Notícias

Bilionário Eike Batista se mostra interessado em trazer uma fábrica da Apple para o Brasil

Um dos rumores mais antigos do mundo Apple é o da abertura de uma montadora de produtos da companhia no Brasil. As esperanças aumentam ainda mais com a declaração de que o bilionário brasileiro Eike Batista estaria interessado em acelerar este empreendimento.

Eike diz sonhar em conseguir convencer a Maçã de que ela poderia implementar sua fábrica brasileira em Porto do Açú, no litoral norte fluminense, em um terreno de 90 mil metros quadrados. O projeto custaria 1,6 bilhões de dólares e também abrigaria empresas como GE e Siemens.

Sonho em trazer montadora da Apple para a gente ter produtos sem ter que pagar o dobro do que se paga nos Estados Unidos.

Eike, como um competente homem de negócios que é, está procurando boas oportunidades de sucesso para trazer ao país e como a Apple cresce cada vez mais por aqui, seria um grande filão poder reduzir os impostos dos produtos da Maçã. Mas a empresa de Steve Jobs seria apenas uma opção entre várias; se não der certo, ele já está de olho em tentar trazer uma fábrica da BMW para o mesmo local.

Alguns sites internacionais destacam que um ponto a favor seriam os constantes problemas que a Apple estaria tendo com suas fábricas na China, onde os preços começam a aumentar por causa do número de suicídios que aconteceram este ano. Daí a lógica de se procurar outro país para montar uma fábrica.

Mas sonhar e conseguir nem sempre é a mesma coisa, mesmo para quem é o 8º homem mais rico do mundo. Segundo uma conversa que o Blog do iPhone teve recentemente com um executivo da Apple, uma fábrica e até mesmo uma loja física em território brasileiro pode ser um sonho distante. “O Brasil não está ainda no topo da lista de prioridades da empresa“, afirma.

Os custos de produção praticados na China (resultado de condições deploráveis de trabalho) são incompatíveis com o nível brasileiro, o que não faria do Brasil uma boa opção neste sentido. Vários outros países na Ásia seriam mais econômicos de se produzir iPhones e iPods, e no mundo de negócios, o que manda é o lucro, até por uma questão de sobrevivência.

Sem falar que não teríamos exatamente uma “fábrica” e sim uma montadora, que precisaria ainda importar todas as peças fabricadas no oriente. Em termos de transporte, escolher países daquela região faz ainda mais sentido.

Por tudo isso, a notícia sobre Eike pode, mais uma vez, não resultar em nada para os fãs da Apple no Brasil. Só nos resta sonhar e até mesmo torcer para que ele realmente consiga avanços em suas negociações, apesar de que é bom não criar muitas expectativas, pelo menos não a curto e médio prazo.

via e via

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Halan

    O Porto do Açu iLex fica no Rio de Janeiro.

    • Gonluk

      É cada um que aparece…

  • Tomara que dê certo !

    • Gabriel lapa

      Mano isso é um sonho

  • Sabata

    É… Ia ser bem legal.
    Ainda bem que é alguem competente tentando trazer. Esse cara é ****

  • Algus Helm

    Isso que é vontade de pagar barato por um produto Apple…
    Montar uma fábrica aqui seria excepcional…

    • Os produtos não iriam baixa o preço assim digamos de 400 pra 170 reais porque ele quer compra uma fabrica para montar os aparelhos e equipamentos da Apple, e não construir aparelhos, significa que ele irá ter que importar as peças de lá sendo assim sairá carinho para ele, o que pode acontecer é o preço fica 30 50 reais mais barato.. Penso dessa forma!!

      • Rafael

        Reduzir 50 reais…Até parece.Importar peças, PRA QUE importar, se eles podem fabricar elas aqui?

  • Manolo

    O complexo industrial só não vai ter corpo de bombeiros….

    • Bruno

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!! Boa!

    • Ckreed

      Huahauhauhauahuahauahuahauhauahua.

  • Marcel Souza

    O cara não é bobo. O interesse não é fazer com que os brasileiros paguem menos e sim que ele lucre com esse boom de crescimento das ações da Apple. Não existe boa vontade no mundo dos negócios.

    • Paulop /sem FT

      2

    • Mauricio

      Quem conhecesse o Eike Batista como ele é realmente… jamais compraria produtos da Apple caso ele venha ter uma fábrica no Brasil.

      O que encarece o produto é o alto imposto cobrado (ICMS, IPI, PIS, COFINS, Margem de lucro) no Brasil… E nao I.I (imposto de importacao, visto que o aparelho é montado na China com preço baixo). Entao mesmo que o iphone seja produzido no Brasil o preco seria o mesmo praticado atualmente.

      Tive a liberdade de refazer a frase:

      “Sonho em lucrar vendendo produtos da Apple e terei o dobro de lucro das lojas que vendem nos Estados Unidos”

      • Juliano

        Quem conhesse o Eike não conheçe o Português…. rss 😛

        • O sujo falando do mal lavado …

          • Rafael

            Mãe to no print kkkkkk!

