2012ARQUIVOOpinião

[opinião] Graças ao iPhone, Instagram para Android bate recorde de downloads

Alguns sites vibram quando conseguem matérias que mostram “como o iPhone é ruim e como o Android cresce no mercado“. Mesmo que tenham que desvirtuar um pouco os acontecimentos para conseguirem provar suas teses.

A última notícia do tipo foi em relação ao aplicativo Instagram, que na semana passada ganhou finalmente uma versão para Android e que, em 6 dias, obteve 5 milhões de downloads. Isto quer dizer que o mercado de aplicativos para Android está ficando maior que a App Store da Apple? Não.

Que fique bem claro: o objetivo deste artigo não é dizer que um é melhor que o outro, até porque é o consumidor quem deve decidir qual sistema atende melhor as suas necessidades. E é muito bom que nossos aplicativos fiquem cada vez mais multiplataformas, para termos sempre a liberdade de trocarmos quando quisermos. Mas não dá para ficar quieto com algumas coisas que a gente lê por aí.

Li coisas do tipo “versão para Android baixou em 6 dias o que a versão para iPhone levou 6 meses“, ou “5 milhões de downloads em 6 dias, despertando a ira dos fanboys da Apple na última semana“. O que irrita os apreciadores da Apple, na verdade, são “jornalistas” desinformados.

Estes mesmos sites parecem esquecer que o Instagram ficou por muito tempo como um aplicativo exclusivo do iOS.

É matemática: privem os usuários de Android (ou de qualquer outra plataforma) por mais de um ano de um aplicativo bem legal que faz o maior sucesso no iPhone. Aí passem dois meses divulgando que a versão para eles será lançada em breve. O que se espera quando este app chega ao mercado? Não precisa ser um expert em marketing para responder esta.

Não é só o Instagram, mas qualquer aplicativo que faça sucesso no iOS, que é o grande lançador de projetos. Tente fazer o contrário (lançar primeiro para Android e depois para iOS) para ver se o fenômeno se repete.

Outra coisas que os sites parecem se esquecer é que quando foi lançada a versão para iOS, o Instagram era totalmente desconhecido. Ele demorou para ficar famoso e cair no gosto popular, atingindo grande número de usuários com o tempo (hoje são mais de 30 milhões de downloads na App Store).

Por isso, é ilusão achar que este incrível número de downloads é uma vantagem para o Android, pois isso só foi possível graças ao sucesso que ele fez primeiro no iPhone. E essa ilusão tem um alvo preciso: o consumidor.

Falar mal da Apple continua chamando mais atenção que falar bem. E quem sai perdendo com isso é a qualidade da informação. Com a compra pelo Facebook, o Instagram está atingindo na App Store o primeiro lugar dos aplicativos grátis em vários países. A pergunta que não quer calar: se daqui 4 dias os usuários de iPhone passarem a marca de 5 milhões, será que estes mesmos sites também noticiarão isto?

Isto é o que veremos nos próximos dias.

Conteúdo original © Blog do iPhone

Botão Voltar ao topo