Curiosidades

iTunes U: Se o iOS não vai às universidades, as universidades vão até o iOS

Um dos aspectos mais interessantes e, surpreendentemente, menos comentados do iTunes é o chamado iTunes University ou, para os mais íntimos, iTunes U.

Anunciado em 2007 pelo pessoal de Cupertino, o serviço foi criado para gerenciar e distribuir  conteúdo educacional multimídia entre os acadêmicos e usuários da internet. Desde então, em um ímpeto, ele cresceu e se multiplicou de maneira notadamente significativa.

O que esse engenhoso sistema faz é permitir que Universidades de todo o mundo disponibilizem aos seus alunos (por meio de senhas fechadas) ou ao público externo acesso remoto a conferências, palestras, debates e até mesmo a cursos completos de sua grade acadêmica.

Seu funcionamento é bastante similar ao dos já conhecidos podcasts. Você opta por “assinar” o conteúdo de um determinado curso ou baixar seus arquivos individualmente, que permanecem armazenados em seu dispositivo. Graças a ele você, pode finalmente assistir àquela imperdível conferência de astrofísica enquanto aguarda o seu vôo, ou conferir uma complexa aula de civilização grega enquanto caminha na esteira.

Vale a pena ressaltar que há algo de revolucionário no funcionamento desse tal iTunes U. Afinal, é a primeira vez que um conteúdo acadêmico tão vasto e representativo (são mais de 600 universidades, 300 delas com acesso ao público geral!!) encontra-se ao alcance de qualquer mortal usuário de um computador com iTunes. E isso sem precisar gastar nenhum tostão. O acesso é gratuito e universal, ou seja, está disponível inclusive na App Store brasileira. Aleluia!

Claro que nem tudo é como gostaríamos. Ainda não há universidade brasileira disponível, nem previsão de que alguma venha a oferecer conteúdo por lá. Ainda assim, não há motivo para desespero: aqueles que não dominam o inglês podem se aventurar no conteúdo hispânico das instituições de ensino espanholas e mexicanas que já abriram suas portas virtuais para o mundo.

Por fim, se você não quer se restringir à esfera acadêmica, vale a pena dar uma passada na interessante seção “Beyond Campus”, que traz videos e áudios ligados a importantes instituições do mundo das artes e entretenimento. Lá você pode, por exemplo, acessar a fala de um conferencista do MoMA, assistir aos filmes que representam os primórdios da história do cinema armazenados na Biblioteca do Congresso Americano ou acompanhar excertos de óperas da Royal Opera House.

Ah, eu já falei que o acesso é gratuito? 😛

O conteúdo da iTunes University é compatível com qualquer iPhone, iPod Touch e iPad e, para dar um gostinho do que tem por lá, separamos alguns cursos bastante úteis ou curiosos que podem interessar a você,  leitor do Blog.

Bons estudos!

DESENVOLVENDO APLICATIVOS PARA iOS
Stanford University / outono 2010

Curso completo sobre as ferramentas e APIs necessárias para se criar aplicativos através do iPhone SDK. 6 aulas de aproximadamente uma hora cada.



PROGRAMAÇÃO PARA iPHONE
University of Utah

Desenvolvido pelo iPhone Programming Association, tem como objetivo educar estudantes no desenvolvimento de softwares para iOS.



JUSTIÇA COM MICHAEL SANDEL
Harvard University

Trata-se de um dos mais populares cursos na história da notória Universidade de Harvard. Temas como equidade, democracia, cidadania e teorias da justiça são discutidos ao longo de 12 aulas desse curso semestral. Conta com ótimo material de apoio com referências bibliográficas. Para os alunos de direito, absolutamente imperdível!

NEGÓCIOS E LIDERANÇAS
MIT

Coletânea de conferências de professores e convidados que, de acordo com a universidade, estão “moldando o futuro”.



TOLKIEN EM OXFORD
Oxford University

Podcast que explora a relacao entre J.R.R. Tolkien e a Universidade de Oxford, onde o autor estudou e trabalhou. 4 aulas de aproximadamente meia hora.



ASTROFÍSICA – FRONTEIRAS E CONTROVÉRSIAS
Yale University

Curso focado em três áreas da astronomia que estão avançando muito rapidamente: planetas extra-solares, buracos-negros e energia escura. São 24 aulas de aproximadamente 50 minutos com temas que vão de órbitas planetárias ao conceito de multiverso.






Tags
Mostrar mais

Artigos Relacionados

  • O J.R.R. Tolkien por si só já salva o App. =)

  • O que eu babo é com essa história das faculdades americanas de disponibilizar as aulas em vídeo pela internet. Ficou doente, não pôde assistir, faz download.
    Sonho…

    • Natan R.

      Enquanto isso, a gente aqui no Brasil tem que se contentar com o xerox do melhor aluno da sala, ou no máximo com uns slides…

  • Também vale dizer que muitas das aulas possuem legenda (em inglês) o que já torna a coisa um pouco mais fácil para quem não é fluente no idioma ou tem dificuldades para captar as conversas.

    • A legenda (do primeiro ao menos) é um fator que ajuda bastante, mas também usam uma linguagem clara, fácil de entender.
      Estou baixando os dois primeiros… espero gostar.

      Ótimo post Gustavo. Parabéns.

  • Paulo Casaretto

    Recomendo o Entrepeneurial Thought Leader do Stanford Technology Ventures Program!

