Apple

Com as novas regras da Europa, navegador Brave dispara em número de instalações no iPhone

A recente atualização do sistema operacional iOS 17.4, introduzida pela Apple na União Europeia, trouxe consigo uma nova funcionalidade que permite aos usuários de iPhone escolherem seu navegador padrão dentre uma seleção de cerca de dez opções.

Esta mudança, resultado de novas regulamentações europeias, visa promover a concorrência e oferecer aos consumidores maior liberdade de escolha.

Entre os navegadores disponibilizados estão Chrome, DuckDuckGo, Ecosia, Edge, Firefox, Brave, entre outros.

E o curioso é que o navegador Brave, focado em privacidade e segurança, registrou um aumento significativo no número de downloads após a implementação desta nova funcionalidade.

Aumento nos downloads

Segundo dados divulgados pela empresa, as instalações diárias do navegador saltaram de uma média de 7.000-8.000 para 11.000.

Este crescimento é atribuído à nova tela de seleção de navegador padrão, que oferece aos usuários a oportunidade de escolher o Brave como seu navegador principal no iPhone.

Navegador iOS UE Navegador iOS UE

A lista de navegadores apresentados aos usuários é composta pelos 12 mais populares no país do usuário, organizados em ordem aleatória.

A escolha de um navegador que ainda não esteja instalado redireciona o usuário para a sua página na App Store, facilitando o download e a configuração como navegador padrão do sistema.

Para serem elegíveis à lista, os navegadores devem ter sido baixados pelo menos 5.000 vezes no período de um ano, além de cumprir certos requisitos técnicos estabelecidos pela Apple. A empresa também anunciou que essa lista será atualizada anualmente.

Nesta terça (12), os desenvolvedores do Brave postaram no Xuitter um gráfico mostrando a diferença no número de downloads na primeira semana em que o Digital Markets Act está em vigor. E os dados impressionam.

“Por que a Apple e o Google dificultaram a troca de navegadores padrão por tantos anos? Porque é uma forma poderosa de bloquear concorrentes. Basta ver o que aconteceu com as instalações do Brave no iPhone na UE quando a Apple lançou uma nova tela de escolha de navegador padrão em 6 de março.”

A nova política da UE levanta questões sobre as práticas de mercado de gigantes tecnológicos como Apple e Google, que tradicionalmente limitavam a facilidade de mudança de navegadores padrão em seus sistemas operacionais.

E os desenvolvedores do Brave argumentam isso em outro xuíte:

Os defensores do monopólio argumentam que os monopólios simplesmente oferecem produtos melhores. Mas como você pode ver, quando os consumidores têm uma escolha clara de navegadores iOS, eles estão escolhendo alternativas ao Safari.

Talvez seja por isso que o Google ainda não tenha implementado uma tela de escolha de navegador no Android.

Estatísticas, estatísticas

Sem dúvida o gráfico apresentado pelo Brave impressiona, pois claramente houve um aumento significativo de downloads a partir do momento que o iOS 17.4 passou a oferecer aos usuários europeus um pop-up para decidir qual navegador usar.

Mas será que isso significa que os usuários estão decidindo pelo melhor navegador?

Eu gosto de estatística, mas o fato de já ter feito faculdade de Matemática me faz lembrar que estatística não é… matemática. Ou seja, eu posso criar duas teorias opostas usando só estatística.

Voltando à notícia, o fato dos downloads do Brave terem aumentado não significa que agora, finalmente, os usuários estão livres para escolher o próprio navegador e podem se livrar das amarras do Safari.

Qualquer um já podia escolher outro navegador padrão desde o iOS 14. Então, não, não se trata do discurso “agora temos escolha“.

Eu tenho a impressão que a maioria dos usuários de iPhone (ou de qualquer outro celular) não tem nem ideia ou não está nem um pouco interessado em saber qual navegador de internet vai instalar no seu aparelho.

Eles só querem um celular para usar o WhatsApp, ver seu Instagram e mexer no Facebook. O resto, pouco importa.

Então, é bastante provável, acredito eu, que esse aumento se deu pelo simples fato de que, quando apareceu o pop-up para escolher, a maioria dos usuários instalou o primeiro browser que apareceu na lista. Só isso.

Inclusive, muitos devem ter reclamado coisas do tipo “Por que estão me enchendo o saco com essa pergunta?“.

A maioria não está nem aí para qual navegador usar. E é possível que outros navegadores bem menos conhecidos também tenham visto seus downloads aumentarem.

Concorrência ganha espaço

Apesar de tudo isso que foi dito, sem dúvida a exigência de mostrar um pop-up inicial com as opções de navegadores beneficia uma maior concorrência entre os aplicativos, pois deixa claro na cabeça do consumidor (mesmo os mais desligados) que existem outras opções além daquela oferecida pelo sistema.

É mais um trabalho de educação do que uma real oferta de opção.

Então, tomemos cuidado com o marketing que alguns farão a partir de agora, tentando nos fazer crer que seus navegadores são os melhores. Analise você mesmo as opções que você tem e decida qual o melhor para o seu uso.

E que todo esse processo faça a concorrência melhorar cada vez mais, pois os grandes beneficiados seremos nós, consumidores.

Botão Voltar ao topo