iOS

iOS 11 permitirá desativar conexões automáticas a determinadas redes Wi-Fi

Até o iOS 10 acontece assim: se você um dia se conectou a uma rede Wi-Fi (no shopping, em um restaurante ou até em casa), ela passa a fazer parte das suas redes preferidas, e irá se conectar automaticamente assim que você estiver no campo de cobertura dela. Se, por acaso, você não quiser que isso aconteça, terá que obrigatoriamente escolher a opção “Esquecer esta Rede“, apagando do registro qualquer senha relacionada a ela. Se um dia quiser se conectar de novo, terá que introduzir novamente a senha, uma forma burra de gerenciar redes.

Felizmente no iOS 11 haverá uma opção para que suas redes cadastradas não se conectem automaticamente se você não quiser.

Um exemplo de como isso é prático pode ser demonstrado aqui no escritório do BDI, que possui duas redes Wi-Fi, mas apenas uma é considerada a principal, conectada a acessórios como Apple TV e outros. Às vezes acontece da rede principal (blogdoiphone) cair temporariamente, e então a secundária (BDINET) acaba sendo conectada automaticamente, sem nos darmos conta. Aí o AirPlay com a Apple TV, por exemplo, deixa de funcionar, por não estar na mesma rede.

Agora, a solução é desligar a conexão automática de uma, e quando precisar, não será preciso digitar a senha novamente.

Isso pode ser útil também quando você se conecta em lugares públicos, mas não quer que fique se conectando sem sua permissão. Com a nova opção, você não precisará descadastrar a rede do sistema, preservando a senha original e possibilitando uma futura conexão caso necessário.

É o tipo de novidade que parece tão óbvia que nos perguntamos por qual razão ela não foi introduzida bem antes. Mas seja como for, é bom saber que finalmente ela está sendo adotada. São pequenas coisas que fazem muita diferença em nosso dia-a-dia.

O iOS 11 ainda não tem data oficial para ser lançado, mas acredita-se que isso possa acontecer em setembro, como acontece todos os anos.

Botão Voltar ao topo