iOS

iOS 11 permitirá desativar conexões automáticas a determinadas redes Wi-Fi

Até o iOS 10 acontece assim: se você um dia se conectou a uma rede Wi-Fi (no shopping, em um restaurante ou até em casa), ela passa a fazer parte das suas redes preferidas, e irá se conectar automaticamente assim que você estiver no campo de cobertura dela. Se, por acaso, você não quiser que isso aconteça, terá que obrigatoriamente escolher a opção “Esquecer esta Rede“, apagando do registro qualquer senha relacionada a ela. Se um dia quiser se conectar de novo, terá que introduzir novamente a senha, uma forma burra de gerenciar redes.

Felizmente no iOS 11 haverá uma opção para que suas redes cadastradas não se conectem automaticamente se você não quiser.

Um exemplo de como isso é prático pode ser demonstrado aqui no escritório do BDI, que possui duas redes Wi-Fi, mas apenas uma é considerada a principal, conectada a acessórios como Apple TV e outros. Às vezes acontece da rede principal (blogdoiphone) cair temporariamente, e então a secundária (BDINET) acaba sendo conectada automaticamente, sem nos darmos conta. Aí o AirPlay com a Apple TV, por exemplo, deixa de funcionar, por não estar na mesma rede.

Agora, a solução é desligar a conexão automática de uma, e quando precisar, não será preciso digitar a senha novamente.

Isso pode ser útil também quando você se conecta em lugares públicos, mas não quer que fique se conectando sem sua permissão. Com a nova opção, você não precisará descadastrar a rede do sistema, preservando a senha original e possibilitando uma futura conexão caso necessário.

É o tipo de novidade que parece tão óbvia que nos perguntamos por qual razão ela não foi introduzida bem antes. Mas seja como for, é bom saber que finalmente ela está sendo adotada. São pequenas coisas que fazem muita diferença em nosso dia-a-dia.

O iOS 11 ainda não tem data oficial para ser lançado, mas acredita-se que isso possa acontecer em setembro, como acontece todos os anos.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Gustavo Rangel

    Muito bom realmente para reconectar em redes wifi conhecidas apenas quando quisermos.

  • Sidney Araújo Fotografias

    Isso foi ótimo, descobri por acaso no Beta 2.

  • Deivd Thonni

    O flagrante do wi-fi do motel já não será possível.

    • F Veiga 43

      kkkk
      pensei a mesma coisa!

  • Marcelinho Lopes

    Existe outra dica que pode ser bem mais rápida e prática sem precisar tirar essa opção de conexão automática, quando conectar o WiFi automaticamente na rede que você quer sair sem perder os dados, basta subir o Central Control, e desativar o WiFi, o mesmo não desativa o WiFi por inteiro, e sim apenas aquela conexão no momento

  • Lu Lu

    Muito bom ! Eu sempre tenho que apagar as redes quando não quero que conecta sozinho. Por exemplo aqui em casa que tem 2 roteadores,um com sinal mais perto e outro mais longe. Ele se conecta automaticamente no sinal ruim em vez do bom.

    • BS

      Aqui em casa acontece a mesma coisa… Tenho uma rede principal e uma extensão wifi da principal (que normalmente é mais fraca). Quero sempre que possível conectar com prioridade na rede principal e conectar na extensão só nos locais onde não tem sinal da principal… Mas o iPhone insiste em sempre conectar na extensão, mesmo com o sinal da principal mais forte no local… Existe alguma forma de priorizar a conexão de certa rede prioritária??? Isso me ajudaria muito… Qdo tem duas redes disponíveis, como o iPhone escolhe qual conectar??

      • Fernando

        Cara… Eu tenho exatamente o mesmo problema que você e tenho exatamente as mesmas dúvidas que você. Até agora não encontrei resposta.

        • BS

          Pois é… Li uma vez que o sistema escolhe as redes por ordem alfabética. Na época renomeei as redes deixando a melhor com nome iniciado em A… Mesmo assim não funcionou, o iPhone insiste em conectar na rede ruim (pode estar com nome iniciado com Z!)… Não consigo entender e solucionar! Se alguém puder ajudar…

      • Henrique A.

        Se vocês tiverem Mac, conseguem entrar nas configurações de rede Wi-Fi e lá escolher a ordem de prioridade de conexão. No iPhone eu não sei se há essa opção. Nunca vi.

        • Fernando

          Pois é. Pra mim essa alternativa não serve, já que não tenho Mac. Nem essa serviria pq ele iria conectar segundo a prioridade e não pelo nível de sinal recebido. Enfim, o Wi-Fi no iOS é muito simplório. Uma pena.

