Opinião

Beatles: entenda por que algo tão importante decepcionou milhares de usuários

Ontem foi um dia muito importante para Steve Jobs. Ele finalmente conseguiu concretizar um sonho pessoal que tinha há anos, desde que criou o conceito de loja virtual para vender músicas, em 2003. Não é difícil imaginar que a própria iTunes Store tenha sido originada da inspiração de ligar a Apple Computers (nome na época) à banda que inclusive influenciou no nome da empresa.

A chegada da discografia dos Beatles é algo muito importante sim, mas vamos tentar entender o porquê da grande decepção mundial do anúncio de ontem, que não se limitou apenas ao Brasil.

A relação da companhia de Jobs com a gravadora do quarteto fabuloso (Apple Records) nunca foi muito boa. A última nunca gostou do fato de usarem seu nome sem autorização e entraves jurídicos se desenrolaram durante anos. Por isso mesmo, os detentores dos direitos dos Beatles nunca permitiram, até ontem, que a Apple vendessem suas músicas em formato digital, se tornando assim um dos únicos grupos que permaneciam na “velha mídia”.

Aliás, esse era o único trunfo das mídias tradicionais: o acervo dos Beatles só podia ser adquirido em CD, DVD ou vinil. Por isso mesmo que o dia de ontem foi um marco histórico: o dia em que a música digital venceu a mídia tradicional.

A introdução do catálogo digital de uma das bandas mais importantes do século passado marca definitivamente a vitória da iTunes Store (e seu formato que revolucionou a indústria) sobre o velho e obsoleto modo de distribuição de músicas. Um marco simbolicamente histórico.

Mas se foi tão importante assim, por que a decepção geral?

Criou-se uma pequena polêmica entre os que entenderam que o dia foi mesmo importante e os que se decepcionaram com a falta de novidades significativas. Porém, a revolta da maioria tem uma explicação bastante lógica.

A Apple talvez tenha exagerado ao criar uma enorme expectativa justamente em um período que todos já estavam aguardando ansiosamente por novidades no iPhone e iPad. Foi como acender uma vela em um quartinho cheio de pólvora.

Há semanas que usuários de iPhone, iPod touch e iPad esperam pelo lançamento do novo iOS 4.2, que traz várias novidades conhecidas e talvez algumas desconhecidas. E a ansiedade aumenta ainda mais pelo fato da Apple não revelar uma data precisa para a liberação dele. Depois do suposto adiamento por causa de problemas no Wi-Fi do iPad, esperava-se que nesta semana teríamos alguma novidade a respeito.

Com todos na expectativa, a alteração de toda página principal do apple.com para um acontecimento grandioso e misterioso (leia “Apple prepara grande surpresa para amanhã, prometendo um dia inesquecível“) só poderia transformar o evento em algo bombástico, em que todos imaginassem que as novidades esperadas finalmente seriam reveladas. É normal e compreensível que todos aguardassem por uma bela surpresa.

Foi o anúncio certo no momento errado.

Será que foi proposital o uso deste momento? Talvez nunca descobriremos, mas para os usuários de iOS no mundo inteiro, foi como tirar o doce de uma criança, mesmo a Apple nunca tendo prometido que daria este doce. Mas foi o momento que criou esta expectativa, não “a mídia especializada”, como argumentam alguns. Nós mesmos tentamos aqui acalmar os ânimos de todos antecipando o que iria acontecer, mas nem isso impediu que nosso servidor entrasse em colapso por causa dos milhares de acessos simultâneos ao nosso site na hora marcada pela Apple.

Sem dúvida, o dia de ontem foi um marco histórico para a iTunes Store e a música digital, ganhando destaque em jornais e televisões do mundo inteiro. Porém, brincar com a expectativa de milhares de usuários desamparados de informações soou como uma grande brincadeira de mau gosto de Jobs.

A decepção de muitos, portanto, é justificada.

Conteúdo original © Blog do iPhone

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • A realidade é que o público-alvo da Apple crê que cada anúncio será revolucionário. Apesar do iPhone 4 ter realmente satisfeito muitas coisas, rumores de anos anteriores caíam por terra nas apresentações, que traziam novidades mas ficavam muito aquém do que se esperava.

    Não lembro bem do ditado, mas quanto maior a expectativa – pra qualquer coisa -, pior é a decepção.

    • E eu me incluo nesse público… todo ano esperando mais do que eles apresentam.

    • Mac13

      Tudo o que foi causado chama-se “campo de distorção da realidade apple ” criado por um mago do marketing chamado Steve Jobs.

    • cabr

      Rsrsrs, é um provérbio bíblico: “A expectativa adiada faz adoecer o coração.”

  • Valeu pelo post Alex, só agora entendi que Apple Records não e um braço da Apple Inc.

    O mais irônico nisso tudo é a jobs ter chupado o nome da gravadora, quando hoje em dia, até supermercados serem processados ao tentarem usar o nome da maçã.

    • Celso Dantas

      Na verdade o noma da Apple Inc. (de Jobs) é Apple por conta da maça que caiu na cabeça de Newton, não por conta da empresa do Beatles.

      Além da obsessão de Jobs por maçãs.

      • Na verdade não se sabe ao certo. Isso Jobs disse uma vez em uma entrevista, mas obvio que ele não assumiria, ainda mais com a A. Records processando ele… 😉

        • oK mas vc´s sabem pq a maçã tem uma mordida ??

          • Matheus Victório

            Acho que é pra ficar mais bonita. Kkkkk 

            • Lucas Dangas

              A maca eh mordida pra dizer que todos temos um pouco dela
              como se eu tivesse mordido entendeu?kkkk
              eh serio pelo menos foi isso que o pessoal da Apple Brasil disse pra min
              🙂

          • Mateus Scalon

            Porque a mordida na maçã significa que a Apple está na frente, sendo mais inteligente de certa forma que as outras, não é bem isso, mas é algo assim…

          • Thiago

            Porque os produtos dela remetem simplesmente à tentação.

          • Breno Nogueira

            Pra mim a maça mordida era uma referencia a Tentação que os produtos causam sobre os consumidores de quererem possuir, assim como a Tentação maça proibida causava em Adão.

            • The Dark Knight

              Machintosh é um tipo de maçã!

              … Existem várias interpretações! Mas acho difícil o nome apple remeter a empresa dos beatles! o iTunes foi uma coisa que veio um bilhão de anos depois do surgimento da Apple…

              E apesar desse acontecimento dos Beatles ser um marco para o iTunes, não representa nem um pouco a superação da mídia digital sobre os CDs e DVDs. Tem muitas bandas famosas que ainda não têm no iTunes e tem muita gente ainda que não vive sem CD, sem falar em DVDs que é uma coisa que vende mais ainda.

              As gravações originais de AC/DC não estão no iTunes o que é grande coisa pra mim e deve ser pra muita gente também, pois é uma banda que marcou a história do Rock!

        • Então vai um Esclarecimento que acho que a maioria da galera não sabe ainda…

          A mordida na maçã refere-se ao seu nome em inglês:

          Mordida = bite (procurem no google translator)

          E bit ou bite é a menor unidade de medida de armazenamento dos computadores, e no alto da sua genialidade ou não, nosso querido Steve associou a maçã que ele era tão viciado com o BIT ou ByTE de computador…

          Não é tão glamuroso mas é uma idéia muito legal… E convenhamos a marca é charmosa d+ não é ?!?!

          Imagino a cena do cara dando a primeira mordida e soltando a piadinha, hey Wozniak, olha uma maçã com um BIT (mordida) de informação a menos… HAHAHAHAHAHAHAHAAA !!!

          Será q a logo nasceu de uma piada infame assim ???

          • Hey iLex sabia dessa ?? Q tal um post falando disso 😉

        • DVC

          Mas vc há de concordar que faz mais sentido que tenha a ver com o newton, que já foi inclusive nome de produto apple.

  • Rodrigo Barros

    A frase é realmente essa: “Foi o anúncio certo no momento errado.” logo, continuamos esperando

  • Igo Dâmaso

    Michael Jackson era um dos que não permitiam…

  • dinho

    Quando começarem a vender cds da calypso, ai sim vai ser um marco na história.

