Notícias

Google Voice para iPhone é rejeitado pela Apple

Google Voice

Há duas semanas atrás a Google lançou aplicativos para BlackBerry e Android de seu serviço Google Voice. Esperava-se então que uma versão para iPhone logo saísse, mas a empresa anunciou que a a Apple acaba de rejeitar o pedido de inclusão do serviço na App Store.

O porta-voz da Google declarou: “Nós trabalhamos duro para levar nossos aplicativos a um grande número de plataformas móveis, incluindo o iPhone. A Apple não aprovou nosso aplicativo Google Voice que enviamos para a App Store há seis semanas. Nós continuaremos a tentar levar nossos serviços para os usuários do iPhone usando as facilidades do navegador Safari“.

A restrição parece ter um motivo claro: AT&T, a mesma que complica a vida de quem quer usar o tethering no resto do mundo. Se não fosse por ela, o compartilhamento de internet provavelmente já viria habilitado por padrão no iPhone.

O Google Voice é um serviço que pode se mostrar revolucionário em um futuro próximo. Por enquanto funcionando apenas nos Estados Unidos, ele oferece ao usuário um número de telefone único, que pode ser associado a todos os outros telefones dele, seja o doméstico, celular ou do trabalho. A pessoa chama o número do Google e você escolhe se quer fazê-lo transferir a chamada para um ou todos os telefones reais. Conheça mais o serviço através deste vídeo (em inglês):

Muito prático principalmente para quem muda de telefone, ou quer direcionar um determinado tipo de ligação (trabalho, por exemplo) apenas para determinado número. Ou quando você for viajar, podendo associar seu número ao telefone do hotel. Realmente muito legal a idéia, espero que evolua bastante. 🙂

Porém, o serviço está tirando o sono das operadoras, pois com ele você pode também mandar SMS gratuitos para qualquer telefone, além de fazer ligações de longa distância bem mais baratas. É tudo o que o Skype quis ser, mas ainda não conseguiu fazer em grandes proporções.

É uma pena que isso esteja acontecendo. A Apple está barrando um serviço que traz uma real evolução para o dia-a-dia do usuário. O Google Voice (assim como ligações do Skype pelo 3G) trariam um beneficio enorme para todos nós, mas são barrados por interesse das operadoras, que aliás, ainda cobram um preço superfaturado pelo envio de mensagens SMS, um serviço que não custa praticamente nada para elas.

E viva o mundo capitalista, onde o interesse financeiro é o responsável por grandes avanços tecnológicos, mas também motivador de grandes atrasos.

[via]

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • LeonardoD.

    “O Google Voice (assim como ligações do Skype pelo 3G) trariam um beneficio enorma para todos nós…”

    enorma? 😛

  • LeonardoD.

    eu gostei desse google voice 😀

  • Nersoooo

    Eh.. a ultima frase diz tudo, principalmente aqui no brasil, um servico desse tipo, la pra 2020.. !!

  • Angelo

    A google vai realmente dominar o mundo. Este é mais um dos serviços incríveis da Google…
    Com o novo SO da Google, prometido para o ano que vem, não é de duvidar que ele vai acabar sendo portado para o iPhone…
    E as empresas que se cuidem… Inclusive a Apple!

  • Dynho

    Culpa da apple que não impõe o devido respeito. Não creio que seja apenas por motivos de operadoras, mas sim pelo fato do proprio google estar entrando no mercado de smartphones com o android o que de certa forma é uma “ameaça” ao desejado “imperio” da maçã no setor de telefonia.

  • Thiago

    Acredito que por esse e outros motivos menores que o iPhone ainda não decolou como um Smartphone.

    Vendo isso chego a conclusão que ainda existe muito espaço para empresas como a Palm e a RIM.

    Concluíndo: apesar de ter um iPhone, para mim ele está longe de ser um Smart… ele é mais um Funphone.

  • Chipaz

    E por isso que temos que jailbrek nele para poder usar skype overdose 3G. Realmente a Google sempre surpriendendo. Infelizmente nos que temos um baita dispositivo inteligente não poderemos acessar mais esse serviço.

  • mark

    Que venha o android…. mas tá demorando demais, só por isso creio que ele não se firme muito…

  • Murilo Souza

    Na verdade a influência que a At&t exerce sobre a Apple está no subsídio sobre o preço do Iphone nos EUA, o que, obviamente, ajudou e muito a emplacar o aparelho. O que a Apple pode fazer é vender um Iphone sem subsídio da At&t, e portanto, mais caro mas sem a sua influência. E assim, futuramente, podemos ter OSs sem nenhum bloqueio imposto pelas operadoras.

  • Rafael Nogueira

    Acredito que seja algo provisório, uma vez que o iphone ainda depende muito dos contratos com as operadoras. Mas (ao menos espero) que muito em breve, pelo sucesso do iphone a apple possa começar a ditar regras e liberar todos os serviços. Porque se continuar limitando cada vez mais nos moldes das operadoras, uma hora vai perder para concorrência.

    E todos viveram felizes para sempre.
    amem.

  • Jean Alvarez

    A repercussão negativa pra Apple vai ser proporcional ao sucesso do Google Voice, então provavelmente vai ser bem grande.

  • Tigones Buell

    Discordo das informações acima, sobre o iPhone não ser um Smart…não é um Smart, é melhor que ele! O pessoal implica com o poderoso e único Iphone apenas porque ele é o melhor, soberano..e falo mais, esta longe….mtoooo longe de qqr outro aparelho tira-lo desta posição suprema!
    As unicas limitações que o iPhone tem hoje são em relação a Operadoras e Provedores, ou seja, o aparelho em si é perfeito, basta um JB bem feito e não tem nada melhor!

    ò.ó

  • Antonio Gonzaga

    LeonardoD. disse:
    “O Google Voice (assim como ligações do Skype pelo 3G) trariam um beneficio enorma para todos nós…”
    enorma? 😛

    Pessoal, Claro que ter serviços gratuítos (em primeira vista) é muito bom! mas vejam, as operadoras precisam de sustemtabilidade! DINHEIRO, para continuarem a prestar o serviço e estar sempre inovando. Portanto as praticas de proteção de mercado aplicadas pela Apple e Operadoras são necessárias.

  • JanjaBoy

    Muito democrático!

  • Alex iPilot

    Proteção de mercado como o que existe entre a Apple e a AT&T é necessário segundo as conveniências das duas partes (principalmente para a viabilidade da Apple, senão ela não o faria) mas isso é profundamente injusto com o consumidor e até com o iPhone no caso…

    Eu não pago COISA ALGUMA à Google e ela vai muito bem, obrigado…

    O iPhone é FANTÁSTICO, não há dúvidas, mas lembremos que não seria a primeira vez na História em que “o melhor” é enterrado por “questões mercadológicas” e o povo passa a viver muito feliz usando “o pior” …

  • Carlos Adller

    É por isso que me interesso cada vez mais pelo Android.

  • Michel Wilker

    Vergonhoso. Só isso. 🙂

  • Ricardo Higa

    OFF:
    Aqui no Japão, a SoftBank, a dona do iphone aqui no País do sol nascente, possui um plano que se chama “White Plan”
    Das 3 da manhã até as 9 da noite a ligação é free de operadora p/ operadora assim como o envio de SMS, também é free…Apesar de ter um plano obrigatorio de internet ilimitado, e se utilizarmos o precioso c/ o modo tethering, é cobrado + ou – U$18 por MB baixados…
    Quem arrisca ?! 😛

  • Edguitarra

    Exato, e a Apple cresceu muito com a venda de celulares por ter grandes contratos com operadoras. Resumindo: o que for prejudicar as operadoras a Apple não aceitará.

  • Luis Lima

    Nao tenho duvidas q mais cedo ou mais tarde a apple vai ter q se render ao Google Voice, pois o servico é realmente incrivel.

    A apple nao so nao aprovou o app da google como retirou da appstore os apps similares (GV Voice e Voice Central) mas bastou isso acontecer e o GV voice ja esta disponivel no Cydia e melhor de graca.

  • Di

    Legal esse Google Voice

  • TcViNy

    “não custa praticamente nada”

    Não custa absolutamente nada mandar uma mensagem pelo gateway de uma operadora, NADA.

  • Isso acaba sendo ruim pra Apple, pois os concorrentes estão oferecendo um serviço a mais de que ela não vai ter.
    Acho que se a Apple não tivesse contrato com a AT&T os Iphones venderiam bem mais, mesmo se o preço fosse bem mais caro, pois as pessoas que pagam mais barato acabam pagando ainda mais em um plano com a AT&T.

    O que o Google precisa pro Android decolar é um “Google Store” e variedade de aplicativos. E convenhamos, o aparelho do Google vai ser totalmente “free”, sem limitações e essas babaquices que tem da Apple e dos outros aparelhos com contrato.
    Mas até la estou com o meu Iphonezinho =)

    Que venha o Android!

  • iT

    sacanagem nao ser liberado esse aplicativo… eu tenho google voice aqui nos EUA e eh coisa de louco!
    mas pelo safari da pra fazer bastante coisa, inclusive mandar sms.. mas um app seria muito mais intuitivo e permitiria mais recursos…
    as ligacoes nao sao voip via 3g ou wi-fi, o google te conecta com o numero desejado por uma ligacao telefonica comum (o google voice liga para o seu telefone e para o numero desejado e junta essas 2 ligacoes numa so)..
    por isso a AT&T nao deve estar gostando nada disso, pq as ligacoes para dentro dos EUA sao gratuitas pelo google voice, assim como as SMS (que inclusive mando msgs para celulares do Brasil de graca tb!). As ligacoes internacionais funcionam da mesma maneira, so q neste caso eh cobrada uma tarifa por minuto (preco baixo, assim como o skype… ate mais barato se nao me engano)
    Isto deve estar deixando a AT&T perturbada, pq dribla as restricoes impostas ao uso do 3G e nos liberta da limitacao de coberturas wi-fi.. espero que chegue ai no Brasil tb, para forcar as tarifas telefonicas dai cairem.

  • iT

    outra coisa legal desse servico eh que quando alguem te deixa um voicemail (somente em ingles por enquanto) o google trancreve a mensagem que a pessoa deixou e, alem de vc poder ouvi-la pelo telefone ou computador, a mensagem transcrita chega por sms e e-mail…

  • elton

    corrija isso aí!
    é “há duas semanas” ou “duas semanas atrás”
    há duas semanas atrás é mesma coisa que subir pra cima.

    ahh o portugues. tá precisando estudar mais hehehe

  • Dynho

    Uma correção: no Japão da 1:00 ate as 21:00 não se paga ligações entre celulares da mesma cia (Softbank). E SMS ou mms é gratuito independente ao horário entre a mesma operadora. O plano de internet é obrigatório, tendo uma taxa mínima e um teto, independente da quantidade de dados transferidos. O teto fica na media de 50USD, mais o plano básico caso não se use fazer muitas ligações fora do horário gratuito e para outras operadoras a conta no final do mês fica na media de 70USD. Que é meu caso.

  • Guilherme

    Nossa achei mto massa o Google Voice!

    Quero começar agora…
    ahahha