Notícias

Como o iPhone está matando o mercado do Windows Mobile

Windows Mobile

Os fabricantes de telefone começam enfim a se dar conta que um sistema operacional que explore ao máximo as possibilidades do aparelho é a grande fórmula de sucesso hoje em dia. Além disso, a disponibilização de aplicativos que permitam que o usuário personalize seu aparelho de acordo com suas necessidades é outro ponto chave na telefonia no mercado atual.

Mas há um velho gigante, gordo e preguiçoso, que não concorda com isso e é justamente ele quem mais está perdendo participação de mercado atualmente. Seu nome: Windows Mobile (WM).

A Microsoft parece ter se acomodado na sua histórica posição de líder em vários mercados, não apresentando muitas evoluções nestes últimos tempos. Isso fez com que sua participação tivesse uma queda considerável no mundo móvel. Segundo números da Gartner, o Windows Mobile caiu de 11% para 7,9% de market share, enquanto que o iPhone subiu de 12,9% para 17,1%. Android e RIM também subiram, mas não tanto.

Não bastasse a versão 6.5 do seu sistema, que criou falsas expectativas nos usuários que ainda restam, a própria Microsoft faz declarações que não ajudam em nada o WM. Além do presidente Steve Ballmer já ter dito que “a internet não foi feita para telas pequenas“, agora um outro executivo da empresa piora ainda mais as coisas. Ray Ozzie, gerente de arquitetura de software, declarou:

A Microsoft não acha que aplicativos façam diferença para smartphones.

Desespero ou completa falta de visão?

Usuários de Windows Mobile: corram!

via

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Márcio Luis mendes

    Incompetência? Sei lá… A MS sempre se colocou acima dos mortais, numa postura arrogante e soberba. Agora, num momento de concorrência e com um produto defasado, prefere criticar do que se adequar às expectativas do mercado…

    • Quando o Bill Gates estava lá.. sim, poderia até ser que estivessem acima dos mortais, porque o cara é competente e sabe correr atrás.

      Hoje em dia, parece uma empresa totalmente fora de foco.. ou então, completamente focada só no Windows… o problema é que o tempo está passando e as coisas piorando para eles.

      • henriqueG

        e no xbox 360…

    • Vinícius Ferrão

      Arrogante e soberba?

      Quem sempre foi assim foi a Apple. Que proibe N coisas em seus produtos para jogar a marca dela. Quebra compatibiliade para forçar as pessoas a comprarem mais produtos.

      Microsoft sempre foi 100% compatível. E uma das formulas de sucesso deles é essa.

      Eu só uso o OSX, sei muito bem das limitações dele, como também tenho um 3GS e não vou migrar… mas pera lá né. Vamos dar mérito a quem tem mérito. Pessoal puxa sardinha demais para a Apple nos comentários, como se fosse a melhor empresa do mundo.

  • Na verdade quem se coloca numa postura arrogante é a Apple. Apesar de ter um iPhone e gostar muito da Apple.

    Com suas restrições, regras obscuras para aceitar apps, limitar VOIP por causa da AT&T e com o pensamento, quem quiser comprar um iPhone que se mate para conseguir um(pelo preço, restrição de operadoras, etc).

    Ja pensou a Apple com o poder da MS? A MS é um santo perto da Apple.

    • Montenegro

      Cara… Concordo em genero numero e grau com vc. Veja a observação que eu fiz nesse post e vcs vão entender.

    • Valter

      perfeita colocação!

      • henriqueG

        é concordo com vocês também. Gosto muito da Apple também por isso troquei PC por MacBook e Windows Mobile por iPhone mas me disseram que na última conferência de parceiros da Microsoft, em julho deste ano, a Microsoft falou que está preparando algo e que é para a Apple se cuidar, mas ai vai o último filme do Get a Mac, o Broken Promisses.

  • Vinicius

    Tive um logo no inicio, bizarro! WM nunca mais!!

  • Daniel Taiguara

    O Windows Mobile a partir da versão 6.5 muda de nome para Windows Phone ! Mas continua a mesma droga !! rsrs….