    • Victor Carneiro

      Todo império tem sua decadência, Vide Roma antiga.

      • cabr

        Seria realmente uma grande decadência! rsrsrs Se bem que está cheio porcaria americana lá também! Fazer o quê? Gosto não se discute!

  • Sem contar que quem era realmente fã dos Beatles já tinha transferido todo o Anthology pro iTunes.

    • cabr

      Acho que não é bem assim Caio. Veja só os resultados dos Beatles na iTunes Store hoje. As vendas estão bombando. Ou muitos ainda não tinha passados seus conteúdos de cds para o formato digital, ou então o Jobs é muito mais mago do marketing do que nós imaginávamos! Qual opção você escolhe????

  • Falou e disse, ótimo post.

  • Eu não fiquei decepcionado.

    Se fosse um anúncio de serviço ou mudança de software (iTunes on the cloud) teríamos uma coletiva de imprensa com o Steve Jobs em pessoa. Nesse caso nada foi anunciado neste sentido, então era de se esperar que não fosse novidade bombástica.

  • Eduardo

    Matéria muito, mas muito fraca.
    Sem o menor embasamento, é um amontoado de subjetividades, um festival de achismo além de cometer erros primários.
    Quer dizer que CD e DVD podem ser considerados meios “analógicos” de comercialização de musicas? Pq a matéria dá a entender que esses são os meio puristas, e que o formato agora proposto no iTunes é sim o transgressor. Como se ninguém NUNCA tivesse copiado seus arquivos pro gadjet (oh! Que novidade! Agora sim eu posso escutar Beatles em meu iPhone! Eu nunca soube antes como fazer isso!)
    Blergh!
    E quer dizer que TODO mundo tá na maior expectativa pelo 4.2?
    Desde qdo isso? Baseado em que?
    Ou melhor, desde qdo não se existe alguma expectativa por qualquer que seja o lançamento, não importando se o conteúdo é útil ou não?
    Tem gente que acha que o mundo começou com ele.
    CD e DVD mídias tradicionais?
    Pois não.

    • Pessoal, o Eduardo acha que não há argumentos para dizer que todo mundo está na maior expectativa para o iOS 4.2.
      O que vocês acham disso? 😉

      • Tem gente que acha que seus próprios embasamentos são a maioria.
        Fácil vir e criticar, quero ver é fazer melhor.
        Paciência…

      • Joao

        Só não está na expectativa quem não tem um.

      • Como argumento eu uso os milhares de geeks que estão apertando F5 na página da Apple neste exato momento!

        • Command + R você quer dizer, né?
          =P

        • É tão simples!
          A Apple anunciou uma grande novidade no iTunes, e não no iOS.
          Na minha opinião, decepção foi achar que o Mac OS X Lion seria lançado no dia 20/10. Sei bem que o foco deste blog são os aparelhos com o iOS.
          Eu acredito que o lançamento dos Beatles na iTunes Store é um fato marcante para a história sim, como foi dito no post. Agora, você acreditaram mesmo que o iOS, que provavelmente terá suporte a impressão para o iPad, seria anunciado sem um Keynote?
          Quem acompanhou as mudanças no cenário de mídias nos últimos 10 anos, sabe muito bem que isto é realmente importante. Não porque é Apple Inc., mas porque é uma grande gravadora e uma grande banda. Qualquer músico ou amante da música sabe que isto é importante.

          Quanto a imparcialidade citada acima, isto é IMPOSSÍVEL! Somente é imparcial quem não tem opinião ou é uma máquina. Todo jornalista ou programa de notícias é parcial. Sempre foram, e sempre serão! Uma mídia que é imparcial não é digna de ser consumida.
          Quer criticar o blog, critique, ams tenha argumentos válidos.
          Querem evitar certas criticas? Sejam mais plausíveis em seus posts.

      • [detection mode on] troll [/off]

      • Reberson

        Eu tô !!!!!!!!!!

      • jorge

        Quer dizer que CD e DVD podem ser considerados meios “analógicos” de comercialização de musicas? Sim, se levado em consideração a forma de gravação, que aliás ainda é o predileto de muitas bandas de rock. O fato de você copiar um cd(usando itunes ou outro player) pra colocar no iPod não tira a “graça” de encontrar o conteúdo pronto na iStore. Só fã vai entender mesmo. Todos leram no blog o que PODERIA acontecer e, como somos humanos, cada um tirou sua conclusão. A função do blog de informar e expecular foi feita, estão de parabens. pra acabar, se quer falar mal, fale de uma vez não fique com conversa fiada. Parabens iLex pelo blog que continua muito legal.

        • Mauro

          Desculpe mas, “função de especular”… acho que nenhum veículo sério de comunicação tem. Como aqui no Brasil o indivíduo não precisa de diploma para ser jornalista (só para esclarecer,sou médico) qualquer um sai por aí dizendo o que quer.

          Eu concordo sim com o Eduardo e entendo que, ao abrir TODOS os posts para comentário, o blogueiro deve respeitar e aceitar opiniões em contrário; senão vira um site bairrista e sem valor.

          Voltando a questão de especular, acho que qualquer veículo de comunicação sério deve prezar pelo que diz e deve SIM pautar-se pela verdade.

          Mauro

          • Concordo, tem que pautar pela verdade. Agora falou bem. 🙂

        • Trapizomba

          Jorge,

          Você está muito enganado com relação à predileção das bandas de “rock” por DVDs e CDs…

          Se você pesquisar verá que existe um grande número de bandas que lançam versão em LP de seus álbuns! Vide o mercado europeu.

          E cá entre nós: NADA se compara ao áudio de um LP de rock. A sensação de “profundidade” é infinitamente mais marcante que em CDs até porque, via de regra, os instrumentos utilizados por bandas de rock são primordialmente analógicos!

          []s!

          P.S: Nao vendo meus LPs por dinheiro nenhum desse mundo!

      • Alex iPilot

        O que eu acho do post do “Eduardo”? Numa palavra: ignorante.

      • Matheus

        Gente meu iPhone não quer conectar no Itunes oq fazer ele é 2G?
        Ele tem pouca bateria ee tbm não quer carregar no PC pq nem tenho o carregador só o cabo
        POR FAVOR ME AJUDA

        • Pablo

          Compra um iphone 4 . . .

          • nelmelo

            Troque o ruindous por um mac

      • Lauro

        Eu acho que ele esta precisando se atualizar um pouco mais, ler um pouco mais de notícias do mundo.
        iLex, dê a ele alguns endereços de blogs no exterior para que ele possa se atualizar.

      • Marcello

        Estou com o Eduardo.
        A apple é uma empresa gigante que possui centenas de setores desenvolvendo tecnologia para audio, video, computadores, portáteis, telefones, softwares, etc. Claro que todos os usuarios de iphone e ipad estavam esperando a atualização do software (eu inclusive, tenho um iphone3gs e soube hj aqui pelo blog q finalmente lançaram) mas a apple nao vive só de iphones, apesar de alguns acharem que sim. E quem conhece a historia da empresa deeesde o começo, sabe que a briga com a apple records é muito antiga e sempre foi uma grande pedra no sapato do S.Jobs. Ou seja, para a cultura da empresa, resolver este imbroglio e finalmente colocar os beatles dentro do guarda-chuva do itunes é com certeza um dia histórico, queiram os usuarios de iphone ou nao. Entao porque nao comemorar em grande estilo, com uma pagina dedicada a este assunto (por uma misera semana) em seu site principal? Esta briga apple-apple tem praticamente 30 anos meus amigos, vamos abrir a cabeça e olhar para os lados, e não só para a tela do seu telefone! 😉

        Abraços e parabens pelo blog!

