Segurança

Apple reforça segurança dos backups do iTunes no iOS 10.2

Em setembro, comentamos aqui que a encriptação das cópias de segurança (backups) feitas no iTunes tinham ficado bastante inseguras com o lançamento do iOS 10. Na época, a Apple disse que estava ciente do problema e que iria tomar providências em uma futura atualização. Isso já foi resolvido no iOS 10.1, e deverá ser intensificado no iOS 10.2.

Quem afirma isso é o pessoal da DigiDNA, criadora do programa iMazing. Eles dizem que no iOS 10.2 o iTunes é capaz de criar encriptação de backups 1.000 vezes mais segura que versões anteriores.

Desde o iOS 4, a Apple seguia o padrão da indústria, com encriptação forte. Para se conseguir descobrir a senha do backup do iTunes pelo método de força bruta, eram necessários cerca de 365 dias (1 ano) para se tentar todas as combinações possíveis. Porém, no iOS 10 a Apple mudou o protocolo, deixando bem mais fácil para hackers descobrirem derrubar a encriptação. De fato, bastariam 3 horas para se conseguir isso.

Isso felizmente foi consertado no iOS 10.1 (lançado no final de outubro), trazendo de volta o mesmo nível de segurança do iOS 9. Porém, a próxima versão que deverá ser lançada em dezembro reforça ainda mais esta segurança. Para se ter uma ideia de quanto, o mesmo hacker precisaria de 1.000 anos para decifrar a encriptação do backup.

Sem dúvida, uma enorme melhoria para a segurança de nossos dados.

O iOS 10.2 ainda não possui data para ser lançado ao público, mas acredita-se que possa acontecer em dezembro.

Botão Voltar ao topo