          • Fernando

            Mas de toda a forma eu agradeço a dica! 😀

  • Fernando

    Esse recurso é bem vindo, porém, ainda acho o sistema de conexão Wi-Fi do iOS muito simplório. Na minha casa, tenho duas redes Wi-Fi e seria perfeito se o iOS se conectasse sempre à rede com a melhor qualidade de sinal num dado momento, ou seja, se eu estiver numa parte da casa onde a rede A possua um sinal melhor que a rede B, então, ele deveria se desconectar automaticamente de B e se conectar à A, e vice versa. É muito chato ter que ficar trocando a rede a cada cômodo da casa, já que ele se mantém conectado a primeira rede mesm com o sinal ruim. Não entendo como isso ainda não foi implementado…

    • Luiz Claudio Eudes Corrêa

      Coloque as 2 redes com o mesmo nome e senha que vai conectar no que tiver com sinal melhor

      • Fernando

        Agradeço a tentativa mas isso piora ainda mais as coisas, pois nunca saberei se ela vai conectar na rede certa. Alem disso, não sei se isso funciona, pois acho que dois SSIDs iguais no mesmo ambiente, costuma dar problema. A solução seria ele escolher a rede automaticamente levando em consideração somente o nível de sinal recebido.

        • Leonardo

          Ola, não sei se você ainda tem esta duvida mas o Luiz esta certo, uso desta maneira em casa e acabou os problemas em todos os dispositivos…. Porém tem que configurar os dois roteadores corretamente. Um como roteador e outro como repetidor. Se atente a canal, DHCP, nome do wifi, senha. Se me lembro é só.

  • Doctor Taliesin

    iLex, estou testando o iOS 11 beta em alguns dispositivos. Pelo o que eu notei, os ícones do wifi e do Bluetooth, na nova central de controles, tem justamente este comportamento caso acionados: cortam a conexão com a rede wifi e com os dispositivos Bluetooth, mas não desabilitam nem o wifi nem o Bluetooth. Para isso é necessário desabilitá-los nos ajustes.

    Alguém mais confirma essa mudança?

    • Carlos Magno Duarte

      Não sei se entendi bem sua colocação…
      Eu desativei o Bluetooth na central de controle, porém continuou conectado ao Apple Watch…
      Estou sem entender essa função…

      • Doctor Taliesin

        Eu não testei mais essa função. Mas ao desabilitar o Bluetooth na central de controles, creio que o comportamento esperado seria interromper todas as conexões Bluetooth, mas sem desativar o Bluetooth do iPhone.

        Quando desativo o Wi-Fi na central de controle, somente desconecta da rede atual, mas o Wi-Fi continua habilitado.

        Eu também não entendi o porquê disso.

  • LeandroN

    Alguém usando iPad Air 1 pode confirmar se tá uma lentidão total com o ios11?? Já era ruim com ios10, agora ficou impossível…as transições são todas engasgadas. Até o ajustes demora para abrir…. o app Notas está terrível….

    • Gaius Baltar

      Deve ser porque é Beta, não? Tenho o meu Air no 10 funcionando perfeitamente. Detalhe: Sempre faço instalação limpa quando chega uma nova versão anual do iOS. Tem sido perfeito, iPhone 5s e iPad Air funcionando como novos.

      • LeandroN

        Pode ser porque é beta sim, sem duvida alguma, o ponto é que eu já achava lento com o ios10. O jeito é fazer uma instalação limpa do 10.3.3 e ver se melhora, vou fazer isso! Valeu…

  • Luiz Claudio Eudes Corrêa

    Já tenho isso no iOS 10 pra WiFi públicos (NET, Oi WiFi)

  • Eduardo Costa

    Ué, mas não existe o “esquecer esta rede” no IOS 10, não? Ele não faz exatamente isso, para de conectar automaticamente a uma rede e volta a pedir a senha se quiser conectar novamente. Acho que não entendi a mudança…

    • Carlos Magno Duarte

      A diferença é que com essa funcionalidade, não é preciso informar a senha novamente, diferente do “esquecer esta rede”…

    • Gaius Baltar

      No meu caso, eu mando o iPad esquecer a rede, mas o iphone passa a cola para o irmão maior. 😀

  • Gaius Baltar

    Eu tenho um hotspot portátil para fornecer net para o iPhone (sempre), iPad (com alguma frequência) e Mac (ocasionalmente), mas tenho que ficar ligando e desligando o WiFi do iPad e do Mac porque se não ficam gastando banda larga à toa com atualizações em segundo plano do Dropbox, Fotos, etc. Esse recurso ajudará a controlar esse problema. Muito bem vindo.

  • Daniel Maia

    Agora só falta poder definir prioridades ! Faz tempo que to querendo que o iPhone prefira certas redes quando múltiplas conexões tão disponíveis

  • Marcelo Marchis

    Alguem sabe como DESABILITAR a busca por emails atraves do push no ios11?