SaúdeVision Pro

Vision Pro começa a ser usado em cirurgias para diminuir erros humanos

Em um avanço significativo para o campo da medicina e cirurgia, o dispositivo de realidade virtual Vision Pro está sendo incorporado em procedimentos cirúrgicos com o objetivo de minimizar erros humanos, um dos maiores desafios enfrentados por equipes médicas em todo o mundo.

Esta inovação marca o início de uma nova era na assistência cirúrgica, oferecendo uma camada adicional de precisão e segurança.

O uso pioneiro do Vision Pro foi documentado em uma cirurgia espinhal realizada em um hospital particular de Londres (Cromwell Hospital), onde o dispositivo foi utilizado por uma enfermeira instrumentista, também conhecida como enfermeira de centro cirúrgico.

O papel da enfermeira instrumentista é fundamental, responsável por preparar todos os instrumentos e equipamentos complexos necessários durante a cirurgia, além de trabalhar lado a lado com o cirurgião para fornecer materiais conforme necessário, garantindo a responsabilidade sobre os instrumentos, equipamentos e compressas cirúrgicas.

O Vision Pro permite que essa profissional veja o mundo real através de telas virtuais que destacam informações importantes, otimizando o processo cirúrgico ao reduzir o risco de erros e a necessidade de adivinhações.

Um divisor de águas

Suvi Verho, enfermeira líder do London Independent Hospital, descreveu o dispositivo como um “divisor de águas“, capaz de “eliminar erros humanos” e “eliminar o trabalho de adivinhação“.

O cirurgião Syed Aftab expressou sua admiração pela tecnologia, afirmando que ela permitiu que a enfermeira instrumentista trabalhasse com a eficiência de alguém que teria dez anos de experiência ao seu lado, transformando sua equipe em uma unidade com a eficácia de um pit crew de Fórmula Um.

Este avanço não se limita ao Reino Unido. Nos Estados Unidos, o neurocirurgião Dr. Robert Masson também utilizou o Vision Pro, elogiando a forma como a tecnologia facilitou o trabalho de sua equipe, tornando-o “tranquilo” e “sem esforço“.

Além disso, a Apple revelou que o Vision Pro está ajudando cirurgiões a planejar e visualizar operações que são realizadas com a ajuda de robôs cirúrgicos, expandindo ainda mais suas aplicações potenciais.

É realmente impressionante as possibilidades que instrumentos como o Apple Vision Pro pode oferecer a procedimentos cirúrgicos.

Ao reduzir a margem de erro humano, esta tecnologia não apenas aumenta a precisão das cirurgias, mas também reforça a confiança entre pacientes e profissionais de saúde.

E isso reforça ainda mais que o Vision Pro não é, atualmente, um dispositivo para o grande público, mas sim para profissionais específicos que podem tirar proveito dele de forma realmente transformadora.

Desenvolvendo softwares para o Vision Pro

E isso é realmente o começo, pois ainda não foram elaborados softwares mais profundos para o Vision Pro. Imagine quando tivermos apps profissionais voltados especificamente para estas tarefas cirúrgicas.

Esta semana, a Apple ressaltou o avanço que o Vision Pro está trazendo para a área da Saúde. E os avanços são notáveis.

Dentre os aplicativos disponíveis no Apple Vision Pro no espaço de saúde e bem-estar, estão o myMako da Stryker para planejamento e educação cirúrgica, que estende a experiência do cirurgião com visualizações imersivas dos planos cirúrgicos, e o CyranoHealth do Boston Children’s Hospital, que utiliza computação espacial para revolucionar o treinamento de profissionais de saúde com simulações imersivas e realistas, preparando-os para enfrentar desafios do mundo real e combater o esgotamento.

Fonte
Daily Mail
Botão Voltar ao topo