  • Claudecir

    tenho um ainda, um htc touch com wm 6.1, nao consegui comprar um iphone pq eles simplesmente inexistem nas operadoras claro, vivo e tim aqui no mato grosso.
    Confesso que o wm nao tem uma interface legal, é muito pobre, ruim de mexer, só que tem um conjunto de aplicativos que deixa ele bem satisfatório, é a família office, principalmente o outlook e agora o onenote, o sistema de sincronismo é muito preciso e para mim até hoje nunca gerou falhas, tarefas, contatos, email´s, tudo que está no PC está no meu celular tbem. Já tive outros celulares antes do htc que eram complicados e dificil de manter os contatos e as tarefas simplesmente porque os sincronizadores não funcionam direito.
    Como nao consegui ainda meu iPhone não sei dizer como funciona o sincronismo dele com outlook ou a abertura de arquivos .DOC e .XLS, os .DOC nem é uma coisa muito necessária, mas os .XLS sim, uso razoavelmente… Um recurso interessante que me chamou atenção no celular OMNIA com o wm 6.5 foi a saída de TV OUT com possibilidade de carregar PPT (powerpoint), isso seria uma mao na roda para apresentações, levar só o projetor e o celular, mas é claro que o que conta aqui não é o visualizador de PPT e sim o hardware, mas são essas diferenças que acredito ainda vão manter o WM algum tempo no mercado.
    Sem contar a questão do desenvolvimento, que é muito mais fácil no WM do que no iPhone, visto que par ao iPhone o programador tem q ter um MacOS obrigatoriamente instalado no computador para poder desenvolver.

  • Substituir o Vista e o XP tah tomando muito tempo…
    calma pessoal! akakaka

  • Paulo Napa

    Será uma boa briga essa!

  • Jonatas

    Tentamos desenvolver alguma coisa para o Windows Mobile aqui mas é ruim demais… Sinceramente era melhor a Microsoft nem fazer alarde em cima disso e deixar o Ballmer falar as suas asneiras que “a Internet não foi feita para telas pequenas”. É, se for nesses aparelhos eu sou obrigado a concordar com ele hehehe

  • JanjaBoy

    Nunca usei um celular com Windows Mobile. Só em ver o tempo que leva para ligar, fez eu desistir para nunca mais nem olhar um!

    • Arliss

      Você quer dizer o tempo que demora pra dar um reset certo?
      Porque tem vários modelos que ligam tão rápido quanto qualquer iphone.

      • Daniel Taiguara

        Cara é para ligar mesmo pelo menos o HTC que meu amigo tem levou 1 minuto e 40 segundos para ligar, cronometrado !
        Fiz este teste pois ia colocar o meu chip da vivo para usar a internet nele ja que meu plano de dados é ilimitado.

        Este aparelho tem WM 6.1

      • Arliss

        Certamente então seu HTC está com defeito.
        Ligar o iPhone (sair do estado de “desligado”, aparecendo a maçãzinha branca) equivale a um soft reset num windows mobile. E demora mais ou menos a mesma coisa.
        Atender uma ligação em qualquer um deles, ou apertar o botão power para acender a tela e sair usando o aparelho, também.
        Tem muitas coisas que se pode falar mal do WM e eu concordo plenamente com a essência da matéria postada.
        Mas façam comparações justas, falem as coisas com conhecimento, comparem o iPhone 3GS com um WM dentre os atuais (ah, vocês não tem nenhum né?). São mundos diferentes, existem 3 modelos de iPhone e 10 x n modelos de WM.

        Agora voltando ao argumento:
        1- O modelo de negócio da MS está defasado. Cobrar licença sobre o S.O. está perdendo o sentido no mundo dos portáteis.
        2- O S.O. Windows Mobile na verdade “NÃO PODE” ser atualizado. Ele tem que renascer do zero, ser reescrito com outra concepção mais moderna. Por isso, nunca vai competir de fato.
        Isso da MS daria um estudo de caso muito interessante. Sabe-se cientificamente que as corporações quando ficam grandes demais podem perder a visão.

    • Rod

      É… mas digamos que o iPhone não seja uma ferrari pra ligar, né?
      Já vi muitos mais rápidos.

    • Igor Barros

      Isso é verdade. Mas uma coisa que me fez gostar muito do iPhone é que mesmo ele demorando um “pouquinho” pra ligar, quando ele liga o sistema tá totalmente funcional e rodando bem. Esse outros (inclusive o WM), você pode até “pular” o splash screen e mesmo sem pular, quando mostra a tela inicial, o telefone ainda tá carregando alguma coisa e nisso fica super lento!

