Opinião

Entenda por que a Apple está dando um Bumper de graça com o iPhone 4

É um erro achar que, ao dar um Bumper de graça na compra do iPhone 4, a Apple está tentando esconder um defeito de fabricação. Quem realmente entendeu a apresentação de ontem, concluiu que a mídia realmente criou um bicho-papão de um problema que sempre existiu em qualquer smartphone. Por que nunca se falou do problema antes? Por causa de uma lei básica do jornalismo: se o problema for simples e comum, não gera notícia.

Que fique bem claro: a Apple mostrou que existe um problema sim, geral, na tecnologia atual dos celulares. Porém, como muitos podem comprovar com seus smartphones de várias marcas, isso não impede que façamos e recebamos ligações normalmente. Com o iPhone 4 é a mesma coisa e isso não vai mudar.

Mas e o Bumper gratuito, é para quê?
O presente tem apenas um objetivo: deixar os consumidores felizes. Claro que ele diminui a interferência das mãos ao tocar a antena, mas o objetivo principal da ação de marketing não é esse, e sim apaziguar a bola de neve do “antennagate”.

Mas ela dará as capinhas só até o dia 30 de setembro. E depois? Ela arrumará o problema até lá?
Não tem como arrumar o problema, a não ser que se reinvente o celular. Steve Jobs disse que, para mudar a situação, ou se constrói aparelhos maiores ou se volta à velha anteninha externa, aquela compridinha. Isso, segundo ele, é comercialmente inviável e nenhuma marca irá fazer. Quem aí compraria um velho tijolão, só para ver as barrinhas não caírem?

O Brasil terá direito à capinhas gratuitas também?
Pouco provável. Dificilmente o aparelho será lançado antes do final de setembro, já no final da promoção americana.

Como a intenção das capinhas gratuitas não é a de resolver o problema das antenas e sim o problema da repercussão negativa na imprensa, até o final de setembro os usuários irão se dar conta que com ou sem a capinha, não mudará nada a experiência normal e diária com o telefone. É na prática que todos irão ver que tudo o que se falou até agora não tem aplicação na vida real, não alterando em nada o uso do aparelho como celular.

Aliás, quem é leitor fiel sabe que estamos batendo nesta tecla desde o lançamento mundial do iPhone 4, com nossos próprios testes: mesmo com a queda visual das barrinhas, segurando o aparelho de uma forma não-natural, nada altera no uso diário. E é só na prática que cada um vai constatar isso.

É claro que quem ainda não tem o aparelho em mãos, se assusta com a avalanche de matérias que aparece na mídia. Até mesmo sites que se dizem especializados em Apple acabam caindo na onda, por não testarem eles mesmos o aparelho. Mas podemos garantir que, quando o iPhone 4 chegar ao Brasil (ou para quem importá-lo de outro país), cada um que comprá-lo vai rapidamente perceber que é o melhor iPhone já feito pela Apple.

Palavra do Blog do iPhone. 😉

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Igor

    Eu ainda acho que eles vão incluir o Bumper dentro da caixa do Iphone. Ate o dia 30 ele sera dado em separado, depois disso eles venderão junto.

  • Sem duvida alguma o melhor, e em momento algum me deixou na mao, o funcionamento esta perfeito. E quem se interessa em ter um aparelho celular de primeira linha, nao hesite… pode comprar o iphone 4 de olhos fechados

  • Leonardo Ribeiro

    Concordo totalmente. A midia adora fazer um probleminha, e esse q esta presente na maioria dos celulares de hoje em dia e tranforma-lo em um problema gigantesco, ainda mais se tratando de uma impresa grande e influente como a Apple eles não iriam perder a oportunidade de fazer isso. 😀

    • Fabio

      Probleminha????

  • Lucas

    Duvido muito que empresas grandes como a Nokia, Blackberry , motorola, apple e etc iriam lançar celulares modernos que só de segurar a ligação cai.

  • Lucas Caneri

    O problema que esta acontecendo com o iPhone e o Jobs não falou a verdade é que quando a pessoa pega com a mão o ácido urico, ou amônia, variando de pessoa, reage com o aço inoxidavel assim diminuindo ou até bloqueando o sinal da antena, mas como disse, isso varia de pessoa pra pessoa. Por isso, para resolver o problema de forma barata qualquer case isolante vai resolver o problema.

