Notícias

Dizem que o iPhone 3GS branco muda de cor. Será mesmo?

Semana passada começou a circular uma “notícia” pela internet que dizia que o novo iPhone 3GS branco sofria de superaquecimento, chegando a mudar de cor. Por ser apenas um fato isolado, decidimos não levar adiante a história.

Porém, no momento que alguns “grandes” portais nacionais começam a difundir o fato como notícia, espalhando a desinformação, é melhor esclarecermos bem esta história para que ninguém fique com medo de comprar o novo iPhone.

Entenda a história
Um site francês publicou na sexta-feira algumas fotos de UM ÚNICO USUÁRIO que reclamava que seu novo aparelho esquentava demais, a ponto de criar algumas manchas rosadas.

Um 3GS com a traseira rosada

O proprietário levou à assistência técnica da Apple que o pediu para realizar algumas análises nele. Ao mesmo tempo, outro usuário (que pela bizarra coincidência também é francês) apresentou o mesmo problema ao site Gizmodo daquele país, se espalhando então para o resto do mundo.

Essa informação foi tirada dos sites originais, sem o uso do tradutor do Google. Mas infelizmente nem toda a nossa imprensa confere as fontes antes de publicar uma “notícia”.

Precisou de pouco para que vários sites do mundo inteiro alardeassem a informação dizendo que “vários internautas (sic) relatam problemas de superaquecimento do aparelho“, como se fosse um defeito implícito do novo modelo.

Bola de neve

Pois não é.
Estou com o iPhone 3GS há pouco mais de uma semana e, mesmo não sendo o modelo branco (mas que possui o mesmo hardware), não apresentou nenhum aquecimento anormal.

E é muito estranho que os dois únicos exemplos tenham ocorrido apenas na França, não é mesmo? O público americano é muito maior (muuuito maior) e até agora nenhum usuário reclamou desse tipo de problema. Será que ninguém que divulgou descuidadamente essa notícia se questionou sobre isso?

Mas digamos que seja verdade: aconteceram dois casos de iPhones brancos que aqueceram demais. Ora, a Apple vendeu mais de um milhão de aparelhos no primeiro fim de semana e apenas dois apresentaram o problema. Isso indica um caso isolado, que pode acontecer (assim como baterias que explodem em outros aparelhos). Mas aí a deixar entender que o novo modelo é defeituoso, beira à má intenção.

Ou então é só falta de informação mesmo.

Tome sempre cuidado com o que você lê. Não é porque está na internet que a informação é verdadeira. 😉

[obrigado a todos os leitores que nos pediram para falar sobre isso]

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Maurício™

    Ótimo esclarecimento aos desinformados!

    Eu tinha achado super extremista o “vários internautas relataram…”

    Enfim, é a mídia. Qual a graça do mundo sem a imprensa?

  • Cheruba

    Brigado iLex eu estava pensando em comprar o modelo branco, mais depois de ver essas notícias tinha ficado em duvida. Agora que descobri que não passa de uma noticia alarmista volto a pensar no modelo branco xD

  • Giron

    Opa, mexeu comigo…hehe
    iLex, a notícia estava hoje no site do Terra. Pode realmente ser um caso isolado e parece realmente mas isso não quer dizer que a notícia seja mentira. De qualquer forma é importante para que fiquemos atento caso isso comece a acontecer com frequência. A gripe suína tb começou assim, era apenas um caso isolado, veja agora…rs
    Valeu iLex.

  • Eliedson

    Muito bem explicado Ilex,
    parabéns 😀

  • Giron: “É possível contar um monte de mentiras dizendo só a verdade”.

    Um dos melhores comerciais da W/Brasil de todos os tempos:
    http://www.youtube.com/watch?v=nd9R7ZxhjJ8&fmt=18

  • Daneil Taiguara

    Ilex me da um informação se possivel, comprei um Ipod Touch geração 2 ja to com o OS 3. Bem ao pedir para ele dar a posicao no mapas ele fala que nao é possivel ! Vi na net que se o wifi do lugar for cadastrado da sim para saber a posicao ! Agora como posso cadastrar o wifi de minha casa e de meu serviço para que meu ipod me mostre onde estou quando estiver neste lugares ?