    • Nada contra a crítica, mas sua agressividade nas palavras mostram, ao meu ver, que seu problema com o Blog é outro, o artigo é só uma desculpa… 😉

      • Bruno

        eu concordo em partes com o Eduardo sim.
        Não é tooooodo o mundo que ta esperando o 4.2… claro, esperamos pra ver a novidade… mais eu não vou instalar ele assim de imediato e no chute… a grande maioria espera mais não TODO MUNDO como você disse Ilex. Achei o artigo muito bom, porem acredito que ele mais tenta “defender” a Apple do que outra coisa, mesmo ao dizer que a apple ” talvez” tenha exagerado. Ela exagerou e muito.
        Acho o blog de primeira, sempre com ótimos artigos e matérias, porém as vezes acho que o lado Fanboy é muito explicito. Gostar dos produtos Apple é uma coisa, dizer amém pra tudo que eles criam é totalmente diferente. 😉

        • Poxa, dizer que o artigo acima é de fanboy…
          Sem palavras.

          • Rodrigo

            Partindo do ditado “Perca um amigo mas não perca a piada”… Ilex, vc está calminho hj rsrsrs. Abraços e vida longa ao Blog.

            • Lauro

              Acho que depois de ontem ele tomou lexotan
              brincadeira iLex

        • Jeff

          Bom, eu me incluo na espera louca pelo 4.2 Por quê? Simples, porque no meu ipad não se visualiza mais os novos programas… As páginas acabaram. Imagino também que tem um bom e velho iPhone 3G de guerra também pelas prometidas melhorias. Ainda por quê? Porque realmente é uma disparidade principalmente pelo potencial do aparelho que o iPad não tenha agora a multitarefa… E tudo isso acontecendo com o “ataque” dos Galaxies, coisa que eu acho que é bem vinda. Imagino também que é natural que os usuários sempre peçam mais do que eles realmente conseguem… Quem trabalha com TI sabe desse drama. Mas realmente criar um clima para depois dizer “quem sabe” não é muito legal não…

        • MarcioU

          To esperando ansiosamente o 4.2.si no voi cambiar mi nacionalidad, pois yo estoi bueno en espanol,,,kkk.Kero meeu ipad em portugues.

    • Eu estou na expectativa

    • Waldomiro Reis

      Opa. Estou ansioso pelo 4.2, mesmo que seja só por curiosidade. Meu cunhado tem um iPad e creio que ele agora aumenta o N para 2 (3 com o iLex), estatisticamente é alguma coisa (quase nada :-D)
      Não lembro de alguém ter falado e ter a discografia dos Beatles em arquivo digital. Entendi que o diferencial é ter estas músicas vendidas em arquivo dgital, sem necessidade da mídia física (CD, DVD, Pen Drive).
      iLex, parabéns pelo blog.

      • Matheus Victório

        Cara todo mundo ta super ansioso realmente pro iOS 4.2
        Isso que eles estão falando e uma coisa nada a ver. Vou citar um exemplo bem tosco: caso eu tenha o ruindows xp, obviamente eu estaria ancioso para o Windows seven. Isso e obvio ira sempre melhorar 

    • Samuel

      Depois de ler o rico e construtivo comentário do Eduardo, me lembro com clareza da bela tarde onde assistia pela primeira vez o desenho “O Rei Leão” e contemplava o leão Scar em sua ácida sabedoria dizendo:
      ESTOU CERCADO DE IDIOTAS!

      iLex, blog show. Matéria na media.
      Simples assim… (como deveria ser, afinal somos todos mordedores da maçã)

    • Fabiano Cruz

      Um viva para a liberdade de expressão!

      Eduardo, apesar de não concordar com você, você tem todo o direito de dizer o que pensa.

      Entretanto, senti muita animosidade no seu post… E, indiferentemente dos seus propósitos, não se justifica e não está de acordo com o ambiente amigável que temos aqui no blog.

      Eu, particularmente, prefiro um ambiente construtivo.

      Gostei da matéria do iLex e sempre aprendo algo com ela ou com os comentários dos colegas do blog.

      Abraço.

    • Igor

      esse cara só quis causar polêmica ilex

    • Érico

      sem querer entrar no mérito da discussão, acredito que a chegada dos beatles no itunes não é um marco histórico e nem um divisor de águas, de forma geral. por outro lado, para a apple é sim e é tão importante que adotou um método de divulgação que, para muitos, gerou polêmica. o download de música digital é praticado há anos e os beatles já estavam sendo comercializados há muito também (basta consultar os cadastros da amazon.com), só faltava a apple vender também. o beatles no itunes é justamente a cereja que estava faltando naquele bolo que já era tudo de bom.

      uma última observação: cd, dvd, b-ray… nunca poderão ser considerados mídias analógicas ok?

      abss a todos.

  • PS: a discografia do Beatles no iTunes está acompanhando o iTunes LP, que nunca testei mas parece bastante interessante. A Apple fez um esforço para disponibilizar um material bastante completo dos Beatles. Nunca vi ela fazendo isso para nenhuma outra banda.

    • Lucas

      Então você não vai muito na iTunes Store, não tem nada demais ali, considerando que é a maior banda da história.

  • Roney

    Somos pobres mortais apenas isso.

  • francis

    O sonho do Steve tornou-se realidade e ele mostrou mais uma vez que e’ o pequeno ditador da Apple.

    • Roger

      Pode crer.. por que a gente tem que ficar satisfeito com ego e da realizacao do Jobs?

      É brincadeira!!

  • Sergio

    Beatles!…

    Grande coisa , manda o Jobs ir tomar uma cerveja para comemorar e não encher a nossa paciência com as suas realizações pessoais.
    Não sou amigo dele para comemorar este tipo de conquista , sou consumidor de seus produtos nada mais.!

  • Jonatas

    O ACDC também já disse de pé junto que nunca vai estar na iTunes Store. A verdade é que a maioria das pessoas está pouco se lixando pra isso nos dias de hoje. Como bem frizado no texto, trata-se de algo bastante pessoal entre as duas Apples.

  • Xamddy

    Me desculpe… mas quem criou espectativa foi o blog e não a Apple. E isso já tinha acontecido com o IOS4! Inclusive esse artigo tá parecendo + como 1 pedido de desculpas! O blog é ótimo, mas vcs precisam trabalhar melhor essas “notícias bombásticas” que anunciam. A Apple não está nem aí para o Brasil, vide o lamçamento do iPad que até hoje não saiu…

    • Fábio Brasil

      Como que a Apple não criou expectativas? E aquela página que dizia que ia sair uma coisa no iTunes que ia mudar a vida de todo mundo pra sempre? Voce imaginava que eram os Beatles? Claaaaro que foi a Apple que criou expectativas, já que ela não dá notícia de nada que vai acontecer pros usuários de seus produtos. O blog só frisou o que todo esperavam.

    • Michelle Ferreira

      Alouuuuuuuu..

      o iPad não saiu por causa da ANATEL.

      Arf!

      :-/

  • Vinícius

    Sergio,

    Tirou as palavras da minha boca!

  • Gregorio

    Foi importante pra ele! O acontecimento nao condiz com a forma que foi anunciado, com a frase que foi utilizada para anunciar o tal acontecimento! Ate pq eles se referiram ao publico! Seria mais conveniente eles tevem colocado no site : “Apple inc. venceu uma batalha e vcs seram os presenteados”

  • Gregorio

    Nao saiu por causa do BRASIL! a ANATEL que nao libera! entao nao culpe a Apple pelo pais que vc recide!

  • iBruno

    Só eu li “iTunes” na frase do site da Apple? Ou só eu lembro que nenhum update na história do iOS teve a página da Apple focada? bah…

    Mas sim, eu imaginei algo à mais que Beatles, mas dentro da iTunes Store.

    • Eduardo Akira

      Eu tambem como citou o Bruno, “Só eu li “iTunes” na frase do site da Apple? Ou só eu lembro que nenhum update na história do iOS teve a página da Apple focada? bah…

      Mas sim, eu imaginei algo à mais que Beatles, mas dentro da iTunes Store.” também esperava algo mais dentro das novidades a serem apresentadas para ITUNES, a expectativa criada para o possível lançamento do IOS 4.2 veio de cada um …bastava ler o informe da Apple.. agora culpar o Blog por isso, acho tremendo exagero.
      Como consumidor da Apple..seja Imac.. Iphone..Ipad..e afins..gostaria sim que o lançamento do IOS4.2 tivesse sido nesse momento, visto que desde o lançamento do IPAD, somente houve um update do IOS3.2 e as melhorias ainda nao chegaram, um pouco de falta de comprometimento com o consumidor mundial, visto que hoje o tablet e o mais vendido no mundo.

