Notícias

Apple se manifesta sobre os casos de “explosões” na França

iPhones com tela quebrada na França

Semana passada, vários sites do mundo inteiro (inclusive no Brasil) fizeram um alarde exagerado sobre casos de iPhones que “explodiram” (sic). Porém, aqui mesmo no Blog, legendamos e publicamos um vídeo mostrando que não se tratava exatamente de uma explosão, mas sim de rachaduras estranhas no vidro do aparelho.

Depois daquele caso, um outro muito parecido ocorreu na mesma região da França, lembrando a história da mudança de coloração dos 3GS brancos, que aconteceu no mesmo país e depois se mostraram infundados.

O problema, no nosso ver, não era a explosão dos aparelhos (que nunca aconteceu realmente), mas a resposta dada pela Apple, que quase ignorou o caso. E não fomos os únicos a estranhar isso: a própria Comissão Européia não gostou do silêncio da maçã e entrou em contato com a empresa americana para tirar satisfações sobre todos esses casos, querendo saber o que estava acontecendo.

Hoje, finalmente, a Apple se manifestou, divulgando uma nota de imprensa onde afirma que está esperando receber os aparelhos danificados para poder analisá-los e dar um diagnóstico do possível motivo do problema.

Como muitos de nossos leitores afirmaram nos comentários do outro artigo, essa era uma atitude que a Apple deveria ter tomado desde o começo, o que evitaria uma exposição desnecessária na mídia como foi a que aconteceu neste caso.

via

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • iPc

    Como sempre todo mundo falando sobre a Apple…

  • Thiago

    “…Européia não gostou do silênciO da maçã”

    Como sempre todo mundo falando sobre a Apple… [2]

  • Eduardo

    Acho que se aconteceu tem que divulgar mesmo, ainda mais quando a Apple tenta comprar o silêncio desses consumidores.

  • Ed

    Bom, visto que nas duas fotos o iPhone está sendo mostrado de ponta-cabeça, não é de se espantar que os respectivos usuários não saibam usá-lo. =P

  • José Luiz

    era pra ele colocar o dedo no furo que vai o carregador e conseguir segurar o aparelho em pé sem pegar na tela

    =D

  • jaime13

    Gostaria de saber onde foi reclamar que o iphone explodiu

    Acredito que tenha ido a operadora reclamar e disseram que não, e esta a dizer que a resposta foi da apple

  • Gomero

    O problema é que nego faz questão de meter o pau mesmo, se tivessem levado para a Apple em primeiro lugar garanto que não seria esse alvoroço todo, mas não, neguim quer fazer barulho antes de procurar saber o que aconteceu e pq aconteceu.

  • Fernando goo

    Eu sei pq ki ele “explodiu”, oia lah nas fotos, os dois caras estaum usando o iphone de cabeça-pra-baixo. hehehe…

    Sem dúvida era mais fácil levar o iphone na autorizada e pegar um novo. O problema é que agora tudo é motivo pra tentar ficar famoso na internet.

  • Não sei por que, mas sempre tenho a sensação que isso é para tirar uma grana.
    É igual achar sangue em sanduíche do McDonalds.
    O cara vai na imprensa, mete danos morais e consegue 100 mil.
    Grita aos quatro cantos, sendo que as vezes a culpa é de um funcionário que não cumpriu os critérios.

    No meio de muitos iPhones, alguns sim podem ter saído “batizados”. Acontece com carros e batedeiras….

    Até mais,

  • JanjaBoy

    Não se pode esquecer que já teve McBook pegando fogo por problema na bateria. Não foi um problema só da Apple, outros fabricantes também.

  • António Faria

    Até parece que estas explosões são exclusivo da Apple. Normalmente são as baterias que explodem por defeito de fabrico. Já aconteceu com Motorolas, Nokia, etc. Algumas até provocaram incêndios. Felizmente isso acontece uma vez em muitos milhões. Tanto alarido para quê?

  • o que é sic? nunca entendi isso.

    • ihenrique

      é um vocábulo latino posto entre parênteses e significa que a transcrição [na qual ele aparece] foi literal e que, se há erro [ou se o dizer é insólito, singular], é próprio da frase (ou texto) original, ou seja, quer dizer não houve alteração alguma por parte de quem a(o) transcreveu.