  • Gustavo

    Alguém já viu ser criada tamanha polêmica sobre algum celular que não tenha vendido durante todo o tempo que foi comercializado o tanto que o iPhone 4 já vendeu? É só por isso que esse “problema” com a antena existe. Qualquer produto que vende milhões de unidades logo que é lançado sofre com alguma coisa desse tipo, ainda mais com algo representado graficamente, como a intensidade do sinal da rede do celular na tela do próprio, muitos que vêem aquilo acreditam que o produto está com problemas e a polêmica desnecessária tem início. Como disse o Steve Jobs, nada é perfeito, mas uma das poucas empresas que fazem produtos que beiram a perfeição é a Apple. Lamento por quem não pensa assim.

  • waldemarJR

    mas e se eu estiver numa área em que o sinal é fraco, com apenas uma barrinha, ao atender uma ligação o sinal cai?

  • Bruno Ribeiro

    Sinceramente não entendo por que tanta insistência mundial em torno dessa história da recepção do iPhone 4. Desde que as antenas dos celulares se “internalizaram”, sempre houve esse problema, de acordo com a região do aparelho que era segurada. Todos os manuais de celulares que eu tive sempre alertaram para isso e sempre procurei saber onde fica a antena para evitar tocar na região. Agora o assunto é moda porque afeta o iPhone, que é o celular mais amado e odiado do mundo. Vamos ver quantos aparelhos serão devolvidos à Apple, daí teremos uma real dimensão do quanto o problema afeta o uso do celular na vida real.

  • É muito bacana ver o Blog falando bem dos testes. Que os testes providenciados por vocês trazem a noticia que o aparelho está normal.

    Esse é um Blog sobre o iPhone e que se preocupa com a noticia que se é dada.

    Lógico que eu não imaginaria que esse problema está presente na maioria das empresas… Para uma empresa assumir o erro é difícil. A Palm mesmo quando lançou o Zire Azul que descascava (lembra?) não queriam assumir e logo em seguida lançaram o aparelho sem a pintura. Mas no final, nada de assumir o problema.

    Eu achei a atitude da a Apple acima do padrão, e eu não sou maniaco com MAC! Sou Maniaco por Qualidade. É diferente.

    É lógico que eu comprarei um iPhone 4, ainda mais com o Blog afirmando que está 99%, comprei assim que chegar aqui.

    Mas eu acho que não só a Apple, como todas as outras empresas, devem correr atrás de alguma solução, pois todos nos sabemos que pra tudo existe uma, não é uma mão humana que vai atrapalhar.

    abraços

  • Rodrigo

    Pessoal, vamos fazer o seguinte: para as pessoas que estao tendo problemas com a antena do iPhone 4 e não estao satisteito, eu estarei comprando os aparelhos, ok??

  • Algus Helm

    O meu 3GS nunca me deixou na mão, já a Tim…
    Estou ansioso pra ver o iPhone 4 em terras tupiniquim. Até lá o jeito é esperar.

  • Antonino Ferreira

    Não vejo a hora de começar as vendas aqui no Brasil pra eu ir correndo comprar o meu!

  • Antonino Ferreira

    Eu tenho quase certeza como já tem uma equipe trabalhando para resolver esse problema na próxima geração.

  • Rotten

    Bom dia, Srs…
    Certamente que com a chegada do iPhone 4 aqui no Brasa, eu irei adquiri-lo…
    Mas assim como adquiri o iPhone 3G e 3Gs… não vai ser tanto pela função Phone…
    Não que eu não vá fazer uso da rede de voz e dados. O que me atrai à este “gadget” são as inumeras funções do mesmo, ótimas para o trabalho, faculdade, diversão… etc.
    Com a relação do “bug da antena” acredito que seja real… Foi um tiro pela culatra do tio Jobs #fail…
    Isso acontece… Não adianta defender… Ou comparar com outros aparelhos…
    Espero que a versão brasileira do bichano venha com uma solução para esse bug, acho que um verniz na banda lateral resolva ou diminua a “zica”…

  • André

    Excelente texto iLex! Realmente muita gente não leu sobre a conferência de ontem, aí quando vêem só o título de alguma publicação em qualquer blog por aí falando “Apple dará bumpers de graça”, já correm para os comentários e ficam falando “a Apple está tapando o sol com a peneira”. Tem muitas pessoas que nunca colocaram as mãos em um iPhone e ficam falando besteira! Acho que para expressar uma opinião sobre o tema você tem que ter em mãos o aparelho para testá-lo. Eu já tenho meu iPhone 4 aqui mas não posso falar nada sobre o assunto, já que o meu é americano e por enquanto só estou utilizando-o como iPod touch 🙁

  • Rodrigo

    Mesmo se o iphone 4 não falar, eu vou comprar 2. Só para garantir e ter um reserva.