      • Fábio Brasil

        6 lembram que aquele programinha que geralmente se baixam as atualizações do iOS também se chama iTunes? Não, né? Só eu que lembro?

  • Guilherme Guedes

    iLex gosto muito do seu blog mas vou repensar o fato de continuar lendo os comentários dos posts! Quanta gente chata e mal comida existe nesse mundo meu Deus! Parabéns e continue nesta mesma linha de pensamento.

    • Guilherme, apesar de algumas exceções, os comentários dos artigos geralmente são um rico complemento aos artigos, pois é a participação dos leitores que, muitas vezes, trazem informações adicionais ao que foi publicado. Não deixe de ler não. 😉

  • Gregorio

    Ios se transfere pelo itunes! Eh uma mudança muito grande do ios 3.2 para o 4.2 como sera ni iPad! Levando em conta que Existe sim uma pagina com tudo ue vira de novo no ios 4.2, portanto existe sim um grande marketing em cima desse novo ios!
    Apple falhou! FATO

  • Makoto

    Assim que começa as empresas a serem desacreditadas pelos seus Clientes .

  • Na verdade, acho que a notícia foi recebida de forma “morna” pela comunidade de entusiastas em música e em gadgets da Apple porque pouco muda.

    Eu sou fã dos Beatles e tenho minha coleção de CDs convertida em MP3 há muito tempo. E desde que tenho meu iPhone levo comigo os álbuns do quarteto. Não é porque a Apple não vendia a mídia em formato digital que eu deixei de tê-la.

    Acho que foi feito muito alarde por algo que não é tão significante.

  • Quanta revolta, hein?

    O blog é privado, o iLex demonstrou a opinião dele sobre o ocorrido.

    Tem gente que só sabe criticar mesmo.

  • Pablo Pohlmann

    Algumas vezes, mesmo sendo censurado pelo iLex, o critico aqui nos comentários, mas desta vez, os leitores que dizem que o Blog foi o grande gerador da expectativa estão completamente enganados. Meus caros, a expectativa não é só minha, sua e dos leitores do Blogdoiphone. Reparem no mundo, na internet. Fala serio, iLex!!! Acho que dessa vez você sim voce poderia ter dado uma resposta mais dura pra alguns comentários tão alienados como vimos nessa matéria.

  • Saulo Benigno

    “Foi o anúncio certo no momento errado.”

    Não entendi essa citação, quem foi que a fez?

  • Max

    Me desculpem, pessoal, mas não há como negar que os Beatles no iTunes é sim um fato histórico, do ponto de vista da mídia. Reforço que não gosto de Beatles, acho suas músicas muito chatas, mas não tem como não perceber o quão queridinho pela mídia é essa banda, aliás, acho que nunca teve uma banda com tanto apelo de marketing como os Beatles, e é algo que está assim a décadas no mundo inteiro. Portanto, nada mais natural de se supor que ao disponibilizarem suas músicas na internet pela primeira vez seja algo “bombástico” para a mídia. E imaginem a reputação da Apple ao ser a empresa que propiciou isso? É a consolidação do iTunes Store sobre todas as outras stores por aí.

    E realmente, como muitos apontaram aí encima, nunca que algo tecnologicamente bombástico teria um anuncio somente pela página da Apple sem um evento ou algo semelhante. Assim, a minha única espectativa era o iOS 4.2, mas nunca a Apple fez alarde no lançamento de versões intermediárias de iOS… Geralmente ele aparece do “nada” em algum dia genérico…

  • Só tenho a dizer uma coisa….

    Sucesso imediato Todos os 17 álbuns dos Beatles já estao no Top 100 da iTunes http://bbus.biz/t/100096

    Sou fã do Blog do iPhone, mas acho que exagerou em desmerecer o lançamento. Foi uma vitória pessoal do Jobs e um marco para a Apple.

    • Desculpa, Fernando, mas em que parte exatamente o Blog desmereceu o lançamento? Queria entender, porque eu realmente não entendi.

    • cabr

      Viajou na maionese! O Blog engrandeceu o lançamento. Mas fez um contraste com a decepção causada pela expectativa exagerada…

  • Max

    E sem deixar de esquecer: Apple, largue a mão de desprezar o Brasil e lance logo o iTunes Store no Brasil e disponiblize logo os jogos na App Store Brasileira!!!! Não aguento mais essa espera!!!!

      • Max

        Já li e reli isso, muitas vezes, mas ainda acho que é corpo mole da Apple. Ela não quer se adequar à legislação, muito menos correr atrás de legalizar esse conteúdo. Basta ver a falta de assistência técnica autorizada para os produtos da Apple, que a mesma não quer investir aqui. Ela quer vender, mas sem ter que investir em pós-venda. Ou seja, quer somente o bônus, sem o ônus.

    • Rodrigo Rascher

      Brother, faz uma conta usando endereço da ARGENTINA ! ou dos EUA !!!

      Aí você tem acesso a TUDO !

      Simples assim !

      • Max

        Já tenho, mas gostaria de poder fazer as coisas da maneiras certa, sem ter que usar o CEP falso, só isso….

  • leonardo lence

    ACHO QUE O STEVE JOBS POSSUI O COMPLEXO DE “LULA” EM TODOS OS SEUS ANUNCIOS : “NUNCA ANTES NA HISTORIA DESSE PAIS….”.

    • Marcel

      hahahhahahaha…. boa, muito boa

  • Overlord

    Pois é… importante para o Jobs, Apple e fãs dos Beatles…

    Data de liberação do iOS 4.2 –> 24 de NOVEMBRO!

  • JotaFloripa

    Galera: em vez de criticar o iLex, que se dedica ao blog de corpo e alma (e sabe escrever muito bem. Sou jornalista e entendo do negócio), vamos cobrar da Apple sim, a atualização. Acho um absurdo o IOS 4.2 ainda não ter sido lançado, já que os desenvolvedores estão usando o sistema há semanas. Quem como eu, comprou os produtos Apple (iPhone e iPad) e pagou caro por eles, espera sim, uma melhora na performance e usabilidade. Steve Jobs, sabe muito bem aparecer quando lhe é conveniente, mas caiam na real: a maçã ignora o Brasil e o pessoal acha isso muito normal. Acho que jamais teremos uma loja iTunes e as atualizações são o mínimo que se espera de uma empresa que se diz inovadora e de primeira linha. O resto é chover no molhado. Parabéns iLex pelo blog, cada vez melhor. Sugestão: mude o nome para blog do iPhone e iPad. Afinal, vc cobre mto bem as duas palataformas. Abraço.

  • Raul

    Seu post foi muito bom, é esclarecedor e é bem verdade que a grande maioria dos usuários e fans da Apple como eu mesmo, sempre esperamos confirmar uma vez mas a superioridade inconteste do design do hardware e software, confiabilidade etc. Eu acho que parte da decepção também é pelo fato da geração atual não ter acompanhado de tão perto o fenômeno Beatles, nem mesmo a luta da Apple nas negociações com a Apple records para distribuir a música, fora os perrengues com os direitos da marca etc. Assim um grupo ficou até emocionado como foi meu caso, um cinqüentão fã de carterinha e usuário de longa data dos produtos Apple a ponto de nunca ter usado um PC meu mesmo. A chamada e os TV Ads estão demais.

    Valeu!

  • Paulo

    to nem ai pra os beatles e pra treta da gravadora deles com a apple… nunca gostei deles e nem nunca vou gostar… eu quero é o iOS 4.2 >.>

  • Alberto

    Que horror…a Apple uma empresa tão moderna, vive de velharia…quem vive de passado é museu e o Itunes se tornou um museu da era do preto e branco…com vídeos velhos remasterizados dos Beatles e fotos em preto e branco do século passado, deveriam fazer o mesmo anúncio para inautecer as músicas tocadas na corte nos bailes de festas Londrinos da época do Onça do ano 1500…rs

    • Ednilson Rosa

      “inautecer”?? E ainda critica os Beatles….