          • Juliano Araujo

            Pessoal aqui nao sabe ser ironico….

      • Alexandre

        Discordo. Há pouco tempo houve uma matéria por aí sobre carga tributária de produtos importados. Pelo cálculo lá feito, tomando por base o preço full de varejo do iPhone vendido nos EEUU e colocando todos os impostos que você falou, o lucro das operadoras ainda era superior a R$ 800,00 por unidade.

        Agora você e eu sabemos que as operadoras não pagam o preço de varejo para importar, portanto a margem de lucro é maior ainda.

        No início do ano quebrei a tela do meu Macbook. Levando na autorizada da Apple, me fizeram um orçamento de R$ 1.100,00 para a troca da tela, sendo que demorava 10 dias úteis para chegar a peça e durante esse tempo todo eu teria que deixar o computador lá. Comprei a peça original (mesmo part number, model number e tudo) pela OWC dos EEUU, paguei frete pela UPS que foi mais caro que o preço da peça, chegando aqui eu paguei imposto de importação e mais ICMS sobre peça + frete, recebi em 2 dias e no final saiu por R$ 480,00. Me explique agora a razão do preço cobrado pela Apple ser mais que o dobro.

    • Marcel

      Sério que ele só quer dinheiro? Kkkkkkkk…

      E quanto ao cara que brincou com o português do outro, deveria ter lido melhor… Ele falou “conhecesse”, logo está certo.

  • Fabiano Cruz

    Já pensou? No pior cenário, não precisaríamos esperar um ano ou mais para algo lançado lá fora ser lançado aqui.
    O preço certamente cairia, mas eles também aproveitariam para fazer uma margem maior…
    Let’s see what the future holds!

  • Victor Carneiro

    La pra 2020 esse sonho talvez se torne realidade.

    • JanjaBoy

      Se a economia brasileira continuar num bom ritmo. 😉

      • Danilo Fonseca

        Eu terei 50 anos em 2020…

        • Iohann

          Ha ha !
          Eu terei 25 anos em 2020.

  • Junior

    Concordo com você, iLex.
    Ainda mais no Brasil onde em comparação com o mercado chines por exemplo, a carga horária aqui é bem menor que a de lá e se paga melhor aqui também.
    O Brasil cresce também em termos de renda para o trabalhador e como você mesmo disse,
    “…no mundo de negócios, o que manda é o lucro…” e talvez o Brasil não teria essa vantagem para a Apple.

    Fazer o que né? Melhor é importar mesmo e para de sonhar com Macbook Pro de 2000 Reais. rsrss

  • Felipe

    Em relaçào à loja física, será aberta uma loja da Apple aqui em BH, no BH Shopping… O novo andar do shopping já foi inaugurado, mas acho que a loja ainda não.
    http://www.bhshopping.com.br/expansao/listadelojas/a/apple.aspx

    • Não confunda Premium Reseller com Apple Store oficial. 😉

      • Felipe

        Não confundi…
        É que não acho que a Apple deixaria um Premium Reseller chamar a loja de “Apple” como divulgado no site do shopping… E quando passei na porta da loja, não vi nenhum outro nome que não Apple no espaço reservado pra loja. Vamos ver oq vai abrir…

        • Desculpe insistir, mas você confundiu sim. Eles têm autorização da Apple e até recebem treinamento dela, mas não são a loja oficial. 🙂
          http://www.apple.com/pt/buy/apr/

          • Victor Sabioni

            A loja se chama iPlace.

        • Marcelo

          o iLex está certo. Temos aqui em SP algumas já (se não me engano, 3 ou 4). Uma delas aqui perto da empresa, no Shopping Paulista, é uma Apple Store (A2You), porém na verdade, é uma Fast Shopping.

          A loja é totalmente Apple (estética, produtos, estilo de ver/tocar/experimentar das lojas tradicionais Apple etc.), porém conversando com um vendedor e vendo o sistema, ele disse que é uma loja Fast licenciada para vender Apple. Não sei se no BR, eles é que estão explorando o mercado ou se tem alguma exclusividade. Vc entrando na loja, acha q a loja é Apple, pq não há qq menção à Fast. Veja o site: http://www.a2you.com.br/

  • Bruno

    O cara ta fazendo tudo isso para pagar R$500 num iPhone… Eh capaz de trazer a AT&T também…. Mas eu prefiro que ele traga a BMW… olhadinha no banco… traz a Apple mesmo…..

  • Acho que ainda sai mais barato pagar imposto de importação + custos de transporte do que fabricar local.

    Aqui o importo é ridiculo, e é imposto em cima de outro.

    Na China a carga tributária é 18% apenas, e nem é a mais baixa, a nossa que é alta mesmo! Considerando que somos um país em desenvolvimento, ja que países desenvolvidos costumam ter impostos na faixa dos nossos.

    • André Luiz

      Só pra lembrar país em desenvolvimento é o mesmo q subdesenvolvido.