    🙂

  • André

    Eu sei que aqui não é lugar para perguntas, mas como não achei a resposta em outro lugar, peço a compreensão de vcs.
    Pq eu não consigo desligar o mobile theme?

  • Gilson

    Vou trocar meu 3GS pelo 4 e ponto final. Abs.

  • Gustavo

    eu comprei meu iphone na franca, esse reembolso se aplica a mim? ja estou no brasil….

    • Alpheu Aily Junior

      sim, eu te reembolso !!! rs…

  • danserafim

    Eu continuo pensando que isso tudo é intriga da “rancorosa” Gizmodo, que arrumou um jeito malandro de jogar uma bomba pra cima da Apple; só por causa das acusações ao protótipo encontrado.

    Jogam um vídeo na internet, e deixa que a mkt viral faça o resto.

  • lupita

    Daqui pra frente…

    Apple x Operadoras

    Apple x Clientes/consumidores

    Clientes/consumidores x Operadoras

  • eloy

    Eu fiquei realmente incomodado com a forma que a imprensa geral brasileira “entendeu” a atitude do Jobs ontem. Manchetes do tipo: “Apple dará bumpers para corrigir problema das antenas” ou “Apple assume erro e dará bumpers a todos os compradores…” são sinal claro de que há um grave problema de compreensão do que rolou na conferência ontem.

    Jobs disse: “Secondly: a lot of people have told us the bumper solves the signal strength problem. Okay. Great. Let’s give everyone a case. We want to give everyone is going to get a free case.”

    Ninguém consegue ver a ironia da ação? Não é a Apple falando que o bumper resolve o problema! É a Apple falando: “o bumper resolve? Então tá: peguem um bumper de graça! Mas parem de me encher o saco com essa história de antena!!!!”

    Belo texto. Eu ia sugerir que vc escrevesse algo assim pra eu poder comentar, antes disso vc já escreveu.

  • Hugo

    O meu 3gs tambem tem queda de barrinhas quando seguro do modo como demonstradl no video. Tb quero ganhar bumper pra ele.. :p

  • Rodolfo Piva

    Só acho chato o seguinte: ou dá bumper pra todo mundo ou não dá. Qual a diferença entre quem comprar até uma determinada data e quem comprar depois? Não gostei da postura da Apple neste caso e a considero discriminatória. Deveriam incluir o bumper no Kit do iPhone 4 para todos que comprarem enquanto o produto estiver à venda.

    Infelizmente agora não é mais uma questão de antena ou de bumper. Estou me referenciando a atitude demonstrada. Não considero que tenha sido respeitosa e me sintiria mal de usar um bumper “ganho” sabendo que outros não vão receber e estarão pagando o mesmo valor (referencial não absoluto), o valor de 1 iPhone.

    Em virtude disso e certamente outros irão entender que a postura a se tomar é de julgar a empresa e fazer o que julgarem melhor. Não estou pedindo para que não comprem o iPhone novo, mas sim que reflitam que estão concordando com uma empresa que tem este tipo de postura. Eu mesmo tenho um 3GS, já tive um 3G e estava pensando em trocar. Acabei de ficar desanimado e vou considerar outras opções, coisa que nem me passava pela cabeça antes.

    Uma pena! 🙁

    • Pedro Alencar

      Em fim um usuario que entendeu a mensagem passada ontem pela Apple. Parabéns Rodolfo.

      • Rodolfo Piva

        Obrigado Pedro, inclusive estarei ainda hoje deixando minha opinião no Site da Apple. Vamos ver o tratamento que darão ao caso.

        Um abraço !

  • DarthClayton

    Quem freqüenta o blog sempre teve a informação correta de que este não é um problema que deixa o iPhone inoperante, parabéns pelo blog e as informações úteis.

  • Max

    O “problema” realmente não é sentido na pratica , como o iLex disse, afinal ele jura de pés juntos que a ligação não cai e eu acredito nisso, pois ainda não tenho o aparelho. Foi só um erro conceitual da Apple em fazer uma antena que pode ser tocada no uso cotidiano do aparelho. Mas um erro pequeno pois não afeta a ligação significativamente.
    Mas acredito que seja muito fácil a Apple resolver esse pequeno deslize sem afetar a estética do aparelho. Existem diversas técnicas de isolamento de condutores que eles podem aplicar em uma nova versão.
    Agora, muito mais grave são os erros de software do iOS4. Mesmo depois de fazer o restore do zero ainda tenho casos do Safari e outros aplicativos fechando do nada, travadinhas, e outros bugs. Talvez a versão 4.1 resolva todos eles, mas na minha opinião esse iOS4 é como o Windows Vista da Apple.

