App StoreApple

Apple permitirá que aplicativos de iOS sejam instalados diretamente de sites

A Apple anunciou nesta terça (12) uma mudança significativa nas políticas de distribuição de aplicativos para desenvolvedores operando na União Europeia.

Pela primeira vez, será permitido que aplicativos iOS sejam distribuídos diretamente através de websites, marcando uma abertura notável nas práticas anteriormente exclusivas da App Store.

Essa medida faz parte do esforço da empresa em atender às exigências do Digital Markets Act (DMA) da União Europeia, visando promover maior competitividade e inovação no setor.

Com a introdução do iOS 17.4, a Apple já havia iniciado o processo de liberalização ao habilitar lojas de aplicativos de terceiros dentro do seu ecossistema.

Essa atualização permite que desenvolvedores, incluindo estúdios de jogos, criem suas próprias lojas no iOS para oferecer exclusivamente seus produtos, sem a necessidade de inclusão de aplicativos de outros desenvolvedores.

Critérios para distribuição direta via Web

Para se qualificar para a distribuição direta através de seus sites, os desenvolvedores precisam atender a critérios específicos definidos pela Apple.

Entre eles, destaca-se a exigência de ser membro do Programa de Desenvolvedores da Apple por no mínimo dois anos contínuos (sorry, Epic Games), além de possuir um aplicativo com mais de um milhão de instalações iniciais no iOS dentro da UE no ano anterior.

Adicionalmente, os aplicativos distribuídos dessa maneira devem cumprir com os requisitos de notarização da Apple e podem apenas ser instalados a partir de um domínio web registrado no App Store Connect.

Essa abertura também vem acompanhada de maior flexibilidade na promoção de transações, descontos e ofertas dentro dos aplicativos.

Os desenvolvedores agora podem optar por não seguir os templates padrão da Apple para esses links, permitindo uma personalização mais acentuada de suas estratégias de marketing.

A Apple informou que os desenvolvedores autorizados terão acesso a APIs específicas para facilitar a distribuição de aplicativos a partir da web.

Isso inclui integração com funcionalidades do sistema, bem como opções de backup e restauração.

A expectativa é que a distribuição via web esteja disponível após uma atualização de software prevista para ser lançada nos próximos meses, introduzindo a possibilidade de downloads diretos de aplicativos de um site pela primeira vez no sistema iOS.

Mas se você está esperando usar essas novidades no Brasil, esqueça por enquanto. As mudanças anunciadas pela Apple são aplicáveis exclusivamente dentro da União Europeia, pois são uma adaptação da empresa às regulamentações do DMA.

Botão Voltar ao topo