    • Marcelo

      Acho q o comentário lá de cima está certo. Se fizer isso, ele não estará fazendo “pensando em baratear para o povo brasileiro” e sim pensando no bolso dele. Até pq, o fato de fabricar aqui, não significa que será tão mais barato. Vejam e comparem preços de produtos fabricados/montados (eletronicos, tenis, roupa etc.) aqui e compare com os mesmos lá fora. Aqui continua sendo muito mais caro.

      Um iPhone que hj custa R$ 1,8 mil vai passar a custar qto? Provavelmente uns R$ 1,4 mil.

  • Roney

    Seria um ótima noticia para nos brasileiros, pena que acho meio difícil, mas o que vale e a intenção.
    Boa sorte Eike Batista.

  • Leonardo

    Além dos suicídios, ninguem sabe que rumo pode tomar a guerra cambial entre US e China. Se conseguirem forçar a china a ter um cambio flutuante, os custos de produção serão comparados aos do Brasil. Mas ainda acho que é muito mais fácil optar por outro país com pessoas de olhos puxados.

  • Modesto

    O Steve Jobs já avisou que enquanto o Brasil tiver uma “política maluca de impostos”, não tem interesse em colocar os pés oficialmente por aqui.

  • Que beleeeza, seria no quintal da minha casa! Moro em Campos…
    Só pra localizar a galera do blog: O Porto do Açu está sendo construído em São João da Barra – Litoral do Norte Fluminense. Fica no distrito do Açu e a obra é gigantesca! Vai entrar em funcionamento em janeiro de 2012. O complexo portuário tem uma enorme área para instalaçōes de empresas. Na última coletiva do Eike por aqui (eu estava lá!) ele disse que 60 multinacionais já manifestaram interesse pelo Açu. Duas já confirmaram investimentos por aqui… A gigante do aço Wisco (China) e esta semana foi a vez da Hyundai.
    Olha… Não se espantem se a Apple tb aparecer por aqui. Pelas condições, pelo porto que será um dos maiores do mundo, pela localizaçāo… Pq nāo uma Maçã verde e amarela? But….

    Obs.: Na próxima coletiva dele, farei essa pergunta!

    Abrs
    RT
    @ronantardin

  • Eduardo

    (resultado de condições deploráveis de trabalho) Deploráveis são as condições aqui no Brasil, onde cada empregado custa o dobro do que ganha de salário, onde os impostos são motivos para desistencia empresas de tecnologia (ou outra qualquer) tente investir por aqui, enquanto existem muitos lugares no mundo mais receptivos! E como já comentado ateriormente, os valores pouco mudariam se fabricados aqui, tanto pelos custos altíssimos para produção quanto pela logística de transportes que é um desastre! Quantos aqui já andaram de trem no Brasil para algum tipo de viagem?

    • enquanto existem muitos lugares no mundo mais receptivos

      Claro. Um país que paga 100 dólares por mês a um empregado que não tem direito a hora-extra, seguro desemprego e seguridade social, sem dúvida é muito mais receptivo para as empresas que aqueles que, por uma razão ‘absurda’, defendem os direitos dos trabalhadores.

      Para quem pensa só no lucro, caro Eduardo, realmente não faz do Brasil um lugar dos mais interessantes para se investir. Será que o melhor seria tirar os direitos dos trabalhadores para que nos tornássemos “baratos”? Falar sentado em um sofá é bem fácil, né? 😉

      Você por acaso é o mesmo Eduardo que reclamou ontem de outra coisa aqui?

      • Samuel

        hahahah
        iLex, bom nas matérias… melhor nas respostas!

      • Leonardo Toneto

        Pensando bem, acho que eu trocaria meu fgts, meu direito a hora extra, meu seguro social, e demais benefícios por um iPhone… Acho que eu poderia trabalhar mais umas 5 ou 6 horas por dia tb, alem das 6 que já cumpro. É, como diz o iLex, falar sentado do sofá é fácil demais. Ótimo post iLex e ótima resposta ao Eduardo Tb.

      • Bruno

        “Falar sentado em um sofá é bem fácil, né?”

        iLex, sem querer defender o Eduardo, que falou algumas bobagens, e sem querer de maneira alguma parecer agressivo contigo, a quem tenho grande admiração, mas:
        . O pessoal que trabalha contigo tem carteira assinada? Você recolhe direitinho FGTS, INSS, PIS/PASEP e demais encargos? Caso sim, você sabe o peso. Mesmo caso contrário, imagino que saiba.
        . Da receita do site, você emite Nota Fiscal? Paga PIS/COFINS/IRPJ/CSLL? Ou caso não tenha a empresa, recolhe os 27,5% de IRPF integralmente, de verdade? E quem te paga retém direitinho o INSS/IRRF?

        É notório que os custos trabalhistas no Brasil são altíssimos. E isto, ao contrário do senso comum, não favorece o trabalhador. Isto afeta sobremaneira a COMPETITIVIDADE do país. O que é ruim para todos. Os maiores beneficiados com a redução dos encargos seriam justamente os trabalhadores (!), pois haveria uma oferta bem maior de empregos, e consequentemente, aumento do salário real que o funcionário recebe (não o que vai para o governo). É ingenuidade imaginar que a economia com encargos e converteria em “lucro”. Mais ingênuo ainda é satanizar “lucro”.