  • HermannPS

    Bota fita isolante eheheheheh

  • Daniel

    Fico impressionado com a atitude sempre correta desse blog. Enquanto no Macmagazine só se fala borracha, as postagens por aqui sempre passam por um filtro de coerência e sentido.

    iLex de parabéns mesmo. Uma pena que o assunto tratado por aqui é apenas o IOS. Ganharíamos muito em conteúdo (para nós, usuários de mac) caso aqui fosse falado também de Mac OS. Mas entendo plenamente que o foco do blog não é esse.

    Enquanto isso, estou a procura de um blog que fale de Mac OS com a mesma qualidade do blogdoiphpne.

  • Ceceu Veron

    @ iLex

    Lex ,esse tempo todo fiquei lendo toso os posts do blog sem me manifestar pq queria ver a opinião de diversas pessoas … Mas em relação a esse post tenho que discordar …

    Realmente , obvio que qualquer celular terá seu sinal diminuido quando mais “escondido” estiver do sinal, seja dentro de um tunel, de uma garagem , ou envolvido por uma mao …

    POREM , o DESIGN do iPhone leva a um problema real de recepção … Não é somente o problema que todos os celulares ja tem, que ja citei no paragrafo anterior, mas um problema EXCLUSIVO do iPhone … Tenho um Motorola V1 que ate hj, em nenhum lugar que eu fui, sofre alguma interferencia somente por eu te-lo segurado ….

    O iPhone é fordz ( falando no bom sentido 😉 ) , porem essa atitude da Apple é SIM por conta de um problema real … Voce sinceramente acha que o Jobs iria aceitar um prejuizo astronomico do produto que atualmente da mais lucro para a empresa ? Nao sei se vc viu ontem no jornal, mas foi calculado que num possivel recall, a Apple gastaria 1,5 BILHAO de dolares … É muitissimo mais pratico dar capinhas , todo mundo fica feliz …

    Quer apostar que as proximas remessas do celular NAO virao com esse defeito ? E aposto que quando desmontarem a proxima versao verao alguma mudança na estrutura interna de captação de sinal … Ou seja, iria consertar o erro …

    Claro, tudo só virou esse circo por conta do mesmo motivo do Bruno no Flamengo : coisa famosa sempre dá audiencia. Eu mesmo quero muito ainda um iPhone , não é por conta desse escarceu que vou deixar de querer comprar 1. Mas sei que ele tem SIM um problema, porem suas qualidades superam em muito esse problema …

    Fora que não sou canhoto tb haha 😛

    Abraços

    • Não compartilho de sua opinião. Pq? Porque simplesmente ela não condiz com a realidade. A realidade da telefonia celular americana (por conta da AT&T) pode permitir que isso ocorra com algumas pessoas. Mas e no restante do mundo? Pq no Brasil não se consegue reproduzir o “problema real entre design e engenharia das antenas”?

      Se esse é “um problema real” particular do iPhone 4, pq ele é melhor na recepção de sinais do que o 3Gs?

      E quanto ao “problema real” dos outros smarthphones mostrados na conferência? Que tipo de ação os outros fabricantes estão tomando? Pq esse “problema real” não gera uma ação de classe vitoriosa? Pq o órgãos competentes do governo não se manifestam?

      Última pergunta: se este “problema real” está presente, ou seja, é totalmente inerente ao iPhone 4, pq e eu repito PQ ele ‘varia de pessoa para pessoa’? Um problema com a transmissão de um Toyota Corolla não varia de pessoa para pessoa, se, de fato é um problema de engenharia x design. Concorda?

      Até mais!

    • André

      Ceceu, é exatamente este o ponto.

      Como eu citei antes:

      a) Testar diversos celulares da concorrencia e verificar que o sinal cai – leva-se a conclusao de que a mão gera uma interefencia.

      b) Testar a queda de sinal de um 3GS e comparar com a queda do sinal do IPhone 4 – percebe-se que a queda é maior e portanto algo aconteceu.

      Até aqui tudo bem, porque na maioria dos casos a queda de sinal não vai atrapalhar. Mas supondo que você more em um lugar onde o sinal é fraco, com um IPhone 4 o sinal pode cair ao ponto de você não mais conseguir usar. Ai o que fazer? Voltar até a loja e devolver o aparelho?

      Isso é algo que não tem nada a ver com o BOOM de notícias que estão rolando tem a ver com teste de regressão, ou seja, ter certeza de que tudo que vc tinha funcionando vai continuar funcionando na nova versão.