  • Gente Uma coisa é uma Coisa,,
    Outra Coisa é outra coisa,,

    agora a Apple não pode lançar nenhuma novidade só pq ainda não lançou o iOS 4.2
    aaah nada vê,,
    se ela nao lançou o iOS é pq algum motivo tem.
    e essa expectativa toda faz parte do clima APPLEMANíACO.

  • Hamlet

    iLex, Achei o artigo um pouco pretensioso por querer comparar o lançamento de uma banda com milhões de fãs com uma atualização de software esperada por milhares. É obvio que quem tem um iPhone está esperando o novo iOS, mas não é todo dia que você consegue botar uma banda dessas na sua base.
    Imagine que voce tivesse duas grandes novidades no blogdoiphone… Uma nova funcionalidade pro blog E uma entrevista com Steve Jobs… Para qual das duas novidades você daria mais importância? 
    Não quero contestar a qualidade do seu trabalho aqui… Aliás só tenho elogios pro seu trabalho à frente do melhor blog sobre iPhone que conheço. Só achei que comparar a frustração com o não lançamento do novo iOS ao lançamento das musicas doa Beatles foi meio desmedida..

    Abraços,
    Hamlet

    • Os leitores aqui são 99% usuários de iOS. É para eles que eu escrevo e por isso, a meu ver, não é pretensioso. Seria se eu dissesse que o lançamento foi uma droga e que a Apple iludiu todo mundo. Em vez disso, o que tentei explicar (para os leitores usuários de iOS que se decepcionaram com o evento de ontem) que ele era sim importante, apesar de nossas expectativas.
      Ou não lemos o mesmo texto, ou eu perdi a noção de interpretação do que eu escrevo.

      Tem até gente me chamando de fanboy por dar valor ao lançamento no título. Não se pode agradar a todos.

  • Lauro

    Para a empresa foi uma GRANDE vitória, só que ele entendeu que para o público em geral também fosse.
    Como isso é uma vitória da empresa e não do público, se fizer uma análise mais criteriosa acho que nós não ganhamos muito com isso, anúncios desse tipo deveria ter sido feita internamente.

    • Matheus Victório

      Realmente fica difícil agradar a todos… Mas a mim agrada. Muito obrigado iLex pelo post. Eu era um dos que ficaram decepcionados com o não lançamento do novo iOS 

  • Alexandre

    Olá iLex,

    acompanho o blog e é sem dúvida o melhor do gênero,

    Se me permite um comentário (afinal esta seção serve para isso), acho que você às vezes pega pesado no excesso de zelo com a maçã, veja o título da sua matéria “Beatles: entenda por que algo tão importante decepcionou milhares de usuários” …

    aí fica a pergunta… algo tão importante para quem??

    você vai dizer, ah! os Beatles tem milhares de fãs pelo mundo…

    aí eu pergunto, se fosse o Michael Jackson, ou os Jonas Brothers, eu sei lá quem que tenha também milhares de fãs no mundo, seria a mesma coisa? Não…

    O que quero dizer é que por ser os Beatles é uma conquista pessoal do Jobs (um cara que é foda, mas se acha muito mas foda do que é), coisa que inclusive você escreveu, mas não deixou tão claro quanto deixaria se tivesse colocado um título como:

    “Beatles: entenda por que algo tão importante para Jobs decepcionou milhares de usuários”

    Se você escrevesse esse tipo de manchete, seria seu fã!

    abs!

    • Eu explico: o título dos artigos têm espaço limitado, tanto é que se você for ver, o twit sobre ele foi mais longo. Então criar títulos acaba sendo a arte do resumo. Eu acho que no resto do texto, deixei claro que o evento era importante para o Jobs, principalmente. Mas nem todo mundo lê a matéria, muitos ficam só no título. 😉

      • Overlord

        Tu ainda tá te explicando, guri? huahauahauhau

  • Miguel

    “We all live in a yellow submarine”

    kkk

  • Trajano Ferreira

    Ai, com toda a sinceridade, quem gosta mesmo de Beatles somente iria comprar a coleção no Itunes pelo LP, pois aposto que a grande maioria já possui a discografia em MP3, afinal de contas é a mais fácil de conseguir.

    Quanto ao artigo e a novidade da Apple de lançar as músicas em formato digital, acredito que não seja a primeira vez que fizeram isso não, pois me lembro que ano passado ou este ano laçaram um edição especial em que todas as músicas vinham em um pen drive em formato de maça.

    Quanto à comprar ou não à discografia. Por enquanto não irei, até mesmo porque não tenho 150 obamas para gastar em algo que já tenho em meu iPhone 3GS, mas de qualquer forma, a unica coisa que me agrada é o iTunes LP e alguns shows que vem junto às músicas, o que acredito que em breve já estará nos torrents da vida.

  • Jéferson

    Existe tanta expectativa para esse iOS 4.2 que tenho medo de que, quando ele finalmente for lançado, não agrade a troianos e gere mais decepção do que alívio.

    Como esse pessoal faz caso das coisas.

    Por causa de uma jogada de marketing da Apple, as pessoas estão brigando, reclamando do blog, reclamando dos comentários, reclamando do Brasil, reclamando do iLex, reclamando da Apple.

    Isso é a prova de que o consumismo é, sob certas circunstâncias, um problema sério.

    Não sei se rio ou entristeço.

  • Marcio

    Decepção apenas para apple fan boys!

    Se não gostam de Beatles, OK, mas para quem gosta, isto é mais importante que o lançamento de uma nova versão de iOS, MUITO mais!

    Beatles 4 ever!!!

  • JanjaBoy

    Por quê é que o Steve Jobs quis transformar uma vitória/conquista pessoal num evento mundial? Acho que é puro ego!
    Não acho que Beatles é a prega de odete.

  • Joze

    O povo esquece que essa de “converter mídia” (ou baixar da net mesmo) não é um costume do povo norte-americano, se fosse a iTunes Store NUNCA teria feito tanto sucesso (digo isso pois meu cunhado é americano e ele realmente acha que eu vou preso por baixar um episódio de seriado na data do lançamento sem esperar ser exibido no brasil).

    Ou seja, o anúncio da Apple em vender mídia digital dos Beatles na loja deles, É SIM uma conquista (por mais que ache isso uma jogada de marketing) pois acredito que o público alvo deles (norte-americanos) realmente compram as músicas lá e muitos sentiam falta do conteúdo dessa banda tão famosa (sinceramente você falar pro meu pai “clique em comprar e escute o cd” é muito mais proveitoso que falar “pegue seu cd, converta as músicas, adicione a biblioteca e escute”).

    Mas vejo pelo outro lado, em que a Apple não se saiu muito bem em seus lançamentos esse ano e muitas pessoas (principalmente no Brasil, onde não existe iTunes Store) esperavam por algo A MAIS, por isso a decepção.

    • Joze

      Só complementando o que eu disse. O anúncio só foi feito no apple.COM ou seja, os COM/BR/ não deveriam estar tão bravinhos assim.

      Beatles é uma banda famosa, vai dar lucro pra eles, ENTÃO QUAL O PROBLEMA ANUNCIAR ISSO?

  • Vitor

    Pessoal eu não entendo vocês, estava tudo certo para sair o IOS 4.2, a Apple descobriu um bug antes do lançamento oficial, lançou o GM versão 2 para testar a correção dessa suposta falha. Agora o pessoal esta na expectativa de sair o 4.2 o quanto antes. Pessoal vamos ter calma, ainda bem que adiaram o lançamento porque descobriram um bug. Já pensou se lançam a versão final e depois se descobre esse bug? Estamos falando de um sistema operacional, e não de um simples jogo. Vamos ter paciência. Se sai com bug o pessoal reclama, se atrasa para corrigir falhas, o pessoal também reclama.

  • André Rioss

    Não entendo como alguém pode esperar por um novo iOS quando o anuncio falava especificamente de um “excitante anuncio DO iTunes”. Em todas as páginas da Apple mundo afora (EUA, Inglaterra, Argentina, Mexico, etc) traziam a mensagem e a do Brasil não. Só aí já ficou facil de entender que se tratava de conteúdo.