        Abs e parabéns pelo excelente trabalho!

        • Talisson

          Iae iLex, responde a pergunta do nosso colega ae!!!! Facil querer olhar a situação apenas pelo lado “humano”, acontece que grande empresas não estão nem aí pra isso. Grande empresas assim como grandes empreendedores estão interessados somente no lucro, e como a Apple tem ótimos produtos, e eles não estão nem aí se pagamos caro ou não, seria uma burrice se instalar no Brasil, onde nada é favorável.

        • Rafael Housam

          falou tudo! ótima resposta, sou empresário e o único prejudicado desses encargos trabalhistas e impostos absurdos é o Brasil e os próprios trabalhadores…

        • Bruno, é bem verdade que no Brasil ainda é preciso uma grande reforma fiscal para corrigir várias falhas, inclusive o grande peso que é para o empregador manter cada empregado. Quanto a isso concordo totalmente. Na França, onde o modelo é o mesmo, o sistema está começando a quebrar, porque os patrões não estão querendo mais contratar ninguém a tempo indeterminado.
          Mas seja como for, por mais justos que nosso sistema se torne, nunca ficará (espero) como o da China, que é o extremo oposto. Se é para chegarmos ao ponto de ganharmos 200 reais por mês e sem vários direitos trabalhistas, prefiro que deixem como está (minha opinião).

          Era nesse sentido que me referi, nunca seremos competitivos neste ponto como a China ou alguns países asiáticos.
          Espero que agora eu tenha me feito entender melhor. 🙂

  • Rafael Rodrigues

    Realmente seria um sonho se isso acontecesse de termos uma fábrica da Apple no país. Os preços praticados aqui dos produtos da maçã são estratosféricos, graças a carga de impostos que o governo federal impõe.

  • Gabriel quadros

    A intenção é louvável, mas se um dia a Apple for produzir algo no Brasil, provavelmente ela vai usar a fabrica da Foxcon em São Paulo.
    Como é a própria Foxcon que produz pra Apple na China, não haveriam muitos gastos com transferência de tecnologia.

    • Phelipe Hamoui

      Vc realmente acha que é simples assim? A Apple que decide e nÃo a FoxConn!

    • Phelipe Hamoui

      Essa noticia é como o rumor do iPhone CDMA, alguns querem e acham que um dia vai acontecer.
      MAS NÃO VAI.

  • Phelipe Hamoui

    Pode ir sonhando Eike, achar que a Apple vai montar uma fábrica ou montadora CKD no brasil , apenas por que um bilionário local acha que pode… Isso nunca mais NUNCA vai acontecer..

    Outra coisa antes de falar das condições “deploráveis da fabríca da Hon Hai” eu recomendo vcs conhecerem a planta de Shenzen… nÃo tem nada de trabalho escravo lá ou condic’ões ruins de trabalho. ao contrário, com certeza as fábricas sÃo melhores que no Brasil ou França ou qualquer outro país metido a socialista….

    • Guilherme

      Eu conheco shenzen e realmente eh impressionante, empresas como a huawei tem parques industriais do tamanho d bairros com estruturas e condicoes de primeira… mas eh uma realidade diferente, e na china existem ambas, locaid com Drs. com salarios bos, como separadores de componentes de silicio e quebradores de lampadas q ganham US$0,50 por dia…

      outra coisa… o povo dos comentarios tao confundindo montadora com fabrica… a proposta do eike eh uma montadora… ou seja nada vai ser produzido, soh vao recebet td pronto soh q separado e montado no pais… oq mata em parte o ponto sobre taxa de importacao, alem da mao d obra ser de 3 a 5x mais cara que em muitos paises asiaticos…

  • Bruno Tamanaka

    Seria ótimo uma fábrica e umas Apple Stores aqui no Brasil, tanto pros fãs quanto pra própria economia.

    Boa sorte, Eike! Me arrume uma vaga de Diretor na sua futura fábrica.

  • Igo Dâmaso

    Eike também é dono de grandes ações da Microsoft.

  • Miguel

    Ué, até onde eu sei o Eike vai fazer em Porto Açu o estaleiro OSX, segundo boletim da EBX da data de ontem…

    http://wp.clicrbs.com.br/estelabenetti/2010/11/16/osx-desiste-de-instalar-o-estaleiro-em-santa-catarina/?topo=67%2C2%2C18%2C%2C%2C67

    • Seria então uma fábrica de Mac OSX????

      #tam-tchi-tum-taaaaa

    • Marcelo

      A área do cara lá é gigante. Além de uma Apple, li em outro lugar que instalaria uma GE e uma Siemens tb. Nada impede que monte um estaleiro, uma carvoaria, uma montadora BMW, uma casa de favorecimento etc.