      Vejam a matéria da anandtech (de onde inclusive o blog copiou o gráfico mas não cita os comentários do review) para ver algo realmente válido, não esse bla bla bla sobre o que foi passado ontem na conferência.

      Para quem tem preguiça, a tabela comparativa para queda de sinal é:


      Cupping Tightly Holding Naturally On an Open Palm Holding Naturally Inside Case
      iPhone 4 24.6 19.8 9.2 7.2
      iPhone 3GS 14.3 1.9 0.2 3.2
      HTC Nexus One 17.7 10.7 6.7 7.7

      Matéria da AnandTech sobre a nova versão

  • Felipe Gasparino

    Eu estava com raiva da propagação da noticia em sites como MacMagazine. Os caras de lá querem acabar com a reputação do iPhone. Ai vai um leigo, ou um invejoso hater, e fala mais ainda nos comentarios.
    A Apple é sensacional, não sou fanboy, mas um realista. Ela sempre faz tendência, tem qualidade em seus produtos, e tem Jobs(auhauha)
    Não posso reclamar.

    Agora que foi bom em partes foi. Irei ganahar uma bumper!! ^_^

    Entrando em outra discussão, iLex, tem lido sobre o Windows Phone 7? Parece uma cópia muito boa de tudo que temos no iOS, e ainda integração com tudo Microsoft. Será que a Apple deve teme-lo??

    Abs

    • Gabriel

      Felipe,

      Assim como o blogdoiphone eu tbm era frequentador assiduo do MM, acontece q de umas semanas pra ca, a qualidade deles fico evidente… como 99% dos posts de la sao de fontes externas e traduzidos porcamente, o blog teve q seguir a tendencia da midia externa: bombardear o iPhone 4

      Achei diricula essa atitude, de um blog sobre Macs ficar seguindo a onde de midias sem tradição no meio, ou q apenas queriam mais e mais emais views como disse o iLex…

      []s

  • Juarah

    Só falta dizer que o problema é mediúnico: pessoas com encosto,aura fragilizada, baixo nível psíquico e espiritual etc…estariam interferindo na recepção do sinal! Hehehehe!
    Eu quero o meu!

  • Juarah

    Eu quero o meu !

  • Valter

    Para mim existem duas coisas diferentes aí.
    Uma coisa é assumir que no iPhone o problema pode ser um pouco mais crítico que em outros aparelhos, ja que a antena é externa.
    Outro ponto é se isso é grave o suficiente para tornar o usuário insatisfeito em sua aquisição, para mim isso parece claro que não.
    Então eu vejo assim, o problema existe, não é grave e insuficiente para me desanimar de comprar o produto.

    Claro que em se tratando de um produto projetado pela equipe do jobs a galera acaba pegando mais em cima, ja que pregam a “perfeição”, e pela fama que tem seus produtos, então é prato cheio para a crítica.

  • Fabio

    Esse problema sempre existiu e falo por experiência própria. Desde o iPhone 1g tinha muita perda de sinal e queda ligação principalmente qdo a bateria esta acabando. O 3G permaneceu o mesmo problema do que um pouco melhorado.No 3GS é muito raro cair ligação mas qdo fica sem serviço as vezes demora muito para voltar o sinal precisando ser colocado em modo avião para poder voltar mais rápido. Tive todos os aparelhos e sao opiniões baseadas em experiência pessoal. Não acredito que no iPhone 4 tenha piorado a recepção. Mas mesmo assim não troco mais o iPhone por nenhum outro aparelho mesmo sendo o pior de todos que eu tive em relação a recepção de sinal!

  • Pedro r

    Velho esse assunto já ta morto, eu quero o I4 no Br
    !!!!

  • Marcos

    Mais uma vez excelente texto.

    Parabéns novamente iLex, pela seriedade e imparcialidade (além de poder falar por experiência própria, já que vc POSSUI o aparelho, ao contrário de outros blogs por aí…).

    Virei fã do Blog!

    Abs

  • Felipe

    A matéria do Jornal da Globo de ontem foi tendenciosa e induz o público ao erro. Vergonhoso!

  • Gabriel

    iLex, de forma nenhuma o iPhone 4 com bumper encaixa no dock oficial?

    Se nao, isso sim eh um FAIL

    • Xi, acabei de responder primeiro o Ravagani. Não encaixa de jeito nenhum… Ou se escolhe um ou o outro, os dois juntos, impossível.

      Concordo que ficou estranho.

    • Fabio

      Essa foi boa…

      Fail !!!
      Vergonha!!!

      Parabéns.

