Rumores

Na próxima WWDC veremos várias novidades de IA da Apple, mas que só chegarão em 2026

Pelo que se sabe, a Apple está preparando grandes novidades em inteligência artificial (IA) para uma nova Siri, mas, como já vimos antes, nem tudo será entregue de imediato.

Segundo rumores divulgados por Mark Gurman, jornalista da Bloomberg, a próxima WWDC será recheada de novidades de inteligência artificial.

Porém, essas mudanças só estarão disponíveis para os usuários em 2026, como parte da atualização iOS 19.4.

Esta estratégia de anunciar o que ainda não será lançado não é nova. Este ano (2024) a empresa também anunciou uma série de recursos na WWDC que estão sendo implementados aos poucos.

Como será a nova Siri?

A principal promessa é uma Siri muito mais avançada e conversacional, graças ao uso de modelos de linguagem de grande escala (LLMs), semelhantes ao ChatGPT da OpenAI e ao Gemini do Google.

Com essa reformulação, a Siri será capaz de entender solicitações mais complexas e oferecer respostas contextuais e naturais, aproximando-se da experiência de conversar com uma IA de última geração.

Mas apesar do grande potencial, os usuários precisarão esperar até 2026 para experimentar essas funcionalidades em seus dispositivos, uma espera que pode ser frustrante para muitos.

Esse tipo de lançamento escalonado de recursos parece estar sendo um novo padrão na Apple, por causa da pressão do mercado (e dos usuários) que teme que a empresa está ficando para trás no campo da IA.

Durante a WWDC 2024, a empresa anunciou diversas melhorias importantes que, na prática, estão sendo liberadas aos poucos ao longo do ciclo do iOS 18. Por exemplo:

  • O iOS 18.2, previsto para dezembro de 2024, incluirá integração do ChatGPT na Siri, permitindo que a assistente ofereça respostas mais sofisticadas.
  • Atualizações futuras, como o iOS 18.4, prometem trazer reconhecimento de tela e controles mais avançados para aplicativos.

WWDC 25 anunciará funções para 2026

Segundo Gurman, a Siri não é a única novidade do iOS 19 que será lançada bem depois da WWDC.

Outros recursos, que deveriam estar disponíveis no lançamento do sistema, também só chegarão com o iOS 19.4, em 2026.

Gurman não revelou quais seriam essas funcionalidades, mas é claro que a empresa está correndo atrás do tempo perdido.

E isso não é novidade depois que vazou um comentário de que os próprios engenheiros da maçã tinham consciência de que a empresa estava ainda muito atrás em termos de IA.

Enquanto a empresa tenta fazer tudo o que tem que fazer, sem atropelar as etapas de desenvolvimento para poder entregar um produto de qualidade, ela vai distraindo o mercado e os usuários com anúncios prévios que mostram que ela está pelo menos tentando.

Enquanto isso, alguns de seus concorrentes aproveitam a onda atual de IA para lançarem funções mesmo que pouco úteis efetivamente, mas que chamam mais a atenção de usuários mais ansiosos que não gostam muito de esperar.

Botão Voltar ao topo
//