  • Digoloureiro

    Ontem mesmo na Jovem Pan ouvi um economista comentando que nosso dólar esta muito desvalorizado, o número de carros que exportamos Hj já é menor do que os carros que vem de fora, ou seja, a insdustrializacão no Brasil esta ruim, e a única medida que o governo tomou foi aumentar o IOF que não adiantou nada e encareceu mais um imposto, que para quem vai fabricar é o maior vilão, um dos maiores do mundo, fora a burocracia brasileira que vive a base de subornos e jeitinhos brasileiros! Acho muito difícil a Apple ser competitiva com fabrica no Brasil! Não vai rolar! Minha opinião!

  • Lucas

    Se montar uma fabrica aqui é capaz ate de aumentar os precos dos mac.. (isso é brasil) hauhauhuahuhau..
    é foda fazer esse tipo de brincadeira.. mas a realidade aqui é foda.. carga tributaria elevadissima, nao só pra produtos eletronicos, mas pra tudo.

    • GNV

      concordo com vc!
      se a montadora viesse para o Brasil acredito que o preço dos aparelhos vão aumentar aqui e muito mais no resto do mundo.

  • Lauro

    Os que forem contra me perdoe, mas prefiro como está. Se a Apple melhorar a distribuição no Brasil e dar mais atenção, já está de bom tamanho.

  • Pedro

    Tenho uma importadora, e vou dizer a vocês, o steve jobs nao disse uma besteira sequer, eu fico quase maluco com o calculo de impostos, tenho dezenas de fornecedores na China, e pra cada
    Produto tenho que calcular um absurdo de impostos, nao entendo mesmo porque nao simplificar, acho que essa complicacao e uma maneira de criar ambigüidade e poderem fazer mais xunxo. Ja fiz os cálculos, de eu montasse uma fabrica dos produtos que eu importo, o preco de custo seria o mesmo que meu valor de venda aqui com todos os impostos de importação. Entendem? Enquanto nao houver uma reforma fiscal, vamos continuar nessa mesma merda. Voltei a algumas semanas da China, e digo, estamos 100 anos atras deles.

    • PG

      Cara, me desculpe mas acho q vc esta equivocado.. O Brasil esta 150 anos mais atrasado que a China! Voltei de la ha 2 meses e é simplesmente INACREDITAVEL! Sera a nova potencia mundial, e o BR mais uma vez vai perder esse trem.. Abs!

  • Cleberson

    Ah Apple, pelo menos uma Apple Store Oficial, já tava de bom tamanho.

    Aí das duas uma:
    ou a gente tem um lugar que quando a gente entra, se sente num país de 1º mundo;

    ou a gente tem a primeira Apple Store de 3º mundo da Terra, com grandes atrações:
    -detector de metais ultrapotente com 2 seguranças na porta,
    -produtos da Apple à demonstração mas somente pra olhar, porque as mãos sujas de Cheetos vão engordurar as telas dos iMacs,
    -novos atendentes, nada de Genius Bar: Genius Burros, altamente treinados pela Apple para aprender a diferenciar o iPhone 4 do 3GS e para saber “maximizar” janelas no Mac OS X.

    “Olá seja bem-vindo à Apple Store, não temos iPhone 4 em esto.. Já vai, moço?”

  • Leandro

    Prara baratear os produtos aqui no Brasil, a unica solucao é se instalar em uma zona franca, para ter insencao de impostos, caso contrario da na mesma.

    Se bem que para producao de computadores o Brasil ja tem a insencao de algubs impostos, por isso o precos dos notebooks deu uma caida boa de uns tempos pra ca…..

    O negocio é esperar pra ver, como diz o ditado, quem viver verá…..

    Abracos…..

  • JP

    Duvido muito que isso aconteça. O custo de uma fabrica na China é muito menor.

  • Jenner Azevedo

    In Eike we trust

  • Indiana Jobs

    Quem realmente deveria fazer isso é o Silvio Santos, assim com certeza ele iria reverter o rombo no seu caixa.

    😛

  • Alvaro Venino

    Ainda prefiro que não tenha uma fábrica no Brasil. Não existe no mundo dos negócios a tal boa vontade de oferecer produtos de alta qualidade por menor preço, muito pelo contrário, apenas lucro é o interesse. Todo produto de boa qualidade, seja qual for, principalmente carros, quando são montados ou fabricados no Brasil a qualidade se torna inferior. E outra, os preços serão sempre mais caros.

    Tire pela Peugeot, carros que eram somente completos e hoje podem ser comprados “pelados”, até mesmo o Corolla é comprado com calotas, sendo a versão básica ainda a mais cara do mundo. Um computador HP, se pegar um modelo por exemplo DV2660US e DV2660BR, ambos deveriam ser iguai, mas um por ser Brasil a configuração é menor, e o preço é 3 vezes maior que nos outros países.

    Enfim… tudo que é Brasileiro, se torna inferior e mais caro, tudo visando apenas lucro. E não preciso falar da nossa gasolina que pagamos do bolso, aqui em Brasília, R$ 2,77, enquanto a mesma, pura, é vendida para outros países por R$ 0,79. Minha opinião. Abraços.

