2009ARQUIVO

Stack e Dashboard: dois aplicativos que trazem um pouco do mundo Mac para o iPhone

MobilestackO iPhone costuma impressionar muito mais a quem nunca mexeu em um Mac do que os que já são usuários da plataforma há mais tempo, justamente por estarem mais habituados com o “jeito Apple de ser”. Depois de usá-lo por um tempo, é difícil olhar para um Windows Mobile sem achar que visualmente parece coisa do século passado, com sua interface espartana e renderização precária de fontes. O iPhone trouxe à telefonia a fluidez e suavização sempre presentes no MacOS X.

Mas há desenvolvedores que querem ainda mais, tentando trazer ao celular algumas funcionalidades específicas. Um deles é Steven Troughton-Smith (o mesmo que essa semana protestou contra a pirataria de seus aplicativos), que nos traz duas criações, Stack e Dashboard, fortemente inspiradas no sistema do Mac.

O MobileStack, apesar de descontinuado, terá sua versão 2.2 liberada no Cydia e ficará disponível por tempo indeterminado, o que já é uma ótima notícia. Ele é uma boa solução de organização de aplicativos no iPhone, mantendo um atalho prático no dock do aparelho (como mostrado no vídeo do artigo anterior).

Já o Dashboard simula a funcionalidade de mesmo nome no MacOS X, que com um movimento preciso traz pequenos aplicativos (como relógio e notas) à SpringBoard (tela de início do iPhone).

Por ser do tipo de coisa que o SDK oficial proíbe, Dashboard provavelmente deva ser lançado via Cydia mesmo. Mas depois de todo o “auê” feito pelo desenvolvedor, acho difícil o aplicativo ser gratuito…

[fonte]

Botão Voltar ao topo