Não é mais possível desligar completamente o Wi-Fi e o Bluetooth pela Central de Controle no iOS 11
It's not a bug. It's a feature.
Através de uma página de suporte, a Apple respondeu a milhares de usuários que estavam reclamando de um suposto bug no novo iOS 11, que não desliga completamente o Bluetooth e o Wi-Fi na Central de Controle. A companhia explica que isso é uma nova maneira da função se comportar no sistema.
Como funcionava antes
Até o iOS 10, abrir a Central de Controle e desativar tanto o botão do Bluetooth quanto o do Wi-Fi fazia com que as funções se desligassem completamente. Se você mudasse de ideia e quisesse usar algum dispositivo sem fio ou se conectar em uma rede, tinha que reativar os botões para restabelecer os serviços.
O ponto negativo disso é que, ao desligar as redes, o Apple Watch, Apple Pencil, AirPlay e AirDrop deixavam de funcionar, obrigando o usuário a religar manualmente a função caso quisesse usar um desses recursos.
Como funciona agora
No iOS 11, o atalho na Central de Controle não desliga completamente os serviços sem fio. Ao desligar o Bluetooth ou o Wi-Fi pelos atalhos, isso desconectará temporariamente redes e acessórios conectados, mas manterá ativo os seguintes recursos:
- AirDrop
- AirPlay
- Apple Pencil
- Apple Watch
- Recursos de Continuidade como Handoff e Instant Hotspot
- Instant Hotspot
- Serviços de Localização
Ou seja, a transmissão sem fio continuará funcionando nestes casos. E é temporária porque as funções se reativam automaticamente quando:
- você reiniciar o dispositivo
- for 5h da manhã
- conectar alguma rede ou dispositivo pelos Ajustes
- ligar e desligar o Modo Avião
Ou seja, é importante ter em mente que os atalhos da Central de Controle não desativam completamente o Wi-Fi e o Bluetooth.
Como desativar definitivamente o Wi-Fi e o Bluetooth
A partir de agora, a única maneira de realmente desligar por completo tanto o Wi-Fi quanto o Bluetooth é diretamente pelos Ajustes e não mais nos atalhos.
Por que a Apple fez isso?
Provavelmente muitos ficarão irritados com a mudança. Afinal, o que adianta colocar um atalho para acessar a função se ele não a desliga completamente?
A explicação da empresa é que ela visa oferecer uma melhor experiência nos dispositivos iOS ao manter o Bluetooth e o Wi-Fi sempre disponíveis para alguns recursos. Muitas vezes desligamos temporariamente as funções para não nos conectarmos a uma rede específica ou algum acessório, mas esquecemos depois de religar. Aí, quando precisa usar o AirPlay na Apple TV ou enviar alguma foto pelo AirDrop, não funciona porque as redes estão desligadas. O objetivo da maçã é tornar este uso mais intuitivo e linear, mantendo os recursos ativos constantemente.
Se o motivo para o usuário querer desligar as funções for a economia de bateria, não há com o que se preocupar. O Bluetooth do iPhone e do iPad é de baixíssima consumação e ficar com a função ligada não altera em praticamente nada a autonomia do aparelho. O Wi-Fi também não consome recursos significantes para fazer diferença.
Se você gosta de manter o Wi-Fi desligado para não se conectar em redes já cadastradas por onde você passa, o novo sistema traz um recurso para desabilitar as conexões automáticas. Você pode ler mais sobre isso neste outro artigo.