  • Bruno

    Eike Batista precisa gerar noticia. Ele precisa fazer as pessoas acreditarem nele como homem de visão. Ele faz dinheiro assim, tudo relativo a ele esta baseado em especulações e projecoes futuras, isso de fabrica da Apple é pura palhaçada.

  • rodrigo

    o nome disso se chama especulação

    • Andre

      Concordo… Eike e Apple… Dois mestres na arte de especular!

  • Ludtke

    Quem estudou um pouquinho de economia sabe que no mercado, se os consumidor se dispõe a pagar um preço de 1.800,00 reais ou mais por um produto e não sobra nenhum na prateleira, porque a empresa vendedora irá baixar o preço ?
    Lei da Oferta e Procura: Quanto maior a é demanda, maior é o preço.
    Olhe pelo lado do Vendedor: Se você tem um produto campeão de vendas que ninguém tem… Você vai vender barato ?
    E isso não é porque o brasileiro quer levar vantagem… é assim em todo mundo.

    Se houvesse mais oferta do produto, logicamente o preço seria muito menor.

    Na minha opinião, infelizmente para nós, a oferta tem sido pouca exatamente para manter os preços altos.

    • Felipe

      Cara, qualquer um sabe que os lucros de uma empresa dificilmente atingem seu ponto maximo a um preço de venda muito alto, tudo bem que a elasticidade-renda de um comprador de iphone não eh das maiores mais tb n eh assim…. o grande problema são realmente os impostos ….vc acha q a tim e a vivo nao queriam vender a 300rs oiphone e vender 1000 vezes mais ….

  • Num existe esse negocio de Bondade, ele é muito esperto, ele que vai ganhar mais e nois também ja que ia ser mais barato as coisas. 😀 tomara que ele Traga pra cá a Apple.

  • Ludtke

    Complementando… Só para se ter um outro exemplo: O Toyota Corolla é vendido nos EUA por menos de 1/3 do preço que é cobrado aqui.
    Não é porque os impostos daqui são altos, é também, mas é mais porque o consumidor brasileiro paga o preço cobrado e não reclama.
    Como o Corolla, o Iphone aqui é símbolo de status. O contrário lá fora, em que o iphone e Corolla são telefones e carros populares, que todo mundo tem…
    Aonde se dá mais valor, cobra-se mais caro…

    • Victor Carneiro

      iPhone não é um celular barato lá fora, não nos EUA pelo menos… eu morei em NY entre 2008 e 2009 e tinha um 3G e não era muito comum ver alguem com iphone em qualquer lugar. Claro que era mais popular que aqui, mas não tão popular quanto os blackberries e sidekicks.
      Lembrando que o iPhone está atrelado a um plano de fidelidade de 2 anos, que na época que eu morava lá custava 60 dolares/mes, mais os impostos que são cobrados no caixa, onde eu morava era quase 10%.

      Fora da AT&T, levando em conta eBay e lojas “alternativas”, o iphone 3G novo era encontrado de 500 a 600 dólares.
      Se levarmos em conta o preço atual do i4 la fora, seja EUA, Canadá ou Europa, o preço do aparelho fora de um plano fica proximo do praticado daqui.

      Quanto ao corola sim, por lá é um carro popular e barato tanto como o honda civic.

    • Gonluk

      Quem trouxe essa criatura?

  • Robson

    Tudo não passa de rumores! Conversa fiada!

  • Nefertine

    Vai ser mais um fracasso do Eike, assim como foi quando ele trouxe uma fábrica de jipes renomada aqui pro Brasil… fechou 1 ano depois em 2002.

    Prox…

    • Matheus Victório

      Que marca? Fiquei curioso. Kkkkk 

  • Felipe

    Galera….
    Grande besteira essa eim…. Não sonhem…
    Existem duas grandes questoes que impedem a vinda de uma fabrica para o Brasil,
    Primeiro obvio os custos de producao e de envio e segundo, isso só seria possivel quando o governo Brasileiro acordasse, e desse a garantia de um Real hiper desvalorizado a longo prazo como faz a china…
    O dia que a cotação chegar a r$ 4.00 a gente começa a ter algum tipo de chance

  • Paulo

    #eike4president 😛 realmente seria muito bom uma fábrica aqui.

  • Eduardo Frey

    A idéia eh ótima ! Mas esta sendo colocada no lugar errado ! Abrindo a fabrica em Manaus teria todos os benefícios de isenção de importação para uma montadora! Assim como já fazem Samsung e LG por exemplo! Foi dada a largada… Abracao!

  • Marcelo

    Viajantes na maionese!