  • Bruno
  • Chrisant

    Uma pena.. estava certo que teria o meu Itoaster.. 🙁

  • Giron

    É isso aí Bruno, não me deixa sozinho nessa não…rsrs.
    Tá vendo só iLex, começa assim, um caso aqui, outro ali e daqui a pouco a Apple tendo que fazer um recall mostruoso igual a HP fez ano passado por causa de um defeito no chipset da placa mãe dos notebooks da série Pavillion DV6000. Eu tinha um notebook dessa série e foi para o lixo, sem conserto. Mas quanto ao comercial, está corretíssimo, achei espetacular também.

  • Rogério

    Uma grande dica para quem é ligado na área jurídica é o recém lançado aplicativo “lei do júri”, onde o usuário poderá ter acesso aos comentários doutrinários aos 91 artigos modificados do CÓDIGO DE PROCESSO PENAL. O aplicativo está muito bem bolado e bem feito, encontrando-se disponível dentro da categoria de reference.

  • Jason S.

    Aos engenheiros de plantão… Haveria alguma possibilidade de propriedades geográficas da França causar essa reação? Seja clima, propriedades do ar ou até mesmo a corrente elétrica francesa?

    Viajei? xD

  • 7 – Renan

    7 – preciso saber sobre a tela antigorduraaa.. \o/
    vem 3GS
    vem 3GS

    \o/

  • Henrique

    Que bom que não aquece, pq eu quero meu 3GS.
    Acho que não existiu nenhum exagero… na verdade a maioria das noticias publicadas estão levantando a hipótese de estar aquecendo, pelo que pude ver não era nenhuma conclusão final dizendo que aquecia com certeza.

  • Henrique

    PS: de qualquer forma ficou faltando uma resposta…pq eles mudam de cor?

  • João Storarri

    Estou muito tentado de comprar um branquinho agora… principalmente pq meu pai quer o meu 3G….=p

  • Acid

    Também acho estranho o fato ter ocorrido só na França…
    Talvez isso tenha algo a ver com, (como direi?), “a lenda” de que franceses não tomam banho… isso sim poderia causar algum tipo de reação com a estrutura do aparelho… talvez o sujeito tenha colocado o iphone no bolso juntamente com algum tecido vermelho…

  • Duuh

    [OFF] iLex, na App Store tem um aplicativo q mostra a porcentagem da bateria 😀 bom pra quem não tem o 3G S. fica a dica [/OFF]

  • Vandder

    O meu é branco e tem uma mancha em formato de uma linha acima da câmera de um lado ao outro de aprox. 01 mm de espessura. Mais alguém tem esse problema?

  • Homero

    Conversa fiada. So pode ser invensão da Sprint (palm pre-cruzcredo). Uma vez saiu na net que alguns modelos brancos estariam apresentando pequenas rachaduras. Mostraram foto e tal, mas não deu em nada. O meu é um 3G branco ja esquentou pra karai e ta zero bala, sem nenhuma anomalia na cor.
    Não acredito

  • Duuh

    o nome do App é Battery

  • Homero

    @lol
    iphone 3GS desbloqueado de fábrica, da uma olhada no ML. Tem vários.

  • João alberto

    Ilex Olha que legal um aplicativo da AT&T na app store que gerência a conta do usuário

    Grande abraço e parabéns pelo blog

  • Michelmpbr

    Tambem tenho um iPhone3g branco ele esquenta sim, mas não a ponto de queimar ou mudar de cor… E todos os celulares que eu já usei esquentavam… Quanto a rachaduras teve sim muitos casos, teve um amigo nosso que trocou 2x por rachadura e uma por aquecimento.

  • GRM177

    Meu iPhone, embora nem branco, nem com o problema em questão, teve que ser trocado 5X na semana da compra até chegar a um aceitável, com motivos variando da tela (lcd) desalinhado em relação ao corpo do aparelho, hotpixels, botão do silêncio desalinhado e raspando, dificultando uso e travamentos constantes. Eu não sei se é assim no mundo todo, mas uma coisa eu sei, por mais que me amarre nesse aparelho, o controle de qualidade da Apple não é essa maravilha toda que dizem.

  • Juca

    🙁

  • Essas manchas rosa em principio é fígado. Deve consultar um médico! Agora a sério e sendo um pouco off-topic, a flanela preta que vem junto com o iPhone, esteve em contacto com o meu MacBook branco e este ficou profundamente manchado de preto e não saí mais.

