2008ARQUIVO

Apple já sabia como implementar o copiar/colar há 15 anos atrás

Pois é, uma das maiores reclamações do iPhone é a falta de uma função de copiar/colar, recurso presente em qualquer celular ching-ling por aí.

A pergunta é: por qual razão a Apple o teria deixado de fora? Será que ela ainda não encontrou nenhuma solução para resolver esse problema? Pois a história mostra que soluções é o que não faltam para a empresa da maçã.

O Newton (ou MessagePad) foi o avô do iPhone. Um aparelho lançado pela Apple em 1993 que era tão moderno que não foi entendido pelo consumidor, sendo um enorme fracasso de vendas. Eu vi um pessoalmente em 1995, em um encontro do saudoso Brasil Apple Clube em Porto Alegre. O bichinho era impressionante (para aquela época).

Quando Steve Jobs voltou para a Apple, tomou a decisão de encerrar o projeto, e a idéia do Newton foi passada para uma empresinha chamada Palm, que ficou famosa com isso.

Voltando ao nosso assunto, o Newton já tinha um sistema de copiar/colar muito intuitivo, que poderia muito bem ser implementado no iPhone. A única diferença é que na época se utilizava uma canetinha, não os dedos como hoje. Confira o vídeo:

Notem que interessante a solução: nada de Control-C ou Control-V, você simplesmente selecionava a frase e “puxava” para o canto da tela, onde ela ficaria guardada para ser usada em outro lugar. Simplesmente fantástico! E estamos falando de 15 anos atrás!

Ou seja, recursos de como fazer a Apple já dispõe. Então o que falta para o iPhone ter o copiar e colar?

Pois um dos boatos é que o firmware 2.1 poderia finalmente trazer esta novidade tanto para o iPhone quanto para o iPod touch. Inclusive esta seria uma das razões que fizeram com que ela impossibilitasse o projeto OpenClip de existir.

Só nos resta esperar até terça-feira, dia 9. O evento começa às 14h, horário de Brasília.

[dica do BoingBoing.net]
Botão Voltar ao topo