Apple pode reviver design do iMac abajur em um futuro HomePod com tela, mas…
O saudoso iMac G4 foi o mais diferente e bonito computador pessoal já feito na história. Sua originalidade marcou a sua época, tanto que grande parte dos seus proprietários ainda guarda ele ou em uma estante em casa ou em uma caixa na garagem (como o caso deste que vos escreve).
Mas se acreditarmos em Mark Gurman, o cara que ouve histórias da Apple antes que todo mundo, esse design pode voltar em outro dispositivo da empresa em breve.
Esses rumores afirmam que a Apple estaria desenvolvendo um novo dispositivo “tipo HomePod” para o lar inteligente, planejado já para o próximo ano.
Uma reinterpretação do design icônico do iMac G4
O iMac G4 foi um dos designs mais icônicos da Apple, com sua base hemisférica e uma tela ajustável montada em um braço articulado.
De acordo com Gurman, o novo produto incluirá uma base arredondada com uma pequena tela inclinada, evocando o estilo do iMac G4, que marcou o início dos anos 2000.
Essa tela será relativamente compacta — cerca do tamanho de dois iPhones colocados lado a lado.
O tamanho menor e a simplicidade do design sugerem que a Apple pretende manter o custo mais acessível, permitindo que usuários possam adquirir várias unidades para espalhar pela casa, uma estratégia interessante para criar uma rede doméstica de dispositivos conectados.
O dispositivo deve oferecer uma série de aplicativos similares aos encontrados no iPad, como FaceTime, Notas e Calendário, ajustados para sua funcionalidade como centro de controle doméstico.
Além disso, a Apple pode incluir o recurso de exibir slideshows de fotos e vídeos, dando ao dispositivo uma função adicional como porta-retratos digital.
Um ponto de destaque é a possibilidade de o dispositivo ter alto-falantes embutidos na base, o que o tornaria também um HomePod.
Com isso, o novo produto seria capaz de atuar tanto como um hub de automação residencial quanto como uma caixa de som para reprodução de músicas, áudios e outros conteúdos.
Preço “menos caro”
Um dos aspectos mais intrigantes desse dispositivo é o foco em um preço mais acessível, que, segundo Gurman, estaria ligado ao tamanho reduzido da tela e ao design simplificado.
A Apple quer conquistar o mercado de dispositivos de automação residencial, atualmente dominado por concorrentes como Amazon (com o Echo Show) e Google (com o Nest Hub).
A Apple tradicionalmente se posiciona no mercado premium, mas com esse dispositivo de menor custo, ela teria a oportunidade de alcançar um público mais amplo e integrar ainda mais seus serviços e produtos na vida dos consumidores.
A concorrência já faz isso
A estória é linda e realmente imaginar um dispositivo mais barato para podermos encher nossa casa de aparelhos que se comunicam entre si é um verdadeiro sonho de consumo.
Mas a gente conhece a Apple e a realidade passada nos conta uma estória diferente.
Primeiro que o HomePod já está no mercado há anos e até agora não chegou no Brasil. Se este novo dispositivo seguisse a mesma política de distribuição das caixas de som da Apple, ficaríamos de fora da “festa”.
Segundo, essa ideia de criar uma caixa de som interativa com tela acoplada a Amazon já faz, por um preço que dificilmente a Apple bateria.
O Echo Show 5, por exemplo, tem exatamente a mesma proposta de vir com uma tela acoplada, permitindo interagir com ela e comandar a casa inteira. E seu preço de R$620 no Brasil (que deve ficar menor durante a Black Friday) é algo que dificilmente a Apple ofereceria para um dispositivo deste.
Se você comprar outros modelos de Echos mais baratos ainda, pode espalhar por toda a casa e ter interatividade onde quiser, por um quinto do preço que a Apple cobraria.
Então, por mais que o design no bom e velho iMag G4 seja icônico, na prática o que vai valer para o consumidor é o que o dispositivo vai mudar a vida dele e o quanto acessível economicamente (e até geograficamente) ele será.
Então, OK, é um rumor e temos que esperar para ver como será o produto final. Mas até o momento, as perspectivas não emocionam.