  • RAVAGNANI

    Isso eu entenddi,

    Só não consigo entender porque eles fizeram um Dock maravilhoso destes que não suporta o controle remoto da Apple.

    • Ou que não é compatível com o bumper oficial…

  • Wagner Panfilli

    lol, enfim quem tem o iPhone 4 e não esta satisfeito eu compro, só me mandar um e-mail ….

  • Doctor

    Vou trocar meu classic guerreiro por um iphone4 assim que encontrar alguem vendendo.

  • Flávio

    Gostei da atitude da Apple. Assumiu o problema, mostrou que o problema também ocorre em outras plataformas e deu uma solução temporária (por isso o bumper será distribuido até uma data).

    Acredito eu a Apple deva já estar trabalhando na solução definitiva e logo logo teremos o problema resolvido.

    Mas eu não gostei do Steve Jobs dar nomes ao concorrentes que apresentam esse mesmo problema, isso não é atitude de lider inovador.

    Pelo menos sabemos que a Apple reconhece o problema e proveu a solução para seus clientes.

    Mas eu não ficaria feliz em ter que usar uma capa, seja lá qual for o tipo. Detesto!

    @furlan

  • Rennan

    Quem viu a matéria ontem anoite na globo? Falaram que a Apple estava encobrindo o problema com uma “simples capinha de plástico “

  • Rivaldo Junks

    Concordo plenamente!

    Isso tudo é intriga da oposição! O problema não existe, dar as capinhas é pura estratégia de marketing. Como disse, elas não vão fazer diferença alguma e logo as pessoas vão descartá-la. Bem obvervado este EFEITO PLACEBO iLex! Quando chegar no Brasil, já vai se saber que as capinhas não fazem diferença e as pessoas já terão até esquecido desta atitude caluniosa, promovida pela mídia contra a Apple.

    Muitos não conseguem pescar o que Jobs diz nas entrelinhas e ficam falando bobagens por aí. Isso explica a necessidade de um post como esse que só vem para esclarecer a estes desatentos.

    Parabéns!

  • Victor

    O problema disso tudo eh… o iphone 4 nao tem o q falarem mal… ele nao tem 8mp na camera? nao nao tem tem 5 mp? mas quem disse que mp eh qualidade, eu tenho uma camera semi profissional de 8mp e eh melhor que muitas 12.1mp, o iphone usa lentes mais claras, que os concorrentes com maior mp, ponto para iphone pra quem entende um pouco o q eh foto.. nao pra qm acredita em numeros de venda.. o iphone tem retina display, nome exagerado, porem tem uma tela fantastica e que causa desconforto com os concorrentes que nao as tem, o iphone 4 tem processador do ipad e eh mt rapido com aplicativos relativamente pesados.. ok, vou parar de falar das qualidades..

    e entao alguns haters descobriram que ali cai a conexao.. hehehehe… nada melhor que transformar um problema comum a todos… e tratam o erro como algo pessimo, uma vez que todos tem o mesmo problema..

    eu seguramente digo pra todos aqui.. o iphone eh o melhor celular do mercado nao em numeros de vendas mas em conjunto..

    o sucesso da apple se da por nao terem o melhor computador, mas sim o ideal, suficiente… diferente dos demais..

    pra mim esse papo de sensacionalistas so me fez ver como funciona alguns blogs aqui no brasil..

    e os blogs que me surpreenderam foi..

    E tenho que agradecer ao blog do iphone que manteve a postura de noticiar veracidades, e nao apenas Retwitadas de blogs..

  • Bom, posso dar uma opinião visionária-óbvia? Esse ponto da morte da antena da 5ª geração do iPhone virá na parte superior do gadget!

    • Fabio

      Com certeza…
      De mais um tempinho para os engenheiros da apple
      que eles chegarao a essa solucao…
      Afinal de contas eles ganham para isso
      nao é verdade???

      KKKKKKKKK

  • Mark_SP

    Bom, eu gostei e muito da forma que a Apple lidou com o problema, a mim, agradou e como eu já compraria o iPhone4, agora só alimento mais ainda a idéia.

    Quem dera que a Nokia fizesse o mesmo com a porcaria que chamam de top de linha n97, o meu foi 6 vezes para a assistência, fora que com 1 mês de uso a tampa da lente riscou toda a mesma (isso sim é erro de projeto), os botões todos descascaram e jamais me deram a opção de devolvver e receber meu dinheiro.

