2010ARQUIVO

[aperitivo OS 4] Saiba como funcionará a multi-tarefa no iPhone OS 4

A multi-tarefa (ou multitasking em inglês) é a habilidade de rodar mais de um aplicativo ao mesmo tempo. No iPhone, isso sempre foi um pouco limitado, pois os aplicativos fecham quando se recebe uma ligação ou quando a tecla Início é pressionada. Isso mudará um pouco no futuro iPhone OS 4.

Porém, ainda não é possível demonstrá-la em toda sua amplitude. A função mais esperada do iPhone OS não está completamente ativa na versão beta do sistema. Isso porque apenas aplicativos desenvolvidos para o novo OS é que podem se beneficiar da função de multi-tarefa, coisa que não existe ainda na App Store.

Na apresentação da última quinta-feira, Steve Jobs destacou que teria sido muito fácil ter implementado antes a multi-tarefa no iPhone. Porém, as soluções que existem atualmente sacrificam demais a bateria, que sempre foi um dos pontos fracos dos celulares. Por isso, a Maçã desenvolveu uma nova maneira de fazer funcionar os aplicativos em plano de fundo, preservando a bateria.

Para ativar a multi-tarefa em um aplicativo, basta abrí-lo e ele automaticamente já estará na lista dos que ficarão “rodando em plano de fundo”. Mas isto não é um problema e segundo Jobs o usuário não precisa se preocupar em fechá-los. A explicação está no modo como este multitask funciona.

Na verdade, não é todo o aplicativo que fica rodando em background e sim apenas uma funcionalidade dele, o resto entra em uma espécie de ‘pausa’ que não consome recursos do dispositivo. Por exemplo, no caso de aplicativos de áudio, como os que fazem streaming de rádio pela internet, somente a funcionalidade de som continuará rodando, enquanto o resto do aplicativo fecha, para reabrir mais tarde no exato ponto onde foi deixado.

Com programas de VoIP, como o Skype, é a mesma coisa. Você poderá abrir outros aplicativos enquanto conversa com alguém em uma ligação, e o que é melhor, poderá também receber chamadas VoIP mesmo que não esteja no aplicativo. A coisa toda é tão bem feita que até mesmo com a tela bloqueada do iPhone em repouso será possível receber ligações do Skype. Operadoras, tremei! :P

A função de localização, usada pelo Mapas e por navegadores curva-a-curva, também poderá ficar rodando enquanto o aplicativo é fechado. Você poderá, por exemplo, ouvir músicas da sua biblioteca enquanto a voz do programa de GPS guia você na direção certa. Ao reabrir o aplicativo, ele voltará ao ponto que estava, com a localização atualizada e sem precisar traçar novamente a rota. Quando a função está em plano de fundo, uma flecha aparece na barra de status do aparelho, para você saber que existe um aplicativo usando o serviço de localização. É importante notar que o GPS consome mais bateria que as outras funções por isso a preocupação da Apple em informar o usuário quando isso ocorre.


Indicativo de uso da função de localização na barra superior.

Ao total, foram 7 APIs (bibliotecas de rotinas que executam uma função) de background disponibilizadas aos desenvolvedores pela Apple: áudio, VoIP, localização, notificações Push, notificações locais, conclusão de tarefas e rápida mudança de aplicativo (possibilita que um app fique em pausa quando você abre outro, permitindo que volte depois no mesmo ponto).

Como a multi-tarefa depende obrigatoriamente destas APIs, somente aplicativos adaptados para o OS 4 e habilitados para a função, poderão funcionar em plano de fundo. Ou seja, mesmo quem já está experimentando o beta do sistema, não pode provar ao máximo o multitasking, porque não existe nenhum aplicativo na App Store ainda compatível. Os únicos atualmente que possuem a função são aqueles nativos que vieram com o sistema (Mail, Ajustes, Mapas, etc).

Veja um rápido vídeo que fizemos para mostrar isto:

A multi-tarefa sem dúvida é a novidade mais aclamada desta versão do iPhone OS. Porém, ela estará disponível oficialmente apenas para o iPhone 3GS e o iPod touch de 3ª geração (32GB e 64GB).

Para os adeptos do jailbreak, alguns hackers já descobriram como ativar a função também para a segunda geração de aparelhos (iPhone 3G e iPod touch 2G), de uma forma razoavelmente fácil. Por isso, para os que destravarem seus aparelhos, poderão também contar com o multitasking da Apple. ;)

Botão Voltar ao topo