  • O Branco suja mais facilmente e isso é fato…
    Agora, por que não usaram Vanish Power O2 Gel?
    Rs….
    Caso isolado, sem dizer “que aquecimento” é um tanto relativo, Com 2 graus temperatura ambiente esquenta bem mais do que estando com 25 :p

    Até mais,

  • Max

    A própria folha divulgou que tem um caso divulgado pela PC World que é norte americana. Portanto, cuidado antes de tirar conclusões precipitadas iLex. Sei que gosta pra caramba da Apple, mas é normal que problemas assim apareçam logo nas primeiras semanas de venda. Pode ser um caso isolado com poucos samples com problema, mas o problema pode existir sim, pois não ocorreu somente na França.

  • Max, se você for checar as suas fontes, verá que a PC World americana cita o caso dos franceses.

    O que eu prego aqui não é afirmar que o iPhone não esquenta demais, mas exigir que se faça mais testes antes de afirmar algo.

    De novo: não se contentem com que a Folha, a PCMagazine ou o Blog do iPhone dizem, procurem sempre a raiz da informação para ver se ela faz sentido.

  • Max

    Com certeza, concordo com vc, normalmente tudo o que circula na Web é passível de contestação, porque como vc mesmo disse, é cheio de “jornalista” que não entende nada e fica publicando coisas sem verificar. Mas ponto é que não devemos ficar espantados caso surja um recall da Apple. É normal isso em equipamentos novos, ainda mais porque esse novo 3GS utiliza um hardware totalmente novo, ao contrário do que foi o 3G no ano passado. Aliás, como regra geral para equipamentos eletrônicos, é sempre bom esperar uns meses após o lançamento antes de comprar para que os bugs apareçam e peguemos apenas as versões corrigidas.

  • rafaeld

    preciso saber sobre a tela antigorduraaa.. \o/ [2x]

  • Tekquilla

    Posso estar falando asneira mas tive a percepção que que, depois que atualizei o firmware para o 3.0, meu iPhone 3G tá esquentando bem mais que antes.
    E não é só isso, a bateria tá indo embora muito rápido, o alcance do wi-fi diminuiu e tive problemas na autenticação da conta no iTunes. É meio off mas tudo bem;-)

  • Thiago

    @Tekquilla

    Não percebi alteração na temperatura do 3G, mas concordo com vc quanto à duração da bateria e ao alcance wifi. Ficaram péssimos…

  • iPhaulo

    Eu não tenho nada a reclamar sobre bateria e tal…

    No meu 3G, com o OS 3.0, a bateria está muito mais estável e, o melhor de tudo, não travava como o 2.2.1 😀

    Não duvido dos problemas de superaquecimento, já que temos o caso do Macbook Pro que queimou dos lados, do iPod Touch que explodiu.

    É a Apple botando fogo na concorrência.

  • Fabex

    @Henrique
    Alguns materias sofrem reações químicas qdo expostos ao calor, magnetismo(ímãs) ou outros materiais.
    Algumas televisões ficam com manchas esverdeadas na tela por causa de interferência do ímã do alto falante, etc.
    Em alguns casos é irreversível… =(

  • Fabex

    materiais*

  • Cassio

    Galera. meu iphone 3g com fw 3.0 está fuzilando a bateria.. o de voces estão assim?

  • Tekquilla

    @Cassio
    O meu está assim tb! Antes durava um dia e meio a dois em média e hoje deixo carregando à noite e não chego nem à hora de dormir.

  • Max

    Engraçado, o meu tá normal. Mesmo quando largo o 3G ligado, não dá muita diferença do FW 2.2.1.

  • Max

    Eu notei que a rede 3G está perdendo conexão de dados direto. Pode ser problema da Vivo.

  • Alex iPilot

    Sobre o percentual de bateria eu achei o app myBatteryLife mas ainda não o comprei (1,99). Tem percentual e estimativa de tempo restante dependendo do uso;
    Sobre as rachaduras no branco eu li que o problema é que elas aparecem porque acumulam sujeira.
    Problemas podem acontecer com qualquer produto, principalmente no lançamento, eu penso que o mais importante para noticiar é a posição da Apple em relação a isso. Como o fabricante trata o consumidor.

    • Eu acho que o problema de muitos é que só lêem a manchete e o primeiro parágrafo, por isso que os sites de notícias nem se preocupam em investir muito em qualidade, bastando reproduzir o que encontram por aí.