    • ihenrique

      Acredito que os franceses, assim como os brasileiros sao oportunistas e truqueiros. Claramente o aparelho mostra que choque mecanico foi a causa do vidro quebrado. Entao, de ma fe, com intensao de conseguir um novo aparelho, gratuidade no conserto ou apenas para ter 15 minutos de fama, o uso indevido e o descuidado com a aparelho, foi dado como explosao! lamentavel!

  • Jorge

    A palavra “sic” é Latim e significa “assim”. Quando utilizada entre parênteses em um texto representa uma anotação do autor. Nesse caso o autor está querendo dizer que ele é inteligente e sabe que a grafia está incorreta, porém ele quis escrever assim mesmo, talvez para dar uma cutucada em quem ele está citando ou só para aparecer mesmo. O mais correto aparece ser que a anotação “sic” apareça entre colchetes e não parênteses.

    Referência:
    [1] – http://www.nrcan.gc.ca/ess/pubs/guide/gramm/ital_e.html
    [2] – http://www2.marianopolis.edu/styleguide/2.htm

  • iLuck

    Não existe um recall para isso, assim como é comum em carros?

  • Luciano

    Caiu da mão do cara e quebrou! Isso acontece todos os dias com todos os celulares em todos os cantos do mundo!!!

  • Lucas Macedo

    Viral isso ai.

  • Thiago

    Acredito que é muito fácil chegar aqui e ficar se mal dizendo que quem sofreu com a explosão dos iphones na França esteja aproveitando o momento-mídia para aparecer. Agora quero ver se quem falou isso e passasse pela mesma situação iria ter a mesma opinião. Como consumidor tem mais é que colocar boca no trombone mesmo. Se reclamamos e o produto já é bom, a tendência é que a apple trabalhe para o produto ter uma qualidade ainda superior.

  • Kimmy

    Aew pessoal pode ser um engano meu !
    MAS A PRIMEIRA FOTO ( LADO ESQUERDO ) Mesmo estando de ponta cabeca o iphone, os controles de volume e VIBRA estao do lado oposto neh !

    • Guiga

      Realmente, mas acredito que deram um flip na foto pra fazer composição com a outra ao lado.

  • Kimmy

    Inclusive vejo que nao seria uma “explosao” pq o LCD interno eh muito mais fragil que o vidro (FRONTAL) mas pelo que vemos nas imagens o LCD touch esta intacto !

  • Frederico

    Mas é o que eu sempre digo aqui no blog, essas coisas podem e acontecem com todas as fabricantes.

    Agora, claro, a Apple esta em evidencia, é comum ser alvo desse tipo de coisa, sendo verdade ou não.

    Mas também já esperava os puxa-sacos de plantão ficar defendendo a Apple como se ela fosse fosse totalmente imune a isso.

    Eu não acredito em todo mau que creditam à Apple bem como também não credito à ela todo o mérito.

    Com relação ao sensacionalismo, é assim em todo lugar, tem muita gente correndo atrás dos seus 15 minutos de fama.

  • Pelo o que li nos comentários a maioria tá dizendo que foi exagero eles terem procurado a mídia pra falar sobre o caso. E pelo que entendi, em um dos casos, a familia foi praticamente ignorada pela Apple, daí vem o motivo de procurar a mídia. Lembrando ainda que o menino feriu os olhos, um motivo bem maior pra expor o caso ao mundo, pois se aconteceu uma vez pode acontecer outras vezes em qualquer parte do mundo.

    Acontece o mesmo aqui no Brasil, mas não em relação a iPhones e derivados, mas por exemplo algo como denuncias de moradores contra a prefeitura. Eles reclamam com o prefeito, se ele não der jeito eles chamam a mídia pra fazer pressão, foi o que essa família fez com a Aplle. Dei um exemplo bem longe claro, mas serve bastante.

    E vocês, o que fariam no lugar deles? Não vale responder que “esperaria” pela Apple só porque é fan boy dela.