  • Leandro Melo

    Duvido a Apple vir para o Brasil antes de uma reforma tributária…. na china é muito mais barato.. a diferença é o frete, porem um container traz uma boa quantidade…

  • Heitor Calomeni

    Como o Ronan Tardin que é um excelente repórter da nossa InterTV, também moro em Campos. Por uma mera coincidência antes de ontem eu assisti uma palestra do Humberto Ribeiro, que trabalha na LLX e é responsável pela construção do porto, a empresa do Eike que é de Logística. A OSX, que é a empresa responsável pelo setor de estaleiro, talvez se instale no “Super Porto do Açu”, mas nada confirmado. A área do porto é de 9 mil hectares. No Super Porto como disse o Ronan, já tem 2 gigantes do aço confirmadas, a Wisco e outra que me escapou o nome agora, para virem pra cá. A Hyundai, será responsável por aquelas máquinas gigantescas que operam o porto, e com isso pode vim também a montar uma fábrica automotiva. Além das gigantes do aço, que seram beneficiadas pelo minério que vem de Minas, a Votorantim poderia se instalar, além de outra grande fábrica de cimentos. A LLX tem ainda um projeto de reativar, junto a FCA ( Ferrovia Centro-Atlântica) os trilhos que passam pela cidade de Campos, e que seriam construídos até o Super Porto do Açu. A OGX, Oil and Gas, poderia também entrar nesse jogo da LLX.
    Como disse anteriormente, a área de 9 mil hectares é imensa e está dividida em alguns setores, entre os quais: automotivos, siderurgia e minério.
    Eu como morador de Campos, espero sempre o melhor pra cá, e com certeza se a Apple, ou Foxconn, ou quem quer que seja, vier, será muito bem-vinda!

  • TiãoGavião

    O Eike tá comprando muita coisa, fabrica da Apple, SBT. Ou quer aparecer na mídia ou tá com muito $$$.

    • HenriqueG

      Tá com muito $$$ mesmo. hahaha

  • Por isso que eu sou amigo do Eikizim, gente boa, vivi pedindo grana emprestada pra mim… kkkkkk

  • MRP

    Conversa fiada,

    É apenas um factoide, uma bela forma de tentar associar o nome a uma grife famosa.

  • Felipe Carvalho

    Fiquem só no sonho. Isso nunca acontecerá!

  • Rotomatic

    O Eike Batista tá só querendo aparecer e divulgar suas empresas e empreendimentos.

    Porto do Açu é inteiramente destinado a indústria de base como produtos siderúrgicos, petróleo, carvão, granito, minério de ferro, granéis líquidos, etc. que demanda navios de grandes dimensões. Nada relacionado à tecnologia. Esse papo de Apple e BMW é balela, tipo de notícia especulativa, lançada só para as ações de suas empresas valorizarem.

    O iPhone é o melhor smart, sem dúvida. Mas a verdade é que a Apple está defecando para o Brasil. E fanboy não tem jeito, empolga até com iAd que vai comer sua franquia de dados.

  • Shopc

    Isso que é ser bilionários às custas de dinheiro público, contratos com o governo. Se ele fosse um executivo de verdade saberia que a Foxconn, empresa que fabrica pra Apple na China, possui uma fábrica em Campinas-SP, que monta os produtos para a HP.

  • Markin

    nao galera,
    Um salve ae pro EIKE!!!!!!!!!!!!
    se ele trazer a apple pro brasil……
    Eu vo fica feliz =)

  • tomara que ele cresça bastante, que ganhe bastante dinheiro e traga e aumente muitos empregos para o Brasil. Precisávamos de muitos EIKE BATISTA, para fazer desse país com mais oportunidades para nós e nossos filhos, VALEU…..

  • Alex iPilot

    E qual seria o nome da “Apple do Eike”? APX ou AEX?

    Mas falando sério, é preciso mesmo alguém do calibre do Eike para puxar o Steve Jobs pelo braço e explicar ao dono do pomar que Buenos Aires não é a capital do Brasil e outros detalhes mais interessantes de nossa pátria amada.

    Duvido que as “prioridades” da Apple não mudem…

  • mckoe

    Enquanto isso, Galaxy Tab sendo montado em Campinas…

    • Gabriel

      E vendido pelo triplo do preço…

  • Guilherme

    “O Brasil não está ainda no topo da lista de prioridades da empresa“.
    Sério??? uhauhauhauhauha……. Bumper neles……

  • Henrique

    A pergunta que não quer calar:

    Será?????????????????????????? 😉

  • Júlia

    acho muito mais digno ir pra New York toda vez que lançam algum produto!
    comprar no Brasil é tão chato, tão sem glamour!
    o Eike quer trazer a maçã. certo.
    ele traz a maçã
    os custos de produçao sao mais altos: condiçoes de trabalho, leis trabalhistas
    as taxas sao enormes: icms, imposto de importação de componentes e mais uma porrada de impostos

    e se algum funcionário se matar? o que vai acontecer? o mec e o inep vao dizer que é normal? A justiça do ceará vai parar a fábrica? o trf vai abrir e fechar a fábrica 40 vezes na semana? nao! brasil nao ainda nao comporta!! somos um país deficitário aos olhos da apple!

    resultado: se somar os impostos e os custos de produção, teremos o risco de ter produtos brazucas mais caros que os anteriormente importados. isso sendo muito pessimista, é claro, mas estamos no Brasil e a nossa realidade não permite visualizar a maçã entrando aqui pelo menos a médio prazo.

    enquanto isso, desfrutem das viagens 10h pra chegar na lojinha básica da quinta avenida.
    aproveite a paisagem e de uma volta no central park! ;D

  • Eduardo

    Sentado em um sofá??

    iLex, nao sou o mesmo Eduardo de “ontem”.

