Curiosidades

[aperitivo OS 4] Entenda o conceito de ‘Mudança Rápida de Aplicativo’ do iPhone OS 4

Com a enorme quantidade de novidades do recém apresentado iPhone OS 4, muita gente ainda confunde alguns conceitos. Um deles é o chamado Fast app switching (mudança rápida de aplicativo), criado pela Apple para pular facilmente para um outro aplicativo que se tenha usado recentemente.

Ao apertar duas vezes o botão Início do aparelho, uma nova barra aparece abaixo do dock, com ícones (em ordem cronológica) dos últimos aplicativos abertos.

A confusão acontece para muitos que associam esta função como sendo o próprio multitasking, quando na verdade ele é apenas parte dele.

A barra com os últimos aplicativos pode ser acessada de qualquer lugar, até mesmo dentro de outro aplicativo. Ela foi pensada para facilitar a mudança entre apps, o que também vem a calhar no caso da multi-tarefa, pois os aplicativos já abertos podem ser acessados mais rápido.

Porém, a solução não é exclusiva para o multitasking. Haverá casos em que desenvolvedores optarão por não aplicar a função de multi-tarefa em suas criações, que aparecerão assim mesmo na barra como uma maneira de acessá-las rapidamente.

É uma função adicional e não pretende substituir a forma normal de abrir aplicativos, que é pela tela de Início (agora também com os Folders) ou a busca pelo Spotlight. Ela não muda nada, só adiciona.

Alguns não gostaram da funcionalidade e acham o multitasking falho por causa disso. Mas criticar o sistema de multi-tarefas do iPhone OS só por causa de uma função complementar é como ir ao cinema e achar o filme ruim só porque a pipoca estava sem sal. 😉

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados