AppleNotícias

Apple começa a proibir blogs de falarem sobre jailbreak

Opinião: OFF

O cerco parece estar apertando cada vez mais.
Depois que começou a brigar na justiça para que o jailbreak se torne oficialmente ilegal e proibiu seus desenvolvedores de participar do movimento, a Apple agora parece focar nos blogs que falam do método de liberação do aparelho.

A primeira vítima foi o italiano Melamorsicata (“maçã mordida” em português), que é um site inscrito no Programa de Afiliação da Apple, que dá uma comissão toda vez que é feita uma venda de algum produto da maçã através dos banners do site. É bem difícil de entrar neste programa, eu mesmo já tentei mas fui recusado porque não coloco na parte de baixo aqui do Blog a frase dizendo que a marca iPhone é propriedade da Apple (coisa que ainda não achei tempo para fazer).

Hoje pela manhã, o editor do referido blog, Kiro (já publicamos aqui um texto dele), recebeu um email do programa de afiliação, pedindo para que fosse retirado do ar um antigo artigo (de 2007) que ensinava como fazer o jailbreak no então recém lançado iPod touch. Contra sua vontade, ele o fez, para não ser expulso do programa.

Blog italiano Melamorsicata

Mas isso não foi tudo. Algumas horas depois ele recebeu outro email, com uma lista de outros artigos que deveriam ser retirados do ar, todos contendo a palavra Cydia, jailbreak ou Installer.app. Se ele não fizesse isso, pararia de ganhar comissão pelas vendas de músicas, aplicativos e computadores vendidos pelo seu site.

Kiro respondeu que “não é a prostituta do Rei“, e se a Apple quiser expulsá-lo de seu programa, que o faça. 

É a Apple mostrando que está levando a sério a briga para impedir que “liberem” o iPhone e o iPod touch de suas amarras. Mas não seria um pouco tarde para isso?

Enquanto lhe era conveniente, ela nunca fez nada.
Até o lançamento do modelo 3G em várias partes do mundo, ela vendeu milhares de aparelhos graças ao desbloqueio realizado pelo jailbreak, que os permitia funcionar fora da rede AT&T.

Resta esperar para ver se esse foi um caso isolado ou se a Apple resolveu mesmo atacar os blogs que falam de jailbreak.

Será mesmo que ela vai comprar esta briga?

Para saber mais sobre o que é o jailbreak, leia nosso artigo especial.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Tullio

    iLex agora tá lendo em italiano… ou será o google tradutor? ;-p

  • Ma che? Google non fa niente! 😛

  • Diego

    É q agora vc pode instalar apps piratas… qnd jailbreak trazia lucro td bem, agora q trás prejuízo vc acha q a Apple vai ficar calada?

  • Tullio

    Sério agora. Respondendo a pergunta: existe a teoria das redes que diz que se vc deseja erradicar uma doença como a AIDS, por exemplo, vc deve neutralizar (isolar dos demais indivíduos) aqueles “nós” que possuem mais parceiros. No caso da informação, deve-se atacar os maiores divulgadores do assunto. Os usuários ficariam então sem aquela “referência” para continuarem informados e o assunto tenderia a ficar mais restrito…

    Isso significa que se a Maçã escolheu “atacar” esse site italiano (e outros, imagino) é porque ela acredita que é um “nó promíscuo.”

    Então o BlogdoIphone que se prepare, pois, no Brasil, ele encabeça a lista dos “potencialmente perigosos.” 😉

    Há quem diga que não vem coisa boa por aí… 🙂

  • Rodrigo

    Eu acho isso uma palhaçada, pq não fez nada antes, esperou todos terem o gostinho do que é ter um iPhone e agora querem tirar. Muitas coisas do jailbreak são otimas pra mim.

    Sent from my iPhone

  • Fabi

    Acho que essa é a melhor maneira de chamar ainda mais a atenção de todos ao tão falado Iphone.
    Tudo que é difícil se torna mais provocante. Os caras são ferrados mesmo.

  • André

    Ilex, agora vem a pergunta que cedo ou tarde alguém faria, o Blog do Iphone vai aderir a essa “ordem” da Apple, ou vai continuar trazendo as informações sobre o iphone independente de ser jailbreak ou não, como tem sido até hoje?

  • Junior

    Gatinha a moça ai hein?:

  • GRM

    Pois, indo na linha da teoria da conspiração, o que estaria por trás da atitude da Apple seria o estilo controlador (leia-se Jobs’s policy) ou uma jogada de marketing que chama atenção ao aparelho? Até penso que é mesmo a política de controle total, mas não duvidaria nada se fosse só marketing gratuito da pior espécie, ou quem sabe ambos, já que de uma forma ou de outra eles lucram.

  • André, a Apple não pode fazer muito contra nós, porque falar de jailbreak não é contra nenhuma lei. O que ela fez com o blog italiano foi ameaçar tirá-lo do programa de filiação dela. Nós não estamos nele, até porque ela já recusou nosso pedido uma vez (seria por causa do jailbreak?).

    Eu concordo com a posição do Kiro, eu prefiro perder algumas poucas comissões do que deixar de informar os leitores e ajudá-los a aproveitar o máximo do seu iPhone ou iPod touch.

    Para ter uma idéia, já aconteceu de recebermos correspondências oficiais de advogados de operadoras pedindo para tirarmos matérias do ar (principalmente na época do lançamento no iPhone no Brasil, que conseguimos vários furos exclusivos antes de anúncios oficiais). Alguns tiramos, outros não.

    Depende muito do caso.
    Mas pode ter certeza que, entre prejudicar a informação e enfrentar figurões, preferimos comprar a briga, seja com quem for. 🙂

  • Rafael Nogueira

    Como diz todo meio de comunicação:
    “Toda a Censura é Burra!”

  • Olha a censura ai gente.
    A Apple que mandar no “mundo” literalmente.

  • henriqueG

    Quem faz censura é porque tem medo… Acho ridículo algumas medidas que a Apple toma, gosto muito dos produtos, mas algumas coisas que eles fazem… sem comentários…

  • Gabriel Rinaldi

    Para mim o problema é a pirataria. O que prejudica a Apple não é o jailbreak em si, acho que ela nem liga para isso na verdade. O grande problema é a pirataria que só é possível por causa do método. Enquanto isso não era problema a Apple nunca reclamou. Agora quando começam a roubar os desenvolvedores e a própria Apple…

  • Waldomiro

    Seria esse site italiano tão importante assim para a Apple só se importar com ele? Ou outros sites também foram notificados mas não responderam como nosso amigo italiano? Não sendo uma forma de propaganda para o site dele, parabéns para o carcamano (com respeito)…
    PS: iLex, não teria a foto da loura sardentinha de corpo inteiro, mas pode manter o Off. Tornou ela perfeita. (espero continuar vivo depois desta, perco alguns orgãos interno ou externo mas nã perco essa piada). Ha ha

  • gabriel

    desculpa, qual foi a piada msm ?

  • Marcel

    Não é atacar os blogs que falam sobre jailbreak, é apenas não financiá-los. A Apple não ameaçou tirar o blog do ar.

  • Leonardo

    Meu deus, a Apple está em GUERRA contra o jailbreak.
    Estão usando todas as cartas…
    Mas eu tenho certeza que vão perder, pois estão querendo deixar por limites em mini computadores! NINGUEM tem o poder de controlar a internet e muito menos a liberdade que todos procuram em tudo que se relaciona a computação.

  • Ou seja, a gente apenas aluga o aparelho, pois não podemos fazer o que quiser com eles… iTouchbr que se cuide!