    Ainda que o IOS “venha através do iTunes”, ele é um produto totalmente a parte e tenho certeza que o anuncio seria feito como tal e não como algo do iTunes.
    Outro ponto, é que este iOS é um “minor version” e uma versão deste tipo não merece tanta atenção assim pois não traz nada de revolucionário. Uma versão 5.0 sim, merece a home mundial da apple, mas uma 4.2, me desculpem os mais apaixonados pela maça, mas não merece. No máximo, um “botaozinho” nesta.
    Por isto digo, quem esperou isto, não consegue interpretar um texto, não conhece de marketing, desenvolvimento de sistemas e menos ainda da Apple!

    • Rafael Dias

      Perfeito!!!!

    • Marcel

      Gostaria de um comentário do iLex quanto a esse comentário!

      Você concorda?

    • Marco S. Junior

      Voce chegou a essa conclusão antes da data anunciada pela Apple, então Parabens p/ vc! acho que deveria fazer parte de uma elite de profissionais que trabalham na Apple…

      Mas aqui somos consumidores e sonhadores, alguns profissionais outros curtem por prazer, o que vc não pode é menosprezar a inteligencia das pessoas…

      Abraços

  • Cadu

    O anúncio era claro ao se referir ao iTunes. Portanto, sem essa de iOS 4.2. Viagem pura.
    Foi decepcionante porque estamos acostumados sempre a grandes novidades. O Beatles é adorado, em sua maioria, por pessoas de idade média acima das que frequentam esse blog e que ficam ansiosas a cada anúncio da Apple. Em resumo: quem gosta dos Beatles não fica babando a cada vez que o Jobs vai falar e já ripou toda a coleção deles desde que comprou sem primeiro CDR com velocidade de 2x. (cada CD levava 1 hora).
    Serviu como aprendizado. Os sinais estavam aí. Um aviso na página, sem coletiva, se referindo ao iTunes. A expectativa veio de nós mesmos.

  • Braniak

    Quanto drama… 😛

  • Gregorio

    Gente, coloquem uma coisa na cabeça de vcs, a Apple nao deixa o Brasil de lado, eh o Brasil que nao deixa a Apple chegar! cobrem isso da anatel que nao libera o IPad, cobrem do governo que nao libera certo tipo de jogos, uma ditadura virtal!

  • Marco Antonio Jr.

    Prezado iLex:
    Sou usuário do IOS e acompanho o blog quase que diariamente. O trabalho desenvolvido pela equipe do blog é fantástico. Concordo em genero, número e grau com a matéria ora veiculada no que diz respeito ao fatídico dia de ontem. Não que a novidade não fosse importante, mas, gerou sim uma expectativa para todos aqueles que esperam anciosamente pelo lançamento do IOS 4.2.
    Compartilho da opinião de que a novidade de ontem interessou muito mais à apple do que os seus usuários.
    Continuamos na expectativa por novidades mais interessantes…
    Forte abraço

  • Marcelo Barros

    Ah. parem com esse mimimi! SJ lutou por isso e realmente a empresa dele queria compartilhar essa vitória com seu público! Os Beattles não estarem na era digital era uma vergonha. Foi realmente uma notícia muito boa ver que ao se tornarem digitais, os beattles não se perderão com o tempo. E olha que nem fã deles eu sou! Digo novamente, essa noticia foi maravilhosa. Agora, esperaremos sentadinhos, comportados no nosso canto o lançamento do novo iOS… Prefiro que demorem um pouco mais, mas entreguem algo perfeito do que remendado! #prontofalei

  • Gregorio

    Alguem tem limewire? Baixa la sem pagar! Depois coloca na biblioteca!
    Nao eh questao de ser certinho ou errado! Eh nao ser burro!

    • Max

      Ahhh, ok, então uma pessoa comprar software e as músicas e filmes que consome é ser burro? Acho que agora estou mais esclarecido… Acho interessante como as pessoas acham que propriedade intelectual é de domínio público.

      • gregorio

        falo heim intelectual… DUVIDO que SE vc tem biblioteca de musica se elas sao TODAS pagas (se eh que tem alguma que comprou).

        Quiz falar bonito, mas SERÁ que vc faz isso, SERÁ QUE VC COMPRA SUAS MUSICAS?

      • Gregorio Vallandro

        iLEX, muda logo esse tópico, vira essa página aqui que cada um tem sua opiniao sobre o assunto e aqui ja está virando um fórum de discursao.
        Ao contrario do que dizia no site da Apple, vamos esquecer isso, que isso nem nos diz respeito! Foi uma grande vitória do Tio Steve Jobs, da Apple, da industria fonográfica, mas infelizmente nao nos diz respeito, pois nem temos como usufruir dessa noticia.
        Esse blog tem seu valor, tem sua credibilidade, entao para nao acabar virando mais um dentre outros vamos virar essa página e partir pra outra, pq essa de ficar discutindo sobre o fato ja ocorrido não vai dar em nada, aconteceu, para alguns foi ótimo, para outros nem tanto, e para a grande maioria uma grande falha da Apple. O que nos resta? nada, apenas esperar por novas noticias, e que pelo menos tenha haver com nos brasileiros.
        Bom, boa sorte com seu blog. aqui eh show, só nao deixa virar bagunça!

        #blogdoiphone_showdebola

  • Daniel

    Por isso que gosto deste blog. Ele produz conteúdo ao invés de somente traduzir/copiar. E o melhor de tudo… São sempre posts sensatos, como este.

  • marc

    irmãos… amais as beatas assim como eu as amei kkkkkkkk Po da para virar pagina? ontem foi ontem

  • Alex iPilot

    Aprendi a não criar expectativas sobre os anúncios da Apple, hehehe…

    Aliás, o departamento de marketing da Apple parece estar criando uma nova técnica de abordagem para o seu público fiel: “impacto por frustração”… Seria uma evolução do (machista e violento) “Não bate que ela gama”?

    Aplicar isso numa campanha não e para qualquer empresa, não… 🙂

  • Diego Mota

    A galera esqueceu que a Apple não é somente o iPhone, ela está ligada também a música. Achei legal ele ter alcançado este sonho, não sei por que tanto “bafafa”.

  • Yesterday!!!

  • Realmente foi decepcionante para nós que gostamos do iOS e gostamos de ver as novidades. Assim deve ser com outros sistemas, imagina que está esperando o SPx do Windows sair, ou a versão nova do MS Visual Studio ?

    Achei exagerado o anúncio que eles fizeram no site, mas se isso foi importante pra eles, fazer o que? Está certo que no anúncio dava a entender que era algo relacionado ao iTunes, então não tinha pq esperar o iOS já que ele estaria relacionado aos dispositivos.

  • Willian Sousa

    Jobs tirou doce das crianças, adiando o lançamento do iOS 4.2, e metendo Beatles no lugar (nada contra), mas preferiria que liberasse a versão final do iOS para análise dos Jailbreakers 😀

  • Igo Dâmaso

    O que cria essa espectativa toda é o fato da Apple não se pronunciar sobre exatamente NADA do ocorrido… Por esse lado, é triste.

    Quero logo a 4.2, não utilizo o jailbreak, então quando vier o update, manda brasa!

    • Marcelo

      Iphone sem jailbreak é o mesmo que Hot dog sem salsicha!

  • Juarah

    Ilex, você resumiu toda essa confusão numa
    frase! e eu entendi seu contexto, afinal não
    estamos falando de um grupinho com só 15
    minutos de fama !

    Foi o anúncio certo no momento errado.

    Concordo plenamente!

  • nuclearma

    “Yesterday
    All my troubles seemed so far away
    Now it looks as though they’re here to stay
    Oh, I believe in yesterday”

    valeu iLex!

  • Diego Diniz

    Ótimo post, mas duas frases no texto eu acho que expressa a vontade de todos:

    “Ontem foi um dia muito importante PARA Steve Jobs.” e
    “Foi o anúncio certo no momento errado.”

    Bom é isso.

  • Dinnosan

    Pessoal, ansiedade demais vai nos matando aos poucos.

    Temos o melhor gadget do mundo, em pouco mais de 1 ano já tivemos quase 10 atualizações de software fazendo o iphone ficar cada vez melhor, temos lançamento anual de novos iphones sempre revolucionando o anterior, mal assimilamos uma novidade, vem vindo outra.

