[RUMOR] Modelos 6s e SE do iPhone poderão ficar de fora do futuro iOS 15
Confira quais modelos de iPhone poderão ser compatíveis com o iOS 15 e quais deverão ficar de fora.
Há quase um ano, repercutimos aqui um rumor de um site francês de uma suposta informação vazada sobre os dispositivos que seriam compatíveis com o então ainda não lançado iOS 14.
Agora, o mesmo site publicou novamente informações sobre quais aparelhos serão compatíveis com o iOS 15. E o resultado nem é assim tão surpreendente.
Versões alpha
A Apple costuma lançar as versões beta de seus sistema em junho, junto com a WWDC.
Mas antes disso, os engenheiros precisam estruturar essa atualização, incluindo as mudanças e a tornando minimamente funcionais anos do beta chegar às mãos dos desenvolvedores.
Então, parece óbvio que o real desenvolvimento de um novo sistema começa bem antes de junho, em uma versão reservada chamada alpha. Apenas engenheiros e técnicos de operadoras têm acesso a ela, e geralmente os trabalhos mais intensos começam já no começo do ano.
Por esta razão, é perfeitamente possível algumas informações vazarem deste círculo restrito de utilizadores, como por exemplo, quais modelos serão compatíveis com o novo sistema.
Modelos de iPhone compatíveis com o iOS 15
O site iPhoneSoft.fr acertou quase tudo no ano passado, e agora mais uma vez divulga a suposta lista de aparelhos que receberão o iOS 15.
São eles:
- iPhone 12 (e todas as suas variações)
- iPhone SE 2020
- iPhone 11 (e todas as suas variações)
- iPhone XS (e todas as suas variações)
- iPhone XR
- iPhone X
- iPhone 8 e 8 Plus
- iPhone 7 e 7 Plus
- iPad Pro (todos)
- iPad Air 3
- iPad 7 e 6
- iPad mini 5
- iPod touch 7 (2019)
Resumindo: deverão ficar de fora:
- iPhone 6s
- iPhone SE (original)
- iPad 5 (2017)
- iPad Air 2
- iPad mini 4
Esses dois últimos o site francês já tinha afirmado que não recebiam o iOS 14, coisa que não se concretizou. Por isso, é importante ter em mente que qualquer rumor sobre futuros iOS antes de abril pode ter mudanças consideráveis, pois é durante o desenvolvimento que as decisões definitivas são tomadas.
Apesar do iPad 5 ter sido lançado depois do iPhone 7, ele veio com um processador inferior, o A9, e por isso deverá ficar de fora do iOS 15, que suportará no mínimo dispositivos com o A10.
(É por isso que sempre reclamamos aqui quando a Apple relança dispositivos com processadores reaproveitados, pois isso diminui a vida útil do aparelho).
Será assim em junho? Não sabemos. Como dito acima, o sistema começou agora sua fase intensa de desenvolvimento e muita coisa pode mudar até lá.
A única coisa que estamos certos de acontecer (e mesmo assim, com ressalvas) é que a Apple irá apresentar sua primeira versão beta ao público na WWDC, que geralmente acontece em junho.
No ano passado vimos que tudo pode acontecer e que nenhuma data é definitiva. Mas acreditamos que este ano as coisas tentem a voltar um pouco à normalidade, incluindo o calendário da Apple.