    • Marcelo

      Não está acessível via iTunes U mas recomendo fortemente o site http://ocw.mit.edu/index.htm, site do MIT com o conteúdo gratuito de mais de 2000 cursos de várias áreas de conhecimento. Possui inclusive alguns cursos traduzidos para o português e o espanhol.

      Projeto muito legal que é mantido a custa de doações. Vale a pena!

  • Roney

    Apoiado meu irmão….. Sonhoooooooooooo.

  • Legal, não sabia que as aulas de programação pra iOS da Stanfod haviam sido atualizadas. Eu tenho as do Winter 2010. Vou voltar a baixar…

    Ah, quanto a falta de conteúdo de universidades brasileiras na iTunes U, só digo uma coisa: aguardem…

  • Gustavo Mormesso

    Só de pensar que hoje qualquer jovem, de absolutamente qualquer canto do Brasil, pode ligar seu computador ou celular e assistir aulas completas de uma universidade como Harvard ou Yale…
    Novos (e bem-vindos) tempos!

    • Mauricio

      A inclusão digital veio p isso…
      seria muito bom esses acessos acontecessem

      mas o orkut e a fazendinha sei la o que não permitem
      🙁

      eu ainda tenho esperanças!!!

    • Thalles Torchi

      Eu que o diga as aulas do MIT de álgebra do professor Gilbert Strang me salvaram na hora de compreender álgebras de Clifford.

  • Sérgio Jardim

    Cara, isso é fenomenal. As possibilidades de expansão do conhecimento são fantásticas.

  • Thales

    Esse iTunes U tá me ajudando a correr atrás das aulas de anatomia que andei perdendo kkkkkkkkk

  • Lucas P.

    Melhor impossível se tivesse aqui. Seria um sonho mesmo

  • Henrique

    Tenho que aprender inglês…
    sonhooooooooooooooo…

  • Thiago

    Realmente…estou sem palavras…não fazia idéia que isso existia…com Certeza irei assistir o de havard sobre direito, afinal estou a menos de 1 semana dos vestibulares de direito…o do MIT também deve ser excelente..vou indicar este conteúdo para um amigo meu que ira morar nos EUA e cursara a faculdade lá. E excelente post ilex

    • Agradeça ao Gustavo. 😉

  • Michel

    Eu baixei 2 no iphone e quando fui ver no ipod deu como formato de video nao suportado ou coisa assim e nao rodou

    alguem sabe pq acontece isso?

  • mauso cuestas

    Parabéns pelo artigo, Gustavo! O alcance e a utilidade do iTunes U e dos Podcasts é inimaginável.

  • marcos jp

    Eu baixei mas nao aparece no meu ipod oque sera que aconteceu ? ja aconteceu co mais alguem??

    • Michel

      Comigo aparece mas nao roda
      alguem pode ajudar?

  • Leandro

    Algum conteudo em portugues??

  • Marcus Malacarne

    Interessantissimo…
    Eu ainda nao conhecia o iTunes U. Pena que meu inglês é bem meia boca, quem sabe assim nao pratico um pouco e vou ficando melhor neste idioma,

    • Gustavo Mormesso

      O bacana é que você pode aproveitar o próprio iTunes U para melhorar seu inglês. Há uma serie de cursos disponíveis, para os mais diversos níveis…

  • Ter um iDevice faz tanto sentido nos USA….

  • Andre DF

    Ilex, mais uma vez vc superou. Parabéns pelo belo trabalho, descubrindo mais aulas interessantes não hesite em publicar, acredito que todos os leitores ficarão muito satisfeitos.

  • Eis aqui uma bela dica, valeu Gustavo !!!! =)

  • Fejão

    Só uma correção: para baixar as aulas diretamente pelo iphone/ipod touch usa-se a iTunes Store e não a app Store.
    Valeu

  • Alexandre Almeida

    Um dos melhores posts desse blog até hoje, parabéns por apresentar esse serviço tão legal. Já conhecia há algum tempo, mas nunca baixei nada, vc me animou de novo.

  • Vinicius

    Ilex, a ausência de instituições brasileiras é culpa da Apple. Axo q vale a pena deixar claro, que a Apple n disponibiliza o iTunes U para univ brasileiras. Podemos assistir aos conteúdo, mas ainda não nos permitem colaborar com ele. Sei disso pq a instituição q participo já procurou saber junto a Apple e ainda não rola. Abs!

    • Pedro

      O grande problema é que não temos um representante confiavel da Apple no Brasil. A Apple Brasil é uma vergonha!

      • Paulo

        Fato!
        Representatividade Zero!
        Da raiva isso, os responsáveis pela gestão da Apple Brasil sao muito inúteis. Nao conseguem nada, provavelmente nem tentam! E a situação vem se arrastando assim ha anos e nada muda! Antigamente eu pensava.. Daqui uns 5 anos as coisas vão mudar, vão ver que o Brasil tem um bom mercado, etc, depois de 5 anos pensei a mesma coisa.. E hj penso que só daqui 50 anos pode mudar algo.

  • Beto

    Valeu!

  • Beatriz

    Essas aulas têm legenda, mesmo que seja em outras línguas?

  • Cristiano

    Ate que enfim achei esse post de novo! Rsrsrsrs… Qual o icone do ipad que abre o itunes U? Ja tentei pelo da apple store, mas nao eh! Tem algum botao especifico (pro caso de eu querer abrir depois sem ter que vir ao link do post)?
    obg.

  • Luis