Notícias

FCC investiga a causa da Apple ter barrado o Google Voice na App Store

Google Voice

A coisa está começando a se complicar para a empresa da maçã. A FCC (equivalente à ANATEL nos Estados Unidos) parece não ter gostado do jogo do “eu sou a dona da bola” e resolveu perguntar formalmente para a Apple quais as razões dela ter barrado o aplicativo Google Voice de sua loja de aplicativos, assim como fez com todos os outros que eram compatíveis com o serviço (leia “Google Voice para iPhone é rejeitado pela Apple“).

Além de barrar o aplicativo próprio do Google, a Apple simplesmente removeu um outro similar chamado GV Mobile, que estava na loja desde abril deste ano sem nunca ter tido problemas. O seu desenvolvedor, Sean Kosacs, revelou esta semana em seu blog que a Apple admitiu ter sido pressionada pela AT&T para tirar os aplicativos da App Store.

Resposta oficial da Apple

Agora a FCC quer saber direitinho as razões que fizeram a Apple tomar tal decisão. E quer saber também porque outros aplicativos de VoIP (como o Skype por exemplo) não foram tratados da mesma maneira. A diferença de tratamento em produtos similares pode ser considerado como concorrência desleal.

A App Store chega a um ponto crítico, que deverá se reorganizar se não quiser perder seu espaço. Afinal, ela está crescendo tanto que poderá começar a infringir a lei contra os monopólios e aí a situação vai ficar difícil para ela.

Aliás, o GV Mobile já está disponível gratuitamente no Cydia para aparelhos com jailbreak.

Referência: Macworld US

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • neto

    apple que monopolizar!! :/ e tentar tirar o google de conquista o mundo!! hehe

  • tony

    O google voice é tipo o voiceover (tá certo?) do iPhone 3G S? Se for… tá ai o motivo.

  • Estão jogando dois ou um pra ver quem vai dominar o mundo.

  • Leandro Tavares

    Pena que não funciona no Brasil!!!!

    Ah iLex, corrige aí…tá escrito jailbeak não jailbreak ;D

  • Dynho

    Bem feito. Deviam aplicar uma multazinha de alguns milhões de dólares.

  • Stella

    OFF TOPIC
    iLex,
    Recebi um email da Apple mesmo informando que o iPhone 3GS já está à venda no México. Não deveriam lançá-lo ao mesmo tempo na AL?

  • Eu processaria sem piedade.

  • Rafael nogueira

    Com certeza é pq a at&t esta tremendo na base com o novo “sistema” da google! Quem não viu como funciona, veja que vale a pena.. Tem no youtube, ficou muito show, com verdadeiros benefícios aos usuários! É uma pena que ainda ficou só para os americanos, mas segundo o blog da Google, em breve se portara para o resto do mundo!

  • Janja Boy

    A AT&T assim como TODA companhia de telefonia, digo, só de telefonia, já sabe que seus dias estão chegando ao fim e isso põe medo. Só que lá o FCC não é a ANATEL e a decisão será bem rápida!

  • Frederico

    To achando que a Apple está inventando muita moda, é cheia de manias, cheia de supertição…

    Agora essa parceria dela com a AT&T….

    Sabe, vai acabar criando muita antipatia com alguns grupos de pessoas que não tão fanboy da Apple.

    Reconheço a genialidade dos produtos da Apple e a admiro. Mas não são perfeitos, muito menos donos da verdade.

    É preciso ter sabedoria para lidar com essas questões.

    Sabedoria essa que não estão sabendo ter.

    É o que eu penso.

  • Daniel

    Nunca entendi do porque da apple precisar de uma parceria, iphone é sucesso de vendas por si só, e ponto.

  • krikaoli

    País de verdade as regras funcionam… Aqui a ANATEL ainda não começou a investigar a irregularidade do tethering bloqueado… No entanto, estou me esforçando no sentido contrário e o futuro promete muitas revelações… Que Deus abençoe a América

  • Janja Boy

    @Daniel
    Camarada, acho que a Apple mesmo tendo MUITA grana, não conseguiria pagar todo o investimento para desenvolver o projeto do iPhone. Também não podemos esquecer que desde que Alexander Graham Bell fundou a AT&T essa é um dos maiores centros de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia, acredito que até hoje seja da AT&T o maior número de patentes também. Basta lembrar que o projeto do celular é dos anos 40 e foi vetado porque a concorrência não tinha tecnologia e $ para desenvolver. Acho que foi isso que fez a Apple ir atrás.

  • Daniel Taiguara

    Nunca que aqui no Brasil a anatel iria falar algo ! AT&T que se vire com sua rede para ganhar lucros com trafego de dados e etc…

  • Alex iPilot

    Stella, México é América do Norte e não Latina.

    Previsão de trovoadas no pomar…

    Por muito menos perturbam a PequenaMole, digo Microsoft, agora é a vez da Apple ter seus dias de Romário 😛

  • Sonic Y.

    tem que dar uma dura na apple mesmo vai ver assim ela aprende e quem sabe pode colocar pra funcionar a app store brasileira 100%

  • Stella

    @ Alex Pilot

    América do Norte é a divisão geográfica. De fato, o México fica na América do Norte. Mas América Latina é uma questão cultural: envolve todos os países que falam línguas que derivam do latim. E, por ser uma questão cultural, e eu, que já morei no México, acreditava que seriam lançados ao mesmo tempo que nos outros países cujas línguas derivam do latim (uma coisa não exclui a outra). Ninguém no México se vê incluído no pacote EUA e Canadá, e eu não tenho idéia de qual é a estratégia da Apple, logo a minha dúvida. Eu fui às aulas de Geografia, se esta é sua dúvida

    • Stella, nem todos os países da América Latina tiveram lançamento previsto para o mesmo mês. México, Uruguai, Guatemala, El Salvador e República Dominicana tinham julho como data esperada.

      Eu também adoro o México, o povo é muito divertido e camarada. 🙂

  • Alex iPilot

    Cruzes, Stella! Vc entendeu errado. Não duvidei de coisa alguma, perdão se vc se ofendeu. Relaxa muchacha que o domingo deu praia… 😉

  • Elton

    pra mim tanto faz.. quando esse santo de promessas chamado: google voice, foi liberado na app(ditadorial)sotre. tomara que funcione no brasil!!