    Trabalho com importações, estive na China este ano 2 vezes, conheço varias pessoas que trabalham por lá. Infelizmente a condição deles nao vai ser nunca parecida com o que temos no Brasil de direitos trabalhistas, pois existem poucas vagas de emprego se comparado com número de habitantes!

    Posso ter sido confuso no texto, mas quando comentei sobre lugares mais receptivos, nao era nesse ponto, apenas! Se você já fez alguma importação, deve saber a dificuldade que é para trazer um produto para o Brasil. Se você já abriu uma empresa por aqui, com certeza sabe os custos e empenho para isso. Alem de tudo isso, temos as questões logísticas, envolvendo infraestrutura de portos, aeroportos, ferrovias, etc, que infelizmente somos um fiasco. Isso tudo om certeza, sem entrar nas questões políticas em geral.

    Vivo no Brasil porque nao existe lugar melhor no mundo, vou continuar por aqui por que todos temos a esperança que muitas coisas mudem por aqui, e que a gente ajude a mudar. Mas temos que ser realistas de que ainda estamos muito atrasados em muitas coisas.

    O interesse de empresas como a Apple, com certeza existe, pois ao redor do mundo todos acreditam que o Brasil tem tudo para ser o próximo grande pais para investimentos, mas ainda temos muito o que melhorar para que esse interesse, passe para um projeto que seja realizado!

    iLex nao quis criticar o seu texto, esta muito bom, leio sempre, e é sempre muito bem escrito.

    Ah e como você disse de mim, se for o caso de pensar no lucro, o Brasil é sim um dos melhores lugares pra investir no que eu faço, importações, Ja que as indústrias nacionais por tantas dificuldades ja comentadas, nao conseguem competir com os importados, mesmo após impostos de importação, IPI, Pis Cofins, fretes, e toda a buracracia envolvida!

  • Guilherme

    Esse sr vive de especulação

  • Viícius Santos

    Eike, trás a BMW e foda-se a Apple. Acredito que seja muito mais importante economicamente para o Brasil uma Montadora de Automóveis do que uma Montadora de iPhone. Gosto muito da Apple, mais prefiro a BMW.
    As empresas que vem para o Brasil, não pensão só aqui. Pensão em toda a América do Sul. A Apple na América do Sul não vende como vende na Europa ou na América do Norte. Acredito que seja por isso que ela não tem interesse de vir para cá. Tem muitas montadoras vindo para o Brasil. Não só por causa da nossa Economia, mas por causa de toda a América do Sul.
    (Acho que consegui me explicar) …

  • Heitor Calomeni

    Vale lembrar que o ICMS que seria cobrado de 18%, cairia pra 2% caso a empresa se instalasse dentro do Super Porto do Açu. 😉

  • Ivan

    Deus abençoe esse homem! Eike Batista para presidente em 2014!

  • Leandro

    Não entendi por que trazendo uma fabrica da Apple para ca o preço vai cair! Na verdade caso ocorra vai se igual ao petróleo brasileiro que e exportado para a Argentina e o preço da gasolina dos hermanos e mais em conta que aqui! Imaginem então no caso da bmw, vai ter bmw por 40mil? Hehehehehehe vão sonhando!

  • Ronaldo

    Eu prefiro BMW mais barato……rs

  • felipe

    Galera,
    Faço economia, e acabei de sair de uma aula, que o professor comentou que está participando de estudos feitos pela apple sobre possíveis investimentos … Ele tamebem está fazendo estudos da vinda do ipad para o brasil e da interferencia que o tablet da sansung se nao me engano nas vendas do ipad

  • Helena

    Uma “montadora” dessas no Brasil seria muito bom, iria gerar mais empregos e pronto… Nada de pensar que os preços vão cair porque não vão, além do mais isso são apenas rumores e um negócio desta proporção (1,6 bilhões de dólares ) leva muito tempo para ser concluído. O sujeito aí, é um dos mais ricos do mundo e com certeza vai fazer de tudo pra continuar sendo. “Sonho em trazer montadora da Apple para a gente ter produtos sem ter que pagar o dobro do que se paga nos Estados Unidos.” Essa frase tem tudo a ver é com a madre Tereza de Calcúta. Ah!!! Conta ora outra Eike!

  • Alan Freitas

    Cara! isso aqui é uma verdadeira cápsula do tempo!!! haha Eu venho do futuro e vou deixar um segredo aqui pra todos vocês: Ano: 2015. Eike Batista já não é mais esse bilionário que tanto foi elogiado na matéria e nos comments. kkk Ele quebrou, faliu, tá devendo alguns bilhões e está envolvido em 4 ou 5 processos por fraude. É mole?… de competente não sobrou muita coisa. E também agora temos uma fábrica da Foxxcon em Jundiaí que monta produtos Apple. Viajando pela cápsula do tempo ! wow!!