CarPlayReviews

Testamos o Waze no CarPlay pelas ruas de Brasília

O iOS 12 finalmente chegou e muita gente se pergunta: Cadê o Waze no CarPlay? Uma das novidades do novo sistema é justamente a inclusão de aplicativos de navegação no sistema automotivo da maçã. Porém, nem Waze e nem o Google Maps estão ainda com seus aplicativos prontos para o público, apesar do iOS 12 estar em versão beta há 3 meses.

Antes da versão final chegar à App Store e liberar o Waze para o CarPlay, o Blog do iPhone já experimentou a versão de testes e adorou o que viu. E é sobre isso que falaremos neste artigo.


Fase de testes

Reforçando o que dissemos, até o momento em que este artigo está sendo escrito, a compatibilidade com o CarPlay ainda não está ativa para usuários comuns, mesmo instalando o iOS 12. É preciso que o próprio aplicativo receba uma nova atualização oferecendo esta funcionalidade, coisa que ainda não aconteceu.

O Google Maps também iniciou recentemente sua fase de testes privados e não deu previsão de quando será liberado para o público.

Testando o CarPlay

A equipe do Blog do iPhone teve acesso antecipado à versão de testes do Waze e conseguiu ver como ele fica no CarPlay.

Ao conectar o iPhone no carro, o CarPlay é ativado e o ícone do Waze já aparece entre os aplicativos do console, pronto para ser usado. Não é preciso fazer nenhuma configuração extra, basta ter o Waze instalado no iPhone (desde que seja a versão que possua a função).

Até então, quem tem CarPlay no carro e usa o Waze no iPhone com ele conectado, tinha o inconveniente do aplicativo fechar toda vez que tentávamos fazer algo no console, como trocar a música ou ler alguma mensagem. Com o aplicativo integrado, não há mais este problema, pois ele está disponível na tela para ser usado, com a integração dos outros aplicativos.

Estão disponíveis no app do CarPlay exatamente as mesmas funcionalidades que são encontradas no app do iPhone, como a possibilidade de reportar um incidente, alertas de radares e narração curva a curva. Tudo em português.

E como o aplicativo é integrado ao sistema, o áudio da narração e as notificações continuam até mesmo em background, se você resolver fazer outra coisa no CarPlay.

Pelo que experimentamos, o resultado ficou excelente e não vemos a hora desta funcionalidade estar disponível para todos. Será realmente um game changer para todos os usuários do CarPlay, principalmente no Brasil, que até então não possuía nenhum mapa de navegação no sistema automotivo da maçã. Se você estava decepcionado com o CarPlay até aqui, prepare-se para mudar de opinião.

Ainda não há previsão para quando a versão final ficará disponível na App Store para todos os usuários. Mas pela performance do que testamos, isso não deve demorar muito.

Lembrando que o Google Maps e o Sygic também estão preparando os seus aplicativos para o CarPlay e em breve devem atualizá-los.

Fonte
Conteúdo original © Blog do iPhone
Botão Voltar ao topo