    Após 8 meses de espera por uma audiência no JEC (sim, foi para na justiça) me deram a opção de trocar por outro modelo e só… era isso ou aguardar mais 1 ano pela próxima audiência e ainda esperar uma decisão do Juiz, esperar o recurso, etc etc etc…

    Acabei pegando um x6, nem abri a caixa, vendo no mercado livre e comprei um 3gs (eu já tinha um 3g que está com a esposa firme e forte até hoje) …

    Não me arrependo em nada e assim que o 4 chegar por aqui vou comprar, pois nunca tiv e qualquer problema com o iPhone há quase 3 anos que uso…. agora Nokia nunca mais…

    E veja se a porcaria do n97 teve meio por cento de atenção da mídia que está tendo o “suposto” problema que a antena do iPhone???

    Qual outra empresa já deu a garantia de mera satisfação ou seu dinheiro de volta? Que eu saiba nenhum celular no mundo tem esse tipo de garantia….

    Por isso que eu continuarei fiel a apple sim, afinal é o smarth que melhor me atende e ainda por cima é o aparelho que menos me deu dor de cabeça até hoje (aliás, nunca deu dor de cabeça alguma…)

  • Caique Diniz

    Nunca fiquei com medo sobre toda essa confusão das notícias sobre as antenas. Mesmo com tudo isso, ainda uero o iPhone 4 e nada fará eu mudar de ideia. 😀
    Não vejo a hora de chegar logo ao Brasil, digo o mesmo para o iPad!

    • Fabio

      Legal
      Pelo menos voce tem consciencia do que
      vai fazer
      Falta de informacao nao vai ser
      Escolhas sao escolhas certo?

  • Edguitarra

    Aqui no Brasil se vier com Bumper as operadoras vão se aproveitar e cobrar mais caro por que vem com a capinha.

  • MarcioU

    ….pelos comemtarios,agora da para entender o porque do geohot.acha saco

  • vitor

    Uma duvida…. pra quem ja pegou o iphone 4 aki no jp …. pela soft…. tem direito a ganhar o bumper ???? se for eh pela soft ou na apple store ?

    • Fabio

      Vai ser pela soft com certeza….
      Agora diz ai…
      No Japao as dimensoes territoriais sao pequenas voce
      percebeu algum problema com o seu iphone4????
      Teoricamente a cobertura de sinal é muito boa
      E ai???

  • vitorsm

    ilex, fiz um teste com o meu nexus one em uma viagem este fim de semana e adivinha só??
    O video fala por si só:

    http://www.youtube.com/watch?v=tFu88_KcN3Q

    no final do video, ate mesmo segurando o aparelho pela ponta o sinal cai…

  • Nestor

    Ontem escutei uma entrevista do Gizmodo na CNN em espanhol, ele diz que o problema e comun a todos os celulares e que a diferencia é que o sinal no iphone4 cai quando pegado de forma “natural”.
    o que não acontece com os outros celulares.
    Com certeza este problema deve-ra ser concertado na proxima geração do iphone4, (se não for problema seguiria “igual” o que não acredito) por isso acho bom esperar um pouco, o mesmo que acho que dava para esperar o iOS4.01 ou iOS4.1 em vez de correr a instalar o iOS4. É comun os primeros aparelhos e software dar problemas superados na geração imediata superior e não falo de melhoras em vez de concertos. Esto ja tinha se comentado antes, sou do grupo de esperar para ver. Ter que usar bumper sempre para melhorar recepção não permite usar o dock e mesmo para colocar nos suportes para uso com GPS fica dificil. Opinião pessoal claro, respeitando a grande maioria de opiniões diferentes.

    • “Ontem escutei uma entrevista do GIZMODO

      Você mesmo explica o porque deles reclamarem do iPhone 4!

    • Gizmodo? Sério?
      Então tá, acredite em quem você quiser, só não venha usar isso aqui como argumento…

  • O que me enche são JORNAIS FAMOSOS dizerem mentiras…
    Segue uma foto do jornal ANoticia, melhor jornal aqui de Joinville / SC:

    http://img130.imageshack.us/img130/5811/iphone4s.jpg

    PS: Tirado com uma WebCam…

    Brayan Schroeder.

  • Robson Alves

    OFFTOPIC: Galera, atualizei o meu ipod para o FW 4.0 mas queria voltar para o FW antigo. Alguém sabe se tem como fazer o downgrade para o 3.1.2. ou 3.1.3.? Agredeço a atenção.

  • Edbertin

    nunca usei capinha ou película no meu 3gs. E posso dizer nunca tive drop call, ou problemas com o sinal. Salvo lugares que realmente não pegavam, como estradas, elevadores ou garagens de prédio no subsolo.

