson

    O povo agora que ficou falando! Bate na boca ou nos dedos antes de escrever qualquer coisa sobre o cel… Fala oque viu em outros blog ou sute é fácil, dificil é ver que esse problema tem em quase em todos celulares!

  • Bona

    Pra mim é o seguinte:
    -Patético comparar com outros telefones, pois a Apple mesmo diz que o iPhone reinventou, revolucionou e de certa forma é o primeiro iPhone (e até acredito nisso tudo, pois adoro iPhone e tenho um 3G e não quero outro smartphone de jeito nenhum).
    -A problema está sendo tratado e foi tratado na conferência de forma “blasé”.
    -Não fico com “peninha” da Apple pelos custos que ela terá com os bumpers.
    -Não vou arriscar mais meu dinheiro (pelo menos por enquanto espero eu) de comprar um iPhone 4 pra testar eu mesmo se terá ou não defeito e se tiver colocar o bumper. Isso não tem cabimento. Prefiro ficar com meu 3G que funcionar, não perde o sinal de jeito nenhum, não importa de que jeito que eu toque nele.
    -É inadmissível comprar um iPhone 4 que possa a vir ter um problema.
    -Qual foi o último produto que voce comprou que cogita e aceita que venha com problemas?
    -Sou fâ, mas tem limite, vou esperar novo projeto do iPhone.
    Abraço a todos e desculpe o desabafo, to meio puto com isso tudo, rsrsrs.

    • Cara… Aonde tu leu que o 3G não perde sinal? Só porque não fizeram os testes? Não viaja, é a mesma estrutura do 3GS, ou seja, possui o mesmo problema.
      Ao menos EU consegui reproduizir facilmente o mesmo problema no MEU 3G, e o seu tenho certeza não é superior ao meu para não “perder sinal de jeito nenhum”.

      Para mim nunca encomodou, sempre soube disso “que não se deve encostar na antena do celular” desde meu primeiro telefone um nokiazinha em 98, e naquela epóca era fatal. Hoje em dia, meu bem, mesmo sabendo da existência do problema, duvido que alguém seja prejudicado efetivamente por causa disso. Claro, também não dá para por a culpa no coitado do telefone se a cobertura do seu quarto, por exemplo, é uma merd*.

  • LGA

    Parece que os investidores de ações gostaram do posicionamento da Apple. As ações da Apple estão com leve queda (-0,52%), num dia em que o Dow Jones (-2,52%) e o Nasdaq (-3,11%) estão caindo forte.

    Como comparação o Google ta caindo -6,96% e a Microsoft -2,16%…

  • OmarBH

    Bom, pra Apple seria melhor bancar seu aparelho, processar os “paranóicos” e fazer a imprensa se desculpar publicamente!!! Ah, bom, fica mais barato assumir o problema, dividi-ló com os demais fabricantes e dar bumpers de graça, apesar da Nokia, RIM e outros nunca terem feito isso. . Por oportuno, Meu email é válido, não sei pq meus comentários têm sido barrados.

    • Muitos levam a moderação de comentários para o lado pessoal, mas as vezes é só o sistema automático que, por alguma razão, deixa separado. Mas todos seus comentários são aprovados depois, não?

  • Thiago

    Não aguento mais esperar para o Canadá receber o iPhone 4, ainda mais porque são desbloqueados de fábrica, além do mais já virá o branco, que ao meu ver está perfeito!!
    Logo, logo darei um jeito de trazer um pra mim, não aguento esperar.. rsrsrs

  • Quero só ver quantos dos que estão inflamando o coro de que existe um problema crônico com o iphone4 vão devolver seus aparelhos!!!!

    • Os mesmos que estão inflamando não possuem um iPhone 4. Sabe a história do lobo e as uvas? 😉

  • Charles lins

    Gosto do iPhone, tenho um 3G e outro 3GS.
    Mas, tenho plena certeza que Apple não está nem aí com seus usuários, ela quer a nossa grana.
    Acredito piamente que o iPhone 4 tem o tal problema da antena, a Apple não levantaria mais poeira para se justificar ou contar estória para boi dormir se não fosse verdade.
    Imagine vc comprar um super smartphone que vem junto uma capa por causa do sinal?
    Quem precisou fazer tamanha oferta? HTC? Samsung?
    Ainda não vi este blog falar mal da Apple e claro, não vai falar mal do novo xodó de Jobs.
    Espera mais imparcialidade de pelo menos duvidar dos organismos que testaram e tb da poderosa Apple.
    Será que a apple faz tudo certo?
    Na minha humilde opniao, com a constatação da apple dando de brinde uma capa, deveria sim haver um recall.
    Detalhe 1: meu 3G não cai o sinal nem cobrindo os 4 cantos.
    Detalhe 2: Quero e vou comprar o novo iPhone, mas, como varias pessoas aqui na Suíça estão esperando a solução ou uma boa explicação do problema.

    • Meu Jesus do Céu, to achando realmente que o meu 3G veio com problema, porque não é possivel a quantidade de pessoas dizendo que o 3G não tem queda de sinal por nada, quando o meu foi na verdade bem fácil de reproduzir o problema!

  • Carlos Jordan

    Muita gente aqui falando que esse problema da antena tem uma dimensão que não é real, mas quero ver qual será a opinião dos muito que aqui comentam, quando comprar o iphone 4 e, pelo acaso do destino tiverem que conviver com o problema.

  • Djefferson Ramos

    Para aqueles que não acreditam que o mesmo problema possa ser replicado no iPhone 3GS, basta ver o video do meu teste no link abaixo usando o iPhone 4 e o 3GS em um local de péssima recepção de sinal.
    http://www.youtube.com/watch?v=WTqIZuCfYoM

  • Sergio Stern

    Mais uma perguntinha básica: e se exatamente a mesma coisa estivese sendo relatada como sendo em um Nokia N8 ? Também seria paranóia, exagero, ai meu Deus ?

    • Bom, se fosse em um Nokia, a notícia não me diria respeito. Ou seja, não é argumento.

  • Gileno

    To achando isso uma bobagem, ja fiz esse teste no meu 3GS e nao diminue nenhuma barra pela forma como eu o seguro.
    As barras diminue dependendo da operadora e o local ña cidade, aquí por exemplo, a vivo e péssima Em ambiente fechado, mais isso ocorre com qualquer aparelho, ja a oí he excelente.
    Ninguem parou pra pensar na culpa das operadoras?

  • Alê

    Mais engraçado é assistir uma apresentação do Steve Jobs e não ouvir um “wooooo”, “yeahhh”, salva de palmas, característicos de suas keynotes quando apresenta algum número, comparativo ou piadinha infame.

  • Fernando Ribeiro

    Eu comprei o iphone 4 e gostaria de saber como faço para ganhar a minha capinha…?
    Obrigado.