      Eu comprei recentemente um WM logo antes do iPhone. O desespero foi tão grande que ainda to pagando o celular, mas vendi ele com menos de um mês de uso!

  • Belmiro

    A MS deveria ficar de boca calada e trabalhar mais na tentativa de recuperação do seu mercado mobile.
    Uma declação absurda atrás da outra.

  • Tulio

    [email protected] vale citar uma coisa: apesar do crescimento considerável do Iphone, o WM perde MESMO mercado para Blackberry, afinal, se vcs perceberem, o que mais se vê no business world é o(a) cara com 2 aparelhos: um Blackberry-coxinha e um Iphone/ou outro – que entraria na categoria “meu celular-legal-pessoal”..

    Qto à discussão da inicialização dos aparelhos, prefiro não opinar pois estou Apple-bias: depois que troquei meu lap de um HP Windows XP (que era legal sim) para um Mac Book…NUNCA MAIS WINDOWS.. pelo menos com as bases que eles utilizam de navegabilidade e acessibilidade, além da extrema exigência “hardwareônica” deles (se alguém tem Mac e já instalou o Snow Leopard, porém teve a experiência de no computador do trabalho ou de um amigo usar o Vista, sabe o que são essas diferenças de eficiência: fazer mais exigindo menos!) enfim.. o próximo passo é a substituição de meu Nokia E71 (que é de fato um excelente aparelho!) por um iphone..

    É isso..

    Abs..

  • Marcelo

    O cara deve viver no mundo do Lula.

  • Gustavo

    depois de ter um htc touch e passar pra um iphone, windows mobile nunca mais!

  • Lucas Moreira

    Movel:
    Apple > Microsoft > All

    PC, Computador, Book:
    Apple > Microsoft > All

    Acabou. Não preciso de mais palavras.

  • Montenegro

    O meu primeiro smartphone foi um OMNIA, comprei influenciado por amigos que diziam que o WM é compativel com TUDO…., é pode ser…., mas o problema é que o sistema é pesado pacas, e o cel. se transforma em uma carroça de lento. Além de tudo o que vc vai fazer nele precisa da MALDITA CANETINHA, e consequentemente tem que usar as duas mãos, dificultando e MUITO a manusiabilidade do aparelho.
    Vendi o OMNIA e comprei um iPhone 3G, e estou satisfeito, porem a apple deveria olhar com mais carinho algumas questões como, RODAR VÍDEOS EM FLASH E DESBLOQUEAR ALGUMAS FUNÇÕES DO APARELHO, COMO CUSTOMIZAÇÕES DE TELA E BLUETOOTH COM MAIS COMPATIBILIDADE.. ETC… sem vc ter que fazer jailbreak. Alias essa história de fazer jailbreak para aproveitar todas as funcionalidades do aparelho é uma chateação. É ISSO AI PESSOAL…

  • Devo concordar com o Sr. Ballmer: internet realmente não é para telas pequenas. Eu tinha um “tela pequena” com WM6. Advinha o que aconteceu??? Troquei por um 3GS!!! Sou o internauta mais feliz do mundo!!!!!!!!!!

  • rato

    Mas voces não deixam o celular sempre ligado?

  • henriqueG

    Eu acho que o Windows Mobile cru, o que a Microsoft entrega para as fabricantes, é uma porcaria, já ele com o HTC Sense UI até que fica legalzinho sim, eu já tive celular com Windows Mobile mas nunca mais deixo meu iPhone.

  • paulo sampa

    HTC HD2 VEM AÍ, SE LIGA JOBS, OU TEU BRINQUEDINHO RODAR. TENHO UM IPHONE 3G, E NÃO VEJO A HORA DE POR MINHAS MÃOS NUM GIGANTE DESSES. O TELEFONE É ENORME, TELA CAPACITIVA, MULTTOUCH, UM PROCESSADOR O DOBRO DO IPHONE. SEI NÃO, MAIS EM TERMOS DE HARDWARE, ESSE REALMENTE ME CHAMOU A ATENÇÃO, FAZENDO EU DESGOSTAR UM POQUIM-DE-NADA
    DO MEU IPHONE.

    • Isso, vá para o Android.
      Quando a ficha cair e você quiser voltar para o iPhone, o Blog aqui estará sempre a disposição. 🙂