    Achei plausível que o Tio Jobs fez, atitude digna de grande empresa.

    Vcs lembram do caso da tampa da camera do N97?

    Estão fazendo tempestade em copo d´água.

    Abs

    • Vinícius

      Ilex,

      assim como o Edbertin nunca usei capinha, Bumper ou similiar no meu Iphone 3G.

      Quando você afirmou:
      ” … de um problema que sempre existiu em qualquer smartphone”

      Juro que, diante de todo esse “bicho-papão” que a mídia criou (segundo introdução do post), resolvi segurar meu Iphone 3G de todas as posições possíveis para observar a intensidade do sinal da operadora. Não aconteceu absolutamente nada. A intensidade do sinal estava sempre 100% independente da forma como segurava e principalmente segurando na parte onde se localiza a antena no Iphone 3G.

      Até onde entendo do primeiro Iphone até o atual todos são considerados smartphones. Mas fiquei intrigado com a sua afirmação:

      ” … de um problema que sempre existiu em qualquer smartphone”

      Então a pergunta é: Porque desde a primeira geração até a 3GS não houve tanto burburinho (se é que houve algum) quanto na última versão?

      Nesse caso eu não acreditaria numa teoria da conspiração da mídia e sim numa falha real do dispositivo que o aparelho de fato apresenta, embora seja uma falha “light” e não para todos os usuários.

      Porque essa falha não afetou todos os usuários que compraram o aparelho? Na minha opinião pode ser (não estou afirmando) que depois da fabricação de determinado lote do aparelho tenha-se notado o problema e corrigido-o a partir do próximo lote. Isso é comum e quem trabalha na indústria sabe como funciona. Para a indústria é melhor fazer recall do que perder o que foi produzido.

      Vejo você, através dos seus posts, como um intenso defensor dos produtos da Apple. Não sou tão defensor assim mas gosto muito dos seus produtos e estou muito satisfeito com todos que já adquiri até hoje. Mas a realidade é que esse problema com alguns Iphones 4 realmente existe. O importante é que, embora não tenha assumido o problema, a Apple tomou providências rápidas não deixando transparecer que é uma empresa tão irresponsável quanto a mídia julgou ser.

      É isso aí, parabéns pelo site.

      • Não sou defensor da Apple, o dia que ela errar (alas, já errou), serei o primeiro a falar.
        Desconsiderar meu trabalho, dizendo que só o faço para defender a Apple, me deixa bem chateado.

        O seu iPhone 3GS não acontece os problemas das antenas? Acredito, pois o meu iPhone 4 também não. Mas tem gente que consegue reproduzir em outros aparelhos, inclusive no 3GS. Ou seja, ficar falando que isso é um problema do novo iPhone é querer se aproveitar de alguma maneira.

        O que se diz aqui não é que nenhum celular presta e que por isso o defeito do iPhone é justificável. NADA disso. O que se diz é que deram uma importancia exagerada a uma coisa que sempre existiu.

        Realmente estou cansado de bater na mesma tecla. Quem ainda nao entendeu, acho que não vai conseguir entender mais.

  • Eduardo

    comprei 2 iPhones na loja da Apple hoje,e eles nao tinham os bumpers !

  • Hori

    Alguém aqui realmente mudou de opniao quanto a compra de um iPhone 4? Quem já tem um, mesmo de gerações anteriores, sabe que isso tudo é bull… E quem não tem e esta acreditando em toda essa baboseira, e por isso escolheu NÃO comprar, então que não compre mesmo e seja feliz com qualquer outro smartphone.

  • Lucas Toledo

    Eu fiquei com uma dúvida! Será que alguém saberia me dizer se o bumper tbm tá sendo gratuito na compra do iPhone 4 na Inglaterra? é que eu to indo pra lá mês que vem para estudar e vou aproveitar pra comprar um. vlw pela ajuda ae, abraços!

  • Edilton

    O meu está com esse problema. No site da apple fala que se eu for numa assistência técnica autorizada eles me dão um bumper pra resolver o problema. Essa informação procede? O Bumper resolve mesmo?

  • Claudio

    O problema persiste até hoje. Comprei o meu iphone 4 a 10 dias e quando esta na mesa funciona. Quando seguro com a mão o sinal vai caindo, até perder a rede. Liguei na Apple e a solução atual é mandar para assistência tecnica e ficar sem o telefone por até 15 dias. O Bumper só ganha la fora. Conforme nota da Apple http://support.apple.com/kb/HT4389?viewlocale=pt_BR&locale=pt_BR . Se funciona com o bumper? Só quem tinha o problema e colocou pode nos dar.