SaúdeVídeos

Apple reforça compromisso com privacidade dos dados de saúde em novo comercial

A Apple lançou hoje uma nova campanha publicitária, reforçando seu compromisso com a privacidade dos dados, com foco especial nos dados de saúde armazenados nos dispositivos iPhone.

Como parte dessa iniciativa, a empresa compartilhou um novo whitepaper sobre a privacidade dos dados de saúde, além de um vídeo criativo que destaca a importância da privacidade nessa área.

No novo whitepaper (PDF em inglês) intitulado “Visão Geral da Privacidade de Saúde”, a Apple explora em detalhes como o aplicativo Saúde e o framework HealthKit protegem a privacidade dos usuários.

Privacidade protegida

Um dos destaques é o uso de criptografia de ponta a ponta para armazenar os dados de saúde no HealthKit. Isso significa que os dados são acessíveis somente com o código de acesso, Touch ID ou Face ID do usuário, garantindo um alto nível de segurança.

Além disso, a Apple ressalta a importância do consentimento do usuário no compartilhamento de dados com aplicativos de terceiros.

Os aplicativos não podem visualizar ou adicionar dados ao aplicativo Saúde sem a permissão explícita do usuário. O usuário tem controle total sobre quais dados deseja compartilhar com os aplicativos, sendo que, por padrão, nenhum dado é selecionado para compartilhamento.

A empresa também estabeleceu requisitos específicos para os aplicativos que desejam solicitar acesso aos dados de saúde. Esses requisitos são detalhados nas Diretrizes de Revisão da App Store e no Acordo de Licença do Programa de Desenvolvedores.

Os aplicativos de terceiros que fornecem serviços de saúde ou fitness podem solicitar acesso ao HealthKit, mas é necessário obter permissão do usuário antes de compartilhar os dados.

Dados nunca saem do iPhone

Um aspecto destacado pela Apple para proteger os dados de saúde é o processamento e controle no próprio dispositivo.

Os dados são gerados pelo iPhone e pelo Apple Watch, e as informações são processadas localmente no sistema operacional.

Isso significa que os resumos de saúde armazenados no HealthKit são computados no dispositivo e mostrados apenas para o usuário no Apple Watch e no aplicativo Saúde. Essa abordagem reforça a privacidade, pois os dados não são enviados a servidores externos.

Novo comercial

A nova campanha publicitária, intitulada “Privacidade no iPhone | Sala de Espera“, complementa o whitepaper.

O vídeo retrata uma sala de espera e imagina um cenário em que todos sabem exatamente o motivo da visita ao médico.

A Apple enfatiza que, quando se trata de saúde, a privacidade é fundamental, e o aplicativo Saúde no iPhone ajuda os usuários a controlarem quem tem acesso aos seus dados de saúde.

Confira a versão já traduzida para o português:

YouTube video

A empresa destaca a importância de garantir que as informações pessoais mais sensíveis permaneçam protegidas e sob controle dos usuários.

Através de medidas como criptografia de ponta a ponta, controle de consentimento e processamento local, a Apple visa garantir a confiança dos usuários em relação à privacidade de seus dados de saúde.

Botão Voltar ao topo