    Alguem ai poderia indicar um outro gadget com essas caracteristicas?

  • Bruno

    Continuam parecendo um bando de menininhas discutindo por nada… Esperem o 4.2 e pronto…

  • Rafael Dias

    Bem, acho que nem a Apple nem Steve Jobs merecem esse estardalhaço todo!!!

    Primeiro que os Beatles no iTunes não tem nada de revolucionário!!!!

    Segundo que a Apple não valoriza nem um pouco o Brasil!!!!

    Então, por que tanta discussão com uma besteira dessas?!?!?!

    Desculpe-me o Blog, mas esse artigo foi uma justicativa nada plausível, que destoa completamente do perfil moderado do Blog.

  • TiãoGavião

    Muita filosofia e pouca novidade!!
    Iphone4 que não tem pra venda, Ipad que não chega, iOS4.2 bugado que não se resolve, faltou algo?? A Apple que comece a arrumar a casa, antes de largar noticias “bombasticas”!!

  • Alberto

    Gente…sabe quem está comemorando a vinda das músicas dos Beatles no Itunes no Brasil e no mumdo?
    As menias Dercy Gonçalves, Aracy de Almeida e o Cult Boy Ronald Reygan!!!
    Que vexame Apple.

  • Tiago

    E o blog ainda fora do ar na versão web?

    Q vergonha! Tiraram do ar propositalmente e agora não conseguem mais fazer voltar?

    • Vergonha é você não atualizar seu cache e vir aqui criticar o Blog. Vergonha! 😛

  • Rob

    O texto deste post está excelente, como quase tudo o que é publicado neste blog.

    O dia de ontem realmente foi importante não só para Jobs mas também para a indústria fonográfica e para o crescimento do negócio de downloads digitais.

    Só discordo quanto a dizer que essa expectativa frustrada é justificada. O anúncio falava claramente de algo relativo ao iTunes, e eu particularmente quando vi os relógios não tive dúvidas do que se tratava. Este mesmo blog alertou sobre o que se tratava, então não vejo motivos para tanto alarde por parte dos usuários de iOS. Se enganaram porque quiiseram se enganar

    O iOS nunca precisou de anúncio na página da Apple para ser atualizado, aliás, o iOS 4.2 já foi confirmado há bastante tempo e só não saiu ainda por problemas internos da Apple, mas ele vai sair. Se a tal grande novidade fosse algo ligado a tecnologia ou um novo serviço, isso seria divulgado pelo próprio Jobs em um Keynote como sempre acontece.

    E eu estou aqui, com meu iPhone 4 e principalmente com meu iPad aguardando o iOS 4.2, e em momento algum criei expectativa com esse anúncio, pois para mim era claro que não se tratava de nada relacionado ao iOS.

    A propósito, se o iOS tivesse sido lançado na época prevista inicialmente, talvez nada disso houvesse acontecido e também não seria justo a Apple adiar o lançamento dos Beatles ou não dar a devida importância que esse lançamento tem só por causa disso.

  • Arthur Vasco

    Fala serio! Eduardo e cia… Vcs são um bando de ignorantes!!! Cresce! Se for pra entrar no melhor blog sobre iOS, conhecido por mim atualmente para chingar vai procurar o colhindo da mamae ou restaurantes para criticar a sua comida! Vcs nao tem nada para fazer! Ahh… E eu sou um desses anciosos para o lançamento do iOS 4.2, COMO MUITOS AI! Quem estiver ancioso para o lançamento tbm, vamos abrir um TAG no Twitter com o nome de: #AnciosoIOSquatropontodois Conto com a participação de todos e principalmente do iLex!

  • Marcelo Freitas

    Mandou bem Steve Jobs. Os Beatles são uma atração grandiosa por si só. Não dá prá dividir com mais nada.

  • Se eu fosse um cara honesto que vivesse nos EUA eu iria sim achar fantastico o lançamento dos Beatles no iTunes, mesmo pq num mundo honesto eu iria comprar as musicas ao inves de baixar via Ares…

  • R-SP

    Como já citei antes, foi uma realização pessoal do Steve Jobs, sempre se referiu como um fã dos Beatles e de música, de uma maneira geral. E com toda a certeza, foi uma decisão muito bem pensada, afinal, ele “não dá ponto sem nó”! Infelizmente, esperávamos uma atualização que atendesse às nossas expectativas de melhorias na performance dos nossos iPhones e não esta “exclusividade” dos Beatles. Afora isto, vamos aguardar a atualização do iOS, que sairá brevemente.

  • MFT

    So nao entendi o “maior banda do seculo passado”. Foi desnecessario o comentario adicional, pq, os beatles nao sao a maior banda d todos os tempos??? Nao sou nenhum fa incondicional ou colecionador doido – desses q nunca comprariam as musicas do itunes pq bom mesmo sao os originaos gravados em MONO!! – mas e inegavel q eles sao disparado a maior e mais influente banda que ja existiu nesse planeta logo faz um certo sentido celebrar a comercializao no itunes…..

    • Bom, essa é SUA opinião. Prometo que se você escrever no SEU blog, não o tentarei corrigir. 😉

  • Me pergunto se alguem lembra do Macintosh, pra quem nao sabe tosh e uma especie de maca que cresce nos estados unidos e foi uma desse tipo que caiu na cabeca do newton, ei lembra do newton o primeiro pad da apple que nao teve sucesso? entao por isso o logo da apple tem uma mordida “mac in tosh” e essa e a historia a respeito do nome da empresa e mais um detalhe a Apple Records foi fundada em 1968 e Apple em 1976 por tanto se Jobs copiou ou nao o nome vai levar isso pro tumulo, mais a uma explicacao para o nome da apple por tanto quem tiver duvidas pesquisa a respeito ao inves de ficar fazendo suposicoes a respeito afinal ja basta as duas apples brigando entre si…

    • Eu também acho que não deve se criar suposições a respeito e sim pesquisar. Essa da mordida foi horrível!

      O primeiro logo da Apple, o A ficava bem no espaço onde depois se convencionou achar que era uma mordida…

    • !?!?

  • Daniel iLodi

    Bem, isso é marketing galera. E eles são mestres nisso. Resumindo, foi uma vitória pessoal de Jobs. Temos que admitir que a geração de mídias ficou definitivamente para colecionadores.

  • Brunolv

    Eu soh queria entender uma coisa… o pessoal q ta decepcionado por ser “só” os Beattles, queriam o que exatamente? Se fosse mobileMe de graça ai sim seria algo que ia MUDAR a sua vida? iTunes na nuvem? iOS 4.2? Nem se fosse tudo junto seria bastante pra mudar a sua vida.

    A Apple fez um anúncio de 1 (UM) dia e a pessoa fica decepcionada pq ficou 1 (UM!!!) dia na curiosidade? Tava na cara que pra Apple usar uma frase tão impactante NUNCA ia ser algo como uma atualização de software que vai ter milhares ainda pela frente… É só usar um pouco mais da inteligencia pra se decepcionar menos das próximas vezes.

    • Marco S. Junior

      Em primeiro lugar, voce nunca vai entender a “coisa” ou melhor ainda, o que se passa nas vidas das pessoas! o que fazem elas ficarem alegres ou tristes, menos ainda o que pode acontecer para mudar suas vidas…

      Mas como o lugar aqui é um Blog “”O BLOG DO IPHONE”” , onde Usuário podem comentar o seus problemas, soluções, ideias, sugestões e sempre respeitando o Termo de Uso, e ficando sempre atento no que esta acontecendo, O fato que ocorreu ou seja o iTunes disponibilizar a Discografia ou coisa assim dos Beatles, não era uma coisa que a grande maioria dos seguidores deste Blog desejava, pois como já havia comentado anteriormente, Nós esperavamos a liberação do iOS 4.2 que teve sua libaração adiada em virtude de problemas no WIFI no iPad…. etc

      Dai pra frente uma pequena parcela de pessoas, ficaram criticando com quem ficou decepcionado e falando besteira sobre o Blog… é demais… pra mim só querem tumutuar.

