Rumores

Rumores indicam que iOS 18 pode ter opção de proteger apps individualmente por senha

A poucas horas do início do grande evento da Apple, o site MacRumors traz uma informação de bastidor que pode alegrar diversos usuários que pedem há anos por esse recurso.

Segundo o site, o próximo iOS 18 deve trazer uma nova funcionalidade de segurança que promete aumentar ainda mais a privacidade dos usuários: a possibilidade de bloquear aplicativos individualmente através de senha ou biometria.

Como deve funcionar

De acordo com diversas fontes familiarizadas com o assunto, essa nova funcionalidade permitirá que os usuários bloqueiem individualmente a abertura de aplicativos nativos do iPhone, como Mail, Mensagens, Notas, Telefone, Fotos, Safari, Ajustes e outros.

Para desbloquear esses aplicativos, será necessária a autenticação via Face ID, Touch ID ou a senha do iPhone.

Apesar de ser uma função considerada “básica”, é algo que há muito tempo é solicitado pelos usuários, sem que a Apple tenha adotado. Ela até já avançou nesse sentido, colocando senha em pastas de fotos apagadas, assim como em notas.

As fontes ouvidas pelo MacRumors não detalharam se essa funcionalidade será disponibilizada também para aplicativos de terceiros ou se, inicialmente, ficará restrita apenas aos aplicativos nativos do sistema.

Não faria muito sentido se o recurso não pudesse ser usado em apps de bancos e outros que contenham documentos sensíveis. No entanto, já seria um grande avanço se começasse pelos aplicativos nativos e, posteriormente, fosse expandido para todo o sistema.

Atualmente existem gambiarras que permitem colocar senhas em apps usando a função Tempo de Uso. No entanto, uma solução oficial e mais intuitiva seria muito mais eficiente e prática para os usuários.

Vamos acompanhar logo mais a cobertura do evento da Apple, em que ela apresentará todas as novidades do futuro iOS 18, de forma oficial e definitiva.

Só aí poderemos saber o que será de fato implementado e o que não passou apenas de um rumor.

Botão Voltar ao topo
//