Rumores

Parceria da Apple com OpenAI será temporária, diz cofundador da Siri

Recentemente noticiamos aqui que a Apple estaria fazendo um acordo com a OpenAI, criadora do ChatGPT, para integrar a inteligência artificial generativa no iOS 18, para melhorar a Siri.

Esta seria a maneira mais rápida da Apple entrar na corrida da IA, antes que fosse capaz de desenvolver sua própria solução.

E é o mesmo que Dag Kittlaus, cofundador da Siri (antes de ser comprada pela Apple), acredita que irá acontecer. Para ele, este é um acordo temporário, enquanto a gigante da tecnologia aprofunda e expande suas próprias capacidades em chatbot.

Parceria Apple-OpenAI

No início deste mês, a Bloomberg divulgou que a Apple está finalizando um acordo com a OpenAI para integrar algumas de suas tecnologias ao iPhone ainda este ano.

Com este acordo, a Apple pretende oferecer um “chatbot popular” impulsionado pelo ChatGPT como parte das funcionalidades focadas em inteligência artificial do iOS 18.

Especula-se que a Apple tenha assinado o acordo como uma forma de aprimorar rapidamente a inteligência da Siri, preparando-a para um relançamento no iOS 18.

Embora a Apple ainda não tenha confirmado publicamente a parceria, espera-se que o anúncio seja discreto, sem a presença do CEO da OpenAI, Sam Altman, no palco da keynote da próxima semana.

Apple já tem seu próprio chatbot

Paralelamente, a Apple vem desenvolvendo seu próprio chatbot de inteligência artificial generativa, conhecido como Apple GPT, utilizado internamente há cerca de um ano ou mais.

Um artigo de pesquisa da Apple indicou que a empresa tem como objetivo fazer com que seu chatbot seja capaz de operar diretamente no dispositivo, maximizando a privacidade através do processamento local – por exemplo, resumindo textos armazenados no iPhone.

Em contraste, o processamento do ChatGPT ocorre nos servidores da OpenAI.

Cofundador da Siri acredita que parceria com OpenAI é temporária

Em um novo artigo da Bloomberg, que basicamente recapitula informações já divulgadas, Kittlaus afirmou:

“A Apple está construindo sua assistente virtual Siri com IA. Mas o próprio chatbot da empresa ainda não está à altura.”

A parceria com a OpenAI provavelmente será uma “relação de curto a médio prazo” para a Apple, disse Dag Kittlaus. “Mas pode apostar que eles estarão trabalhando arduamente para desenvolver suas próprias competências nessa área“.

Integração não será obrigatória

Essa integração do ChatGPT com a Siri no iOS 18 não deverá ser obrigatória, segundo alguns relatos.

Os usuários precisarão optar pelo uso, até pelo fato de que os dados de uso do usuário serão enviados para os servidores da OpenAI, o que teoricamente pode comprometer a privacidade tão aclamada pela maçã.

Os detalhes do acordo ainda não foram divulgados e nenhuma das empresas confirmou a parceria. A Apple também estaria em negociações para licenciar recursos de IA do Google Gemini para iPhones.

Não está claro se o acordo com a OpenAI significa o fim das negociações com o Google, e há especulações de que a Apple possa lançar uma App Store de IA que incluiria o Google Gemini e outras tecnologias.

Saberemos sobre tudo isso na próxima segunda, dia 10, na apresentação de abertura da WWDC. E você terá a cobertura completa aqui no Blog do iPhone.

Botão Voltar ao topo
//