      O Blog do iPhone pra mim é de fundamental importancia no que se refere ao iPhone, tirei duvidas fiz amigos, critiquei e tambem fui criticado, pra mim isso é democracia e liberdade de experessão.

      iLex, vc esta de parabens, continue sempre assim…

      Abraços

      Agora vou tomar meu Gardenal…… rsrsrsrs

      • Brunolv

        Não se se você entendeu direito ou eu que me expressei mal, mas de forma alguma meu comentário foi direcionado ao Blog ou suas politicas, pelo contrário, eu concordo plenamento com o iLex quando ele diz que foi no momento errado para o anúncio.

        O que eu critico é justamente os vários comentários aqui chorando porque ficaram 1 dia na expectativa e viram que a novidade não ia ser nada que nós do Brasil pudéssemos aproveitar agora de imediato. Eu sei que ta todo mundo esperando o 4.2, mas como todo respeito aos mais fanáticos, uma simples atualização de iOS não seria motivo para o anúncio na página da Apple. Nunca foi antes, porque mudaria agora? Não precisa achar que é o fim do mundo ou que a Apple ta sacaneando todo mundo por causa de um simples anúncio que não ficou no ar nem 24hrs.

  • Paulo Andre

    O pessimista sofre menos. #fato

  • monica

    Bem que a letra dos BEATLES já alertava para a decepção geral – o tal “dia inequecível” não passou de “apenas mais um dia como outro qualquer… e tão triste, tão triste”… ”

    “It’s just another day
    Du du du du du du, it’s just another day
    So sad, so sad… ”

    Como parece que sou a única mulher aqui, digo que o melhor de tudo nesse “applegate” é a foto que ilustra este post do blog. Às maçãs da Apple Records, prefiro o apetitoso marido da Demi Moore. Ele, sim, tornou meu dia realmente inesquecível!

  • Lauro

    Se o iLex me permite, aí vai um link de outro blog falando um pouco mais do que as pessoas esperavam ontem da Apple.
    http://www.macstories.net/news/the-speculation-that-youll-never-forget/

  • O problema foi o modo como foi anunciado.

    Se fosse “Amanhã será outro dia, mas que revolucionará ou criará um marco” seria mais sensato. Mas dizer que seria algo inesquecível?

    De qualquer maneira, o iLex resumiu meu pensamento. Parabéns pelo artigo!

  • Henrique

    Adorei o post, gostei dos comentários(dos 99% dos “ios”maníacos), e achei magníficas as respostas do iLex…
    Gosto muito do seu senso de humor e do jeito que vc lida com a sua inteligência!!
    PARABÉNS!!!!!!!!!!!

  • Gregorio

    iLEX, muda logo esse tópico, vira essa página aqui que cada um tem sua opiniao sobre o assunto e aqui ja está virando um fórum de discursao.
    Ao contrario do que dizia no site da Apple, vamos esquecer isso, que isso nem nos diz respeito! Foi uma grande vitória do Tio Steve Jobs, da Apple, da industria fonográfica, mas infelizmente nao nos diz respeito, pois nem temos como usufruir dessa noticia.
    Esse blog tem seu valor, tem sua credibilidade, entao para nao acabar virando mais um dentre outros vamos virar essa página e partir pra outra, pq essa de ficar discutindo sobre o fato ja ocorrido não vai dar em nada, aconteceu, para alguns foi ótimo, para outros nem tanto, e para a grande maioria uma grande falha da Apple. O que nos resta? nada, apenas esperar por novas noticias, e que pelo menos tenha haver com nos brasileiros.
    Bom, boa sorte com seu blog. aqui eh show, só nao deixa virar bagunça!

  • Marcelo

    Francamente, eu estou ansioso é pelo jailbreak do IOS 4.2!

  • Bié

    Eu tenho dó do cara que marcou o ” Avise-me por email quando tiver novos comentários neste artigo.” desta vez aqui no blog.

    Abraço à todos.

  • henrique soares

    iLex, esqueceu das promoçoes do Weekend Premiado? 😛

  • Rafael

    iLex, cadê o logo do Blog que fica na barra de endereço do navegador (e dos favoritos também)?
    Aqui não está aparecendo mais…

  • Sonali

    Eu adorei o lançamento dos Beatles. Pelo menos agora vou ter as capinhas nos meus álbuns porque de fato já tinha todas as músicas deles no meu iphone, presença obrigatória e audio diário, e é uma pena não poder comprar de forma oficial. É surreal o que acontece aqui no brasil de não podermos comprar músicas nem jogos. E com isto só aumentam a pirataria.

    Pais de droga este!

  • Pool

    Por fim acho q essa discussão foi saudável, se vc ler desde os primeiros comentários, até o último , percebe que as criticas, favoráveis ou não, fizeram-nos repensar nossa posição diante do que é boato e o que é realmente fato.
    Aproveitando, iOS novo não traz (diretamente) dinheiro pra ninguém, mas queiram ou não Beatles traz muita grana sim senhor, e por fim, é isso que vale.
    E quanto a decepção dos usuários, a Apple pouco fez em relação ao problema do sinal no iphone 4, e nem faliu por isso, vc acha que ela está muuuuuuito preocupada com a ansiedade dos usuários de iOS? ela lancará qdo achar q lhe convém.

  • É tão simples!
    Repetindo comentário, porque postei em lugar errado.

    =P

    A Apple anunciou uma grande novidade no iTunes, e não no iOS.
    Na minha opinião, decepção foi achar que o Mac OS X Lion seria lançado no dia 20/10. Sei bem que o foco deste blog são os aparelhos com o iOS.
    Eu acredito que o lançamento dos Beatles na iTunes Store é um fato marcante para a história sim, como foi dito no post. Agora, você acreditaram mesmo que o iOS, que provavelmente terá suporte a impressão para o iPad, seria anunciado sem um Keynote?
    Quem acompanhou as mudanças no cenário de mídias nos últimos 10 anos, sabe muito bem que isto é realmente importante. Não porque é Apple Inc., mas porque é uma grande gravadora e uma grande banda. Qualquer músico ou amante da música sabe que isto é importante.

    Quanto a imparcialidade citada acima, isto é IMPOSSÍVEL! Somente é imparcial quem não tem opinião ou é uma máquina. Todo jornalista ou programa de notícias é parcial. Sempre foram, e sempre serão! Uma mídia que é imparcial não é digna de ser consumida.
    Quer criticar o blog, critique, ams tenha argumentos válidos.
    Querem evitar certas criticas? Sejam mais plausíveis em seus posts

  • iLex, ótimo artigo, super elucidativo e muito bem articulado.

    Mas cá entre nós, eu já tinha toda a discografia dos Beatles aqui rippada.

    • Eu também acho que quem já era fã, já comprou o que tinha que comprar. Mas…

    • Érico

      e mais: se não quisesse ter o trabalho de converter, bastava comprar em outra loja virtual.

  • lebowski

    Então foi isso, decepção para nosotros leitores do blog e usuários hardcore de iOS em geral, mas uma boa forma da Apple atrair para si a atenção de “leigos”, possíveis futuros consumidores. Colegas meus de trabalho que não sabem distinguir iPhone de Hiphone comentaram sobre o “‘site’ que lançou os Beatles em ‘mp3” (sim nesses termos heheh).

    Mas iLex, já que o 4.2 no quadro mais otimista só sai semana que vem mesmo, pra matar o tempo e aproveitar o gancho, que tal um artigo, ou compilação/up de artigos anteriores, sobre compra de música via iTunes em geral? Como fazer, em que store abrir conta, gift card, DRM, se é possível ouvir o adquirido em outros devices, quais as vantagens (ou não) em relação ao download pirata, etc.

    Eu particularmente tenho interesse. Nem entro na discussão sobre pirataria (daria pano pra manga, roubar música é menos pecado que roubar app?), minha motivação é por ser um grande preguiçoso e não ter saco pra rippar, ficar editando id3, capa, etc (mas achar do carvalho tudo organizadinho no iPod).

  • R/SP

    Apoio a sugestão do colega sobre um artigo como adquirir música via iTunes. Gostaria de saber qual a qualidade por ex, como proceder p a compra, se aqui o tupiniquim pode tet acesso à biblioteca etc… etc…