      Eu acho que fui bem claro que a intenção deste post foi de chamar a atenção para uma notícia específica, que me agrediu enquanto comunicador. Em nenhum momento eu falo que a Apple é infalível e que é perfeita. Quem nos lê a mais tempo sabe que se a Apple realmente pisar na bola seremos os primeiros a vir aqui denunciar. Se o fato do superaquecimento se comprovar com um número considerável de casos, é óbvio que não ficaremos quietos perante FATOS.

      Não precisamos tapar o sol com a peneira, porque não recebemos nenhum dinheiro da Apple nem das operadoras (infelizmente 😛 ).
      O FATO é que criou-se uma polêmica por causa de dois franceses. FATO.

      Essa é uma resposta à algumas pessoas que não gostam da Apple e se irritam quando alguém não fala mal dela. 😉

  • Alex iPilot

    Sobre mudanças pós 3.0:
    – Esquenta menos;
    – Bateria dura mais (porque estou carregando durante o tethering);
    – Rede caindo e voltando mas só aparecem as janelas avisando, na pratica ficou melhor o 3G;
    – Wifi eu não uso;
    – Muita dificuldade em girar a tela, as vezes tem que chacoalhar mesmo;
    – Desempenho pior. OS parece mais pesado. As vezes dá a impressão que tem alguns processos executando em 2o. plano

  • Raphael O.

    Bom, eu to aqui com o meu 3GS branco e esta perfeitamente normal, nada de estranho.

  • Homero

    iLex totalmente apoiado. Por essas e outras q o blog é imbatível.

  • Nork

    Fato, só iria começar a travar se tiver com tema de winterboard, e akeles programinhas pra encher o iphone, 100 aplicativos e o cara quiser jogar The Sims 3. rsrs
    E se nom travar, ficar um bom tempo jogando… Ou tambem jogar o iphone na torradeira funfa… rsrs

  • DVC

    Acho meio precipitado falar tanto pelo sim quanto pelo não. Apareceram dois casos… amanhã podem ser meia dúzia, cem, ou simplesmente mais nenhum.
    Os problemas de RSS (random shutdown sindrome) dos macbook também devem ter começado com um ou outro caso e viraram uma constante em vários países. Com o 3GS, pode ser a mesma coisa, ou pode dar em nada.
    Muito cedo para opinar.

  • Concordo plenamente, DVC. Você captou toda a essência do texto. 🙂

  • Macworld americana também acha exageradas as notícias de superaquecimento do 3GS: http://tr.im/qnZN

    Aposto que agora vai todo mundo repetir a notícia, só porque foi um site americano que falou…

  • Tekquilla

    [Off topic] Minha bateria estava se esvaindo muito rápido depois que atualizei para o OS3.0.
    Simplesmente desliguei a função de Push e agora ela está durando mais que anstes quando tinha o 2.1!!!
    Fica a dica;-)

  • Rafael

    To com um 3gs tbm só que a mais de um mês e tbm não apresentou nenhum tipo de aquecimento. To cutindo de mais o telefone. So ta meio ruim porque acho que ele continua comendo meis créditos via Edge e parece que SBSettings não funciona direito. Se alguém usa tbm me avisa aii pra ver se tem o mesmo problema… Abraço.

  • Renan Lessa

    Opa, bom vou contar minha história hehehe

    Tinha um iPhone 3GS, comprei um iPhone 4, passei as informações do 3GS para o 4, limpei o 3GS e deu pra minha namorada, ela fez a instalação do iTunes no PC dela, criou conta com email dela, tudo como manda o ritual.

    Até ai tudo blz.

    Bom, aconteceu duas vezes apenas já que isto aconteceu a 3 dias atrás, mas o iPhone dela super aquece e começa a “sugar” a bateria quando nos estamos juntos, sim, até então parece idiota, mas o caso aconteceu duas vezes, quando ela está na sua casa e talz, ta tudo ok, quando ficamos juntos (os dois iPhones no caso), o dela começa a aquecer e a comsumir mta bateria, mesmo a rede de dados estando desativada e tudo mais.

    Até então acredito que não tenha ligação, mas começarei a averiguar melhor isto. hehehe

    Se alguém souber de algo, agradeço.

    abraços