A Apple já está testando o beta de um futuro iOS 17.3 e nele, teremos uma grande novidade que promete agradar a grande parte dos usuários de iPhone.
O novo sistema trará um novo recurso de segurança, denominado “Proteção de Dispositivos Roubados“, que será implementado na próxima atualização do sistema operacional iOS, a versão 17.3.
O objetivo principal dessa novidade é fortalecer a proteção contra roubos de iPhones, impedindo que ladrões obtenham controle total sobre os dispositivos.
O recurso entra em ação quando o dispositivo está fora de localizações consideradas confiáveis, como a residência ou o local de trabalho do usuário.
Nesses casos, uma opção de atraso de segurança será ativada, impedindo mudanças em informações críticas, como a senha do Apple ID, por um período de uma hora.
O atraso de segurança ocorre quando:
- Altera a senha do seu ID Apple
- Atualiza as configurações de segurança da conta Apple ID, como remover um dispositivo confiável, um número de telefone confiável, uma chave de recuperação ou um contato de recuperação
- Altera a senha do seu iPhone
- Adiciona ou remove Face ID ou Touch ID
- Desativa o recurso Buscar Meu iPhone
- Desativa a proteção de dispositivos roubados
A medida visa combater táticas de ladrões que, após roubar um iPhone e obter acesso ao código de segurança, alteram a senha do ID Apple, expulsam o usuário de dispositivos conectados e assumem o controle total da conta em questão de segundos.
Com o novo recurso ativado, os usuários não poderão realizar alterações em partes cruciais de seu Apple ID ou configurações do dispositivo sem aguardar o período de uma hora.
Isso, teoricamente, permite que vítimas de roubo percebam a ausência do dispositivo dentro da janela de tempo especificada, possibilitando que ativem o modo “Perdido” e impeçam o acesso ao dispositivo ou alterações na conta.
A autenticação biométrica, como Face ID ou Touch ID, torna-se obrigatória para diversas ações quando o “Proteção de Dispositivos Roubados” está habilitado. Isso inclui o uso de senhas ou códigos salvos, solicitação de um novo Apple Card, visualização do cartão virtual do Apple Card, desativação do modo perdido, exclusão de todo o conteúdo e configurações, entre outras.
O atraso de segurança será aplicado ao tentar alterar configurações críticas, como a senha do Apple ID. Se um ladrão tentar acessar essas configurações, será apresentado um aviso informando que um atraso de uma hora será iniciado antes que a alteração possa ser efetuada.
Os usuários têm a opção de configurar locais confiáveis que removerão o atraso de segurança, como a residência ou o local de trabalho.
No entanto, o atraso de segurança persiste mesmo na presença de biometria, o que pode ser considerado inconveniente, uma vez que exige esperar uma hora sempre que uma das configurações mencionadas precisa ser alterada.
Um representante da Apple explicou que o novo recurso está atualmente em fase beta, disponível como uma opção no menu de configurações de Face ID e Senha.
A previsão é que o recurso seja apresentado aos usuários durante a implementação da versão completa do iOS 17.3.
➽ Polícia Civil explica por que não pode usar geolocalização para recuperar iPhones roubados