  • Carlos Abreu

    Boas.

    esperemos que não se torne moda corrente estas situações. Até o momento só tenho a dizer bem do iphone, aliás “ferramenta” extremamente útil para o meu dia a dia.

  • jaime13

    Na foto do lado esquerdo os botões do volume estão do outro lado onde deveriam estar, ou seja estão a esquerda quando deveriam estar a direita……l

    O Iphone nem sequer é verdadeiro LOLOLOLOL

  • Marco

    jaime… a foto foi espelhada.

    Uma bateria produzir calor suficiente pra estourar a tela dessa forma tem que ter derretido a parte traseira completamente, além de danificar todos componentes internos.

    • Dinho

      Tambem concordo, pra “explodir” uma tela assim a traseira dele deve estar danificada junto com seus componenentes.

      lembram do caso dos iphone brancos rachados!!! o que foi que deu isso?

  • André

    Qual o motivo de nas duas fotos o aparelho estar de cabeça para baixo? Não me cheira bem isso viu.

  • Chipaz

    Esta dando a entender que as fotos são fakes pelos controles de volume estarem do outro lado. Hoje ao votar do trabalho fui tirar O iPhone do bolso e ele enganxou no bolso e foi arremessado a uns 2m de distânciae não aconteceu nada, então não quebra fácil não, sou prova vivo disso, risos. Eu sempre achei que o SIC fosse rindo que nem o rabugento, hahaha.
    Duvido da veracidade dessas informações, conhecidencia demais para um pais só. Não que a Apple seja imune a problemas de fabricação, mas que a falta de informações dão muito mais indissio de que seja uma invenção de tabloide qualquer para tentar prejudicar a Apple.

    Mas falando serio depois que você passa a utilizar produtos Apple, percebi que além de serem muito bonitas e inteligentes elas tem um padrão de acabento muito bom. E a facilidade para se fazer as coisas e de outro mundo, troquei HD e RAM do meu mac em menos de 5 minutos. Clonei HD e não tive que me preocupar com exatamente NADA.

    • Hugo

      muito boa observaçao, os botoes de volume realmente estao do lado errado mas soh me pergunto o porque deles deixarem o iphone de ponta cabeça na foto…

  • Nefertine

    Explodir acho dificil… mas superaquecimento ao ponto de pegar fogo em outros objetos é real.

    Quem usar o recurso de GPS por mais de 30 minutos dentro de um carro sem desligamento ou interrupção vai ver a temperatura que o negocio atinge.

  • Rodrigo

    Pessoal, vamos ser sensatos, aqui no Brasil a Volkswagen fez o recall de mais de um milhão de veiculos da familia FOX pq o banco traseiro decepou o dedo de uma pessoa. Vcs realmente acham que uma empresa de penetração global esta livre destas coisas só porque é a APPLE? Erros de projeto são comuns em muitos produtos diferentes desde aquela pequena balinha de tamarindo redonda que matou varias pessoas por asfixia até um onibus espacial que explodiu pq rachou uma placa do protetor solar de 100 dolares.

    Coisas assim acontecem e não existe maneira de se evitar. Na minha opinião o que conta mesmo é a posição da empresa quando algo assim acontece. Por exemplo a Nextel é conhecida pelo otimo atendimento em casos de assistencia técnica em aparelhos pois segue a politica do quebrou – trocou. Ou seja apesar de quebrar com certa facilidade (os aparelhos da motorola iden) o pessoal custuma não ligar pois sabe que é só levar na Nextel que irá receber um aparelho novo.

    Abraços,
    Rodrigo.

  • JuniorCeara

    * Estranho foto de cabeça pra baixo
    * Botoes do lado oposto? errado né?
    * Não explode facil não, esqueci meu iphone carregando em cima da minha cama com um jogo aberto, e quando acordei no meio da noite TOMEI UM SUSTO ele estava PEGANDO FOGO ! achei que ia queimar, isso mais ou menos umas 4:00 da manhã, e olhe que fui dormir por volta das 9:00 da noite hein!

    Conclusão: ESSES APARELHOS POSSIVELMENTE NÃO SÃO DA APPLE!

  • marcelo

    isso é mentira com certeza foi uma queda…